Sobre a falta de capacidade de produzir sons vocais dobrando os rrrrrrr

    Autor Mensagem
    Beto Guitar Player
    Veterano
    # jul/19 · Editado por: Beto Guitar Player


    Quando eu era pequeno, tinha a língua presa, mas depois de um corte no freio, meu problema foi resolvido. Será que essa cirurgia ou até o mesmo o fato de eu ter nascido com a língua presa poderiam ser a razão por essa incapacidade de produzir os "erres" dessa maneira?

    Mais alguém aí não consegue? É possível desenvolver essa habilidade?

    Não sei exatamente como se chama essa capacidade, mas ela pode ser facilmente vista nesse comercial onde a Bela fala diversas vezes palavras com som de "R".




    No trecho dessa música da Pitty, onde ela diz "Presta atenção...", ela usa esse tipo de recurso.



    makumbator
    Moderador
    # jul/19
    · votar


    Beto Guitar Player

    Você é do interior de SP? Se for então não é língua presa e sim seu background cultural que te impede de rolar os erres da maneira do Galvão Bueno.

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # jul/19
    · votar


    makumbator

    Entendo o que você quer dizer, mas realmente tenho essa limitação. Minha mulher consegue facilmente. Sinto que a parada é física mesmo.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jul/19
    · votar


    Também não consigo.

    Isso é uma das minha maiores frustrações, junto com aqueles assovios potentes usando os dedos.

    makumbator
    Moderador
    # jul/19
    · votar


    Viciado em Guarana
    aqueles assovios potentes usando os dedos.


    Isso eu também sou incapaz de fazer.

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/19
    · votar


    Beto Guitar Player

    Também não consigo e nunca consegui esse som rrrrronaldinho!

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # jul/19
    · votar




    sergiorojo
    Veterano
    # out/19
    · votar


    Eu sou de SP e às vezes puxo o R caipira. Mas quando canto faço o R igual a esse que você tá falando sem problemas (tem gente que prefere fazer o R rasgado carioca). No começo eu fazia muito puxado, mas foi questão de treino e se policiar, e de vez em nunca ainda acabo dando uma puxada sem querer.

    Se quer uma dica, como você tinha a língua presa, tente procurar um fonoaudiólogo. Com certeza um bom profissional vai te passar bons exercícios para estimular isso. Às vezes é preciso fazer vários outros exercícios mais básicos, para só então chegar nesse R que você quer.

    O ideal seria alguém te acompanhando para falar como você tá evoluindo, mas, se não tiver condições, eu tentaria procurar algo no YouTube!

    Pigeonsslayer
    Membro Novato
    # out/19
    · votar


    Eu nunca consegui fazer esse rrrrrr, nem:

    a) o tal assobio poderoso com 2 dedos;
    b) bolha de chiclete;
    c) a voz do pato Donald;

    Conheci uma vez uma garota que conseguia imitar perfeitamente o canto de vários pássaros. Acho que algumas pessoas simplesmente tem uma fisiologia mais favorável que outras. Mas é claro que o background cultural ajuda muito. É o que faz os alemães falarem raspando a garganta e os árabes e hispanohablantes parecendo que a língua tá solta dentro da boca.

    Zebreiro
    Veterano
    # out/19 · Editado por: Zebreiro
    · votar


    Aula de canto ou fono resolve isso, é um exercício bem básico

    Esse RRR vem do diafragma, a lingua só precisa ficar solta para vibrar livremente.

    Buja
    Veterano
    # out/19
    · votar


    Que isso, mó norrrrrrmal pra mim.
    Achei que cantar esse rrrrrrrrrrrrrrrrr era normal de todo mundo, que todo mundo conseguia.
    Na familia do meu pai, do interiorrrrrr do norrrrrte de minas, so sabem falar rrrrr tremido assim.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre a falta de capacidade de produzir sons vocais dobrando os rrrrrrr