Definição de Mentira & Lidando com erros do passado

    Autor Mensagem
    FELIZ NATAL
    Veterano
    # mar/15


    As mentiras não raro são necessárias para a manutenção das relações humanas e que são válidas a partir do princípio que nem toda verdade é boa, e que as vezes a ignorância é o melhor remédio frente a dor.

    A mentira é uma verdade que não aconteceu?

    Fingir que não aconteceu algo e negar o passado é a melhor solução frente a erros gravíssimos de conduta?


    Aguardo post com alta dosagem de sobriedade imbuída por parte da user faith_girl e do novatíssimo Wuju Wu Yi.

    Dissertem como OS TRÊS RATOS CEGOS

    sallqantay
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Mentir nao funciona e sempre volta a merda para você. Em casos extremos, omita.

    alexandrecoppo
    Veterano
    # mar/15 · Editado por: alexandrecoppo
    · votar


    Cedo ou tarde você vai tomar pela mentira, é melhor se f*der uma vez só pela verdade do que duas pela mentira.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Se você ficar por aí contando a verdade a torto e a direito ou omitindo as coisas de forma honrada, vai acabar que nem um maldito Stark.

    daimon blackfire
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    O que os ratos cegos tem com isso?

    LeandroP
    Moderador
    # mar/15
    · votar


    daimon blackfire

    Inspiração, pequeno gafanhoto.

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    Bom, primeiro obrigado pelo convite de postagem. Eu gosto de dissertar sobre esse tipo de assunto. Eu vou falar minha opinião por partes.

    As mentiras não raro são necessárias para a manutenção das relações humanas e que são válidas a partir do princípio que nem toda verdade é boa, e que as vezes a ignorância é o melhor remédio frente a dor.

    Bem, as mentiras são necessárias para a manutenção do relacionamento humano? É necessário hora ou outra contar pequenas mentirinhas em prol de evitar conflitos, confusões, e manter a boa imagem?

    Ao meu ver, a resposta é Não, e vou explicar porque.

    A grande pegadinha da história, é que muitas pessoas simplesmente supoem que apenas existe uma verdade.
    Por exemplo, quando uma criança de 4 anos faz um desenho e o mostra para o Pai, e o pai prontamente responde ( - Ficou lindo meu filho, estou orgulhoso de você), apesar de o desenho aparentemente ser um emaranhado de garranchos. O Pai está mentindo em prol de preservar os sentimentos do filho?

    Vejamos bem, o desenho pode ser apenas garranchos atrapalhados se comparados a uma pintura de Leonardo Da Vinci. Mas levando em consideração a idade do filho, o afeto do Pai por aquele filho, e o que representa aquele desenho para aquele Pai, o desenho torna-se lindo apenas pelo significado que carrega, e o Pai tem um honesto orgulho de seu filho, estando imerso em sentimentos.

    Logo, podemos concluir que o Pai não mentiu, apenas falou uma complexa verdade difícil de se compreender a princípio.

    Alguns pensam, que a verdade seria dizer ( - Meu filho, seus desenhos são horriveis, você precisa melhorar muito, isso está ridículo). Mas isto, não seria A verdade. Isto é na realidade, uma tremenda insensíbilidade, onde o Pai está escolhendo falar uma verdade cruel para seu filho, este que não tem a capacidade de assimilar as informações num nível racional o suficiente para exergar tal comentário de maneira construtiva e sem se deixar flagelar severamente a auto-estima.

    Mas nota-se, como eu disse agora a pouco, que as pessoas supoem, que a única verdade é o segundo caso, e classificam o primeiro caso como uma mentira necessária para o bom funcionamento da interação.

    Temos que ter consciência que temos uma enorme quantidade de verdades que podemos escolher dizer ou escrever, e que cabe a nós escolher-mos as mais sutís, as mais alegres, as mais tristes ou mais crueis e que nenhuma será mentira. Cabe a cada um a sensibilidade necessária para saber qual verdade utilizar nas interações e situações.

    No fundo, tudo resume-se a interpretação. Quem procurar por tristeza, infelicidade, tormento, e negatividade, vai encontrar todas as verdades necessárias para acreditar profundamente que o mundo, as pessoas, ou qualquer outra coisa, é exatamente assim.

    Da mesma maneira, que quem busca a felicidade, a alegria, a positividade e a tranquilidade, vai encontrar uma enxurrada de verdades necessárias para acreditar profundamente que o mundo, as pessoas, ou qualquer outra coisa, é exatamente dessa maneira.

    A mentira é uma verdade que não aconteceu?

