Morreu João Ubaldo Ribeiro

    Autor Mensagem
    One More Red Nightmare
    Veterano
    # jul/14


    Naquela época, aos 21 anos o sujeito era mais velho do que é hoje. Vivia-se menos, e a gente amadurecia à força, antes do que ocorre atualmente. Era estudante de Direito e trabalhava no extinto Jornal da Bahia. Os suplementos literários eram muito badalados e cheguei a dirigir um deles. Mexia com isso e já era metido a literato. Comecei a publicar artigos e crônicas e tanta coisa que já me esqueci. Era intelectual de porta de livraria, juntamente com a turma daquele tempo.

    Morava em Salvador e lia, como leio até hoje, Shakespeare. Éramos fascinados pelos romancistas americanos: Hemingway, Faulkner, Scott Fitzgerald. E Sartre – quem não lesse era um ignorante (risos). Éramos todos de esquerda. Queríamos ser revolucionários e modificar a sociedade. Líamos muito os filósofos marxistas. Queríamos mudar o mundo para melhor e fazer a diferença com a nossa atividade.

    Eu me interessava por tudo. Colecionei protozoários, porque gostava de microscopia e biologia. Mas a minha coisa mesmo era escrever, embora só mais tarde eu tenha contemplado a ideia de viver de escrever, porque isso era considerado impossível. Não se pagava direito autoral no Brasil, a não ser em casos raríssimos.

    A gente nunca se acha velho, mas, de repente, nos surpreendemos velho mesmo. Não só porque o corpo não responde mais da forma que respondia aos estímulos ou à vontade do seu dono, como a pessoa desenvolve um certo fastio.

    Hoje, tenho poucas ilusões sobre a humanidade. Os avanços tecnológicos parecem ameaçar coisas que podem vir a não ser caras às pessoas no futuro, mas que hoje me são fundamentais, como a privacidade e a liberdade.

    As coisas que eu quero saber agora são as mesmas que todo mundo quer saber: quem sou eu, de que me trato, o que é isto aqui, para onde vamos, se é que vamos a algum lugar. Mas não sou mais movido a uma grande curiosidade (risos).


    http://cultura.estadao.com.br/noticias/literatura,joao-ubaldo-ribeiro- morre-aos-73-anos-no-rio,1530570

    sallqantay
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    eu me adimiro como um cara vive 73 anos entornando garrafas like a hurricane

    One More Red Nightmare
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    boemia é uma arte

    Simonhead
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Que ele descanse em paz!

    makumbator
    Moderador
    # jul/14
    · votar


    Gosto da obra do Ubaldo Ribeiro. Descanse em paz!


    sallqantay

    E o Keith Richards então? Esse sim é imortal! Hhashsa!

    sallqantay
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    "Corpo não responde mais da forma que respondia aos estímulos ou à vontade do seu dono, como a pessoa desenvolve um certo fastio."

    a pipa do vovô não sobe mais

    brunohardrocker
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    RIP

    Eu sempre fui fã de carteirinhas e tive toda a discografia, em vinil.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    interessante que hoje de manhã lembrei da mini série "O Sorriso do Lagarto" que assisti, nem sabia que era dele o livro, também nem sei por que lembrei
    então hoje a tarde vejo a noticia que ele faleceu
    agora estou tenso

    Thiago B.
    Membro
    # jul/14
    · votar


    fernando tecladista
    parecendo eu no dia da morte do chorão, passei a madrugada vendo uns vídeos dele no YouTube de umas tretas com o Marcelo Camelo e por ai vai.. quando cheguei do trabalho liguei a TV e uma das primeiras noticias do Bom dia Brasil era a morte dele.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Thiago B.
    refletindo achei a linha que cheguei até ele

    lia a notica alguns dias atras: está tendo não sei onde uma exposição do castelo ra-tim-bum >>> ra-tim-bum me fez lembrar de bambalalão que também passava na cultura >>>> no bambalalão tinha um personagem do " prof Poropopó" feito pelo ator Chiquinho Brandão >>>> este ator estava no elenco do sorriso do lagarto, faleceu no dia de estreia da minissérie

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Morreu João Ubaldo Ribeiro