Tópico do impulso incontrolável de falar a verdade sempre.

Autor Mensagem
-Dan
Veterano
# nov/16
· votar


Samá Samutte

Só li o primeiro poste e respondi, ahahha.

Não li as pregações.

Samá Samutte
Membro Novato
# nov/16
· votar


-Dan

Haha... ok então, eu que viajei mesmo.

Adler3x3
Veterano
# nov/16 · Editado por: Adler3x3
· votar


Tópico: O Impulso incontrolável de falar a verdade sempre

A busca incessante da verdade é uma virtude.
Agora falar a verdade é relativo.

As virtudes trabalham sempre em conjunto.

Assim dependendo da situação em que a pessoa se encontra por exemplo rodeada de corruptos, falar a verdade nem sempre pode ser uma boa ideia.


Entra em cena a virtude da prudência e outras.

E de que adianta falar a verdade se os corruptos não querem ouvir, ou pior ainda se vão usar da propalada ou relativa verdade contra o próprio sujeito que a proferiu, ou contra a sociedade em geral.

É parecido como jogar pérolas para os porcos.

Outro exemplo a pessoa pode estar se relacionando com pseudos religiosos, que tem de monte por aí, de que adianta falar a verdade, se a verdade deles é obtusa e limitada a interpretação literal dos textos ditos sagrados.

E a verdade pode ser relativa, isto é a verdade é uma percepção individual sob certo ponto de vista, quando lidamos com o intangível, que não pode ser demonstrado.

A verdade baseada na verdade dos outros, a verdade baseada na suposta autenticidade das escrituras ditas sagradas.
Primeiro já se discute a autenticidade, pois as escrituras se perderam, e foram adulteradas.
Segundo que mesmo que uma parte não tenha sido adulterada e é um escrito antigo autêntico, a interpretação depende do contexto da civilização daquela época.
Terceiro - se é a palavra de Deus, como é que tem tantos defeitos? que não resistem a uma análise básica.
Então não é bem assim, não é a palavra de Deus.

Se por exemplo a escravidão era uma considerada uma coisa normal como era, e a escritura ensina como tratar o seu escravo, então aqui tem uma verdade relativa, sob o ponto de vista das pessoas daquela era.

Sob o ponto de vista contemporâneo a escravidão é uma coisa abominável, então o texto que trata disto não pode ser considerado sagrado, pois se Deus transcende o tempo e o espaço, certas verdades teriam que ser imutáveis.

E com certeza existem verdades imutáveis, mas quem sou eu para fazer certas citações do que é verdade imutável.

E agir por impulso e de forma incontrolável não se coaduna com a prática das virtudes.
Se agimos por impulso e de forma incontrolável nos faltam virtudes, e no caso nos falta a verdade também.
Propagar a verdade dos outros não significa que estamos de posse da verdade.
E com relação as virtudes, ou bons atos, ou até a verdade, ninguém é dono das virtudes.
As virtudes são livres, podemos ser virtuosos em alguns momentos, mas na prática a maioria não consegue estar sempre virtuoso, temos os nossos defeitos.
Se as virtudes tivessem dono não seriam livres, e virtude que tem dono não é virtude.

Assim não existem donos da verdade, tem muito programa de TV e de temas religiosos, que os divulgadores se auto intitulam donos da verdade.

E não seria sábio seguir quem não é sábio.
Pois se auto intitula sábio, e aí aparece a maior evidência de que não é sábio, já começa sem a humildade, que é a base do aprendizado.

Nos falta sabedoria, e o conhecimento é uma pequena parte dela, a sabedoria é muito ampla, é uma prática contínua de muitas virtudes.

acabaramosnicks
Membro Novato
# nov/16
· votar


Adler3x3
falou tudo, podem fechar o tópico
gostei do lance das virtudes trabalhando em conjunto, parece óbvio mas nunca tinha pensado nisso antes

Adler3x3
Veterano
# nov/16 · Editado por: Adler3x3
· votar


acabaramosnick

É que o ser humano gosta de simplificar as coisas, temos esta tendência, mas na prática das relações humanas é muito mais complexo.
Por exemplo:
Numa determinada situação envolvendo um problema.
- Claridade
Temos que ter a virtude da claridade para ver com clareza a natureza do problema e fazer o diagnóstico correto, o que vai envolver outras virtudes também.

- Ação - a ação pode ser confundir com a virtude, que no caso antes de agir temos que obter certo conhecimento, e não podemos agir.
Pois primeiro temos que aprender para depois poder agir.
Primeiro vamos ter que adquirir outras virtudes, mas lembro não somos o dono.

- Solução - fazer bem feito e não prejudicar ninguém, as virtudes estão sempre relacionadas a fazer o bem.

Se em determinada ação fazemos o mal para alguém, para qualquer dos lados, esta ação não é virtuosa.

Mas não é tudo tão simples são várias as virtudes que em muitos casos podem envolver dezenas de ações.

E assim sucessivamente até a solução completa do problema vários virtudes vão se fazer necessárias.

Intelectualmente uma pessoa pode saber de tudo sobre as virtudes, um conhecimento enciclopédico, mas se não as pratica de nada adianta.

Se não pratica não esta virtuoso, e todos nós por melhores que sejamos em certas questões e virtudes, nunca estamos o tempo todo virtuosos, e podemos também regredir, e podemos até fingir, pois temos o conhecimento intelectual mas a prática é outra,
E fingir é óbvio seria faltar com a verdade.
Mas o que mais presenciamos nos dias de hoje é o fingimento e a mentira.

Edit: Agora não precisa fechar o tópico, eu não disse tudo e não sei tudo.
O diálogo filosófico construtivo faz bem a todos, e fica legal trocar ideais, e todos aprendemos.

Marco Andriotti
Membro Novato
# nov/16
· votar


Adler3x3
As virtudes trabalham sempre em conjunto.

achei interessante esse trecho de seu texto
isso é verdade e podemos aplicar muito bem no campo da prudência

por exemplo digamos que uma pessoa tenha o rosto bem feio, desfigurado até...
e aí posta uma foto sorrindo e várias pessoas aparecem para elogiá-la

se você aparecer pra querer ser o dono da verdade e dizer "vc é muito feia, os outros estão mentindo" vc não estaria sendo prudente, não estaria sendo bondoso, não estaria sendo nem mesmo verdadeiro, porque pra algums pessoas o caráter e/ou a personalidade da pessoa com rosto desfigurado poderia torná-la bonita aos olhos de quem a enxerga por completo

então concordo plenamente com essas "virtudes que trabalham em conjunto"

Adler3x3
Veterano
# nov/16 · Editado por: Adler3x3
· votar


Marco

Sim, bom o exemplo que você citou.
A prudência se confunde em parte com a própria sabedoria.
A temperança também, saber usar a moderação, ou saber contar a verdade, e no exemplo, se a própria pessoa sabe que é feia, e é feia mesmo, porque você tem que dizer que ela é feia, tem verdades que não precisam ser ditas.
Claro as vezes tem gente que é cega e mesmo se olhando no espelho acha que é bonita.

Mas na frente do espelho a pessoa pode ficar vaidosa, e achar que é boa em tudo, e as vezes alguém tem que lhe falar que não é bem assim.

As vezes a verdade dói.
E quando digo isto também estou reconhecendo os meus erros, todos temos defeitos, que são feios.
Esta feiura não esta tanto na aparência, mas sim nas atitudes e modo de agir, uma feiura simbólica.

Tem um texto sobre a Prudentia, que agora não me lembro o autor, mas que é muito bom, um professor renomado, que análise a fundo a prudência e relaciona ela como a própria sabedoria, e explica também que o termo com o passar dos séculos, ganhou nos tempos modernas uma conotação mais de prudência superficial, mas de evitar do que realmente entender.

No caso da pessoa desfigurada ela sabe que e feia, não precisa dizer, mas para outros que não enxergam os seus defeitos, as vezes temos que dizer, mas não de forma incontrolável e por impulso, que tem a haver com o título do tópico.

