Macbook - problemas com compartibilidade de programas

    Autor Mensagem
    Desbravadorde...
    Membro
    # set/13


    Tenho um Macbook Air de 13” (i7, 8gb de ram, 256 ssd), mas estou tendo problemas com alguns programas que somente rodam em Windows.

    Inicialmente eu iria usar apenas o AutoCAD que tem para Mac, mas a versão para Windows é bem intuitiva ou eu que estava acostumado e etc.

    E também queria rodar Solidworks e alguns programas da elétrica (faço eng.elétrica), como Proteus e EWB.

    O mac tem a opção de rodar uma máquina virtual, ou simular um máquina virtual, não sei qual seria a melhor opção, eu queria usar estes programas sem sair da plataforma do mac...

    O que a galera que entende recomendaria para não perder muito desempenho?



    Agradeço desde já.

    Desbravadorde...
    Membro
    # set/13
    · votar


    Instalar Windows? O.o

    RafaelValeira
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Desbravadorde...
    O mac tem a opção de rodar uma máquina virtual, ou simular um máquina virtual, não sei qual seria a melhor opção, eu queria usar estes programas sem sair da plataforma do mac..

    O que a galera que entende recomendaria para não perder muito desempenho?

    Sim, iria, e muito. Pra programas de cálculo e coisas mais leves não teria problema, porém programas que têm de acessar placa de video, de som, ou outro hardware, esquece. Melhor, como já disse o cara de cima, instalar o Windows numa outra partição mesmo.

    makumbator
    Moderador
    # set/13
    · votar


    Desbravadorde...

    Se não quiser instalar o windows em uma partição separada, você pode testar o parallels, que é uma espécie de máquina virtual que roda ao fundo, mas se integra de maneira prática ao OS X.

    http://www.parallels.com/products/desktop/

    Experimente o demo de 14 dias.

    Aqui outra opção na mesma linha:

    http://www.vmware.com/br/products/fusion/

    Drowned Man
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Não tem um esquema chamado Bootcamp?

    makumbator
    Moderador
    # set/13
    · votar


    Drowned Man

    Tem também. É justamente uma opção de particionamento e instalação de outro SO no Mac.

    RafaelValeira
    porém programas que têm de acessar placa de video, de som, ou outro hardware, esquece.

    Não necessariamente. Claro que depende de cada caso, mas conheço gente que roda o Cubase 7 em máquina virtual dentro do Lion e Mountain Lion sem problemas. Tem alguns assim no fórum da Steinberg.

    O Cubase 6, 6.5 e 7 (principalmente esse último) rodam melhor no windows que no Mac, por isso alguns usuários do Mac o utilizam no Windows dentro da máquina virtual.

    RafaelValeira
    Veterano
    # set/13
    · votar


    makumbator
    Humm, não sabia disso! Talvez seja mais pra placa de video então (por ter um layer a mais entre o driver e o programa, como o DirectX e o OpenGL).

    Apesar de que, se não me engano, som tb passa pelo DirectX e pelo OpenAL.... então... é, sei lá! hahahahah
    Pena que isso não funciona pra jogos... Se funcionasse, teria um linux em casa com uma VM com Windows apenas!

    makumbator
    Moderador
    # set/13 · Editado por: makumbator
    · votar


    RafaelValeira
    Apesar de que, se não me engano, som tb passa pelo DirectX

    Mesmo se for driver ASIO rodando no windows da máquina virtual? Acho que nesse caso não haveria directX envolvido no áudio, não é?

    Mas também não faço ideia. Só sei que funciona até bem em determinados cenários mesmo com coisas pesadas.

    RafaelValeira
    Veterano
    # set/13
    · votar


    makumbator
    Hummm, é verdade. Com driver ASIO deve fazer uma chamada direta mesmo.

    DarkMakerX
    Veterano
    # set/13
    · votar


    O Bootcamp é um "wizard install" para dual boot, em outra partição mesmo.

    O bom é buscar programas similares, que devem existir.
    Se não agradar, dual boot mesmo.

    Desbravadorde...
    Membro
    # set/13
    · votar


    Galera

    Pelo o que eu entendi o melhor seria:
    - Usar Máquina Virtual para rodar programas leves.
    - Instalar windows para programas pesados.

