Café Central - aqui o Brasil tem jeito!

Autor Mensagem
Jonas Kahnwald
Membro Novato
# set/18
· votar


Black Fire
Não sei, se fossem advogados pagos por membros do PSOL você ia achar o que?

pelo que li no antagonista, não falou nada por serem pagos por TJs
daonde tu tirou isso?

Black Fire
Gato OT 2011
# set/18 · Editado por: Black Fire
· votar



alguém acha que se esse cara for eleito não vai rolar uma repressão generalizada?

Eu não acho. O tal "perigo" dele é basicamente resultado da lacração que ele buscou nos últimos anos pra aparecer, como o caso da Maria do Rosário. Não acredito que isso resulte em atitudes pessoais tão "perigosas" nesse sentido durante a sua administração.


Cara, eu acho que isso é minimizar muito, ou simplesmente não entender, o que um candidato com o discurso do Bolsonaro significa de fato na situação política atual. Enumerarei o que eu penso a respeito, para melhor entendimento:

1) Bolsonaro já demonstrou várias vezes o maior desprezo por garantias constitucionais básicas: favorável a tortura, a execuções extra-judiciais e a dificultar ao máximo a investigação de policiais que tenham aplicado força letal em serviço.
Fato que pode ser comprovado, por exemplo, nesse Projeto de Lei apresentado por ele: § 1º Não será aplicada, em nenhuma hipótese, a prisão em flagrante
do agente público que, atuando na situação prevista no caput deste artigo,
praticar ação que venha a ofender a integridade física ou a vida de outrem.

Além dos diversos discursos proferidos pelo sujeito ao longo dos anos, que podem ser facilmente encontrados no Youtube.

2) A visão sobre educação e doutrinação apresentadas no Programa de Governo do candidato são profundamente ideológicas e baseadas em teorias da conspiração.

Segundo o programa, a educação brasileira recebe recursos equivalentes aos aplicados por países com educação de ponta (o que é mentira) e apresenta resultados medíocres. O programa, e discursos do deputado facilmente encontrados no Youtube, insinuam que o problema da educação seria não a falta de recursos, mas o viés ideológico do ensino, inclusive o programa se propõe, ipsis litteris, expurgar a ideologia de Paulo Freire (minhas investigações sobre o sistema pedagógico brasileiro dizem que, pese a patronagem do Freire, ele é baseado em Piaget, mas Freire está aí como espantalho), o que significa basicamente instituir um tribunal de inquisição que permitirá o expurgo de professores não alinhados com a ideologia oficial sob pretexto de serem comunistas, ou doutrinadores de qualquer espécie.

3) O sistema judicial brasileiro não oferece mais garantias constitucionais mínimas, e parece estar alinhado ao pensamento do Bolsonaro, não seria de estranhar que, com o apoio irrestrito do executivo, o judiciário torne a interpretação joão-sem-braço da Lei cada vez metódica e que em pouco tempo as garantias constitucionais mínimas estejam destruídas de vez em nome do "combate ao crime" ou do "combate à corrupção".

Não é absurdo pensarmos que o legislativo, com aval do executivo, atropele o Congresso de vez e tome pra si o papel de legislador, o que já vem ocorrendo há muitos anos, mas de forma limitada, e princípios garantistas sejam completamente destruídos, não duvido por exemplo que o princípio de in dubio pro reo seja substituído por pro societate, ou que o direito ao Habeas Corpus seja extinto (já houve um ensaio nesse sentido nas Dez Medidas que são inclusive defendidas no programa do Bolso).
Sem contar que ele já disse que pretende aumentar o número de ministros pra, basicamente, controlar o judiciário de uma vez por todas.

4) O discurso e a prática política de Bolsonaro são de criminalização dos adversários e de purismo político: o sujeito se apresenta como única alternativa possível, sendo que todos os outros adversários são ou corruptos ou parte de uma conspiração comunista pra domínio da América Latina, ou seja, o jogo político normal está excluído da agenda.

Tal purismo político não se encontra nem na candidatura Lula em 2002, o PT chegou ao poder em coligação com 5 partidos, incluindo um partido de centro-direita, o PL, do qual inclusive era integrante o vice presidente.