E a própria vida nos ensina que a beleza aparente é efêmera, com o passar do tempo crianças lindas crescem e ficam feias.

Adler3x3
Veterano
# nov/16
· votar


texto sobre a prudentia:


http://www.hottopos.com/geral/prud_relig.htm

Joseph Conrad
Membro Novato
# nov/16
· votar


dr. Rey

Na verdade a minha intenção não foi criar um sequitur (falso) em que "ser direto" se iguala a "ser sincero" e se contrapoe logicamente a ser "falso" (i.e mentiroso, manipulador) que se iguala a "ser socialmente agradável".

Minha percepção sobre o tópico e a proposição do Wujuju é que ele entende o "ser direto" como ser "abrasivo" e causar "atritos".
A leitura dos autores que citei seria interessante para aguçar a percepção sobre as nuances de comportamento e mesmo aliviar (um pouco) a suposta tensão que o rapaz parece ter.

Sobre os choques culturais, tendo convivido com holandeses e belgas boa parte da minha vida, posso dizer que, de fato, a tal cordialidade brasileira é quase uma degeneração. (E que holandeses têm muito do que você descreveu como típico de alemães)

sallqantay
Veterano
# dez/16 · Editado por: sallqantay
· votar


Joseph Conrad
a natureza humana é falha e propensa a erros "morais" (inclusive o grupo de quem acha que deveria falar o que pensa)

eu tava entendendo até chegar nessas aspas. Explique melhor, por favor. Moral é o mesmo que comportamental?

brunohardrocker
Veterano
# dez/16
· votar


NOSSA VOCÊ É SINCERÃO CARA BATE AQUI VOCÊ É DOS MEUS

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# dez/16 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar


Creio que abaixo tem mais ou menos a síntese do que eu entendi do que todo mundo falou. Então é meio que uma resposta pra todo mundo.

Adler3x3

Entre falar a verdade com más consequências, ou falar a mentira com boas consequências (supondo que sejam boas consequências para todos, mesmo que crie um problema de consciência no mentiroso, que torne a proposição um paradoxo, mas vamos considerar que seja um mentiroso hipotético que não se afeta pela mentira.) Seria correto ser um mentiroso benigno ou um uma pessoa honesta porém maligna?

Filmes são recheados de mentiras romantizadas. Sejam sob o pretexto de proteção de alguém, dos sentimentos de alguém, da honra, da felicidade, para se evitar a dor, evitar conflitos, ou outras coisas. Em livros, nas novelas, no dia a dia, pessoas são mentirosas sob o pretexto da cordialidade. Seja não dizendo verdades ofensivas, verdades inconvenientes, verdades dolorosas, verdades inúteis, e em muitos casos dizendo seu exato oposto a fim se moldar com beleza a retórica ou a situação exatamente como se faz numa peça de teatro onde precisa-se de um belo gran finale cheio de floreios e sentimentalismo.

A verdade, afinal, é compatível com todo o conjunto de virtudes? ou em momentos você deve abrir mão de uma a fim de aplicar outra, organizando por ordem de prioridade e eficiência?

O que até mesmo remete novamente a pergunta inicial. É possível viver no século 21 falando apenas a verdade?

E o valor da verdade enquanto máxima, é inquestionável?

Creio por otimista expectativa que certas coisas como o nosso julgamento enquanto seres humanos por mais objetivo que pareça, não só é muito relativo como também é inocente. Isso particularmente isentaria a consciência e o receio que pela mentira, pois assim por mais que se queira dizer a verdade, não se sabe se ela de fato é a verdade, e igualmente dizendo uma mentira suposta, também não se sabe se ela não é por acaso de fato, verdade.

Agora se o que contar for a intenção, e o único critério for dizer excepcionalmente o que se considera verdade e evitar também excepcionalmente o que se considera mentira, ai... ai lascou.

Por vezes não consigo deixar de considerar como apurado está maquiável, quando diz que o fim justificam os meios. A verdade é relativa ao fim que se quer atingir, o que novamente faz surgir a ideia de que a verdade importa quando importa. O que ao mesmo tempo me faz não conseguir deixar de lembrar de uma uma certa figura diabólica certas vezes retratada na bíblia e a forma como este é descrito. O que também constitui um problema.

Sama Samutte

Qual a sua visão sobre isso que escrevi acima, a partir da minuciosa perspectiva bíblica?

As mesmas perguntas eu faço a você.

Eu entendo que a única forma efetiva de ser um Cristão pleno seria ser um eremita distante da sociedade, rodeado de pessoas em iguais condições e mentalidade. Honrando o 'Apartai-vos de todo o mal'. E ainda assim, de certo o pecado, oposto das virtudes, certamente estaria presente.

Tenho que dizer que concordo excepcionalmente com você em relação a ausência da capacidade de sermos salvos de acordo com as obras, o que em parte é precisamente o que quero dizer. O Cristão pode tentar manter-se virtuoso, mas conseguir não só é impossível como o mero pensar na possibilidade constitui grave risco de pecado por vaidade e crer que de certa forma se está conquistando crédito com Deus, contrariando assim a premissa de que a salvação é um presente, gratuito, misericordioso, para pecadores sem merecimento.

Suponho que uma vez que para Deus compartilhamos todos a mesma natureza, mais vale uma péssima pessoa que se reconhece como tal, como um bandido, ou até mesmo um assassino, em prantos e arrependido de sua tamanha ruidade, o que fez enquanto ser humano, com sua completa ausência de virtude, em lugar a uma pessoa de virtudes, porém no íntimo corrompida pela vaidade, onde no fundo da alma encontram-se pensamentos em que está por um momento julga-se merecedora. Crendo que de fato será salva, afinal está fazendo tudo certinho.

Quando eu disse que a destruição do mundo e o varrer-nos da face da terra é justificado, de fato o é, pois isto é o que merecemos, não temos relevância universal nenhuma, e mesmo entre nossa pequena existência ainda praticamos o mal desenfreado a todo instante gerando dor, sofrimento e desgosto. A única relevância que temos em alguma escala além de nossa própria existência é para com Deus, objetivamente falando, onde por misericórdia deste seremos salvos. Meu ponto foi precisamente de encontro ao que você escreveu antes.

Veja, falando de forma bastante pessoal, Deus de fato é misericordioso, se eu fosse deus, eu varreria a humanidade da terra, alias, destruiria a própria terra, afinal a explosão seria divertida, e a existência desta não é universalmente relevante, é relevante pra nós, mas nós não existiríamos pois eu já teria me livrado de todos. e de certo creio que se assim ele quisesse, ele teria toda razão. Penso que falhamos enquanto criação. Se eu fosse deus, faria a humanidade 2.0. Isso se ainda estivesse afim de tal.

Mas deixando um pergunta que resume precisamente a minha dúvida.

Como ser um bom Cristão, um Cristão fiel, um Cristão que só diz a verdade, em uma sociedade em que a influência depende diretamente de agir como aquele que varreu 1/3 dos anjos do céu?

Incluindo dissimulações, emulações, misturar informações, confundir as pessoas, incentivar a discórdia em benefício próprio, incentivar a desgraça alheia em benefício próprio, e diversos outros artifícios nem um pouco virtuosos, porém escondidos sobre uma fachada amigável e de ótima reputação, incluindo a de ser uma pessoa cheia de virtudes?

se o sucesso por aqui em algum momento for levado em consideração na esfera do julgamento para entrar no campo celestial, políticos e semelhantes serão levados diretamente com passagem só de ida para o inferno da inexistência.

o problema é que todo mundo é meio político hoje em dia, na verdade desde que a humanidade é a humanidade, essa é a regra.

fernando tecladista
Veterano
# dez/16
· votar


pessoas excessivamente sinceras e diretas

você quiz dizer pessoa chata pra c******

acabaramosnicks
Membro Novato
# dez/16
· votar


Wuju Wu Yi
A verdade, afinal, é compatível com todo o conjunto de virtudes? ou em momentos você deve abrir mão de uma a fim de aplicar outra, organizando por ordem de prioridade e eficiência?
A verdade é uma virtude, mas nem sempre ela se sobrepõe às outras


O que até mesmo remete novamente a pergunta inicial. É possível viver no século 21 falando apenas a verdade?
Já respondido, não.


