Sobre a Simetria, linguisticamente falando

Autor Mensagem
Black Fire
Gato OT 2011
# abr/15


E aí, qual a conexão entre linguagem e realidade? Há línguas mais simétricas que as outras?

Divaguem.

sallqantay
Veterano
# abr/15
· votar


Black Fire
qual a conexão entre linguagem e realidade?

a subjetiva subjetividade humana subjetiva

Há línguas mais simétricas que as outras?

só conheço duas (inglês e português). Não vejo diferença nesse aspecto

One More Red Nightmare
Veterano
# abr/15
· votar


conexão entre linguagem e realidade

há quem diga que são a mesma coisa

sallqantay
Veterano
# abr/15
· votar


One More Red Nightmare
há quem diga que são a mesma coisa

físicos teóricos, maconheiros, astrólogos, usuários de crack...

st.efferding
Membro
# abr/15
· votar


A única realidade existente é a projeção pessoal nesta, realizada em instantes infinitesimais, cuja caracterização depende de um conjunto de variáveis, podendo aí estar inclusa a linguagem que você usa.

One More Red Nightmare
Veterano
# abr/15
· votar


kant abriu a caixa de pandora com essa putaria ai

st.efferding
Membro
# abr/15
· votar


clark kant s2

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# abr/15
· votar


O que é Simetria, linguisticamente falando?

Black Fire
Gato OT 2011
# abr/15
· votar


Thiago Livgren que toca mais ou menos
conexão entre linguagem e realidade

sallqantay
Veterano
# abr/15 · Editado por: sallqantay
· votar


One More Red Nightmare

kant separou física e metafísica com a razão subjetiva, criando a nova caixa de pandora que explodiu com o romantismo: o subjetivismo, tão bem definido pelo Zakk:

A única realidade existente é a projeção pessoal nesta, realizada em instantes infinitesimais, cuja caracterização depende de um conjunto de variáveis, podendo aí estar inclusa a linguagem que você usa.

resolver problemas é uma bomba: cada fragmento se torna um novo problema

/o\

Black Fire
Gato OT 2011
# abr/15
· votar


kant uma canção que libere azemoção pra dançar pra sonhar

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# abr/15
· votar


Black Fire
Valeu, eu acho.

sallqantay
Veterano
# abr/15 · Editado por: sallqantay
· votar


Black Fire

Na escola liberal, temos a teoria da tábula rasa (Locke), que repudia toda a natureza humana, se focando exclusivamente na cultura. Por se tratar de um postulado a priori, ele é aceito pois é o único que garante a plena liberdade individual.

A simetria seria fruto da cultura (linguagem sendo uma parte dela, junto com a moral, costumes, ritos, tradição e essa porra toda). Nesse sentido, a cultura seria uma total recriação da natureza (realidade), coisa que Freud também vai aceitar (muito embora com ressalvas quanto aos instintos/pulsões)

Kant também vai nessa linha, dizendo que vivemos na segunda natureza (a primeira natureza, ou natureza em si, seria inacessível para nós)

Tendo isso em vista, não faz sentido qualificar línguas entre simétricas ou não, pois todas elas fazem parte de uma ressignificação completa do mundo.

Rednef2
Veterano
# abr/15
· votar


Essa parada ai de linguagem e realidade, tem haver com aqueles lances de Analise do Discurso?

Viciado em Guarana
Veterano
# abr/15
· votar


conexão entre linguagem e realidade

Interação entre usuário e software?

Black Fire
Gato OT 2011
# abr/15
· votar


sallqantay
Não sei, acho que em potência todas as línguas são igualmente simétricas, pois você consegue verbalizar em inglês o que se verbaliza em português ou em latim. Mas, na prática, as línguas que tem uma cultura literária mais desenvolvida requerem menos esforço, porque já foram estendidas a limites mais longos, e não requerem que o falante crie por si mesmo uma forma de expressar aspectos da realidade que ainda não foram elaborados na língua dele. Ou não?