    A mentira, do meu ponto de vista, é você dizer algo diferente do que objetivamente ocorreu no passado, ou que certamente vai ocorrer no futuro.

    Como assim?

    Se uma caneta caiu no chão, e você dizer que a caneta não caiu, você está claramente mentindo, não a discussões filosóficas convincentes para discutir sobre a queda da caneta.

    Da mesma forma que é mentira você dizer que fulano de tal é biologicamente imortal. Pois temos maneiras filosóficas, empíricas e científicas de concluir objetivamente que fulano de tal, vai morrer um dia.

    Onde quero chegar com isso?

    A mentira, não pode ser considerada verdade em nenhuma instância, a mentira, é algo raro, e que justamente por ser mentira, ou seja, não ter nenhum tipo de realidade envolvida em sua essencia, não é útil para ninguém, não pode ajudar ninguém, e vai trazer apenas desgraça e um fardo para o mentiroso e todos aqueles envolvidos.

    E mesmo que já tenha explicado, caso não tenha ficado claro, explicarei denovo. Quando digo mentira, não digo diferentes interpretações verdadeiras, como dizer que fulana está linda mesmo com um alface no dente. E sim ausência total de verdade, como dizer a sua companheira que não fez sexo com outra mulher, mesmo tendo feito.

    Esse é o tipo de mentira vilã da história toda. Esse é o tipo de mentira que colocara um eterno peso das costas do mentiroso, e uma eterna barreira de vidro grosso no relacionamento, sendo as únicas soluções, contar a verdade, ou conviver com esse fardo até ele ficar mais leve. Mas o fardo e a barreira sempre vão estar ali. Pode vir disfarçado de falta de respeito, pode vir desfarçado de falta de admiração, de falta de amor, mas tudo se deve a mentira inicial que foi proferida.

    Claro que fica evidente que o exemplo em questão trata-se de relacionamentos como namoro ou casamentos, mas apesar disso, tranpoe-se para qualquer situação séria da vida. A mentira, é sinônimo de desgraça. Ao meu ver. O mentiroso é pesado, preocupado, e não consegue sentir-se leve com a vida, pois a leveza, vem da verdade.

    Fingir que não aconteceu algo e negar o passado é a melhor solução frente a erros gravíssimos de conduta?


    Negar o passado creio nunca ser uma boa solução. O passado deve ser abraçado para poder ser estudado, e deste, ser tirado valiosas lições para no futuro evitar novos erros.

    Quando é um erro de proporções irremediáveis, como (não passei o tempo que gostaria com meu parente que se foi), (matei alguém), (Trai minha esposa[o], namorada[o]). Creio que a melhor solução é, em primeiro lugar, conseguir ter a capacidade de se perceber como um ser falho, imperfeito, que comete erros, que por mais que busque a perfeição, não vai atingi-la, e assim, conseguir se perdoar pelo erro cometido. E logo depois, buscar melhorar como pessoa, e equilibrar suas atitudes de forma a apaziguar a mente. No sentido de (Fiz coisa tal, mas hoje sou uma pessoa melhor).

    O auto perdão, é uma dádiva. Ser capaz de se perdoar pelos erros cometidos, é tremendamente saudável e necessário para viver sem remorsos ou angústias. Assim como a busca pela auto-melhora. Isto torna-te uma pessoa mais empenhada a viver a vida de forma produtiva envéz de se lamentar pela agua derramada que não volta pra torneira.

    Concluo de toda forma, que em varias instâncias da vida, a coisa mais importante vai ser a sensibilidade de interpretação que cada um tem do viver, e que assim, verdades tornam-se diversas e leves, e mentiras, pesadas e imas de desgraça e confusões.

    O importante é encontrar as verdades que aproximem a felicidade! Pois muitas vezes para encontrar as verdades da tristeza basta não pensar, ou pensar de maneira desfocada.

    ---------------------------------------------------------------------- -------------------------------

    Bom, talvez eu até tenha desvirtuado um pouco o assunto, mas foi mais ou menos o que penso sobre verdades e mentiras. Claro que tem N situações onde as aplicações das coisas mudam, mas não da pra se extender muito sem fazer um post deverasmente gigante.

    Não sei se consegui ser exatamente claro, até porque, sou bastante falho em muitos campos da vida. rs, e como Acho que deu pra notar, não acredito em verdades únicas quando se trata da vida ou de relacões sociais.

    Mas estou aberto para discutir novos raciocínios sobre o assunto.

    Tópico interessante. Espero ter feito uma contribuição útil!

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    E agora que notei, desculpe pelo Wall. Haha.