E o valor da verdade enquanto máxima, é inquestionável?
Seu valor é inquestionável mas é relativo ao contexto. A verdade pode ter menos valor que a prudência, por exemplo.


Por vezes não consigo deixar de considerar como apurado está maquiável, quando diz que o fim justificam os meios.
Cara, conceitos maquiavelicos devem ser tomados com muito cuidado. Foi usando este tipo de pensamento que aconteceu o holocausto.


Quando eu disse que a destruição do mundo e o varrer-nos da face da terra é justificado, de fato o é, pois isto é o que merecemos, não temos relevância universal nenhuma,
Você parece conhecer bem o universo todo pra saber se a gente tem ou não alguma relevância. Baixa a bola.


Penso que falhamos enquanto criação.
Se você faz um carrinho e ele explode durante os testes, quem falou, vc ou o carro? Os dois, porém, ele falhou por sua culpa. Se Deus é tão foda assim, ele já sabia o que ia acontecer antes de acontecer, então se foi premeditado não foi uma falha. Voltando ao exemplo do carrinho, se eu fizesse ele para explodir, então o negócio deu certo.


Como ser um bom Cristão, um Cristão fiel, um Cristão que só diz a verdade, em uma sociedade em que a influência depende diretamente de agir como aquele que varreu 1/3 dos anjos do céu?

O cristão foda mesmo é aquele que consegue manter o equilíbrio também das virtudes, e nem sempre falar a verdade na lata é uma virtude.
Por exemplo: uma criança vem e te pergunta "porque eu nasci?", daí vc responde: "você foi um erro dos seus pais, um acidente, a gravidez foi indesejada mas não foi interrompida e isso fodeu com a vida da família toda".
Você está sendo um bom cristão por falar a verdade? Eu acho que dizer isso à criança seria tão errado quanto dizer que ela foi um presente de Deus, e que a família é feliz e bla bla bla.
Eu diria que "no momento certo, você entenderá".

Samá Samutte
Membro Novato
# dez/16 · Editado por: Samá Samutte
· votar


Wuju Wu Yi

Eu entendo que a única forma efetiva de ser um Cristão pleno seria ser um eremita distante da sociedade, rodeado de pessoas em iguais condições e mentalidade. Honrando o 'Apartai-vos de todo o mal'. E ainda assim, de certo o pecado, oposto das virtudes, certamente estaria presente.

Muito pelo contrário. O conceito de santidade cristã está diretamente ligado a ações da promoção da justiça. Um cristão é um agente transformador da cultura (Rm 12.2), logo, ele não é influenciado pelos que estão ao seu redor, antes, influencia quaisquer ambientes, levando os que estão a sua volta a mudarem seus conceitos e a se tornarem pessoas melhores. Um cristão não mente, em hipótese alguma, mesmo que isso lhe custe o emprego ou a vida.

Tenho que dizer que concordo excepcionalmente com você em relação a ausência da capacidade de sermos salvos de acordo com as obras, o que em parte é precisamente o que quero dizer. O Cristão pode tentar manter-se virtuoso, mas conseguir não só é impossível como o mero pensar na possibilidade constitui grave risco de pecado por vaidade e crer que de certa forma se está conquistando crédito com Deus, contrariando assim a premissa de que a salvação é um presente, gratuito, misericordioso, para pecadores sem merecimento.

Percebo aqui um claro antinomianismo. Um cristão não faz boas obras para ser salvo, mas porque é salvo. Tentar usar a salvação pela graça como desculpa para viver no pecado foi o que os cristãos romanos fizeram, e é o que você está fazendo. O que Paulo diz sobre isso?

"Que diremos então? Continuaremos pecando para que a graça aumente? De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele? Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte? Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova. Se dessa forma fomos unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição. Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado; pois quem morreu, foi justificado do pecado. Ora, se morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos. Pois sabemos que, tendo sido ressuscitado dos mortos, Cristo não pode morrer outra vez: a morte não tem mais domínio sobre ele. Porque morrendo, ele morreu para o pecado uma vez por todas; mas vivendo, vive para Deus. Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus. Portanto, não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos. Não ofereçam os membros dos seus corpos ao pecado, como instrumentos de injustiça; antes ofereçam-se a Deus como quem voltou da morte para a vida; e ofereçam os membros dos seus corpos a ele, como instrumentos de justiça. Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da lei, mas debaixo da graça. E então? Vamos pecar porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De maneira nenhuma! Não sabem que, quando vocês se oferecem a alguém para lhe obedecer como escravos, tornam-se escravos daquele a quem obedecem: escravos do pecado que leva à morte, ou da obediência que leva à justiça? Mas, graças a Deus, porque, embora vocês tenham sido escravos do pecado, passaram a obedecer de coração à forma de ensino que lhes foi transmitida. Vocês foram libertados do pecado e tornaram-se escravos da justiça. Falo isso em termos humanos por causa das suas limitações humanas. Assim como vocês ofereceram os membros dos seus corpos em escravidão à impureza e à maldade que leva à maldade, ofereçam-nos agora em escravidão à justiça que leva à santidade. Quando vocês eram escravos do pecado, estavam livres da justiça. Que fruto colheram então das coisas das quais agora vocês se envergonham? O fim delas é a morte! Mas agora que vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus, o fruto que colhem leva à santidade, e o seu fim é a vida eterna. Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor." Romanos 6.1-23

Suponho que uma vez que para Deus compartilhamos todos a mesma natureza, mais vale uma péssima pessoa que se reconhece como tal, como um bandido, ou até mesmo um assassino, em prantos e arrependido de sua tamanha ruidade, o que fez enquanto ser humano, com sua completa ausência de virtude, em lugar a uma pessoa de virtudes, porém no íntimo corrompida pela vaidade, onde no fundo da alma encontram-se pensamentos em que está por um momento julga-se merecedora. Crendo que de fato será salva, afinal está fazendo tudo certinho.

Todos participam da mesma natureza enquanto ainda não regenerados. Um cristão é alguém que nasceu de novo (João 3.1-7) e que agora participa da natureza divina (2 Pe 1.4). Isso significa dizer que um cristão é alguém que sofreu uma mudança, uma metamorfose na sua vontade. Toda a capacidade mental de um cristão é afetada quando ele de fato se converte, de modo que tudo aquilo que ele antes amava (adulterar, mentir, fornicar, etc.), ele passa a odiar, e tudo aquilo que outrora ele odiava (obedecer aos mandamentos de Deus), ele passa agora a amar. Isso é o novo nascimento, a doutrina da regeneração. A volição da pessoa é afetada completamente.

De fato, para Deus, mais vale um pecador arrependido do que alguém que aparenta uma piedade externa, mas, em seu interior, está cheio de iniquidade. Entretanto, aqui cabe uma pergunta: o que é arrependimento? A palavra grega usada para arrependimento no Novo Testamento é metanoia, e ela envolve dois aspectos: primeiro, arrependimento é reconhecimento de seus pecados e confissão desses para Deus; segundo, arrependimento é uma mudança radical em relação ao pecado, de modo que eu não mais faço aquilo que outrora fazia. É impossível uma pessoa dizer que se arrependeu de fornicar e continuar fornicando. É impossível alguém dizer que se arrependeu de mentir e voltar a mentir. Arrependimento envolve mudança de vida, é o que é chamado de conversão. E o que é conversão? Ora, é uma mudança total e completa de direção. Não faz sentido se dizer arrependido e continuar pecando. O que Cristo disse para a mulher adúltera? "Vai-te, e não peques mais" (João 8.11). Isso significa dizer que um cristão é alguém que não peca? Não, de modo nenhum, mas é alguém que não vive no pecado (1 Jo 3.9). Existe um abismo entre pecar e viver pecando.