Black Fire
Gato OT 2011
# abr/15
· votar


http://en.wikipedia.org/wiki/Greek_words_for_love

sallqantay
Veterano
# abr/15
· votar


Black Fire

Isso mesmo, em potência sim, mas na prática não. Na medida em que diferentes culturas evoluem em diferentes locais, a simetria varia segundo diferentes critérios. Tem esse que você falou, mas existem muitos outros.

tipo aquele clássico exemplo dos esquimós qualificarem 50 tons de neve (ou senão iriam morrer congelados ao cruzar um rio de gelo fino)

brunohardrocker
Veterano
# abr/15
· votar


Acho que a linha é tênue, e há certa conexão. Se não há conexão, pode haver no mínimo uma escala. Mas é relativo.

AtalaBukas
Membro Novato
# abr/15
· votar


Black Fire
Acho que as línguas que mais representariam a "realidade", ao meu ponto de vista, são as línguas em que o ponto de referência principal não é o sujeito em primeira pessoa, como acontece no oriente. No latim e derivados, nas línguas anglo-saxãs, existe a figura do "outro" como algo distante, sendo a opinião do emissor configurando sua própria individualidade. Então, acabamos solidificando mais nosso ponto de vista e tendo mais dificuldade em entender a realidade objetiva, esbarrando sempre no entendimento do "eu', antes de entender qualquer coisa.

Black Fire
Gato OT 2011
# abr/15
· votar


AtalaBukas
Você sabe alguma língua, em específico, que apresente essa estrutura?

Black Fire
Gato OT 2011
# abr/15
· votar


Já ouvi falar que existem línguas que tem certas nuancias que são intraduzíveis. O Hossein Nasr até diz num livro que muito das concepções de São Tomás de Aquino derivam do fato de ele ter lido ibn Sina traduzido do árabe para o latim, o que teria tornado o filósofo mais legalista e feito perder parte da essência. Mas acho que pra saber isso só lendo ibn Sina no original e fazendo um tratado de filosofia comparada, o que tomaria uns 200 anos pra ficar pronto.

sallqantay
Veterano
# abr/15
· votar


Black Fire
intraduzíveis

A rigor todas são, sistemas culturais são compartimentos estanques. Mas a modernidade (expansão do ocidente judaico-cristão), cria uma certa homogeneidade cultural, que resolve parcialmente esse problema

Tu vai cair para o primeiro Wittgenstein, que colocava que os problemas filosóficos são linguísticos (posição que ele abandonou depois).

Headstock invertido
Veterano
# abr/15
· votar


Realidade é um todo que engloba a realidade física e a realidade metafísica. Qualquer coisa, após ser definida por linguagem, passa a existir.

sallqantay
Veterano
# abr/15
· votar


M!

One More Red Nightmare
Veterano
# abr/15
· votar


Realidade é um todo que engloba a realidade física e a realidade metafísica. Qualquer coisa, após ser definida por linguagem, passa a existir.


Então realidade é um termo vazio de significado e deve ser descartado

sallqantay
Veterano
# abr/15
· votar


One More Red Nightmare

Realidade é o que eu digo que é realidade. E você deve prostrar se frente a mim, juiz supremo da humanidade

chupa essa manga

Discípulo do fogo preto
Membro Novato
# set/18
· votar


Black Fire
O Hossein Nasr até diz num livro que muito das concepções de São Tomás de Aquino derivam do fato de ele ter lido ibn Sina traduzido do árabe para o latim
Em qual livro ele diz isso?

Black Fire
Gato OT 2011
# out/18
· votar


Discípulo do fogo preto
Eu não lembro se é no The Garden of the Truth ou no Islam: Religion, History and Civilization.

Discípulo do fogo preto
Membro Novato
# out/18
· votar


Anotado. Eu brinco com essa coisa de mestre, mas é verdade... Me interesso muito pelo que você aparenta conhecer.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre a Simetria, linguisticamente falando