Não há como esperar que o sujeito forme maiorias, o governar vai ter que estar baseado ou em pressão de milicias armadas, ou no joão-sem-bracismo do poder judiciário. O jogo democrático não cabe na agenda, um programa que forme maiorias vai necessariamente destruir a base eleitoral do governo.

Black Fire
Gato OT 2011
# set/18
· votar


Jonas Kahnwald
Vai ver que essa equipe de advogados foi contratada em troca de abraços.

Black Fire
Gato OT 2011
# set/18 · Editado por: Black Fire
· votar


Aliás é bem curioso um plano de governo que se posicione tão ferrenhamente contra a educação ideológica e doutrinação e, ao mesmo tempo, diga que vai tornar o empreendedorismo matéria obrigatória.
Ainda bem que no Brasil ninguém sabe o que é ideologia, por óbvia auxência de Marx no currículo escolar, apesar das teorias da conspiração do veio bebedor de feto, e só reconheça doutrinação quando é contra-hegemônica.

Que país de idiotas.

Snakepit
Veterano
# set/18 · Editado por: Snakepit
· votar


Black Fire
Concordo em boa parte contigo, principalmente no 1 e 2.

Tirando as questões econômicas, em regra não simpatizo com Trump e não vou mudar minha linha de pensamento nas questões similares por causa do Bolsonaro. Sequer pretendo votar nele, por sinal. O papo Regina Duarte do bizet me fez trolar no sentido oposto pra implicar com ele.

No 3 te achei um tanto exagerado. Não se entorta o judiciário assim tão fácil. Vejo o judiciário balançar mais na tentativa de ser uma resposta para o caos instalado no país e não por pressão do presidente. Basta ver que o aparelhamento do PT em 4 mandatos não conseguiu arruinar por completo esse Poder, muito menos conseguiu minar a PF, apesar de diversas tentativas nos últimos anos.

Já o item 4 não concordo pois não é exclusividade do Bolsonaro, portanto não me assusto tanto. O PT sempre levantou a bandeira da moralidade enquanto os outros eram os fascistas. De tanto banalizar essa palavra com os tucanos (que são centro direita ou até centro esquerda), fascista perdeu o significado. Vamos além, qualquer um que não fosse PT era banqueiro, racista, homofóbico, misógino e imperialista que venderia a alma aos americanos para escravizar o trabalhador brasileiros.

Sobre a moralidade, lembro do Roberto Jefferson zoando o PT por causa disso no escândalo do mensalão, dizendo que ele nunca foi hipócrita de levantar a bandeira essa bandeira como o PT.

A queda do PT deixou um vácuo pois eles eram os únicos com "moral" de salvar o Brasil. E falharam feio.

Foi assim que surgiu o discurso do lado oposto. Bolsonaro é essa resposta a esse vácuo, pois o PSDB sempre foi centro e não soube preencher essa lacuna. Bolsonaro se promoveu justamente ao "destruir" a parte mais radical/chata do PT, como a Maria do Rosário e o mimimi exagerado dos direitos humanos.


Enfim, vejo o Bolsonaro como uma resposta ao PT, na mesma moeda, muito similar por sinal. Só que do lado oposto e um pouco mais burra (talvez até por ter crescido mto rápida). Acho que o sistema aguenta o tranco sim, até pq ele está seguindo o caminho democrático pra chegar lá, então tem que respeitar. Por isso torço contra as bactérias, mas torço contra ele nas eleições.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# set/18
· votar


Black Fire
Jonas Kahnwald
Vai ver que essa equipe de advogados foi contratada em troca de abraços.


a matéria citou um contato, isso não significa que foram contratadas por TJs

acho a matéria muito mal contada:

1) TJs por padrão não se envolveriam nisso
2) unica possibilidade que vejo é se alguns de seus parentes forem TJs
3) se esse for o caso, estão querendo defender a família
4) pode ser uma materia imprecisa/falsa
5) podem ser ex TJs (da mesma forma que falaram que um sócio da empiricus tava envolvido em tramóias, sendo que esse cara já saiu de lá faz seis anos)

Bizet
Veterano
# set/18 · Editado por: Bizet
· votar


w/e

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# set/18
· votar


Bizet
pq editou?

