O seu breve entendimento sobre o que ocorre na Síria

    Autor Mensagem
    brunohardrocker
    Veterano
    # mar/18


    Estou bem por fora, não tenho acompanhado a fundo o que vem acontecendo, quais os papeis de cada personagem, portanto não vou opinar.

    Mas se alguém neste fórum estiver mais antenado e quiser descrever um breve paragrafo sobre, em cima dessas manifestações vou me direcionar a pesquisar e acompanhar.

    Questões como: o que esta acontecendo? Onde vai parar? Qual deveria ser a solução?

    Dissertem em Alepo.

    sallqantay
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    a leste temos o estado islâmico tentando implantar um califado, tomando vias e cidades importantes. Nessa região está também os curdos, grupo separatista que combate o EI e tenta fundar seu próprio estado.

    Ao sul existem as colinas de golã, disputa de território com a filial dos US (aka Israel).

    O estado central está sob disputa de uns manos pró ocidente, vs uns anti ocidente

    xmarhunterx
    Membro Novato
    # mar/18
    · votar


    califado
    Mia Khalifa? Mas isso não seria uma coisa boa?

    Adler3x3
    Veterano
    # mar/18 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Bem a situação é por demais complexa.
    É impossível descrever a situação num simples parágrafo, talvez com a palavra: Diversidade.

    Então invertendo a ordem e indo direto ao fundamental.

    Qual deveria ser a solução?
    A solução no momento ainda é uma utopia, as religiões não se entendem.
    Por isto e por vários outros motivos não existe solução a curto prazo, uma solução no momento atual não passará de um arranjo superficial, que depois mais lá na frente vai dar problema de novo.

    O problema tem origem nos primórdios do islamismo, onde conta a história que houve uma cissão, de um lado o ramo sunita e de outo o xiita, e de tempos em tempos ocorrem conflitos mais acirrados a mais de 1.400 anos.
    Impérios foram criados impérios caíram e o problema continuou.
    Mais recentemente os países árabes faziam parte do império otomano, que
    dominava a região com mão de ferro e os conflitos internos entre os sunitas e xiitas se acalmaram nas aparências.

    Depois com a derrota do império otomano os árabes passaram ao domínio das potências europeias, principalmente a França e a Inglaterra.
    Quando chegou o momento da história de dar a independência a muitas áreas da região foi tudo feito de forma artificial sem considerar as etnias e as religiões e variações.
    O próprio Churchill traçou no mapa as divisas com a caneta em linhas retas criando assim as fronteiras, e de certa forma as potências é que escolheram quem iria assumir o poder, o maior exemplo ocorreu na Arábia Saudita.
    E depois disto ocorreram várias revoluções e algumas destas dinastias não resistiram e outros partidos árabes foram criados como por exemplo o Baath.
    Partido que existe tanto na Síria como existia no Iraque, mas o nome igual não significa que sejam iguais e tenham as mesmas políticas.

    O mesmo vale para o Hezbollah que nasceu no Libano e tem um outro Hezobllah que existe no Iraque.

    E o poder mesmo que não tão subordinado a religião mesmo assim tinha um fundo religioso.
    E vejam as incoerências do processo histórico em si:
    - Na Síria quem tem o poder político e militar é o do partido Baath ligado a ala Alauíta (uma versão do islamismo ligada aos Xiitas), mas que tem a maioria da população Sunita;
    - Já no Iraque quem tinha o poder político era o Baath do Sadan ligado aos Sunitas, sendo que a maioria da população é de origem Xiita;
    Com a queda do Sadan os Xiitas passaram a ter o poder no Iraque.

    Por outro lados as grandes potências da região são a Arabia Saudita do lado Sunita e o Irã do lado Xiita.
    Ambas com os seus aliados tradicionais, do lado da Arabia os Estados Unidos, do lado da Síria o Irã e a Rússia, além de outras combinações meio que esquisitas que existem na região.

    Então o foco desta disputa passou ao terreno da Síria, que virou o tabuleiro das disputas.
    Com o advento da primavera árabe muitos governos foram caindo em série com a perspetiva de democracia, mas na Síria foi diferente, pois a democracia era só para os Alauítas e seus aliados,
    Se realmente houve-se democracia lá com certeza a base do governo seria Sunita que é a maioria da população.
    Então não houve acerto, como não existe acerto já fazem mais de 1.400 anos, e agora não seria diferente.

    Só que as outras potências interferiram na Síria devido a sua posição estratégica, e a guerra começou em 2011 e ainda esta longe de terminar, pois as questões básicas não foram em momento nenhum negociadas, e em nome da democracia destruíram este lindo país.
    No começo os Alauítas até tentaram ceder em alguns pontos, mas os Sunitas não aceitaram, e começou a guerra, e vieram guerrilheiros e soldados de diversas partes do mundo para lutar lá em nome de facções terroristas e de facções políticas, além de todo o tipo de milícia regional que surgiu dentro de cada comunidade para defender os seus interesses.
    E os EUA em sua ambígua política na região deu armas para o exercito livre da Síria (apoiado pela Arábia Saudita) e deu armas também para os Curdos lutarem contra o Estado Islâmico, só que em certas regiões os Curdos são aliados do Assad.