Quando eu disse que a destruição do mundo e o varrer-nos da face da terra é justificado, de fato o é, pois isto é o que merecemos, não temos relevância universal nenhuma, e mesmo entre nossa pequena existência ainda praticamos o mal desenfreado a todo instante gerando dor, sofrimento e desgosto.

Creio que essa sua fala acima está se referindo a um ímpio, pois, dizer que um cristão não tem relevância no mundo é simplesmente ignorar a história do cristianismo. O que dizer do metodismo wesleyano que simplesmente acabou com a escravidão na Inglaterra e promoveu a maior reforma social daquele país? O que dizer dos avanços na saúde, educação e cultura promovidos por Calvino em Genebra? E o que falar da influência puritana nos EUA, fundando as maiores universidades daquele país? Volto a repetir: um cristão é um agente transformador da cultura, um promotor da justiça, nas palavras de Paulo, um embaixador de Cristo na terra (2 Co 5.20).

Como ser um bom Cristão, um Cristão fiel, um Cristão que só diz a verdade, em uma sociedade em que a influência depende diretamente de agir como aquele que varreu 1/3 dos anjos do céu? Incluindo dissimulações, emulações, misturar informações, confundir as pessoas, incentivar a discórdia em benefício próprio, incentivar a desgraça alheia em benefício próprio, e diversos outros artifícios nem um pouco virtuosos, porém escondidos sobre uma fachada amigável e de ótima reputação, incluindo a de ser uma pessoa cheia de virtudes?

Respondido.

sandroguiraldo
Veterano
# dez/16
· votar


Wuju Wu Yi
Você parece um amigo "ateu" que tive no ensino médio. Leu meia dúzia de páginas da bíblia e se considera doutor em teologia.
Sempre tentei ficar quieto ao ler seus posts aqui, mas na boa, ou você não conhece os elementos básicos da fé cristã ou é um mal intencionado. Prefiro acreditar na primeira hipótese.

Eu entendo que a única forma efetiva de ser um Cristão pleno seria ser um eremita distante da sociedade, rodeado de pessoas em iguais condições e mentalidade.

Elias era humano como nós. Ele orou fervorosamente para que não chovesse, e não choveu sobre a terra durante três anos e meio.
Tiago 5:17

Humano como nós. Um dos maiores profetas do AT.

contrariando assim a premissa de que a salvação é um presente, gratuito, misericordioso, para pecadores sem merecimento.

Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença.
Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade,
para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado.
Efésios 1:4-6

Os salvos são habilitados para serem santos e irrepreensíveis.

Deus de fato é misericordioso, se eu fosse deus

"Mas eu lhe digo que você não está certo, porquanto Deus é maior do que o homem. Jó 33:12

Se você fosse Deus, teria os mesmo atributos que Ele e tomaria as mesmas decisões, pois compreenderia o que Ele compreende. Dizer que faria coisas diferentes ao modo como Deus faz é o mesmo dizer que a sua visão é a correta e Deus, bem, na verdade Ele não sabe o que faz (sic)

Incluindo dissimulações, emulações, misturar informações, confundir as pessoas, incentivar a discórdia em benefício próprio, incentivar a desgraça alheia em benefício próprio, e diversos outros artifícios nem um pouco virtuosos, porém escondidos sobre uma fachada amigável e de ótima reputação, incluindo a de ser uma pessoa cheia de virtudes?

Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados,
e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.
Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual nem de qualquer espécie de impureza nem de cobiça; pois estas coisas não são próprias para os santos.
Não haja obscenidade nem conversas tolas nem gracejos imorais, que são inconvenientes, mas, ao invés disso, ação de graças.
Porque vocês podem estar certos disto: nenhum imoral nem impuro nem ganancioso, que é idólatra, tem herança no Reino de Cristo e de Deus.
Ninguém os engane com palavras tolas, pois é por causa dessas coisas que a ira de Deus vem sobre os que vivem na desobediência.
Portanto, não participem com eles dessas coisas.
Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz,
pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade;
e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor.
Não participem das obras infrutíferas das trevas; antes, exponham-nas à luz.
Porque aquilo que eles fazem em oculto, até mencionar é vergonhoso.
Efésios 5:1-12

Fico me perguntado porque essas coisas estão escritas na bíblia se ninguém pode vivencia-las. Deus deve estar de sacanagem. "Olha, façam isso e isso, mas eu sei que é impossível tá..."

Você só quer desculpa para continuar numa vida mergulhada em pecado sem se arrepender e, com sua mente cauterizada, prefere permanecer na ignorância e no falso modesto-moralismo.

Marco Andriotti
Membro Novato
# dez/16
· votar


Wuju Wu Yi
Eu entendo que a única forma efetiva de ser um Cristão pleno seria ser um eremita distante da sociedade, rodeado de pessoas em iguais condições e mentalidade. Honrando o 'Apartai-vos de todo o mal'. E ainda assim, de certo o pecado, oposto das virtudes, certamente estaria presente.

Jesus é o perfeito exemplo de uma pessoa equilibrada. Os cristãos devem sim se manter apartados "deste mundo" no que tange participar de atividades que poderiam desagradar a Deus, atividades que nos fariam sermos identificados mais com o 'Mundo' do que com Deus.

Mas Jesus tinha compaixão por todas as pessoas, não se afastando delas no que tangia tocar seu coração e ajudá-las a conhecer seu Pai. E ele procurou fazer isso de todas as formas, e ordenou que seus discípulos fizessem o mesmo! (Mateus 28:19,20)

Tenho que dizer que concordo excepcionalmente com você em relação a ausência da capacidade de sermos salvos de acordo com as obras, o que em parte é precisamente o que quero dizer. O Cristão pode tentar manter-se virtuoso, mas conseguir não só é impossível como o mero pensar na possibilidade constitui grave risco de pecado por vaidade e crer que de certa forma se está conquistando crédito com Deus, contrariando assim a premissa de que a salvação é um presente, gratuito, misericordioso, para pecadores sem merecimento.

como imperfeitos, nunca iremos alcançar o merecimento, mas ao invés disso, apenas pela bondade imerecida de Deus é que alcançamos a salvação. Então de fato não devemos ter a soberba de achar que por estarmos fazendo coisas boas já estamos garantidos

Porém devemos sim fortalecer a nossa fé com obras.
Como o próprio apóstolo Paulo disse, a fé sem obras está morta, e Jesus, como mencionei anteriormente, não nos fez um pedido, mas uma ordem para que fizéssemos discípulos assim como ele fez.
Isso tudo são obras, e existem muitas outras que precisam ser feitas

portanto, não podemos ser eremitas e nao podemos ter fé sem obras

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# dez/16 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar


Samá Samutte
sandroguiraldo
Marco Andriotti

Colegas, acontece que Cristo foi o maior de todos os mártires. e no mundo atual (assim como em mais ou menos sempre), ser um Cristão aos estreitos passos de Cristo significa martirizar-se.

Imagino que vão concordar comigo a respeito de que Cristo era uma figura de superioridade máxima, e, o que acontece com alguém atualmente que ousa agir feito Cristo e sem artifícios para distrair as atenções? Afinal, porque Cristo foi crucificado (mesmo fazendo parte da profecia e dos planos) se não pelo puro recalque dos sumo sacerdotes e inimigos que não suportaram tamanha discrepância entre si e o Messias?

Ser como Cristo, significa ser invejado. Isso é um problema. E infelizmente a inveja só pode ser evitada através da prudência ou da mentira, que não são auto excludentes. Logo o destino do verdadeiro Cristão é inevitavelmente se martirizar.

