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Snakepit Veterano |
# abr/14 · Editado por: Snakepit
E criar um padrão de ensino, pisos salariais eficazes, padrão nas edificações, etc.
Seria possível investir igualmente em educação nas diversas regiões do país, muito mais util e eficaz do que qualquer plano de "igualdade social" implantado pelo governo até hoje.
Concursos em nível federal para professores, planos para transferencia, etc.
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Snakepit Veterano |
# abr/14 · Editado por: Snakepit
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Poxa, coloquei um "as" a mais no titulo... algum moderador arruma aí por favor?
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Black Fire Gato OT 2011 |
# abr/14
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Lá vem as soluções mágicas pros problemas complexos.
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sallqantay Veterano |
# abr/14
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e o sistema de voucher? Te agrada?
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st.efferding Membro |
# abr/14
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Seria possível investir igualmente em educação nas diversas regiões do país, muito mais util e eficaz do que qualquer plano de "igualdade social" implantado pelo governo até hoje.
Porque diabos o governo brasileiro investiria em uma medida que incitaria mudanças diretas no rebanho que o mantém rico?
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brunohardrocker Veterano |
# abr/14
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O contrario, sou a favor da municipalização dos impostos.
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Snakepit Veterano |
# abr/14 · Editado por: Snakepit
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brunohardrocker O contrario, sou a favor da municipalização dos impostos.
Eu também. A concentração de $ em Brasilia é um dos maiores problemas do Brasil. Até pra arrumar uma calçada os prefeitos vão para Brasilia pedir esmola...
Mas no caso da educação é diferente pois é muito dificil, pra não dizer impossível, fazer com que todos municípios e estados invistam nisso, pois não há interesse.
Um exemplo é o Rio Grande do Sul, que apesar de ser um dos estados mais ricos até hoje não paga o piso nacional do professor, e é governado pelo PT: http://www.noarnoticias.com.br/informativos/ima_informativos/139056347 8_75.jpg
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brunohardrocker Veterano |
# abr/14
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Snakepit
Dias atrás li uma reportagem sobre um manifesto da união nacional dos municipios.
Aqui onde moro por exemplo, o municipio cumpre o papel da uniao e do estado em muitos pontos e ainda por cima não recebe os repasses adequadamente.
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Snakepit Veterano |
# abr/14
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sallqantay e o sistema de voucher? Te agrada?
Não conhecia, mas achei deveras interessante. Vou procurar mais pra saber.
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Snakepit Veterano |
# abr/14 · Editado por: Snakepit
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brunohardrocker Aqui onde moro por exemplo, o municipio cumpre o papel da uniao e do estado em muitos pontos e ainda por cima não recebe os repasses adequadamente.
Na verdade o pacto federativo no Brasil é uma piada, ninguém sabe o que é responsabilidade de quem. Simplesmente não funciona e a distribuição de impostos entre eles é injusta e precária. Na duvida, quando da problema dizem que a responsabilidade é do outro.
Também tem a (ir)responsabilidade fiscal de muitos estados e municípios, que acabaram criando dividas astronômicas com o Governo Federal. Esse, por sinal, não tem interesse nenhum que essas dividas sejam quitadas, e muitas delas, como a do RS, são impagáveis. Assim se cria uma política de "mendigagem" eterna, onde todo mes governadores e prefeitos fazem a peregrinação a Brasilia para mendigar esmolas para as mais diversas coisas. Quem não for da "panelinha" não ganha... uma mão lava a outra.
Concentração total de poder e $ em Brasilia, o sonho de todo presidente corrupto.
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Viciado em Guarana Veterano |
# abr/14
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federalizar as as escolas municipais e estaduais
Uma das piores ideias que já ouvi de um candidato no horário de propaganda eleitoral na tv. Centralizar o poder é uma ideia completamente terrível, tendo em vista a situação atual de interesse que o governo federal tem na educação.
Estudo em Instituto Federal, escola federal não é a maravilha que as propaganda dizem, sei que o sistema não funciona, e se vocês acham que é difícil argumentar com prefeitos e governadores, com Brasília é pior ainda. Aliás, os professores aqui vão entrar em greve no dia 29.
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Antoine Roquentin Membro |
# abr/14
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ideia ruim.
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megiddo Membro |
# abr/14
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Se centralizado já tá ruim, melhor é fazer um esforcinho pra piorar.
um padrão de ensino, pisos salariais eficazes, padrão nas edificações
Veja só as universidades e tire uma idéia do tal "padrão de ensino" que as instituições federais do Brasil costumam ter.
Snakepit Mas no caso da educação é diferente pois é muito dificil, pra não dizer impossível, fazer com que todos municípios e estados invistam nisso, pois não há interesse.
Não precisa ter interesse quando se tem Legislação Orçamentária obrigando que se faça justamente isso. O problema não é falta de recurso, nunca foi. O Brasil tem uma das piores relações entre imposto cobrado e retorno obtido em forma de serviços, e tem que ser muito ingênuo mesmo pra ainda achar que investimento, por essas bandas, tenha qualquer coisa a ver com a qualidade do serviço.