    E agora a Turquia começou uma invasão no território sírio e os Curdos e Foças do Assad que eram inimigas, agora combatem junto o exercito Turco.
    Fora os outros interesses na Região com o de Israel por exemplo.
    Só que o exercito sírio esta ficando forte, pois a guerra já dura muitos anos, e o seu exercito ganhou uma experiência sofrida, mas que tornou o seu exercito mais forte ainda, mais combativo do que nunca.
    Se o poder cair na mão dos Sunitas seria uma tragédia sem igual para os Alauítas.
    Os Sunitas não admitem minorias.

    Então conforme a guerra evolui é normal que alguns grupos se aliem em determinado momento e conforme o território lutem juntos, e em outros territórios lutem entre si, numa guerra fratricida, onde quem perde são os sírios de nascença, e o país esta infestado de estrangeiros.

    Os Alauítas são mais flexíveis e não tão radicais como os Sunitas, os Cristãos na guerra são aliados deles, assim como conforme a região o são os Curdos e outras minorias, que na mão dos Sunitas seriam massacrados sem piedade.
    Os Alauítas são tolerantes com as outras religiões o que não acontece com os Sunitas.
    Assim os Cristãos não pensaram duas vezes em se aliar ao Assad.

    Assim temos muitas zonas de combate, com várias facções como o Exercito Livre apoiado pelos EUA, Arabia Saudita e outros, e do outro lado os Alauítas com o seu exercito árabe da Síria (oficial) junto com as outras minorias com os seus principais aliados o Irã e a Rússia entre outros interessados, e no meio disto tudo os grupos terroristas com a Alqaeda e Isis (Sunitas), que se aproveitaram do vácuo (vazio) deixado pela debilidade do exercito do Assad, que não conseguiu manter a ordem.
    E neste período de guerra só manteve alguns pontos chaves estratégicos da Síria, entre os quais Alepo, cidade que foi bem destruída, pois ficou num impasse militar durante muito tempo.
    Por mais que as tropas do Assad (12% da população) junto com o Hezbollah Libanês nunca conseguiram derrotar as tropas rebeldes e deter os terroristas, e a guerra continuou assim por muito tempo,um grupo conquistava um território aqui, mas depois perdia outro ali, e assim sucessivamente sem resultado prático.
    Então o Assad não conseguia derrotar os insurgentes, mas foi sábio ao manter muitos pontos estratégicos, entre os quais Alepo que por mais cercada que estivesse nunca caiu.

    Várias vezes ocorreram de um lado avançar mais, por influência externa no peso de novos armamentos que foram entrando na guerra, como misseis e novas peças de artilharia.

    Teve até um momento na guerra que o grupo terrorista Nusra se aliou ao exercito livre da síria e atacaram um ponto importante de uma base do Assad, primeiro com os suicidas da Al-Nusca que se explodiram e causaram confusão e depois do ataque em massa do exercito tomaram a base de surpresa.
    Mas o normal era o exercito combater a Al-Nusra.

    Com a intervenção direta da Rússia a guerra pendeu novamente para o lado do Alauíta Assad, e a lembrar que desde o tempo da Guerra Fria a Rússia já tinha uma base militar naval na Síria.
    E continua a guerra o país não tem condição de se sustentar sozinho, recebe ajuda material do Irã, a infraestrutura do país esta destruída, possivelmente a cadeia produtiva da agricultura sofre muito com isto, e devem receber ajuda externa em quase tudo.
    A lembrar que os iranianos não são árabes são persas.

    E a Rússia dentro deste cenário não admite perder a sua base lá, vejam que isto por si só é um outro problema, que pode até ser mais sério no futuro.

    A tendência é que façam um acordo, mas não será o ideal para todos os lados, pode ser que chegue um momento que cansem, mas acho que o que vai pesar é o lado financeiro, pois os principais interessados estão gastando muito mais do que esperavam quando o conflito começou.

    A melhor forma de entender toda esta loucura, uma guerra cível desastrosa e desumana e acompanhar pelo you tube, existem vários mapas, e cada pelotão de combate das várias facções, entre as principais e menores, tem centenas de grupos militares diferentes, e cada um tem o seu youtuber para divulgar a sua luta, é a guerra mais divulgada em vídeo que já existiu.
    Para assistir os combates basta pesquisar no youtube em inglês principalmente, todo o dia tem novidade, e tem cada combate um mais louco que o outro, realista mesmo, olha o que os caras lá dão de tiro para todos os lados não tá no gibi, tem hora que você não consegue nem identificar quem esta lutando contra quem tamanha a diversidade.