Samá Samutte
Membro Novato
# dez/16 · Editado por: Samá Samutte
· votar


Wuju Wu Yi

Colegas, acontece que Cristo foi o maior de todos os mártires. e no mundo atual (assim como em mais ou menos sempre), ser um Cristão aos estreitos passos de Cristo significa martirizar-se.

Oras, e quem disse que não é cara? Por favor, assista a este vídeo do Steve Lawson: Irá lhe custar tudo!.

Um cristão é chamado para tomar uma cruz, para ser perseguido pelo nome de Cristo, para, se preciso, renunciar a própria família por amor ao Salvador. Qual é a atitude do mundo para com os cristãos no decorrer da história? Foram honrados? Aplaudidos? Paulo foi decapitado, Pedro crucificado de cabeça para baixo, Tiago assassinado ao fio da espada, Policarpo queimado vivo, John Hus idem, Blandina foi pisada por touros, Felicidade e Piedade idem. Eu poderia ficar citando nomes e mais nomes aqui. Vá ler o Livro dos Mártires de John Foxe. Milhares de cristãos são assassinados todos os anos no mundo inteiro, por que raios comigo deveria ser diferente? Em 2012, segundo o ranking World Watch List, coproduzido pela Missão Portas Abertas, 1.201 cristãos foram mortos por causa da sua fé. Em 2013 os números aumentaram para 2.123, em 2014 esse número mais que dobrou, subindo para 4.344 cristãos assassinados por professarem Cristo como Senhor.

"Porque eu estou pronto não só a ser ligado, mas ainda a morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus." Atos 21.13

"Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós". João 15.20

"Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me". Mateus 16.24

Sinceramente eu não entendo de que lugar você tira essas ideias, da Escritura e da história do cristianismo que não é.

"Até esta presente hora sofremos fome, e sede, e estamos nus, e recebemos bofetadas, e não temos pousada certa, e nos afadigamos, trabalhando com nossas próprias mãos. Somos injuriados, e bendizemos; somos perseguidos, e sofremos; somos blasfemados, e rogamos; até ao presente temos chegado a ser como o lixo deste mundo, e como a escória de todos". 1 Coríntios 4.11-13

Samá Samutte
Membro Novato
# dez/16
· votar


Ser como Cristo, significa ser invejado. Isso é um problema.

Não é isso que os cristãos primitivos pensavam (e eu também não).

"Eles foram convencidos pelo discurso de Gamaliel. Chamaram os apóstolos e mandaram açoitá-los. Depois, ordenaram-lhes que não falassem em nome de Jesus e os deixaram sair em liberdade. Os apóstolos saíram do Sinédrio, alegres por terem sido considerados dignos de serem humilhados por causa do Nome". Atos 5.40-41

Marco Andriotti
Membro Novato
# dez/16 · Editado por: Marco Andriotti
· votar


Wuju Wu Yi
Colegas, acontece que Cristo foi o maior de todos os mártires. e no mundo atual (assim como em mais ou menos sempre), ser um Cristão aos estreitos passos de Cristo significa martirizar-se.


é, na verdade, assim como o Samá, eu não entendi pq vc afirmou isso, pq é exatamente assim e nenhum de nós falou que não era, aliás...

Ser como Cristo, significa ser invejado. Isso é um problema.

primeiramente: invejado provavelmente não é a palavra mais correta, eu diria que os cristãos serão perseguidos, e não invejados...

Segundo que serem os cristãos perseguidos, não deveria ser um problema para eles, pq todos os cristãos verdadeiros sabem que isso de fato irá ocorrer.
Sobremaneira, quando Gogue de Magogue fizer seu ataque à Organização de Jeová na Terra

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# dez/16
· votar


Meus pontos são dois.

Primeiro que não vejo Cristãos martirizados no dia a dia, ao contrário, vejo Cristãos bem sintonizados com as pessoas em geral, o que quer dizer que algo esta errado, afinal se o Cristão está se dando bem, especialmente em altas hierarquias, está fazendo algo de errado. Pois o natural como ficou claro é tornar-se um mártir e sofrer perseguição, afinal o Cristão para com o mundo que jaz no maligno, é naturalmente um antagonista.

Segundo, Cristo foi perseguido por ser invejado, pois era perfeito. E os apóstolos regozijaram-se por serem humilhados em nome de Cristo pois infinitamente mais vale a humilhação diante da perfeição do que o louvor diante dos tolos.

O que cria um dilema, e retorna novamente a pergunta inicial.

Antes ser alguém bem apessoado e escorregadio como uma enguia, ou ser um seguidor estreito dos passos de Cristo ciente de tornar-se-a um mártir perseguido e com inimigos inúmeros e em todos os lugares em nome da verdade?

O que vejo é muita gente tentando trafegar entre uma coisa e outra como se estivesse a enganar a Deus.

Mais sábio não seria reconhecer a própria natureza egoísta e vaidosa compartilhada por todos os homens, reconhecer a própria indignidade perante Deus, e contar com a misericórdia divina já ciência da própria corrupção?

sallqantay
Veterano
# dez/16
· votar


Ser como Cristo, significa ser invejado

ad waleskum

Marco Andriotti
Membro Novato
# dez/16
· votar


Wuju Wu Yi

eu vejo alguns problemas nesse seu pensamento:

Primeiro: vejo Cristãos bem sintonizados com as pessoas em geral, o que quer dizer que algo esta errado, afinal se o Cristão está se dando bem, especialmente em altas hierarquias, está fazendo algo de errado. Pois o natural como ficou claro é tornar-se um mártir e sofrer perseguição,

estar bem sintonizado com as pessoas, não necessariamente é uma coisa ruim... depende do sentido que você fala
Jesus era bondoso com todas as pessoas, se sentou para comer com cobradores de impostos, por exemplo, que eram umas das pessoas mais odiadas da época. Ele não era rude, muito pelo contrário, demonstratava de tato com as pessoas.

Foi Firme apenas quando necessário, por exemplo quando transformaram o templo num centro comercial.

Ou seja, Jesus era uma pessoa equilibrada. Nós nunca conseguiremos ser igual a ele neste sistema de coisas, mas é para isso que temos de nos esforçar, sermos iguais a Jesus, pregando as pessoas, estudando a palavra, e praticando o bem, para outros, e na nossa adoração a Deus, com espírito e verdade.


Segundo: para sofrermos perseguição, precisa haver alguém a nos perseguir. Existem lugares no mundo, por exemplo, em que não há liberdade religiosa! Aqui no Brasil, por enquanto, não sofremos perseguição ferrenha, mas em países como a Rússia, por exemplo, as Testemunhas de Jeová são proibidas de fazerem suas reuniões e de realizar a obra de pregação das boas novas.

Mas seguindo a instrução dos apóstolos em Atos 5:29 que diz: “Temos de obedecer a Deus como governante em vez de a homens. as TJs continuam a fazer tudo isso, sujeitando-se ao risco de serem presas e açoitadas assim como Jesus foi.

Quem se mantiver leal a Deus e seguir o exemplo de Jesus, eventualmente, seja de uma forma ou de outra, sofrerá perseguição.

Samá Samutte
Membro Novato
# dez/16
· votar


Wuju Wu Yi

Primeiro que não vejo Cristãos martirizados no dia a dia, ao contrário, vejo Cristãos bem sintonizados com as pessoas em geral, o que quer dizer que algo esta errado, afinal se o Cristão está se dando bem, especialmente em altas hierarquias, está fazendo algo de errado. Pois o natural como ficou claro é tornar-se um mártir e sofrer perseguição, afinal o Cristão para com o mundo que jaz no maligno, é naturalmente um antagonista.

Até que enfim você disse algo que - em partes - eu concordo. Sim, há algo errado com o cristianismo no Brasil (e no mundo também). No final do post vou colocar um artigo que escrevi em que falo sobre esse tema. Leia, caso se anime. Mas já vou avisando que é textão.

