Eletricidade Estatica - Ajuda em Projetos para terça

    Autor Mensagem
    Tears Of Fire
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: Tears Of Fire


    Boa noite pessoar!!
    acho que quem é da Federal já deve estar sabendo disso...(principalmente se você for do IFRO-PVH) mas, dia 26 vai uma "feira de ciências" onde vão aparecer um pessoal importante... a minha professora de português nos apresentou um projeto, o projeto é bem interessante, mas não da para os 26 alunos da sala fazerem apenas ele... então, eu, já mudei o meu projeto... quero demonstrar projetos com eletricidade estática
    bem, já tenho cerca de 4 projetos para demonstrar nesta feirinha, um é o gerador de Vander Graff (me corrijam, por favor) (é aquela máuina com uma bola de metal onde, se você por as mãos nela, seus cabelos levantam!), um outro é garrafa de Leiden (pai dos Capacitores, um equipamento capaz amarzenar muitos volts!), um motor eletrostático (3 garrafas, 2 estatores e 1 que vai rodar com cerca de 5kV!) e um pendulo fantasma (básicamente, vai ser um circuito simples, mas o fio vai ser uma bolinha que manda a energia de uma lata para outra...)
    no caso, a professora quer que a gente apresente-os na próxima aula (acho que ela aceita só a teoria), para que ela possa corrigir certos erros que podem ocorrer...

    dei uma observada nesse pendulo e imaginei, se eu trocar as latas por plaquinhas de metal (ou grades metalicas) e o pendulo ser uma "lámina" eletrizada, eu teria um auto falante eletrostático?

    se vocês tiverem mais idéias sobre o assunto, podem coloca-las aqui!! ficarei muito grato, principalmente se elas forem quase de graça! huahahah

    Les Guitar
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Tem a Máquina de Wimshurst, que é um gerador eletrostático.

    Tears Of Fire
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    uhm.. vou dar uma olhada...
    será que é mais difícil de montar que o Gerador do Graff?

    Les Guitar
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Tears Of Fire
    Pra montar essa aí é difícil, creio. Não dá pra pegar um pronto?

    Tears Of Fire
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Les Guitar
    se tiver falando do Gerador de Van De Graff, sim... deste outro, não :(
    se bem que hoje eles até podem ter algo....

    Les Guitar
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Tears Of Fire
    Não, tô falando da Máquina de Winshurst.

    Tears Of Fire
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Les Guitar
    to dando uma pesquizada aqui... parece que se ela for aparecer nessa feira (por mim) só vai ser teoricamente...
    mas quem sabe, achei uns modelos bem simples do Gerador de Van de Graaff... talvez tenha algo dele...

    Tears Of Fire
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    http://www.feiradeciencias.com.br/sala11/11_48.asp
    galera, quero montar um treco desses... será que vai?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Eletricidade Estatica - Ajuda em Projetos para terça