    Gostaria de dizer também que para mim que sigo o cristianismo, meus raciocínios normalmente me dão bastante base para acreditar na idéia de que Jesus Cristo é verdadeiro, pois tudo o que muitas vezes falhamente tento fazer ou pensar, é tentando me espelhar nele.

    E bem, também gostaria de dizer que tudo isso é apenas a minha opinião.

    FELIZ NATAL
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Wuju Wu Yi

    Logo, podemos concluir que o Pai não mentiu, apenas falou uma complexa verdade difícil de se compreender a princípio.

    Nunca havia visto este conceito de complexa verdade de difícil compreensão inicial, mas parece atraente e digna de estudo. Isso me trouxe a mente a bíblia, livro para alguns mítico, mas que creio q entraria neste conceito CVDCI ( Complexa Verdade de Difícil Compreensão Inicial )

    Gostaria de dizer também que para mim que sigo o cristianismo, meus raciocínios normalmente me dão bastante base para acreditar na idéia de que Jesus Cristo é verdadeiro, pois tudo o que muitas vezes falhamente tento fazer ou pensar, é tentando me espelhar nele.

    Jesus Cristo é a maior persona do mundo Ocidental, independente de religião. Líder, filósofo e exímio pensador, prova disso é a sua influência após quase 20 séculos depois de sua morte, na minha opinião muito confundido e distorcido como seus próprios apóstolos disseram que ocorreria, mas grande pensador independente de qqr coisa.

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    FELIZ NATAL
    O interessante meu camarada, é que por mais complexa que pareça a idéia, ela é simples. Basta ser positivo em relação a vida e as coisas. A biblia, como você falou, torna-se leve, a medida que vc começa a interpretar ela com positivas verdades. Torna-se mais clara.

    É engraçado as confusõe que se geram em decorrência de pessoas que agem de forma antagonista e negativa. Como quem (Tal música é ruim, porque é muito rápida e sem peso). Ai fulano outro de tal responde (Ué, mas eu acho a música boa, porque ela é rápida e leve). Nota-se que tudo é questão de pespectiva.
    Por isso eu subjetivo tanto a música por exemplo. E tudo aquilo que não se pode ter objetividade, que quando trata-se de idéias e conceitos filosóficos humanos, é praticamente tudo.

    E bem, gostei do termo CVDCI que vc criou. Hehehe.

    E com certeza, Jesus Cristo é a maior referência de atitudes que existiu na face da terra, único ser que viveu como humano, e foi perfeito, sem nenhm pecado. E nota-se que não significa ser apenas bonzinho, no Templo de Herodes onde estavam usando como mercado e atividades de ladrões, ele ficou irado e meteu bronca em geral. O que reforça a idéia de que quem se importa com as coisas certas não fica quietinho, e sim luta pela sua verdade. Já que nem Jesus se calou perante a injustiça.

    ROTTA
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    A mentira é uma verdade que não aconteceu?

    Não.

    Fingir que não aconteceu algo e negar o passado é a melhor solução frente a erros gravíssimos de conduta?

    Com certeza não.

    Abraços.

    faith_girl
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    ai que emossaum aheuhaueha

    As mentiras não raro são necessárias para a manutenção das relações humanas e que são válidas a partir do princípio que nem toda verdade é boa, e que as vezes a ignorância é o melhor remédio frente a dor.
    Olha eu tento não pensar muito nos motivos pelos quais os outros mentem, porque como diz a música do Cólera ''Cada um é um universo", foca em quem pode dar as respostas mais sinceras e sem embromação que é você mesmo.
    Temos antes de tudo saber o motivo pelo qual a mentira é contada, partir da raiz do problema (pq toda mentira tende a se tornar uma) tu conseguirá entender a necessidade da mesma, pode ser pra evitar um conflito, contar vantagem, agradar alguém e daí tu consegue começar a fazer um filtro 'o quão necessária se fez a mentira '.

    Essa questão da ignorância ser considerada um benção é até a verdade vir a tona pois a pessoa que não tem conhecimento é a real prejudicada pois o sentimento de traição é sempre latente.

    A mentira é uma verdade que não aconteceu?
    Nem sempre.

    Fingir que não aconteceu algo e negar o passado é a melhor solução frente a erros gravíssimos de conduta?
    Isso não seria uma mentira e sim um segredo, todos temos segredos e muitas vezes partilha-lo envolve expor parte do seu eu interior que a maioria não está preparada, só cabe a nós próprios nos julgar e não os outros.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Definição de Mentira & Lidando com erros do passado