Antes ser alguém bem apessoado e escorregadio como uma enguia, ou ser um seguidor estreito dos passos de Cristo ciente de tornar-se-a um mártir perseguido e com inimigos inúmeros e em todos os lugares em nome da verdade?

Eu escolhi a segunda opção, e creio que todos os cristãos de fato também. Você viu o vídeo que postei? E outra coisa, perseguição nem sempre é sinônimo de martírio. Ela tem várias facetas; pode ser, por exemplo, no trabalho, sendo preterido na hora de uma promoção, ou sendo caluniado por colegas, ou na escola, ou na própria família, ou na própria igreja, etc.

Mais sábio não seria reconhecer a própria natureza egoísta e vaidosa compartilhada por todos os homens, reconhecer a própria indignidade perante Deus, e contar com a misericórdia divina já ciência da própria corrupção?

Cara, um cristão não tem uma "natureza egoísta e vaidosa". Um cristão é alguém nascido de novo, que possui uma nova natureza. Eu já falei sobre isso no primeiro post. O que eu vejo é que você procura tudo quanto é subterfúgio para se dizer cristão e continuar vivendo no pecado. O sandroguiraldo me falou de uma ilustração que se identifica muito com você. Dizem que certo advogado, ateu, adoeceu e não conseguiu se recuperar. Já à beira da morte, ele então solicita uma Bíblia e começar a ler. Logo chega um amigo no quarto e espantado pergunta: "você se converteu?!". Ao que ele responde: "não, estou procurando uma brecha na lei".

Eu te aconselho muito, muito mesmo, mais muito muito muito a ler o livro Um guia seguro para o Céu, do Joseph Alleine. Se eu pudesse indicar somente um livro para uma pessoa, seria esse. Vou me dar ao trabalho de transcrever aqui duas páginas do livro, em que ele discorre sobre a natureza da conversão.

A conversão não é o simples reparo de um velho edifício; ao contrário, ela o derruba por completo e edifica uma nova estrutura. o cristão autêntico é, por assim dizer, uma nova estrutura, desde os alicerces até o telhado (2 Co 5.17). A conversão é uma obra profunda no coração. Ela produz um novo homem num novo mundo. Ela se estende ao homem inteiro; à mente, aos membros e a todos os aspectos da sua vida.

A conversão modifica a mente. A conversão modifica a balança do julgamento de forma que Deus e Sua glória excedem o peso de todos os interesses carnais e mundanos. O homem que antes não via perigo em sua condição, conclui agora que está perdido e acabado para sempre (At 2.37), a menos que seja renovado pelo poder da graça. Aquele que anteriormente pensava que havia pouco prejuízo no pecado, agora o vê como o pior dos males, fica aterrorizado diante dele, sente aversão e horror a ele, foge dele, e até mesmo se abomina a si mesmo por causa dele (Rm 7.15; Jó 42.6). Ele agora vê a podridão do seu coração, a desesperada e profunda poluição de toda a sua natureza.

A conversão modifica as intenções da vontade. Agora o homem tem novos alvos e projetos. Agora ele almeja a Deus acima de tudo, e não deseja nem planeja coisa alguma neste mundo, senão que Cristo seja engradecido nele.

Leitor, você lê isso sem se perguntar se é assim com você? Faça uma pausa e examine a si mesmo.

A escolha também é modificada. Ele escolhe Deus como sua bem-aventurança, e Cristo e a santidade como meios para conduzi-lo a Deus. Sua escolha não é feita sob o terror, como no caso de uma consciência aterrorizada ou de um pecador moribundo que aparentemente faria qualquer coisa por Cristo, no entanto só O aceita para não ir para o inferno. Resolve, deliberadamente, que Cristo é a melhor escolha e O prefere a todos os bens deste mundo. Igualmente ele abraça a santidade como sua vereda, pois escolheu os Seus preceitos (Sl 119.173). Pergunte à sua consciência se você é esse homem.


Abaixo o artigo a que me referi.

A perseguida igreja brasileira

No Evangelho segundo escreveu João, no capítulo 15, versículo 20, o Senhor Jesus faz um alerta a seus discípulos: eles e todos os que porventura decidissem segui-lo seriam perseguidos. E para essa regra Cristo não abriu exceções. Em seu segundo tratado, Lucas relata isso se materializando dia após dia na vida dos Apóstolos e dos primeiros cristãos (At 4.1-21; 5.14-18; 25-40; 7.54-60; 8.1-3; 9.22-24 entre outros).

Paulo mais tarde corroboraria com a assertiva de Cristo. Escrevendo ao seu fiel discípulo, o jovem pastor Timóteo, o Apóstolo dos gentios diria que “todos os que querem viver a vida cristã unidos com Cristo Jesus serão perseguidos” (II Tm 3.12). E ele dizia isso por experiência própria. Seu conhecimento no que diz respeito às perseguições era empírico.

Faltar-me-ia espaço nessas linhas para descrever tudo o que Paulo sofreu por causa do Evangelho – se é que isso é possível – no entanto, para termos ideia do que esse grande homem de Deus passou, vale a pena lembrar ao menos o que está relatado na primeira carta aos Coríntios, onde ele diz: “Até agora temos passado fome e sede. Temos nos vestido com trapos, temos recebido bofetadas e não temos lugar certo para morar. Temos nos cansado de trabalhar para nos sustentar. Quando somos amaldiçoados, nós abençoamos. Quando somos perseguidos, aguentamos com paciência. Quando somos insultados, respondemos com palavras delicadas. Somos considerados como lixo, e até agora somos tratados como a imundície deste mundo.” (I Co 4.11-13).

Evangelho e perseguição andam juntos, são inseparáveis. Foi assim desde os primórdios da cristandade. Eusébio de Cesareia, o pai da história da igreja, em sua magnum opus História Eclesiástica, relata-nos as perseguições que os primeiros cristãos sofriam: “ora dilacerados pelos flagelos até ficarem à vista as veias e artérias mais entranhadas, e visíveis as vísceras e os membros mais profundamente secretos do corpo; ora estendidos sobre conchas marinhas e pontas agudas; e depois de todas as espécies de torturas e suplícios, expostos finalmente às feras para sem devorados”. Literalmente serviam de “espetáculo para o mundo inteiro”. Tertuliano dizia que “o sangue dos mártires era a semente da igreja”. E não pense que essas perseguições ficaram no passado, elas estão presentes nos dias atuais. No ano de 2012, segundo o ranking World Watch List, coproduzido pela Missão Portas Abertas, 1.201 cristãos foram mortos por causa da sua fé. Em 2013 os números aumentaram para 2.123 e – no ano passado – esse número mais que dobrou, subindo para 4.344 cristãos assassinados por professarem Cristo como Senhor. Com o crescimento desenfreado do Estado Islâmico, podemos esperar que ao final de 2015 esses números sejam ainda maiores. Mesmo que a mídia se negue a relatar, o cristianismo é a religião mais perseguida do mundo.

Isso posto, podemos então fazer uma análise, um panorama do cristianismo que é pregado e vivido neste país tupiniquim ao qual estamos vivendo.
Logo, pergunto: que cristianismo é esse que é pregado no Brasil que não sofre oposição de ninguém? Que cristianismo é esse que não sofre perseguição da imprensa, da sociedade, da política, de outros grupos religiosos?
Semana após semana, artistas e “pastores” góspeis estão em evidencia nos programas da televisão brasileira. Por quê? Por que estão sendo perseguidos? Por que os políticos têm tramado estratagemas contra a igreja e formado uma oposição ferrenha ao Evangelho? Por que cristãos estão sendo discriminados por causa da sua fé? Por que vez ou outra, aqui ou acolá, algum cristão é assassinado ou preso por pregar as Escrituras? Definitivamente não.