Black Fire
Gato OT 2011
# set/18
· votar


Snakepit
No 3 te achei um tanto exagerado. Não se entorta o judiciário assim tão fácil. Vejo o judiciário balançar mais na tentativa de ser uma resposta para o caos instalado no país e não por pressão do presidente. Basta ver que o aparelhamento do PT em 4 mandatos não conseguiu arruinar por completo esse Poder, muito menos conseguiu minar a PF, apesar de diversas tentativas nos últimos anos.


Mas o risco principal numa vitória do Bolsonaro não seria nem o aparelhamento direto, até porque acho improvável que ele consiga a ampliação do número de ministros do STF, por exemplo, mas que, com o aval do Executivo, o Judiciário passe a tomar o papel do Congresso como legislador; o que vem fazendo pelo menos desde o caso da aprovação da União Civil Homossexual e do aborto de anencéfalos ao arrepio da constituição, passando pela manutenção dos direitos políticos da Gilma e que culminou agora com a aberração da prisão em segunda instância, que é, gostemos ou não, completamente inconstitucional.

Um candidato que se posiciona incondicionalmente a favor de um judiciário que faz essa interpretação free style da Constituição em nome de "uma resposta ao caos instalado" é um perigo ao Estado de Direito. Até porque, ao Judiciário, ainda mais em um país onde este poder não é composto por pessoas eleitas pelo voto, cabe aplicar a Lei como está escrita, goste ou não dela, a quem cabe mudá-la é o Legislativo, um judiciário que busque dar respostas ao caos instalado já é uma aberração.

E o Bolso tem se mostrado exatamente o candidato que vai proteger qualquer manobra do judiciário, por mais absurda que seja, desde que tenha o mínimo apelo popular. O Alvaro Dias vai pelo mesmo caminho, mas esse aí só vai ter o voto dele e dos familiares.

Qual é o objetivo final? Acabar com a Constituição e instaurar um conselho de sábios que vão julgando conforme o costume e o apelo social, tipo nos países onde vigora a xaria?



Já o item 4 não concordo pois não é exclusividade do Bolsonaro, portanto não me assusto tanto. O PT sempre levantou a bandeira da moralidade enquanto os outros eram os fascistas. De tanto banalizar essa palavra com os tucanos (que são centro direita ou até centro esquerda), fascista perdeu o significado. Vamos além, qualquer um que não fosse PT era banqueiro, racista, homofóbico, misógino e imperialista que venderia a alma aos americanos para escravizar o trabalhador brasileiros.

É diferente, o PT tinha uma bandeira da moralidade (o Partido da Ética, lol) mas nunca teve uma bandeira da pureza política: o partido sempre fez alianças, inclusive, conforme citei, chegou a presidência nacional pela primeira vez com uma coligação de partidos de posições ideológicas distintas, e mesmo assim tinha um projeto de hegemonia e destruição de adversários, que não deu certo porque não era bem feito, então imagina alguém que demoniza (em sentido literal e figurado) todo mundo que não se ajoelha perante as loucuras dele antes mesmo de ter algum poder.
O eleitor petista médio nunca demonizou alianças partidárias por princípio, o eleitor bolsonarista não tolera que o Bozo se misture com ninguém. A escolha vai ser: ou perder grande parte da base eleitoral, ou tentar construir uma improvável maioria sem a qual ninguém governa. Ou a terceira via: judiciário joão-sem-braço e/ou chantagem armada.

Black Fire
Gato OT 2011
# set/18
· votar


Outra coisa, ao item 1 você junta o item 3: um poder executivo disposto a agir de forma ilegal, bancar execuções extra-judiciais, tortura e justificação da violência policial irrestrita, e um poder judiciário disposto a dar um gurda-chuva jurídico a tudo isso através de uma interpretação absurda da lei, interpretação que encontra grande apoio popular porque são vistas como "respostas ao caos".

É a receita perfeita para a instalação de um governo autoritário e fortemente repressivo.

O risco existe e é alto. Por isso torço veementemente para as bactérias.

Black Fire
Gato OT 2011
# set/18
· votar


Jonas Kahnwald
Sei lá, bicho. Essas TJs sempre estão envolvidas nuns rolê aleatório, deviam ser Testemunhas de Ronaldinho Gaúcho.

Snakepit
Veterano
# set/18 · Editado por: Snakepit
· votar


Black Fire
Eu te entendo, mas te acho um pouco exagerado. Se eu responder vamos ficar em ping pong, até pq não acho estamos discordando completamente.

