Chegou a vez do Wikileaks Brasileiro

    Autor Mensagem
    Snakepit
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: Snakepit


    Claro que não tema nenhuma repercussão da midia desse assunto, e tmb não é tão divertido quanto falar mau dos americanos, mas ta aí, começou.

    Fazem alguns meses o Itamaraty esta sofrendo ataques de hackers.

    Foram hackeados documentos do Intradocs, espécie de intranet que reúne todas as comunicações diplomáticas, inclusive as reservadas. O Itamaraty diz que não houve violação do sistema em si, mas de conteúdo do Intradocs anexado a emails. Segundo a Folha apurou, vazaram, por exemplo, textos preparatórios da visita do vice-presidente americano, Joe Biden, ao Brasil durante a Copa do Mundo, além do resumo da participação brasileira numa cúpula de segurança nuclear, na Holanda, no último mês de março.

    Agora eles começaram a vazar os primeiros documentos da diplomacia internacional tupiniquim:

    Chavez usou Brasil para enviar forças armadas a Bolivia.

    Documento confidencial do Ministério da Defesa revela parte de uma história que o governo brasileiro acobertava desde 2007. Aviões da Força Aérea da Venezuela cruzaram os céus do Brasil transportando soldados e veículos militares para a Bolívia. Enviado pelo então presidente Hugo Chávez, o reforço venezuelano foi empregado na repressão a opositores do colega boliviano Evo Morales. Quando tomou conhecimento do que sucedia em seu espaço aéreo, o Brasil, à época sob Lula, agiu para abafar o caso.

    (...)

    A certa altura, informa o papelório confidencial, o general Augusto Heleno, na época comandante militar na Amazônia, indagou aos participantes da reunião se tinham conhecimento do vaivém de aviões Hercules C-130, que levavam soldados da Venezuela à Bolívia.

    “Há presença não apenas de venezuelanos na Bolívia, mas também de cubanos, com interesse operacional”, acrescentou o general Heleno. Presente à conversa na casa do embaixador brasileiro em Caracas, o tenente-brigadeiro Gilberto Burnier, declarou que a Venezuela fez 114 voos. Segundo ele, a carga era camuflada. Sua frase foi reproduzida no documento assim: “Informavam que transportavam veículos comerciais, porém foi visto que transportavam viaturas blindadas para transporte de pessoal (VBTP) e outras viaturas militares”.

    Quer dizer: o regime bolivariano de Chávez ludibriava deliberadamente as autoridades brasileiras. A despeito disso, o ministro Jobim não se deu por achado. Mais tarde, no encontro com os venezuelanos, Jobim sugeriu a criação de um corredor aéreo para “sacar da agenda esse problema.” Foi o primeiro passo para abafar um caso que, em condições normais, exigiria providências enérgicas do Brasil, cuja legislação proíbe o transporte aéreo de material bélico sem prévia autorização.

    O encaminhamento proposto por Jobim foi respaldado por Lula. Em agosto de 2008, o Diário Oficial publicou memorando prevendo que a Venezuela passaria a pedir autorização para cruzar o espaço aéreo brasileiro. Um mês depois, um confronto aberto entre as forças de Evo Morales e seus opositores resultou na morte de mais de 15 pessoas em Pando. Na época, os adversários do governo da Bolívia acusaram a presença de venezuelanos entre os agentes da repressão.


    R. Carvalho
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Queria ler algo relacionado as eleições cara. As futuras, ou passadas. Soltaram algo sobre?

    makumbator
    Moderador
    # jul/14
    · votar


    Snakepit
    Claro que não tema nenhuma repercussão da midia desse assunto

    Há sim. Todos os grandes jornais noticiaram e comentaram esses vazamentos quando ocorreram.

    Snakepit
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    makumbator
    Há sim. Todos os grandes jornais noticiaram e comentaram esses vazamentos quando ocorreram.

    Tanta coisa pra comentar e vc comenta sobre isso? hehehe

    Essa foi a primeira vez que eu tomei conhecimento do conteudo de algum desses documentos vazados, e achei sem querer, não tinha visto nada antes nem na TV nem nos principais portais.

    makumbator
    Moderador
    # jul/14
    · votar


    Snakepit
    Tanta coisa pra comentar e vc comenta sobre isso? hehehe

    Hashsah!

    Nem tem muito o que comentar. É material bem interessante, mas ao que parece pouca coisa tem valor "bombástico".

    Essa foi a primeira vez que eu tomei conhecimento do conteudo de algum desses documentos vazados, e achei sem querer, não tinha visto nada antes nem na TV nem nos principais portais.

    Isso saiu em jornal de verdade (Folha, O Globo, Estado de SP, etc...), com várias matérias e análises. Na TV então é que não vai sair nada desse tipo mesmo. Jornalismo de TV aberta é quase entretenimento.

    sallqantay
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Evo Morales
    Hugo Chávez
    Lula

    malditos jacobinistas. Morrão todos

    Snakepit
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Essa não veio dos documentos secretos revelados que mostram a relação entre a Venezuela e o Brasil, mas é tão fedorenta quanto:

    https://br.noticias.yahoo.com/blogs/claudio-tognolli/bomba-ministro-ve nezuelano-que-veio-ao-brasil-115049674.html

    Ministro venezuelano que veio ao Brasil armado treina exército cubano de 20 mil homens

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Chegou a vez do Wikileaks Brasileiro