Autor |
Mensagem |
sallqantay Veterano |
# mar/13
poder local > estado central
Não estamos diante de uma crise do capital, mas da crise do estado. Esvaziem o leviatã não violentamente, svp
|
sallqantay Veterano |
# mar/13
· votar
O capitalismo surge do excedente do sistema feudal que era trocado nos burgos (a forma-mercadoria era incipiente, a maioria da produção era de subsistência).
O estado moderno nasce no momento da criação dos mercados nacionais, como uma negação da forma-mercadoria (colocando em pauta os direitos coletivos, unificando o sistema de pesos e medidas, criando condições institucionais e fazendo tudo aquilo que não é lucrativo para a iniciativa privada -- infraestrutura, por exemplo).
O estado aumenta na medida em que as demandas coletivas crescem e os aportes em infraestrutura se tornam cada vez mais complexos, até chegar ao patamar de ser a maior força do PIB de vários países. Isso se deu no estágio keynesiano pela social-democracia.
Com isso o estado ameaça negar aquilo que deu a sua origem: a forma-mercadoria (baseada nos direitos individuais, propriedade privada e livre iniciativa).
O estado emana da generalização da forma-mercadoria (marx) ou é uma imanência própria de natureza violenta e imperialista (hobbes)? É bom ressaltar que esse imperialismo se dá para manter e expandir fronteiras pela guerra, assim como governar os cidadães cada vez mais (nesse sentido as reformas da social-democracia seriam somente o espelho interno do aparelho de guerra montado para manter o poder do lado de fora).
Segundo as leis da lógica dialética, uma negação da negação indetermina o sistema (ao contrário da lógica formal, onde seria uma afirmação). Se estamos diante de uma indeterminação, é perfeitamente possível o retorno a uma nova forma de feudalismo, com a ruína do estado central e a emergência de um sistema descentralizado.
|
john s mill Membro |
# mar/13
· votar
poder local > estado central
\o
|
CindyFerrari Veterano |
# mar/13
· votar
hoje, especificamente, eu gostaria da permissão para açoitar alguém.
|
O sacerdote dos templos de Syrinx Veterano |
# mar/13
· votar
Escravos de termos, tsc.
|
sallqantay Veterano |
# mar/13
· votar
CindyFerrari
eu deixo: vem ni mim
|
CindyFerrari Veterano |
# mar/13
· votar
sallqantay ounti *-*
vou preparar meu chicote
|
Felippe Rosa Veterano |
# mar/13
· votar
sallqantay Torço pra que isso aconteça, desde que o Clero não domine a sociedade novamente. Se o sistema feudal ocorrer de novo, será a melhor fase do planeta em termos de modo de produção.
|
albertpike Membro |
# mar/13
· votar
Deixa a igreja assumir para limpar o mundo dessa raça imunda.
|
One More Red Nightmare Veterano |
# mar/13
· votar
sallqantay ja leu Norbert elias? processor civilizar volume I e II.
trata do mesmo assunto de uma perspectiva, pensando numa pirâmide, bastante telúrica: pela transição do costume.
É uma guinada de perspectiva boa, da até barato sipa
|
sallqantay Veterano |
# mar/13
· votar
One More Red Nightmare
nunca li, pode ser
|
brunohardrocker Veterano |
# mar/13
· votar
capitanias hereditárias >>