Tópico dos designers de plantão

Autor Mensagem
dibass
Veterano
# jul/13 · Editado por: dibass


Designer gráfico, web designer, designer de interiores, designer de sobrancelha, designer industrial, etc..

Vamos reunir aqui dicas, informações, ajuda, sugestões, opiniões, menos programas crackeados por que não pode :D

alguém mais aí trabalha com isso??

The Man Who Sold The World
Veterano
# jul/13
· votar


dibass
eu tabalho detalhando móveis numa firma de arquitetura, com autocad, serve?

sallqantay
Veterano
# jul/13
· votar


qual é a marca de echarpe favorita de vocês?

dibass
Veterano
# jul/13
· votar


sallqantay
louis vuitton

The Man Who Sold The World
eu tabalho detalhando móveis numa firma de arquitetura, com autocad, serve?

mas claro o/

Viciado em Guarana
Veterano
# jul/13
· votar


sallqantay
Ah não! Mas é o uó mesmo viu!
Nem venha com essas coisas cafonas por aqui não!

Drowned Man
Veterano
# jul/13
· votar


Motion designer, nome rebuscado para um editor de vídeo que anima as parada toda.

The Man Who Sold The World
Veterano
# jul/13
· votar


Drowned Man
daqueles filmes tipo "fuga das galinhas"? ou aqueles feito com lego que tem no youtube?
deve da um trabalho do cassete fazer um troço desses

renatocaster
Moderador
# jul/13
· votar


dibass

Designer gráfico

É nóis! o/

Na verdade eu não sou design formado. Sou "projetista de imagem" (a empresa me fez esse favor de dar essa nomenclatura que eu nunca vi em outro canto nenhum para o meu cargo). Antes eu era projetista mecânico (AutoCAD, Solidworks, etc.).

designer de interiores, designer de sobrancelha

hum.......

Drowned Man
Veterano
# jul/13
· votar


The Man Who Sold The World
daqueles filmes tipo "fuga das galinhas"? ou aqueles feito com lego que tem no youtube?
deve da um trabalho do cassete fazer um troço desses



Fuga das galinhas é feito com personagens moldados em massinhas, e os de Lego são "prontos", mas o princípio é o mesmo: Ajusta-se o personagem pra uma posição, tira foto, mexe um pouquinho, tira foto, mexe outro pouquinho, mais uma foto, ad infinitum. Isso é uma técnica chamada Stop Motion. Depois tem que juntar essas fotos todas pra fazer o filme (lembrando que cinema usa 24 quadros por segundo, normalmente, ou seja, são 24 fotos a cada segundo, imagina o tempo que demora pra fazer a animação nos personagens e pra juntar as fotos depois).

Motion Designer é o cara que normalmente anima fotos ou desenhos (ou texto), basicamente elementos que são imagens, de forma que se tenha a "ilusão" de movimento. Não consigo explicar de um jeito melhor hahaha. Acho que dá pra considerar o cara que juntou as imagens desses filmes/vídeos como motion designer até hahaha.

Olha a página da wikipedia, eles tem um exemplo bem tosquinho de graphic motion com texto, mas é nessas linhas aí. Pode procurar no Google, você vai achar uns exemplos mais elaborados (tem uns trecos muito loucos!), só não mando aqui porque tenho sites de vídeo bloqueados.

The Man Who Sold The World
Veterano
# jul/13
· votar


Drowned Man
entendi, puts não tem nada a ver com o filme, e parece ser bem legal fazer coisas no tipo, principalmente quando se trabalha com publicidade pq chama a atenção

Drowned Man
Veterano
# jul/13
· votar


The Man Who Sold The World

Ah sim, publicidade é um mercado prato cheio pra isso. Pensa nas propagandas das grandes redes de varejo: aquilo é graphic motion. O cara pega logo co Carrefour, Extra, etc, e anima, faz as fotos dos produtos entrarem animadas, textinho aparecendo de um ou outro jeito, etc, etc, etc.

Eu, pessoalmente, gosto muito de fazer isso (ainda que seja ruim). :D

brunowebguitar
Veterano
# jul/13
· votar


Drowned Man
Resumindo, você é o cara que mexe no Flash/ After Effects... hahahahahaha

Agora vou sair daqui, já que não sou designer. Meu negócio é código!!

sallqantay
Veterano
# jul/13
· votar


discutam sobre o legado da bauhaus e da utopia modernista de unir forma e função.

Will Bejar
Veterano
# jul/13
· votar


Drowned Man
(lembrando que cinema usa 24 quadros por segundo, normalmente, ou seja, são 24 fotos a cada segundo, imagina o tempo que demora pra fazer a animação nos personagens e pra juntar as fotos depois).
Aí faz um "aleluia" e manda o estagiário reorganizar na unha... heuheuheuhue

Drowned Man
Veterano
# jul/13
· votar


brunowebguitar
Resumindo, você é o cara que mexe no Flash/ After Effects... hahahahahaha

Agora vou sair daqui, já que não sou designer. Meu negócio é código!!


Flash: meh.

After Effects e Maya ftw.

Rob_Nicolau
Veterano
# jul/13
· votar


Aeee garelaaa .. tópico pra gente que enxerga o mundo com outros oléos.

quem mais olha pro céu e fala: Nossa, essa nuvem tá mal feita...
ou - Ei, esse gradiente do pôr-do-sol tá meio torto.. haha

e até olhar cardápios, outdoors, banners e automaticamente falar em voz alta o nome das fontes(types) usadas kkkk

Viciado em Guarana
Veterano
# jul/13
· votar


legado da bauhaus

Digno! É uma fonte muito importante.
Muito superior a Comic Sans.

Drowned Man
Veterano
# jul/13
· votar


dibass
programas crackeados por que não pode

Adobe Creative Cloud: Paga um mês, faz o que tem que fazer, e acabou.