Eles estão lá para receber homenagens, glórias, louvores, honras, méritos, discos de platina, de ouro, prêmios pela grande vendagem de seus cds, para serem entrevistados, elogiados e idolatrados. Homenagem no Domingo Legal, entrevista na Gabi, homenagem no Programa Raul Gil, entrevista no Agora é Tarde, homenagem no Programa do Faro e até chega ao absurdo de receberem homenagens e ser entrevistados nos programas da já tão conhecida emissora anticristã rede Globo, que debocha e escarnece da fé cristã em sua programação diária.

Qual é o Evangelho que esses artistas e “pastores” estão lendo, pregando e vivendo? Com certeza é o “outro evangelho” que estava sendo pregado aos crentes da província da Galácia, o qual Paulo disse que maldito seja todo aquele que o anunciar.

É entristecedor ver como o cristianismo é abraçado e recebido pela mídia ímpia brasileira. Ele é diametralmente oposto àquilo que as Escrituras apregoam.
A verdade – doa a quem doer – é que a igreja brasileira está cega, corrompida e apóstata, se afastou das Escrituras e tem se tornado uma prostituta nas mãos de cafetões que se auto intitulam “apóstolos” e “levitas”. Tornou-se o Israel dos tempos do profeta Oséias, “consulta o seu pedaço de madeira, e a sua vara lhe dá resposta; porque um espírito de prostituição os enganou, eles, prostituindo-se, abandonaram o seu Deus”. (Os 4.12).

O grande problema disso tudo é que todo esse engodo, essa aliança entre Acabe e Josafá, essa mistura do santo com o profano, essa maldita tentativa de unir Cristo à belial, promovida pelos “líderes espirituais” dessa nação – como eles mesmos se auto intitulam – é recebida pelas massas ditas “cristãs” como sendo um grande avivamento, uma expansão do cristianismo, uma ascensão da igreja. “A igreja está ganhando território, crescendo”, dizem eles.

“Ai de vós, quando todos vos louvarem! Porque assim procederam seus pais com os falsos profetas”. Talvez você nunca tenha lido essa advertência acima, pois, outra característica que assola a igreja brasileira hodierna é o abandono das Escrituras. Esse “ai” foi proferido por Cristo em Lucas 6.26. O que dizer diante disso? Ai de ti igreja brasileira, que tem sido louvada e elogiada por todos! Ai de ti igreja brasileira, que nega as verdades do Evangelho com o propósito de ser bem recebida e tratada. Ai de ti igreja brasileira, que vitupera o sacrifício de Cristo a fim de ser bem vista pela sociedade. Ai de ti igreja brasileira, que é dissimuladora das verdades cristãs. Até ao inferno serás abatida.

Vale perguntar: qual honra Cristo recebeu da sociedade judaica, de Herodes, de Pilatos, de Anás e Caifás? Quem o aplaudiu? Quem o tratou bem? Quem o elogiou? Quem o honrou? Quais foram os prêmios de “honra ao mérito”? Quantos discos de platina recebidos? Quantos discos de ouro ganhos? Quantos grammys? Na verdade, ele foi “desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso”. Cuspido, zombado, escarnecido, torturado, espancado, crucificado e morto.
Sob o prisma do Evangelho pregado por Jesus Cristo e todos os santos Apóstolos, podemos afirmar que alguma coisa – a bem da verdade, muita coisa, a maioria delas – está errada com o cristianismo que por aqui é propagado.
Por que razão a igreja brasileira não é perseguida? Por que ela é amada e tão bem recebida pela ala ímpia do país? Eis a razão: ela não incomoda e de protestante só há o nome. Ela não “quebra” o tráfico de drogas, ela não diminui a corrupção no meio da política, ela não diminui a comercialização de produtos piratas, ela não fecha os centros de umbanda, quimbanda e candomblé, ela não desmascara o curandeirismo antibíblico praticado no espiritismo, ela não faz com que padres abandonem o seu catolicismo – como acontecia com os sacerdotes das sinagogas judaicas no livro de Atos – e se convertam ao verdadeiro Evangelho, ela não consegue sobrepujar o islamismo crescente no Brasil, ela não afronta os que são pró-aborto, pró-legalização das drogas, pró-homossexualismo, ela não é sal, ela não é luz. Como disse Leonard Ravenhill, “se Jesus pregasse a mesma mensagem que alguns ministros pregam hoje, Ele nunca teria sido crucificado”. Ravenhill foi generoso ao dizer “alguns ministros”. Eu diria a maioria deles.

Quanto mais o verdadeiro Evangelho for pregado e vivido, quanto mais o Evangelho da Cruz obter êxito, quanto mais almas forem genuinamente salvas (e eu estou falando de pessoas arrependidas e convertidas, bem diferente das massas que incham as igrejas brasileiras, mas isso é outro assunto), quanto mais o Evangelho de Cristo influenciar no meio da sociedade, quanto mais impacto positivo ele causar, mais perseguições ele sofrerá, mais ele será odiado, maior será o número de hostes espirituais da maldade que irão se opor contra ele. Falando em exércitos da maldade, citando novamente Ravenhill, “é bem possível que satanás não tema grande parte das pregações de hoje”.
Espero que você reflita e consiga enxergar que definitivamente não há avivamento algum acontecendo na igreja brasileira, mas sim uma grande apostasia. Vou repetir: não existe avivamento acontecendo na igreja brasileira. Espero que você entenda que há uma cruz no Evangelho e que ela não está presente nisso que temos enxergado em nossos dias. Espero que você se indague por qual razão homens piedosos da igreja brasileira contemporânea (sim, eles ainda existem; não se curvaram diante de baal e não comeram da mesa de Jezabel) como Hernandes Dias Lopes, Paulo Junior, Ciro Zibordi, Renato Vargens, Russel Shedd, Augustus Nicodemus Lopes, Paulo Romeiro, entre poucos outros, não são convidados para expor o Evangelho na mídia brasileira. Espero que você procure conhecer como foi a vida, o proceder e o Evangelho pregado por Paulo de Tarso, Pedro, Estevão, Policarpo, Martinho Lutero, João Calvino, John Wesley, George Whitefield, David Livingstone, David Brainerd, D.L. Moody, John Knox, Jonatham Edwards, D.M. Lloyd Jones, Leonard Ravenhill, David Wilkerson, entre tantos outros, e veja os impactos causados por esses homens nas sociedades nas quais estavam inseridos. Depois disso compare o cristianismo desses santos homens de Deus com o cristianismo que é pregado e vivido pelos “santos homens de deus” da igreja brasileira moderna.

De fato estava certo Spurgeon ao dizer que chegaria um tempo na igreja em que, ao invés de pastores alimentando ovelhas, haveria palhaços entretendo bodes. Com certeza A.W Tozer acertou ao verberar que é muito difícil levar uma pessoa à igreja onde a única atração ali seja Deus.

Igreja brasileira, artistas góspeis, “levitas”, “pastores”, “bispos”, “apóstolos”, vocês dizem que são ricos e abastados e não precisam de coisa alguma, e nem sabem que são infelizes, sim, miseráveis, pobres, cegos e nus.

As referências bíblicas utilizadas foram extraídas da versão NTLH (Nova Tradução na Linguagem de Hoje) e ARA (Almeida Revista e Atualizada).

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# dez/16
· votar


Marco Andriotti

eu acho que se dar bem com as pessoas é ótimo cara, dentro dos termos corretos. Jesus sempre falava a verdade, e não alimentava egos mesquinhos.

