Primeiro presídio privado do país! Sabe quanto custa manter um presidiário?

    Autor Mensagem
    alexdiffer
    Veterano
    # jan/13


    Trezentos presos serão remanejados em janeiro para o novo complexo penitenciário, em Ribeirão das Neves, na Grande BH, o primeiro do país a ser construído por meio de uma Parceria Público Privada (PPP). A partir desta sexta-feira (18), começarão os remanejamentos. Serão 100 presos a cada semana, nas três primeiras semanas, segundo a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). Os detentos serão transferidos outros presídios de Minas Gerais e "estrearão" apenas uma unidade, por enquanto. Ao todo são cinco. As outras quatro unidades serão abertas ao longo de 2013.

    O investimento feito na construção foi de R$ 280 milhões, mas o governo do Estado só passará a desembolsar dinheiro para o complexo quando os detentos já estiverem no local. O contrato foi firmado em 2009 entre o governo de Minas e o consórcio nacional denominado Gestores Prisionais Associados (GPA). Nesta quinta-feira (17) foi realizada uma visita guiada com os jornalistas para apresentar o novo complexo penitenciário.

    O complexo – que terá cinco unidades para abrigar 3.040 vagas - traz uma várias novidades em relação ao modelo tradicionalmente adotado no resto do Brasil. Por exemplo, o gestor privado será obrigado a cumprir 380 indicadores de desempenho definidos pelo governo do Estado. Isso fará com que os detentos passem por, pelo menos, uma consulta médica e odontológica a cada dois meses e uma psicológica por mês.

    Todos os presos terão que trabalhar seis horas por dia e estudar quatro horas diariamente, segundo a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). A intenção do governo seria promover a inserção de presos em postos de trabalho, com a oferta de cursos profissionalizantes. Caso o gestor privado não cumpra as obrigações previstas nos 380 termos, será multado pelo governo do Estado – por meio de um desconto no pagamento mensal.

    Será ainda responsabilidade do gestor privado: contar com tecnologias para monitoramento de presos e metas para impedimento de fugas e outros eventos graves, com desconto do repasse feito pelo Estado ao parceiro privado.

    No modelo da PPP prisional, todo o serviço prestado à população presa, como assistência médica, odontológica, jurídica, segurança interna, alimentação e uniformes fica a cargo do parceiro privado. O Estado, por sua vez, é responsável pela fiscalização desses serviços, além da segurança de muralha e externa ao Complexo. Uma empresa terceirizada de autoria fará a inspeção periódica no novo complexo para verificar se as exigências previstas no contrato estão sendo cumpridas, caso haja desacordo, o governo do Estado poderá descontar do valor pago mensalmente por vaga ocupada/dia.




    Muito bom eu vi a reportagem na Tv, e disseram que cada detento custará por volta de R$2100,00 mensais...rs dinheiro que sai do meu bolso e do seu que toma chuva, que pega condução lotada, que quando perde o emprego toma a maior canseira na fila do FGTS e do Seguro Desemprego.

    Pelo que parece empresários agora irão lucrar até com cadeia, muito inteligente a idéia, é bem moderna a cadeia, celas automatizadas, salas de aula e ambulatório, eu apoio, mas como o governo ja anunciou, se tiver rebelião ira ser suspenso o pagamento do mês....eu aposto que todo mês vai ter uma rebeliãozinha....vai todo mês é exagero mas pelo menos umas 6 por ano, enquanto em uma cadeia comum igual as que já existem o custo por presidiário sai por R$2000,00,....agradeco se mais empresários tomarem essa iniciativa e lascar de abrir cadeia....se bem que nao adianta ter cadeia se os presos nao ficam presos neh rs...mas enfim espero que tenham bastante presidios, leis mais duras e cadeia pra quem merece.

    GuitarristaGuitarreiro
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: GuitarristaGuitarreiro
    · votar


    Ninguem vai pagar pra ser preso , se for assim prefiro pagar fiança e ficar em liberdade .
    Só vai usar isso quem tiver uma pena muito grande e tiver muito dinheiro , oque é improvável , por que se o individuo roubou , é por que algo falta .

    alexdiffer
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    GuitarristaGuitarreiro

    Acho que você não entendeu...os presidiários não vão ter que pagar nada....o governo que vai financiar...

    brunohardrocker
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Já que é uma coisa que anda em falta no Brasil, deve ser um ótimo negócio.

    GuitarristaGuitarreiro
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    alexdiffer
    áh , agora que eu li eu entendi direitinho .

