Ajuda com PC - psu ou CPU fraca?

    Autor Mensagem
    janick
    Veterano
    # fev/13


    E ai galera, blz? Eu tenho aqui um FX6100 da AMD, uma Radeon HD6770, 8gb de ram DDR3 e uma fonte Thermaltake de 500w. Eu senti que quando eu forço a CPU com um overclock (saindo de 3.3GHZ para 4.2 ou 4.5 por exemplo), ao invés da performance melhorar, me parece que ela começava a dar uns drops aleatórios de framerate, como se a CPU tivesse peidando. A placa de vídeo eu sei que não é, porque em sistemas com melhores fontes e processadores, ela se dava melhor. Mas estou pensando aqui... será que seria melhor dar um upgrade na fonte ou no processador? essa parada de dar overclock e ao invés de melhorar a performance, piorar, me fez pensar que fosse a fonte mesmo, que não tava dando conta do sistema.

    O que vocês acham que vale a pena fazer?

    Abçs

    janick
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    O tipo de memória pode influenciar também? Trocar essas rams ai por DDR5 vai fazer alguma diferença?
    Ou seria CPU e PSU mesmo?

    brunowebguitar
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    janick
    Isso acontece porque você está passando do limite de overclock. Quando você sobe muito o valor da frequência dele, ele começa a aquecer demais, e acaba perdendo potência. Você já deve ter visto os testes de overclock extremo, onde os caras chegam a mais de 7ghz, mas eles usam nitrogênio liquido pra refrigerar o cpu. Com o cooler normal do pc é loucura fazer isso!!
    Enfim, o maior problema é a refrigeração!!

    janick
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    brunowebguitar
    Hm!
    Po cara, que engraçado isso. Eu tirei o clock e botei o PC pra rodar stock, e ficou melhor hahahah
    Quer dizer que talvez um gabinete melhor com mais coolers e uma sala com ar-condicionado ajudem nesse caso? E a PSU, faz diferença na performance?

    brunowebguitar
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    janick
    Outra coisa, não existem ram ddr5 ainda!!! Ainda nem chegou o padrão ddr4, o 3 é o melhor que tem no momento!! Você deve estar confundindo com GDDR5, que é memória de video...

    brunowebguitar
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    janick
    Com a frequência stock ele roda de boa. Se você subir de 3.3 pra 3.7 ou 3.8, vai ver melhora de performance, mais do que isso vai começar a travar...
    Não vai adiantar muito um gabinete com mais coolers, muito menos uma sala com ar condicionado. Tem que ser direto no cpu. Um sistema de watercooler só pro processador já é o suficiente, vai resfriar legal e te permitir subir um pouco mais esse clock!!

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    janick
    Watercooler nele cara!
    Essa linha FX da AMD esquenta um bocado.

    janick
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Viciado em Guarana
    brunowebguitar
    Hm!
    Massa :)
    Tem que ter um gabinete específico pra isso?
    http://lista.mercadolivre.com.br/water-cooler

    Desses aqui, qual o melhor?

    brunowebguitar
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    janick
    Não necessariamente. Tem gabinetes que já vem com espaço pro radiador e pro reservatório, mas você pode adaptar no seu sem problemas!!!
    Esses da Corsair são bem legais, mas nada que se compare a um sistema montado.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    janick
    Se o seu gabinete for grandão um H100 vai ficar bem legal, senão um H70 já da conta do recado tranquilo pra fazer um over legal.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda com PC - psu ou CPU fraca?