Nós dois não simpatizamos com ele, porém acho que ele tem como ser "administrado", tu já vê a eleição dele como mais caótica pois acha que ele terá a capacidade de fazer todas essas merdas. Não vejo isso acontecendo. Pra mim o Brasil aguenta o tranco do Bolsonaro.

Agora vou dizer que a entrevista do Mourão me surpreendeu. Podem me zoar. Nunca tinha visto ele falar, dentro desse caos ele até que se saiu bem, apesar da insistência em questões cretinas.



makumbator
Moderador
# set/18 · Editado por: makumbator
· votar


Black Fire
Snakepit
Bizet

O próprio Bolsonaro pediu para moderarem a virulência nas respostas de sua campanha e militância (ele comenta isso na entrevista logo acima, mas achei bom colocar aqui pra quem não assistir ao vídeo):

https://noticias.uol.com.br/politica/eleicoes/2018/noticias/2018/09/07 /bolsonaro-pediu-moderacao-no-tom-diz-vice.htm

Black Fire
Gato OT 2011
# set/18
· votar


Snakepit
Ainda não vi a entrevista, mas, se tratando de um general do exército, ele deve ser pelo menos razoavelmente alfabetizado e ter alguma noção de civilidade, o que já é um diferencial no momento atual.

makumbator
Estratégia de campanha, agora sai o Bolso porrada e bomba e entra o Bolso vitima da intolerância (olha o ponto que nós chegamos nessa eleição).

Bizet
Veterano
# set/18
· votar


pq editou?

porque fazer textão no fcc é doidice

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# set/18
· votar


Essas TJs sempre estão envolvidas nuns rolê aleatório

carece de fontes

entamoeba
Membro Novato
# set/18
· votar


Snakepit
entrevista do Mourão me surpreendeu.

Também me surpreendeu. Ele é muito mais lúcido do que o esfaqueado.

Em alguns momentos, tive a impressão de que ele vê o Bolsonaro como um subalterno e que sempre será assim. Será que a hierarquia militar prevalecerá caso aquele merda seja eleito?

makumbator
Moderador
# set/18
· votar


entamoeba

Então pode ficar feliz, pois com nossa tradição de vices assumindo teremos o Mourão presidente.

brunohardrocker
Veterano
# set/18
· votar


Black Fire
diga que vai tornar o empreendedorismo matéria obrigatória.

E tá errado?

entamoeba
Membro Novato
# set/18 · Editado por: entamoeba
· votar


makumbator

Feliz com militar no poder?

Acho que exército nem deveria existir!

Black Fire
Gato OT 2011
# set/18
· votar


brunohardrocker
Pra mim não, mas eu não tenho um programa de governo radicalmente contra o ensino ideológico.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# set/18
· votar


entamoeba
Acho que exército nem deveria existir!

finalmente algo que concordamos
porém, entre nós dois, apenas eu tenho a real esperança de que um dia isso vai acontecer

One More Red Nightmare
Veterano
# set/18
· votar


O sistema judicial brasileiro não oferece mais garantias constitucionais mínimas

menas, Cláudia.

Black Fire
Gato OT 2011
# set/18
· votar


Claro, tá tranquilão, judiciário jogando garantia pétrea da constituição no ralo pra evitar um candidato na eleição, tudo dentro da normalidade democrática.

Snakepit
Veterano
# set/18
· votar


judiciário jogando garantia pétrea da constituição no ralo pra evitar um candidato na eleição

Agora é oficial. Black Fire fugiu do RS pq virou maconheiro comunista.

Nessa terra tu não pisa mais.

Black Fire
Gato OT 2011
# set/18
· votar


Snakepit
Que tem a ver?

Snakepit
Veterano
# set/18
· votar


Black Fire
Petralha.

Black Fire
Gato OT 2011
# set/18
· votar


Snakepit
Eu não, nunca votei nem votaria no Lula, mas eu gosto de regra, né? Agora por que o populacho quer votar em quem não presta eu saio por aí fazendo interpretação free style da constituição? Isso aí é coisa de revolucionário de DCE. Eu sou team Reinaldo Azevedo.

Viciado em Guarana
Veterano
# set/18
· votar


é górpi!

Black Fire
Gato OT 2011
# set/18
· votar


Sai fora, seus legalistas de Schrödinger.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Café Central - aqui o Brasil tem jeito!