    é isto?

    makumbator
    Moderador
    # set/13
    · votar


    Desbravadorde...

    Depende do caso. Acho o mais fácil primeiro testar com essas máquinas virtuais como Parallels (use a demo dela para experimentar). Se funcionar tudo perfeito não precisa de mais nada. Se não funcionar, ou ficar muito ruim de desempenho, aí vc instala um windows via bootcamp.

    A vantagem das máquinas virtuais é que não precisa ficar reiniciando para acessar o outro SO, e com o Parallels (por exemplo) a integração é bastante grande, quase como se os programas fossem nativos do OS X.

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # set/13
    · votar


    cara, creio eu que usar uma vm pra mexer com esses programas é suicidio
    tenta o vmware ou o oracle virtualbox, mas não sei, pela minha limitada experiencia com essa area, acho que eles não vão rodar lisinhos..

    Snakepit
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Não sei exatamente como instala, mas já usei o Windows 8 rodando com o Parallels e achei fantasico. Ambos rodavam juntos, ao mesmo tempo, e perfeitamente em um iMac 2010.

    Sobre o AutoCad, acho que vale a pena tentar aprender a usar, com paciencia vc aprende rapidinho. Mac é muito bom com esse tipo de software.

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Como já falaram acima, tenta rodar os programas que você precisa usando uma máquina virtual (VMWare, Parallels ou até VirtualBox). Se o desempenho ficar aceitável, ótimo.

    Se não der, você vai ter que criar uma partição para o Windows e fazer um dual boot.

    fgr
    Veterano
    # set/13 · Editado por: fgr
    · votar


    Eu sou contrário a qualquer gambiarra... e comprar um MAC pra funcionar com qualquer Windows Virtual é um absurdo. Alias, qualquer virtualização é só pra título de testes, jamais deve ser usado como solução final.

    Eu, no seu caso procuraria um simulador de eletrônica pra MAC, eu acho que o Proteus é bem melhor que o EWB e provavelmente se houver uma solução pra MAC, creio que seja inferior a esses. Sei que ferramentas 3D é um campo bem explorado no meio MAC mas o AutoCAD chega a decepcionar.

    No seu lugar, Eu já partiria pra reservar uma graninha e comprar um laptop pra instalar o Windows e deixaria o Mac só pra tarefas menos específicas!

    Desbravadorde...
    Membro
    # set/13
    · votar


    Obrigado pela dicas...

    Lendo o que a galera disse, e pesquisando, realmente acho que AutoCAD no VM iria ficar meio tenso, ainda mais por minha máquina não ter placa de video dedicada...
    Estou achando que a melhor opção, seria instalar windows pelo bootcamp e dividir meu SSD em dois de 128gb. Dai eu faria o login no windows para meu trabalho e usaria o mac para particular.

    Mas ainda eu vou pensar =[

    Snakepit
    Veterano
    # set/13 · Editado por: Snakepit
    · votar


    Desbravadorde...
    Poxa cara, aprende a usar o AutoCAD no Mac! Ele vai ser no minimo tão bom quando no W8. Provavelmente será melhor.

    Duas partições de 128GB vai ficar uma porcaria, é muito pequeno.

    Instala o Parallels e faz o teste. É muito bom.

    Desbravadorde...
    Membro
    # dez/13
    · votar


    Instala o Parallels e faz o teste. É muito bom.

    E aí õ/

    Como as aulas estão apertadas e eu estou usando AutoCAD noutro PC, mas queria usar no Macbook por mobilidade, aqui estou de novo.

    Se instalar Windows 7 por bootcamp e abrir ele, pelo Parallels, no Mac não vai ficar pesado demais? Usaria o AutoCAD 2013...

    A melhor opção seria instalar 64 Gb no Windows e deixar o Mac com 192 Gb?

    E se der problema, se desistalar o windows, volto a ter aquele espaço no mac?

    fgr
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Putz..
    só isso que me passa pela cabeça

    Desbravadorde...
    Membro
    # dez/13
    · votar


    fgr
    ???

    sallqantay
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Desbravadorde...

    ele quis dizer que é uma gambiarra deveras tosca

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Macbook - problemas com compartibilidade de programas