Tópico das Graphic Novels

Autor Mensagem
Drowned Man
Veterano
# jan/13


Um romance gráfico (também se utiliza o termo inglês graphic novel) é uma espécie de livro, normalmente contando uma longa história através de arte sequencial (banda desenhada ou quadrinhos), e é frequentemente usado para definir as distinções subjetivas entre um livro e outros tipos de histórias em quadrinhos.
O termo é geralmente usado para referir-se a qualquer forma de quadrinho ou mangá de longa duração, ou seja, é o análogo na arte sequencial a uma prosa ou romance. Pode ser aplicado a trabalhos que foram publicados anteriormente em quadrinhos periódicos, ou a trabalhos produzidos especificamente para publicação em formato livro. Uma graphic novel não precisa ser voltada para o público adulto; às vezes, é necessário apenas que tenha uma boa estrutura e um visível grau filosófico (ex: A Saga do Tio Patinhas).
A definição de "graphic novel" foi popularizada por Will Eisner depois de aparecer na capa de sua obra A Contract with God (Um Contrato com Deus), um trabalho maduro e complexo, focado na vida de pessoas ordinárias no mundo real. O selo de "graphic novel" foi colocado na intenção de distingui-lo do formato de quadrinhos tradicional. Eisner citou como inspiração os livros de Lynd Ward, que produzia romances completos em xilogravura. O sucesso comercial de Um Contrato com Deus ajudou a estabilizar o termo "graphic novel", e muitas fontes creditam erroneamente Eisner a ser o primeiro a usá-lo (de fato, foi Richard Kile quem originalmente usou o termo em algumas publicações dos anos 1960).
O significado original do termo era aplicado para histórias fechadas, nos últimos anos o termo tem sido usado como sinônimo de trade paperback, as edições encadernadas em formato de livros de história seriadas em revistas.
Outros trabalhos similares que antecederam o surgimento do termo foram os álbuns franco-belgas Tintin, Asterix e Spirou, bastante populares desde a década de 1960, o termo álbum é usado como sinônimo pela mídia especializada, tanto para graphic novel, quanto para trade paperback.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Romance_gr%C3%A1fico
http://en.wikipedia.org/wiki/Graphic_novel


Li "O Edifício", do próprio Eisner, e achei muito bom, recomendo. Estou procurando mais algumas pra ler, quem gostar e souber mais sobre o assunto, manifeste-se no tópico. Todos os usuários serão gratos. =P
http://pt.scribd.com/doc/46976007/O-Edificio-Will-Eisner


Falôw. o/

sallqantay
Veterano
# jan/13
· votar


recomendo 3:

Jimmy Corrigan, the Smartest Kid on Earth
Logicomix
Persépolis

Drowned Man
Veterano
# jan/13
· votar


sallqantay

Opa! Todas disponíveis em português?

sallqantay
Veterano
# jan/13
· votar


Drowned Man

yeap (logicomix eu ate peguei na biblioteca da usp -- a parada já está canonizada pelos doutores o/)

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/13
· votar


"Ahhh você chama de graphic novel, então você é adulto" (Ronald Rios)

Bizet
Veterano
# jan/13
· votar


Sandman >

sallqantay
Veterano
# jan/13
· votar


Bizet
Drowned Man

ainda bem que um dos nicks mudou, eu vivia confundindo (para mim era a mesma pessoa =P)

Cavaleiro
Veterano
# jan/13
· votar


Graphic novel almanacão da turma da mônica>

Cavaleiro
Veterano
# jan/13 · Editado por: Cavaleiro
· votar


Só pra constar

d.u.n.h.a.
Veterano
# jan/13 · Editado por: d.u.n.h.a.
· votar


Gosto bastante do Joe Sacco. Palestina é um clássico, mas a que eu mais gostei dele até agora foi Notas sobre Gaza.
Maus, do Spiegelman, é indispensável, clássica também.
Outra bacana, que tem em qualquer livraria, é Habibi, do Thompson.
Outra, muito legal, é Isaac, o Pirata, do Cristopher Blain, mas que aqui sacanearam com os fãs, lançaram em P&B e só os 4 primeiros volumes, além de ser dificil pra cacete de achar. Mas é uma das melhores que eu já li. As do Crumb são legais, mas ja orkutizaram.
Apesar de ficar no formato tradicional das HQs de super-herói Hellblazer é muito foda. Transmetropolitan e Y são bacanas também. Preacher também.

Mas, pra mim, Batman ainda é supremo quando se fala em HQ. A Piada Mortal é uma das melhores coisas já feitas por um ser humano.

