Black Fire Gato OT 2011 |
# jul/19
Euskadi Ta Askatasuna (basco para "Pátria Basca e Liberdade"), mais conhecida pela sigla ETA,[1] foi uma organização nacionalista basca armada. É a principal organização do Movimento de Libertação Nacional Basco e o principal ator do chamado conflito basco.
Foi fundada em 1959 como um grupo de promoção da cultura basca. No final dos anos 1960, evoluiu para uma organização, paramilitar separatista, lutando pela independência da região histórica do País Basco (Euskal Herria), cujo antigo território atualmente se distribui entre a Espanha e a França. Ao mesmo tempo, a ETA assumiu uma ideologia marxista-leninista revolucionária.[2][3]
É classificada como uma organização terrorista pelos governos da Espanha, da França,[4] do Reino Unido[5] dos Estados Unidos[6] e pela União Europeia em bloco.[7] Em geral, a mídia doméstica e internacional também se refere aos integrantes do grupo como "terroristas".[8][9][10][11]
Desde 1968, a ETA foi responsabilizada pela morte de 829 pessoas e por ferimentos causados a milhares de outras, além de dezenas de sequestros.[12][13][14][15] Estima-se que mais de 400 membros da ETA estejam em prisões da Espanha, França e outros países.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Euskadi_Ta_Askatasuna
Leitura Recomendada: Los Hombres de Eta
Euskadi: Amnistía arrancada
El refugio de los canallas
Documentários:
O atentado mais louco:
Os caras passaram vários meses cavando um túnel, a partir de uma casa, embaixo da rua onde o chefe do governo passava todo dia pra ir à missa, encheram o túnel de explosivos e explodiram o cara.
Dissertem sobre a paciência necessária para ser um terrorista dos anos 1970.
|