Sobre a técnica (ou arte) de speed-reading.

    Autor Mensagem
    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # abr/14


    Influenciado por um post do megiddo, acabei vendo no amazon alguns guias tratando do assunto. Peguei um e li alguns capítulos e achei interessante.

    Alguém aí pratica?

    Um resumo do que vi até agora é que a técnica consiste basicamente em ler em grupos de palavras (ao invés de palavras isoladas) e não vocalizar (nem mentalmente) {bem difícil} .

    No livro que eu vi tem um teste em que o cara te manda ler um texto em voz alta e depois o mesmo texto dividido em grupos de 5 ou 7 palavras (como você deve se acostumar a fazer com treino), e cronometrar. Mesmos sendo um teste rústico e sem muito treino, deu uma grande diferença no meu caso.

    Dissertem.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Post pro santo.

    brunohardrocker
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Seria leitura dinamica?

    sallqantay
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    faço isso, vou pulando conforme vejo que já sei do que se trata. É mais por conceito, e depende muito do que estou procurando. Se o assunto for estranho para mim, esse processo é mais lento.

    Não vale para literatura, mas isso eu parei de ler e troquei por graphic novels

    O código escrito é muito repetitivo, quando eu editava/revisava textos o que mais fazia era cortar palavras, frases, até parágrafos inteiros.

    os editores são muito bonzinhos, deviam meter a tesoura no lero-lero com fúria. 90% dos livros que eu leio poderiam ter 100 páginas a menos sem nenhum problema.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    brunohardrocker

    Não sei.

    sallqantay
    vou pulando conforme vejo que já sei do que se trata

    Isso aí já é outra coisa.

    90% dos livros que eu leio poderiam ter 100 páginas a menos sem nenhum problema.


    Também acho.

    Simonhead
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Seria leitura dinâmica?

    2 - ??

    megiddo
    Membro
    # abr/14
    · votar


    eu uso quando o texto é puramente informativo ou em casos em que uma noção superficial do que se lê já é suficiente

    quando é exigido compreensão, speed reading não me serve.
    em literatura até funciona, mas compromete muito o prazer da leitura.

    I took a speed-reading course and read War and Peace in twenty minutes. It involves Russia. - Woody Allen

    cafe_com_leite
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Eu tenho um sério problema de concentração enquanto leio. As vezes eu me perco em um ciclo vicioso de pensar no que estou pensando, do qual tenho dificuldades de sair. Nisso eu acabo lendo um parágrafo inteiro e não sei do que se trata, ai tenho que reler tudo de novo, perco muito tempo com isso.

    FláviaTaline
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    quando é exigido compreensão, speed reading não me serve.
    Pois é, quando o texto tratar de algo mais complexo o negócio não deve funcionar.

    Não pratico e sou bem lenta lendo. Me distraio com facilidade, aí preciso ficar voltando no texto e por vezes pulo linhas. u.u

    não vocalizar (nem mentalmente) {bem difícil} .
    Difícil demais.

    brunohardrocker
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Não existe um aparelho também, para isso? Ou estou enganado.

    Mas já vi uma tecnica que se utiliza de uma regua, e vai passando pelas linhas num movimento constante e assim vc tem que acompanhar a leitura.

    Tmusic
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Eu faço tipo o sallqantay, dou aquela olhada rápida e, quando já compreendo os conceitos básicos de determinado assunto, pulo. Quando não, dou aquela fixada na mente.

    Mas eu gosto de ler compreendendo a base do assunto e depois ir raciocinando por mim mesmo, principalmente quando se trata de coisas que envolvem opinião e/ou pesquisa pessoal.

    Agora, speed-reading é bacana, mas quando é exigido compreensão, speed reading não me serve.

    guizimm
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    faço isso nos vestibulares, é impossível de ler a prova inteira

    som
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    RSVP

    http://en.wikipedia.org/wiki/Rapid_Serial_Visual_Presentation
    http://www.spreeder.com/app.php

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Sobre a técnica (ou arte) de speed-reading.