    ''Todos os presos terão que trabalhar seis horas por dia e estudar quatro horas diariamente''

    Nem a pau que eu vou pra esse inferno u.u

    alexdiffer
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Nem a pau que eu vou pra esse inferno u.u


    kkk nem eu obrigado rs

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    e disseram que cada detento custará por volta de R$2100,00 mensais...rs dinheiro que sai do meu bolso e do seu

    se esse treco funcionar pra valer, no final das contas deve ficar mais barato do que o sistema atual

    Rafa-Ban
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Dá pra fazer um monte de piadinhas com os curintia com isso hahaha

    eumesmah
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: eumesmah
    · votar


    Minha monografia foi sobre isso.

    A APAC funciona. Eu visitei uma sede...e as PPP's são uma solução.
    Eu não vou discorrer aqui pq eu vou ser um tanto quanto prolixa e vou arrumar confusão pq a minha opinião é polemica.

    Se vc colega que criou o topico quiser que eu envie pra vc me deixa o seu e-mail.

    Rafa-Ban
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    eumesmah
    poxa... Eu queria saber sua opinião :/

    eumesmah
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: eumesmah
    · votar


    Rafa-ban

    Pra vc ter uma ideia...na APAC de Itaúna o índice de recuperação beira um percentual de 92% do total de detentos. Isso significa um índice de 8% de reincidência criminal.

    Enquanto no sistema convencional o índice de reincidência é de 75% para mais dependendo do Estado da federação saca?

    As PPP's por um lado são uma "terceirização" das responsabilidades do Estado, pq ta lá na LEP (Lei de Execução Penal) que o Estado tem a obrigação de garantir a recuperação e reintegração do "condenado" a sociedade. Eu não vejo toda privatização/terceirização com bons olhos mas essa deu mto certo.

    Da uma olhada no site da APAC de Itaúna: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&ved= 0CDQQFjAB&url=http%3A%2F%2Fwww.apacitauna.com.br%2F&ei=dMb4UKDIOZDa9AT ZlIGQDQ&usg=AFQjCNEouk9o_gvxpz1ffkav-e_qNkcUQQ&bvm=bv.41248874,d.eWU

    E tire suas próprias conclusões.

    Rafa-Ban
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    eumesmah

    Farei isso. Obrigado :)

    LeandroP
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    Se eu sou obrigado a trabalhar pra comer, por que o preso não pode fazer o mesmo? Ele só está preso, mas deveria ser a mesma coisa. E digo mais, quem sabe até sair da cadeia regenerado e com "algum aqüé no bolso".

    Sou a favor, porém faço uma ressalva. Não vale prender ladrão de galinha só pra angariar mão-de-obra barata, se é que estou sendo claro.

    Simonhead
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    brunohardrocker
    ... deve ser um ótimo negócio.

    Vamos esperar para ver possíveis resultados.

    Mensonstratosx
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Não vale prender ladrão de galinha só pra angariar mão-de-obra barata, se é que estou sendo claro.

    me corrija se estiver errado, não vale prender ladrão de manteiga pra trabalhar nesse sistema correto?


    quanto as PPP's, acho corretíssimo esse estilo de regime, apesar de ser dever do estado, mas poderá ser q um dia acabe com a fama de uma vez ladrão, sempre ladrão...

    DarkMakerX
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    À primeira vista, dá um sentimento de revolta pelo alto custo.
    Mas talvez seja uma boa solução a longo prazo (olhando os índices que a eumesmah colocou).

    sallqantay
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    eumesmah
    vou ser um tanto quanto prolixa e vou arrumar confusão pq a minha opinião é polemica

    manda ver mina, apavora esses datenistas /o/

    amador_ssa
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Eu soube dessa noticia desde o inicio da semana e não entendi porque so ontem vi na TV...

    Sou contra o Estado se esquivar da sua responsabilidade, transferindo a terceiros mas, se deu certo, vamu ver o que é que dar, talez num futuro os funcionarios dessa "Empresa Presidio" recebam ate uma PL kkkkkkk

    O sacerdote dos templos de Syrinx
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Olha só, esta merda de país deu um passo.

    alexdiffer
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    eumesmah
    Mandei meu email nos seus recados para que você me envie suas considerações.


    Na minha opinião o governo não está deixando de arcar com suas responsabilidades, mas sim dando oportunidade ao setor privado de criar sistemas carcerários de alta tecnologia, com maior segurança, afinal os custos por cabeça não serão tão diferentes do sistema atual para o privado.

    Eu apoio a construção de mais unidades.

    DrZaius
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    alexdiffer
    uma consulta médica e odontológica a cada dois meses e uma psicológica por mês.

    Melhor assistidos que 99% da população não bandida.

    eumesmah
    APAC

    Que é isso?

    alexdiffer
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    DrZaius

    A atenção básica em saúde em nosso país é decadente, falta material, falta também boa vontade dos colaboradores em atender, mas acho que isso renderia um outro bom tópico para ser discutido sobre as políticas de saúde em nosso país.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Primeiro presídio privado do país! Sabe quanto custa manter um presidiário?