o tópico das distorções cognitivas

    Autor Mensagem
    brunohardrocker
    Veterano
    # nov/13


    Maneira de pensar tudo-ou-nada - Concepção, argumentação e julgamentos em termos absolutos, como "sempre", "todos", "nunca", e "não há alternativa". falso dilema.
    Generalização Excessiva - Extrapolamento de experiências limitadas e provas para generalizações excessivas, ocorrendo no processo cognitivo um distanciamento da realidade.
    Pensamento mágico - Expectativa de resultados determinados com base no desempenho de atos não relacionados ou pronunciamentos. Ver wishful thinking.
    Filtro Mental - Incapacidade de ver tanto os aspectos positivos quanto os negativos de uma experiência.
    Desqualificar o positivo - Desconsideração de experiências positivas por arbitrárias razões ad hoc.
    Tirar conclusões precipitadas - Chegar a conclusões (normalmente negativas) a partir de pouca (ou nenhuma) evidência. Dois subtipos específicos e comuns são também identificados:
    Leitura mental - Senso cabal de acesso às intenções ou pensamentos de outras pessoas.
    Leitura do futuro - Expectativas inflexíveis de como as coisas vão acontecer antes que elas aconteçam.
    Ampliação e minimização - Ampliação ou minimização de uma memória, ou qualquer outro fato, de forma que já não corresponde à realidade objetiva. Existe um subtipo de ampliação:
    Catastrofização - Incapacidade de prever outra coisa senão o pior resultado imaginável, porém improvável, ou considerando uma situação como insuportável ou impossível quando é apenas incômoda.
    Raciocínio emocional - Vivenciamento da realidade como um reflexo de emoções, por exemplo, "Eu sinto, portanto, deve ser verdade."
    Imperativo tem- Padrões de pensamento que implicam a forma como comportamentos e situações tem que ser, ao invés de considerar a situação como as coisas são, gerando insatisfação, preconceitos e distorções de julgamento. Ou também ter regras rígidas nas quais a pessoa acredita que "sempre se aplicam" não importando as circunstâncias.
    Personalização - Atribuição de responsabilidade pessoal (ou papel causal ou culpa) para os eventos sobre os quais uma pessoa não tem controle.


    Pensamentos que afetam as emoções.
    Dissertem.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Work in progress...

    AtalaBukas
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    Acho que isso é comum do ser humano. É importante ter consciência que a mente pode funcionar de maneiras diferentes. Se você pegar um grupo de adolescentes, vai perceber que a maior parte apresenta todas esses distorções. Tudo isso é passível de mudança.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Acho que isso

    Uma vez me disseram que acho não deve existir em vocabulário de adulto.

    AtalaBukas
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    Viciado em Guarana
    Se eu me designasse adulto, aí seria beleza!

    sallqantay
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Imperativo tem- Padrões de pensamento que implicam a forma como comportamentos e situações tem que ser, ao invés de considerar a situação como as coisas são, gerando insatisfação, preconceitos e distorções de julgamento. Ou também ter regras rígidas nas quais a pessoa acredita que "sempre se aplicam" não importando as circunstâncias.

    caga-regras FTW

    brunohardrocker
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    sallqantay

    Ontem discuti com uma amiga por ela insinuar que a namorada deum amigo seja sem sal, sem graça ou anti-social só por ser reservada e não "marcar presença" na turma por onde vai. As pessoas tem essas ideias...

    Thiago Livgren que toca mais ou menos
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    Filtro Mental
    Personalização
    Pensamento mágico
    Imperativo tem
    Tenho esses 4 tipos de pensamento. Os dois últimos são só de vez em quando, e eu to tentando parar com o pensamento mágico.

    sallqantay
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    brunohardrocker

    é que ela só deve andar no meio de attwhores, e toma isso como padrão de conduta

    brunohardrocker
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Thiago Livgren que toca mais ou menos

    Ninguém está livre de ter esses pensamentos, eles podem ser corriqueiros na vida de todas as pessoas. No entanto, se tornam prejudiciais na medida em que influenciam negativamente as emoções de uma pessoa.

    sallqantay

    Mania de achar que todo mundo tem que ser indiscreto e extrovertido para ser considerado gente.

    sallqantay
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    brunohardrocker

    tem até um manual:

    http://themetapicture.com/how-to-interact-with-the-introverted/

    brunohardrocker
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    sallqantay

    bem assim mesmo.

    Thiago Livgren que toca mais ou menos
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    sallqantay
    Esse lance da energia é verdade haha
    Eu fico com raiva quando eu to lá, curtindo um som e lendo a letra simultaneamente, e de repende aparece alguém querendo falar sobre algo que eu não tô nem aí no momento. AAFF.

    brunohardrocker
    Ninguém está livre de ter esses pensamentos, eles podem ser corriqueiros na vida de todas as pessoas. No entanto, se tornam prejudiciais na medida em que influenciam negativamente as emoções de uma pessoa.

    De vez em quando esses pensamentos me incomodam. Tanto que eu não consigo ter certeza de quase nada. Quando alguém me pergunta se eu vou em tal lugar tal dia, eu digo apenas que não sei (filtro mental).
    Acabei de notar que eu tenho esse tal de raciocínio emocional também.

    Mania de achar que todo mundo tem que ser indiscreto e extrovertido para ser considerado gente.
    Eu raramente falo essa palavra, mas essa frase merece:
    PUTZ!!!

    brunohardrocker
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Thiago Livgren que toca mais ou menos

    http://www.escolapsicologia.com/distorcoes-do-pensamento-saiba-porque- causam-problemas-e-como-as-mudar/

    Thiago Livgren que toca mais ou menos
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    brunohardrocker
    TKS.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a o tópico das distorções cognitivas