Para os zé-bronha tem as do Milo Manara rsrsrs

Drowned Man
Veterano
# jan/13
· votar


Black Fire
"Ahhh você chama de graphic novel, então você é adulto" (Ronald Rios)


Então indique alguma história em quadrinhos, mangá ou seja lá como você chamar.
=P

sallqantay
yeap (logicomix eu ate peguei na biblioteca da usp -- a parada já está canonizada pelos doutores o/)


Hahahahaha. Se os doutores colocaram lá quem sou eu pra discordar da parada? =P

Cavaleiro
Graphic novel almanacão da turma da mônica>


Nem sabia que isso existe. o.O

Drowned Man
Veterano
# jan/13
· votar


sallqantay
Bizet
Drowned Man

ainda bem que um dos nicks mudou, eu vivia confundindo (para mim era a mesma pessoa =P)



Que isso, meu nick tem muito mais poesia em forma de prosa.

Cavaleiro
Veterano
# jan/13
· votar


Drowned Man

Nem eu :D

Drowned Man
Veterano
# jan/13
· votar


Cavaleiro
Nem eu :D


Se liga: http://www.hypeness.com.br/2012/01/turma-da-monica-em-graphic-novels/

Lìív
Veterano
# jan/13
· votar


Aqui em casa tô com o Blues (Crumb) e o Fun Home (Bechdel). Quero ler logo :)

Já em São Paulo tenho o persépolis e mais alguns que eu não sei o nome, tenho de ler esses também.

Cavaleiro
Veterano
# jan/13
· votar


Drowned Man

Sim, foi daí que eu tirei a imagem.

Lìív

Quero ler logo :)

É só...ler (?)

Scrutinizer
Veterano
# jan/13
· votar


é necessário apenas que tenha uma boa estrutura e um visível grau filosófico
Escrito por um otaku fã de evangelion.

Cavaleiro
Veterano
# jan/13
· votar


ou pelo Maurício de Souza

brunohardrocker
Veterano
# jan/13
· votar


Ducktales >>>>

Scrutinizer
Veterano
# jan/13
· votar


Cavaleiro
Não, eu disse que o artigo foi escrito por um otaku fã de evangelion.

sallqantay
Veterano
# jan/13 · Editado por: sallqantay
· votar


na real esse negócio de graphic novel já é très last week, o autor de jimmy resolveu radicalizar a proposta (jimmy já é meio fragmentado, cheio de páginas soltas autossuficientes e jogos de armar, mas agora o cara foi além)

http://www.amazon.com/Building-Stories-Chris-Ware/dp/0375424334

Cavaleiro
Veterano
# jan/13
· votar


Scrutinizer

ah, ok.

The Laughing Madcap
Veterano
# jan/13 · Editado por: The Laughing Madcap
· votar


não suporto isso nem qualquer outro tipo de estória com imagens


a grande diversão de ler um livro e a grande graça em escrever o livro reside em brincar com os sentidos usando apenas palavras.

quando o cara bota imagens -tirando margem para a imaginação do leitor- ele é um cuzão fascista.

Drowned Man
Veterano
# jan/13
· votar


sallqantay
mas agora o cara foi além)

http://www.amazon.com/Building-Stories-Chris-Ware/dp/0375424334



Caréleo.

Drowned Man
Veterano
# jan/13
· votar


The Laughing Madcap
não suporto isso nem qualquer outro tipo de estória com imagens


E as histórias (ou estórias, como preferir) audiovisuais?

The Laughing Madcap
Veterano
# jan/13 · Editado por: The Laughing Madcap
· votar


Drowned Man

pior ainda.

ex: colocar Tolkien nas telas foi uma desgraça.

pegar todo aquele mundo fantástico e tirar da imaginação do leitor para monopolizar sua interpretação de acordo com a do diretor foi um estupro.

Cavaleiro
Veterano
# jan/13 · Editado por: Cavaleiro
· votar


The Laughing Madcap

Isso se você leu os livros depois de assistir os filmes. Acho interessante ter uma base de comparação do que eu imaginei do que com o que o diretor imaginou.

O Legolas foi um que teve uma grande diferença enquanto o Gandalf ficou bastante parecido.

The Laughing Madcap
Veterano
# jan/13
· votar


Cavaleiro

fatalmente até o próprio tolkien seria influenciado pelo filme ao reler o livro após ver o filme.


imagens são muito fortes mano.

wilvaz
Veterano
# jan/13
· votar


Putz!!!! Que papo cabeça!!!!!

kiki
Moderador
# jan/13
· votar


Gosto bastante do Joe Sacco. Palestina é um clássico, mas a que eu mais gostei dele até agora foi Notas sobre Gaza.
to com esse pra ler aqui...

Maus, do Spiegelman, é indispensável, clássica também.
indispensável!

Aqui em casa tô com o Blues (Crumb)
ta na fila tbm

e o Fun Home (Bechdel). Quero ler logo :)
já li mas não lembro...

Já em São Paulo tenho o persépolis e mais alguns que eu não sei o nome, tenho de ler esses também.
outro indispensável!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico das Graphic Novels