Exercícios aeróbicos ajudam na cognição

    Autor Mensagem
    Cavaleiro
    Veterano
    # jan/13


    Um estudo realizado pela Universidade de Gotemburgo, na Suécia, comprova que pessoas que praticam exercícios físicos aeróbicos possuem uma melhor cognição, ou seja, nos desportistas a capacidade de o cérebro processar informações e cruzá-las, dando respostas a um estímulo são mais rápidas.

    O estudo elaborado com mais de um milhão de homens, jovens, na faixa etária entre 15 e 18 anos, com bom condicionamento físico, avaliado e aferido por testes ergométricos, verificou que aqueles que apresentavam melhores condições também se saíram melhor em testes de QI, especialmente nas áreas de compreensão verbal e pensamento lógico. Para excluírem variáveis que pudessem influenciar os resultados, os pesquisadores consideraram o nível educacional dos pais e avaliaram as relações entre irmãos (gêmeos ou não).

    O neurologista Li Li Min, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), explica que pesquisas com animais já apontavam que as atividades alteram a estrutura do cérebro e estimulam o desenvolvimento de novos neurônios, favorecendo a plasticidade cerebral (capacidade de o cérebro se adaptar a situações). Mas, este estudo sueco, traz uma informação ainda não identificada, de que os exercícios aeróbicos podem colocar a pessoa em outro patamar.
    Uma pesquisa brasileira do Grupo de Neurofisiologia do Exercício da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), ainda em andamento, mostra que exercícios aeróbicos elevam os fatores neurotróficos (de crescimento dos neurônios), provocando um aumento no número de neurônios e o contato entre essas células, facilita a transmissão de informações. Os pesquisadores, no entanto, são cautelosos, declaram que ainda não é possível afirmar que o indivíduo fica mais inteligente, mas sim que há uma melhora na cognição.

    Para os pesquisadores, somente exercícios aeróbicos tiveram relação com melhores resultados em testes cognitivos porque provocam maior oxigenação do cérebro, causada por um melhor condicionamento cardiopulmonar. Atividades de força, como musculação, não demonstraram o mesmo efeito. Eles também compararam os resultados dos testes ergométricos com as condições socioeconômicas desses homens na meia-idade. Os mais condicionados tiveram mais chances de ter um nível educacional mais alto e empregos melhores.

    Dissertem, ou não.

    O poder é de vocês

    E pratiquem exercícios :D

    CindyFerrari
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    zumba ftw
    \o/

    Cavaleiro
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    CindyFerrari

    \o

    depois de ontem só quero treinar clinch com mulheres :O

    CindyFerrari
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Cavaleiro
    o que ser clinch?

    Cavaleiro
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    CindyFerrari

    posição de muay thai

    https://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=clinch&bav=on.2,or.r_gc.r_ pw.r_cp.r_qf.&bvm=bv.1357700187,d.eWU&biw=1280&bih=709&um=1&ie=UTF-8&t bm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=3RXwUIi1K4u-9QSgtYHQBg

    Drowned Man
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Cavaleiro

    E sai de pipi duro do treino.
    Hahahahahaha

    Cavaleiro
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Drowned Man

    hahahah

    Tive que me aguentar. Mas foi bom, tava um clima bem tenso, quase pegando a mina. Mas tava no meio do muay thai todo suado e treinando.

    Peguei o número pra combinar alguma coisa, podia ter rolado no dia, mas já tava todo morto

    CindyFerrari
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Cavaleiro
    ah sim, mas nesse caso, jiu jitsu é muito mais sexy, quando vc pega o outro e saí se agarrando no chão
    :O

    Cavaleiro
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    CindyFerrari

    jiu jitsu com mulher = putaria

    Drowned Man
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Cavaleiro
    hahahah

    Tive que me aguentar. Mas foi bom, tava um clima bem tenso, quase pegando a mina. Mas tava no meio do muay thai todo suado e treinando.

    Peguei o número pra combinar alguma coisa, podia ter rolado no dia, mas já tava todo morto



    Puta mano, complicado. hahaha


    jiu jitsu com mulher = putaria

    Um dos motivos que me inclinam a fazer jiu jitsu. =P

    Cavaleiro
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Drowned Man

    Mas é raro ter mulher em jiu jitsu.

    Fiz em três lugares e a soma de todos tinha uma mulher.

    CindyFerrari
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Cavaleiro
    jiu jitsu com mulher = putaria
    nem é hauahuahauha
    :p

    se eu não tivesse no ano de economizar dinheiros, eu entraria numa academia de luta, então tenho que ficar na zumba mesmo..

    sallqantay
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Fiz em três lugares e a soma de todos tinha uma mulher.

    *medo*

    Drowned Man
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Cavaleiro

    Já vi umas cadimias em que a relação homem/molieres era bem vantajosa. Não sei como estão agora. o/

    Cavaleiro
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Drowned Man

    Geralmente tem mais mulher em academia.

    Lá perto de casa mesmo é uma passarela, é até difícil treinar.

    Drowned Man
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Cavaleiro
    Geralmente tem mais mulher em academia.

    Lá perto de casa mesmo é uma passarela, é até difícil treinar.



    Ah, manjei. Eu vou estudar uns lugares pra treinar a partir do ano que vem. Quero me dedicar mesmo a isso, controlar alimentação, treino e afins. Preciso trocar uma boa parcela de gordura por massa magra, e esse ano não vou ter tempo e dinheiro pra isso.

    Les Guitar
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Pretendo começar neste ano wushu (kung fu). Alguém já praticou?

    Cavaleiro
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Drowned Man

    Faz isso mesmo dude, se pegar pesado mesmo (academia + cardio) tu perde a gordura corporal rapidinho. Depois é só manter.

    FláviaTaline
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Acho que as que mais tem mulheres são no Muay Thai, Taekwondo e Boxe.

    Cavaleiro
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    FláviaTaline

    True. Capoeira também

    Drowned Man
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Cavaleiro
    Faz isso mesmo dude, se pegar pesado mesmo (academia + cardio) tu perde a gordura corporal rapidinho. Depois é só manter.


    Exatamente essa a intenção! o/
    Aí vou pegar umas dicas com você e o mano Zakk, que to ligado que cês manjam das paradas.

    sallqantay
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Drowned Man

    saia dessa, jovem gafanhoto, venha para o lado hipster-outdoor-adrenalina-montanhista e deixe esses marombados

    Drowned Man
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: Drowned Man
    · votar


    sallqantay

    Nada impede um mix de ambos os métodos. Eu preciso de condicionamento/maromba antes de pegar umas trilhas fodásticas, to fracote. =/

    Cavaleiro
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    As trilhas do coltrane fecham se der uma garoa de 30 segundos. Só dá pra treinar com sol intenso hahaha :D

    Drowned Man
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Cavaleiro
    As trilhas do coltrane fecham se der uma garoa de 30 segundos. Só dá pra treinar com sol intenso hahaha :D

    Ele deve ser mó coxinha. Fica falando de trilha e o máximo que faz é ir pra Paranapiacaba pra ficar olhando os morros.

    Rock With Salad
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Les Guitar
    Eu o/
    Já fui praticante de Wushu. Só parei porque me machuquei devido ao excesso de treino.
    Você vai gostar (:

    Les Guitar
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Rock With Salad
    Qual estilo você praticava? Vou pro shaolin do norte, que é o mais tradicional. Já me falaram do estilo garra de águia, que é mais voltado pro combate.

    Rock With Salad
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Les Guitar
    Eu praticava justamente o Shaolin do Norte, junto com Wushu Moderno.
    :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Exercícios aeróbicos ajudam na cognição