Ou pirateia e usa infinitamente. =X

renatocaster
Moderador
# jul/13
· votar


E os padrões de cor para impressão? CMYK, RAL, PANTONE...alguém trampa com isso?

Aqui no trampo eu uso bastante RAL e PANTONE.

Jack Kerouac...
Veterano
# jul/13
· votar


Drowned Man

isso aí é legal.

dibass
Veterano
# jul/13
· votar


renatocaster
Aqui trabalho com CMYK nos padrões da PANTONE.
Na realidade, apesar de eu trabalhar profissionalmente com isso, ainda sou bem novo no negócio. Meus conhecimentos são limitados..

renatocaster
Moderador
# jul/13 · Editado por: renatocaster
· votar


dibass

Aqui trabalho com CMYK nos padrões da PANTONE.

Então vc converte os PANTONES em CMYK (ou vice-versa). Aqui também é basicamente isso, mas a máquina é quem faz a separação (HP 25500). Eu crio os arquivos em PANTONE e ela converte pra CMYK na hora da impressão.

Mas na serigrafia não, a gente trabalha com PANTONE ou RAL mesmo. Aí é um processo de mistura de tintas básicas para se chegar naquele PANTONE ou naquele RAL. Também envolve o uso do Datacolor, para garantir a acuracidade no padrão de cor exigido pelo cliente. O aparelho que temos aqui é similar a este:

http://industrial.datacolor.com/portfolio-view/datacolor-110r/

dibass
Veterano
# jul/13
· votar


renatocaster
Po, bacana! é uma gráfica?

renatocaster
Moderador
# jul/13
· votar


dibass

Hehehe. Não é gráfica não, mas temos equipamento suficiente para suprir uma gráfica de pequeno porte. Por incrível que pareça aqui na verdade é uma metalúrgica. É uma multinacional fabricante de bombas de combustível, a sede é no Texas-USA, e tem fábrica lá, aqui no Brasil, na China e na Suécia. Eu sou responsável pela identidade visual de todas as bombas, mercado doméstico e exportação.

Basicamente edito todos os layouts em Adobe Illustrator, e uso o Corel Draw para fazer uns trabalhos de vetorização na "munheca", pois para isso acho ele melhor que o Illustrator. Tipo para fazer as gambiarras, saca? auheuhauhe.

Fora isso uso o Photoshop (bem pouco) e o Adobe Acrobat para fechar alguns arquivos de pré-impressão.

Rob_Nicolau
Veterano
# jul/13
· votar


renatocaster
O pantone que eu uso é o TPX...

Softwares: Illustrator e Photoshop
Mesa: Wacom Intuos 4
Eu uso a Suíte CS6 no OS X Lion (Mac)

e, discordo de vc, o Corel não é melhor q o AI em nada!
(aguardo réplica) rsrs...

renatocaster
Moderador
# jul/13
· votar


Rob_Nicolau

Da cartela pantone eu só uso como referência a "Solid Coated".

e, discordo de vc, o Corel não é melhor q o AI em nada!
(aguardo réplica) rsrs...


O Illustrator é infinitamente melhor que o Corel, sem dúvidas. Mas vetorizar uma forma livre, "na mão", eu acho muito mais prático no Corel. Tipo pegar uma foto em baixa resolução, toda arrebentada, e vetorizar por cima, manualmente mesmo.

Nesse aspecto eu acho melhor no Corel, mas pode ser uma questão de costume. Deletar ponto, apagar ponto, converter reta em curva, converter curva em reta.

Não sei explicar, já que o AI tem as mesmas ferramentas, mas eu faço isso bem mais rápido no Corel. Tanto é que eu faço todos esses vetores no Corel, exporto um .AI e finalizo a arte no Illustrator, hehehe.

Outra coisa também é que o AI não tem ferramenta de cotas nativa. Tem que comprar um plugin separado, o CADTools. Já o Corel vem com a ferramenta de cotas nativa. Só que esse CADTools é muito mais completo e preciso do que a ferramenta de cotas do Corel. A "desvantagem" é que ele é pago, mas aqui na empresa eles compraram a licença.

Eu uso muito essas cotas, pois os gráficos que desenvolvo aqui na grande maioria tem um "aspecto" de desenho técnico.

Rob_Nicolau
Veterano
# jul/13
· votar


renatocaster
pode crer, vc acaba caindo numa área mais industrial do que artística e nesse ponto eu até concordo com vc sobre o uso do Corel.

Inclusive todos os arquivos em Ai, eu acabo exportando pra *.EPS justamente porque no geral se usa muito mais Cdr principalmente na saída de máquinas de impressão / corte / etc...

Mas pra mim não existe programa melhor que PHOTOSHOP no planeta terra. rs

dibass
Veterano
# jul/13
· votar


Rob_Nicolau
Mas pra mim não existe programa melhor que PHOTOSHOP no planeta terra. rs

é isso aí... Mas a praticidade do corel me faz passar muito mais tempo nele hehe

leo2505
Veterano
# jul/13
· votar


dibass
menos programas crackeados

#chatiado :(

Rob_Nicolau
Veterano
# jul/13
· votar


sallqantay
Bauhaus! Bem lembrado!

aliás, recomendo fortemente um documentário que se chama Objectified (2009). Tem legendado no youtube. Serve pra todo mundo que deseja saber um pouco mais sobre essa mística ligação entre Forma & Conteúdo.

Pra quem lida com fontes, recomendo também o livro "Esse é meu Tipo" (acabei de ler semana passada) que fala da história da tipografia desde Guttemberg até a explosão da Comic Sans, com direito a um capitulo só de análise sobre a tipografia dos album de bandas famosas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico dos designers de plantão