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # mar/18 · Editado por: Black Fire
    · votar


    está também os curdos, grupo separatista que combate o EI

    e que combate a Turquia e o governo Sírio, mas que neste momento recebe ajuda contra a Turquia do governo sírio e dos EUA, que são aliados da Turquia.

    Não tente entender.

    Adler3x3
    Veterano
    # mar/18 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Bem alguns links:
    pesquisando "civil war in syria"
    Mapas
    https://www.youtube.com/watch?v=JFpanWNgfQY


    https://www.youtube.com/watch?v=rwHES2wnW7U
    Situação mais atual.
    No passado o mapa estava invertido o Assad dominava poucos pontos, mas pontos estratégicos.
    Pesquisar por mapas mais antigos.

    Combates:

    https://www.youtube.com/watch?v=wPAwmY0PFUs

    https://www.youtube.com/watch?v=FKq3l3N5lDs

    https://www.youtube.com/watch?v=qJCVqeSF9Es

    Hezbollah em ação na Síria.

    https://www.youtube.com/watch?v=YH2QDOMhCRw

    A destruição de uma Base do Assad, numa super explosão.

    https://www.youtube.com/watch?v=R8E4qPhloKY

    A destruição de um outro tanque do Assad, incrível, como um dos tripulantes conseguiu escapar.

    https://www.youtube.com/watch?v=W_6wrzwdN-w

    Tem alguns coisas que até são cômicas.

    https://www.youtube.com/watch?v=9cqqgYyyCmA


    https://www.youtube.com/watch?v=rRcWLqotiac
    Armas modernas em ação.

    Snakepit
    Veterano
    # mar/18 · Editado por: Snakepit
    · votar




    One More Red Nightmare
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    Não manjo também, então apenas reproduzo o que leio do Guga Chacra

    http://internacional.estadao.com.br/blogs/gustavo-chacra/guia-para-ent ender-como-esta-a-guerra-da-siria/

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # mar/18
    · votar


    Guga Chacra
    Analfabeto e despenteado.

    Se for pra reproduzir algo, reproduza o que dizem no Xadrez Verbal.


    One More Red Nightmare
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    Black Fire
    Analfabeto

    prove

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # mar/18
    · votar


    One More Red Nightmare
    Se eu falei tá correto.

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # mar/18 · Editado por: Black Fire
    · votar




    Ainda bem que o Marcelo do Hoje no Mundo Militar participa do fórum.

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # mar/18
    · votar


    brunohardrocker, pode ver o vídeo acima sem medo, tem selo Mando Noura de aprovação.

    Skider
    Veterano
    # mar/18 · Editado por: Skider
    · votar


    Ta rolando aí que muitas das imagens que estão circulando são forjadas, frutos de engenharia social para comover o populacho.

    Postei e sai correndo...

    Dindu
    Membro Novato
    # mar/18
    · votar


    Capacetinhos Brancos

    Snakepit
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    Black Fire
    Guga Chacra
    Analfabeto e despenteado.


    Ele manda bem, deixa de ser mala.

    sallqantay
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    Guga Chacra

    AKA cap obivious

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # mar/18
    · votar


    Snakepit
    escute o xadrez verbal uns meses ai e veja se você ainda consegue ouvir esse maloqueiro despenteado.

    Snakepit
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    Black Fire
    escute o xadrez verbal uns meses ai e veja se você ainda consegue ouvir esse maloqueiro despenteado.

    YouTuber como valor de verdade?

    assistir YouTube >>> ler 34 livros pra debater com o Guga Chacra

    sallqantay
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    maloqueiro despenteado.

    excel?

    JJJ
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    Tem certos países que só resetando. Síria é um deles.

    Brasil é outro.

    Joseph Conrad
    Membro Novato
    # mar/18
    · votar


    Snakepit
    YouTuber como valor de verdade?

    Recomendo o Xadrez Verbal também. Não vai achar nada com a qualidade que se encontra lá em lugar algum da internet em língua portuguesa.

    Juiz Federal
    Membro Novato
    # mar/18
    · votar


    Terça Livre tbm é ótimo

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # mar/18
    · votar


    Recomendo o Xadrez Verbal também. Não vai achar nada com a qualidade que se encontra lá em lugar algum da internet em língua portuguesa.

    Viu, eu dou todas as chaves pra vocês ficarem sábios, vocês continuam burros porque querem.

    Terça Livre tbm é ótimo
    Putz, cara. Vá ouvir o Noslen pra aprender a usar crase, na moral.

    Bizet
    Veterano
    # mar/18 · Editado por: Bizet
    · votar


    ainda não vi esse que o bf postou, mas no geral recomendo o xadrez verbal tb, os carinhas são bons

    sallqantay
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    Geopolitica eh fofoca de gente desocupada (tipo esses do xadrez verbal). Eh um campo especulativo onde nao se tem a informacao necessaria, pois ela eh confidencial.

    Quem perde tempo com fofoca eh tia velha conversando no portao, eu prefiro me dedicar a hipoteses empiricamente comprovaveis

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O seu breve entendimento sobre o que ocorre na Síria