Autor |
Mensagem |
Samá Samutte Membro Novato |
# set/15
Por que é preciso beijar?
Sei lá, estava pensando, parece que o beijo é a maior expressão de amor de um ser humano para com o seu semelhante. Por exemplo, todas as vezes que reencontro meu pai, não basta abraço-lo, preciso beija-lo. Até mesmo com meu gato, para demonstrar o carinho que tenho por ele eu o beijo -- quando ele está limpo, é claro.
Na Bíblia, nos primórdios da humanidade, parece que o beijo era a maior expressão de amor também:
"José beijou a todos os seus irmãos e chorou sobre eles; depois, seus irmãos falaram com ele." Gn 45.15
Paulo, em algumas de suas epístolas, ao finaliza-las, recomendava aos irmãos que se saudassem com "ósculo santo"; Pedro também (Rm 16.16; I Co 16.20; II Co 13.12; I Ts 5.26; I Pe 5.14).
Com essas passagens bíblicas fica claro que isso não é uma prática ocidental apenas.
Seria o beijo a maior expressão de amor?
|
sallqantay Veterano |
# set/15
· votar
parada simbólica. Não se coloca a boca em qualquer coisa (a não ser que vc seja um ímpio promíscuo foucaultiano, aí tu tá fudido)
|
FELIZ NATAL Veterano |
# set/15
· votar
Post para Judas Iscariotes
|
FELIZ NATAL Veterano |
# set/15
· votar
Cumprimento meu pai, meu irmão e meu enteado com beijo tbém.
Realmente um gesto afetivo de muito bom gosto e intenso, daí ter que ser seleto o rol de pessoas da qual dispomos este acto.
|
AtalaBukas Membro Novato |
# set/15
· votar
Samá Samutte Creio que se trata de uma questão cultural, uma espécia de pacto. Na Idade Média, isso era comum na relação de suserania e vassalagem, na hora de firmar esse compromisso. Esse trecho da Bíblia descreve exatamente esse tipo de prática, firmação de um pacto, saudação.
Se o beijo é a maior expressão de amor, pode ser possível que sim: o beijo na boca, comprovado cientificamente, testa a compatibilidade biológica entre dois parceiros.
|
FELIZ NATAL Veterano |
# set/15
· votar
o beijo na boca, comprovado cientificamente, testa a compatibilidade biológica entre dois parceiros.
não
|
sallqantay Veterano |
# set/15
· votar
comprovado cientificamente
isso é arte?
|
AtalaBukas Membro Novato |
# set/15
· votar
FELIZ NATAL Não pra você também.
|
brunohardrocker Veterano |
# set/15
· votar
Só cumprimento mulheres, com beijo.
Criação xucra.
|
daimon blackfire Membro Novato |
# set/15
· votar
Pra mim, um abraço é satisfatório em 90% das ocasiões.
|
Wuju Wu Yi Membro Novato |
# set/15
· votar
é, também só cumprimento mulheres com beijo.
|
pianoid Veterano |
# set/15
· votar
porque somos macacos e provar um semelhante é quase tão bom quanto comer
|
Lìív Veterano |
# set/15
· votar
Sei lá também, mas não gosto muito de beijar as pessoas. E só abraço pessoas com quem tenho alguma laço emocional.
|