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Konrad Veterano |
# abr/14
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Federalizar?
Já não está ruim o suficiente?
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sallqantay Veterano |
# abr/14
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Snakepit
Se vc ver o valor por aluno pago pelo estado, e comparar com uma escola privada...
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Pedro_Borges Veterano |
# abr/14 · Editado por: Pedro_Borges
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Snakepit Poxa, coloquei um "as" a mais no titulo... algum moderador arruma aí por favor?
Pede também para corrigir "excessão", que tu errou também, meu brother. Claro, sei que foi erro de grafia.
Acho que o sistema tem que ser pelo menos controlado por agencias reguladoras federais, com atribuições de regulação diferentes do que hoje é exercddo pelo MEC. Agora deixar tudo por conta do orçamento e gestão federal, acho que seria temerário essa centralização, sobretudo pelos rumos ideológicos muitas das vezes impostos pelo poder central.
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amador_ssa Veterano |
# abr/14
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Não adianta simplesmente federalizar. A cultura da escola tem que ser toda mudada. Não apenas o lado docente, mas o discente também. Numa escola de baixo rendimento pode sair um aluno que correu atrás. Numa escola nos moldes federais seria bom, mas certamente a reprovação seria em massa. A grande maioria dos alunos (em geral, tanto de escolas públicas particulares) não querem nada. Um grupo menor ainda sobreviveria, se adaptaria, contudo menos de 10% quer alguma coisa e menos ainda estaria disposto a batalhar por tal coisa.
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amador_ssa Veterano |
# abr/14
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Conheço escolas municipais que dão de 10 a 0 em uma escola particular que estudei,por exemplo. Mas a maioria ta sucateada. Mas observemos que a quantidade na maioria das vezes é inimiga da qualidade. As Federais são em menor valor, o que da mais condições de investimento e acompanhamento. A partir do momento que essa enorme expansão ocorresse poderia melhorar também mas o controle seria fatalmente afetado.
O Policiamento por exemplo deveria ser "padrão". Era pra todos os policiais terem a mesma precisão de um atirador do BOPE (não to falando de snipers). Mas se o processo não fosse seletivo, diria até expulsivo, como teriam controle do aperfeiçoamento de muita gente? Eles fazem questão de manterem pequenas frações. Pequenos grupos estão associados a maior controle de qualidade. Escolas municipais e estaduais são grandes grupos. Se os IF's se tornarem grandes grupos, o País teria menos pessoas alfabetizadas, menos concluintes. Até que chegaria o momento que a "cultura" dos IF's deixaria de ser propagada, aliás, criariam IF's do 0, com cultura de escola municipal e estadual...
Enquanto roubar e matar continuar a gerar lucro e não ter punições justas, enquanto o aux. reclusão for maior que o salário mínimo, enquanto deputado e senador continuar a ganhar 20.000 em detrimento a população com 794, infelizmente o País continuará essa merd@.
Mas vlw a intenção, Snakepit
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Snakepit Veterano |
# abr/14
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amador_ssa Mas vlw a intenção, Snakepit
A intenção foi gerar a discussão, não esbravejar a minha verdade, até pq eu sequer tenho opinião formada sobre o assunto e em nenhum momento disse ser o dono da razão.
Pra falar a verdade, nem sabia que isso já tinha sido tema de candidatos politicos como citado aqui.
Achei o mais curioso e interessante o sistema de voucher, mas duvido que fosse funcionar no Brasil.
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Konrad Veterano |
# abr/14
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Snakepit
Então. A grande questão é que a educação já é "federalizada". O texto Constitucional de forma direta - por meio da observação de um critério que enseja direito subjetivo básico exigível - à educação fundamental gratuita - com a obrigatoriedade estatal de provê-la - e de forma indireta, quando o texto (art. 22, XXIV, CF/88) garante ao governo Federal a exclusividade para legislar sobre as diretrizes e bases da educação, o que pressupõe, logicamente a criação de um corpus legislativo e de órgãos normativos/de controle para a aplicação e deliberação infralegislativa sobre o assunto. Em resumo: a educação estadual e municipal só existe administrativamente, e mesmo assim tem escopo muito limitado por uma série de outras mazelas burocráticas brasileiras.
Eu acredito que exemplos de institutos federais que sejam de excelência não passam de ruído amostral, esperável num conjunto tão grande de dados. A regra é a mediocridade - e desconfio seriamente de que grande parte do problema educacional brasileiro está ligado a centralização dos projetos, a rigidez normativa e ao antagonismo legislativo - do que se depreende que a descentralização pode ser uma saída (ou a única saída).
E nem vou entrar no mérito das vinculações orçamentárias e os tortuosos caminhos das "verbas" do centro às "periferias" administrativas. Quem conhece e estuda o assunto sabe o pesadelo kafkiano existente.
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Konrad Veterano |
# abr/14
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Que fique claro, não acredito que a solução seja menos Estado. Acredito que a solução seja mais proximidade dos orgãos gestores, executores e legisladores.
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