Samá Samutte

Bons textos cara. Vou deixar anotado o nome desse livro. mas tipo assim cara, a questão é a falta de objetividade da coisa toda. para mim a forma de operação de Deus, como age o espírito santo, isso tudo é um mistério, e um dos maiores.
eu tenho a impressão que esse negócio vira um placebão, e que a pessoa fica atentando contra os próprios impulsos. acho que a questão é entender o princípio. a infidelidade por exemplo, é porque em escala coletiva, se todo mundo fosse infiel, seria um desastre, logo deve-se ser fiel. não quer dizer que você enquanto homem não vai sentir uma pequena faísca biológica em cupular com a mulher gostosa do seu amigo. apenas terá respeito e evitará tais pensamentos, assim distanciando-se dessa cobiça.

falando de forma naturalista, onde age Deus? nos neurônios? nos níveis hormonais? talvez a realidade seja emulada como um espécie de matrix e ele altera tal como quiser? talvez ele controle as coisas por meio de uma espécie de ação do caos gerando cálculos de variáveis em milhões de vezes anteriores ao evento, sendo a princípio deflagrado por um mero pensando induzido em alguém?

digo cara, eu não sei como funciona o mecanismo, não sei como age o espírito santo. eu não vejo com tanta evidência ou como se fosse tão fácil tal transformação em Cristão renascido como você diz. alias, não vejo ninguém que faça jus a tal descrição bíblica. mas creio que o espírito santo influência a forma como pensamos, só não sei se na magnitude que você está dizendo.

eu acho que estou sob ação direta do espírito santo cara, dentro da minha realidade. e você também. acho que as vezes as proporções que você quer fazer as coisas terem não é muito verosímil com a realidade. a bíblia até pode definir um padrão, mas entre ela definir esse padrão e você ver pessoas que conseguiram se adequar a ele... bem, se você já viu, ou considera que atingiu esse padrão, interessante, mas eu particularmente nunca vi, muito menos atingi, nesse nível que você diz.

mas novamente, gostei do texto, achei muito bom.

Marco Andriotti
Membro Novato
# dez/16
· votar


Wuju Wu Yi
eu acho que se dar bem com as pessoas é ótimo cara, dentro dos termos corretos. Jesus sempre falava a verdade, e não alimentava egos mesquinhos.

então acho que não entendi o sentido que vc disse o que disse, pq vc leu tudo o que eu escrevi?
principalmente sobre a parte da perseguição?

não sei como age o espírito santo
nenhum de nós terá como saber exatamente, mas nós podemos sentir a influência dele, sobremaneira se orarmos constantemente à Jeová

ele sempre ouve as orações sinceras, e se você pedir o espírito santo, constantemente, isso lhe será concedido (Mateus 7:7,8)

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# dez/16 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar


Marco Andriotti

brother, o que estou dizendo é que vejo Cristão mentindo pacas, quando estes eram pra ser os agentes da verdade (mesmo que doa) e algozes da mentira.

perseguição ao menos é a prova de que este não está escondendo nada.

e que por vezes ou se escolhe a verdade ou a prudência. constituindo um dilema.

Samá Samutte
Membro Novato
# dez/16 · Editado por: Samá Samutte
· votar


Wuju Wu Yi

A regeneração, o novo nascimento do qual estou falando se dá na vontade da pessoa. É uma obra sobrenatural operada pelo Espírito Santo na pessoa, é uma transformação, um novo nascimento. Não dá para explicar em termos naturais, é algo que está acima da compreensão humana.

Vou citar um exemplo para ficar mais fácil. Nicky Cruz era o líder da gangue dos mau-maus em Nova York. Ele era um assassino inescrupuloso, um facínora. Porém, um dia, ouvindo David Wilkerson pregar, esse homem caiu de joelhos, em prantos, se arrependendo de todos os seus crimes e entregando a sua vida a Cristo. De lá para cá ele se tornou outra pessoa, alguém que ama a Deus acima de todas as coisas, que ama o próximo, e que passou a propagar o Evangelho de Jesus Cristo. Como explicar isso? Não sei, é algo sobrenatural. Caso queira saber mais sobre esse exemplo, leia o livro A cruz e o punhal de David Wilkerson.

Quer um exemplo mais palpável? Pegue um alcoólatra. Use todos os argumentos possíveis para convencê-lo de abandonar a bebida. Diga para ele: "saia dessa vida, você está se destruindo", e ele continua no álcool; "pela sua carreira, você está acabando com ela; você era o melhor funcionário, olha a sua situação"; nada de mudança; "por Deus, largue a bebida pelos seus filhos, eles estão sofrendo, você está perdendo a sua família, saia antes que seja tarde demais"; e o coitado do bebum, por mais que se esforce, não consegue abandonar o alcoolismo. Agora, como explicar os vários e vários exemplos (e eu conheço muitos) de pessoas que estavam nessa situação descrita acima e, depois de ouvirem a pregação do Evangelho, simplesmente largaram a bebida e se tornaram novas criaturas? Não dá para explicar, é algo sobre-humano, é o novo nascimento que Cristo falou em João 3.

Ilustrando a regeneração.

O homem, sem Deus, é comparado a um porco. O porco vive na lama (pecado), ele gosta de estar ali, ela ama a lavagem (pecado), o chiqueiro (pecado). Você pode pegar esse porco, tira-lo do chiqueiro, dar um belo banho, colocar um lacinho rosa no pescoço dele e coloca-lo dentro da sua casa. Ele não permanecerá ali, ele correrá novamente para o chiqueiro. Por quê? Porque é da natureza do porco gostar da lama, do chiqueiro.

Agora imagine um gato. É um animal que vive se banhando, gosta de lugares limpos, você o banha e o coloca dentro de casa, em cima do sofá, e ali ele permanece. Por quê? Porque é da natureza do gato gostar de limpeza, gostar de se sentir limpo.

O que é necessário fazer para que esse porco não volte mais para a lama? Só há uma solução: trocar a natureza dele, colocando nele a natureza do gato. Essa é a única saída.

A regeneração faz isso, o Espírito Santo muda a natureza humana, de modo que a vontade da pessoa é afetada. Do que o homem carnal gosta? Pornografia, mulheres de biquíni, skol, buteco, adultério, mentira, etc. Quando a regeneração acontece, esse homem, que amava essas coisas que eu descrevi acima, passa então a odiá-las, a sentir nojo delas, ele não consegue mais frequentar os mesmos lugares, não consegue contar as mesmas piadas, nem usar o mesmo vocabulário, isso o incomoda. Por quê? Porque agora o Espirito Santo (veja bem: Espirito SANTO) passa a habitar nele. Esse homem então passa a amar a palavra de Deus, os mandamentos, ele agora ama a verdade acima de tudo, ele agora se porta com decência, não palavras torpes na sua boca, ele não cobiça mais a mulher do próximo, pois há Alguém dentro dele (o Espírito Santo) que o está guiando. Ele agora ama o próximo, faz o bem, etc.

É claro que uma hora ou outra o porco, com a sua nova natureza de gato, vai pisar em uma poça de lama (vai pecar). Mas o que ele vai fazer? Vai se deitar no chiqueiro e se esbaldar ali? Ele vai se lambrecar na lama e se satisfazer na lavagem novamente? Não! Ele vai correr dali e se limpar! Ele se sentirá sujo, impuro, sentirá nojo daquilo e correrá para se purificar. Ele não tem mais prazer no chiqueiro, o prazer dele agora é ficar limpo. É isso que acontece na vida do cristão regenerado.

Para finalizar, quero deixar claro que mesmo colocando a natureza do gato no porco, o porco ainda continuará com a sua velha natureza, agora enfraquecida. As duas conviverão juntas durante toda a vida e irá prevalecer a natureza que estiver mais forte. E o que o porco deve fazer para se manter limpo?

"Por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne. Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam." Gálatas 5:16-17

Existe uma luta no interior de todo cristão. É a luta da carne (velha natureza) contra o Espírito Santo (a nova natureza). Para o Espírito prevalecer o cristão deverá se dedicar às coisas do Espírito: leitura bíblica, oração, jejuns, cultos, boas obras, etc. Caso ele negligencie com as suas obrigações espirituais, sua carne se fortalecerá, e então ele cairá no pecado.

Enfim, é isso ai.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# dez/16
· votar


obrigado cara. eu acho interessante conversarmos em off.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico do impulso incontrolável de falar a verdade sempre.