Autor |
Mensagem |
Drowned Man Veterano |
# jan/13
Um romance gráfico (também se utiliza o termo inglês graphic novel) é uma espécie de livro, normalmente contando uma longa história através de arte sequencial (banda desenhada ou quadrinhos), e é frequentemente usado para definir as distinções subjetivas entre um livro e outros tipos de histórias em quadrinhos. O termo é geralmente usado para referir-se a qualquer forma de quadrinho ou mangá de longa duração, ou seja, é o análogo na arte sequencial a uma prosa ou romance. Pode ser aplicado a trabalhos que foram publicados anteriormente em quadrinhos periódicos, ou a trabalhos produzidos especificamente para publicação em formato livro. Uma graphic novel não precisa ser voltada para o público adulto; às vezes, é necessário apenas que tenha uma boa estrutura e um visível grau filosófico (ex: A Saga do Tio Patinhas). A definição de "graphic novel" foi popularizada por Will Eisner depois de aparecer na capa de sua obra A Contract with God (Um Contrato com Deus), um trabalho maduro e complexo, focado na vida de pessoas ordinárias no mundo real. O selo de "graphic novel" foi colocado na intenção de distingui-lo do formato de quadrinhos tradicional. Eisner citou como inspiração os livros de Lynd Ward, que produzia romances completos em xilogravura. O sucesso comercial de Um Contrato com Deus ajudou a estabilizar o termo "graphic novel", e muitas fontes creditam erroneamente Eisner a ser o primeiro a usá-lo (de fato, foi Richard Kile quem originalmente usou o termo em algumas publicações dos anos 1960). O significado original do termo era aplicado para histórias fechadas, nos últimos anos o termo tem sido usado como sinônimo de trade paperback, as edições encadernadas em formato de livros de história seriadas em revistas. Outros trabalhos similares que antecederam o surgimento do termo foram os álbuns franco-belgas Tintin, Asterix e Spirou, bastante populares desde a década de 1960, o termo álbum é usado como sinônimo pela mídia especializada, tanto para graphic novel, quanto para trade paperback.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Romance_gr%C3%A1fico http://en.wikipedia.org/wiki/Graphic_novel
Li "O Edifício", do próprio Eisner, e achei muito bom, recomendo. Estou procurando mais algumas pra ler, quem gostar e souber mais sobre o assunto, manifeste-se no tópico. Todos os usuários serão gratos. =P http://pt.scribd.com/doc/46976007/O-Edificio-Will-Eisner
Falôw. o/
|
sallqantay Veterano |
# jan/13
· votar
recomendo 3:
Jimmy Corrigan, the Smartest Kid on Earth Logicomix Persépolis
|
Drowned Man Veterano |
# jan/13
· votar
sallqantay
Opa! Todas disponíveis em português?
|
sallqantay Veterano |
# jan/13
· votar
Drowned Man
yeap (logicomix eu ate peguei na biblioteca da usp -- a parada já está canonizada pelos doutores o/)
|
Black Fire Gato OT 2011 |
# jan/13
· votar
"Ahhh você chama de graphic novel, então você é adulto" (Ronald Rios)
|
Bizet Veterano |
# jan/13
· votar
Sandman >
|
sallqantay Veterano |
# jan/13
· votar
Bizet Drowned Man
ainda bem que um dos nicks mudou, eu vivia confundindo (para mim era a mesma pessoa =P)
|
Cavaleiro Veterano |
# jan/13
· votar
Graphic novel almanacão da turma da mônica>
|
Cavaleiro Veterano |
# jan/13 · Editado por: Cavaleiro
· votar
Só pra constar
|
d.u.n.h.a. Veterano |
# jan/13 · Editado por: d.u.n.h.a.
· votar
Gosto bastante do Joe Sacco. Palestina é um clássico, mas a que eu mais gostei dele até agora foi Notas sobre Gaza. Maus, do Spiegelman, é indispensável, clássica também. Outra bacana, que tem em qualquer livraria, é Habibi, do Thompson. Outra, muito legal, é Isaac, o Pirata, do Cristopher Blain, mas que aqui sacanearam com os fãs, lançaram em P&B e só os 4 primeiros volumes, além de ser dificil pra cacete de achar. Mas é uma das melhores que eu já li. As do Crumb são legais, mas ja orkutizaram. Apesar de ficar no formato tradicional das HQs de super-herói Hellblazer é muito foda. Transmetropolitan e Y são bacanas também. Preacher também.
Mas, pra mim, Batman ainda é supremo quando se fala em HQ. A Piada Mortal é uma das melhores coisas já feitas por um ser humano.
Para os zé-bronha tem as do Milo Manara rsrsrs
|
Drowned Man Veterano |
# jan/13
· votar
Black Fire "Ahhh você chama de graphic novel, então você é adulto" (Ronald Rios)
Então indique alguma história em quadrinhos, mangá ou seja lá como você chamar. =P
sallqantay yeap (logicomix eu ate peguei na biblioteca da usp -- a parada já está canonizada pelos doutores o/)
Hahahahaha. Se os doutores colocaram lá quem sou eu pra discordar da parada? =P
Cavaleiro Graphic novel almanacão da turma da mônica>
Nem sabia que isso existe. o.O
|
Drowned Man Veterano |
# jan/13
· votar
sallqantay Bizet Drowned Man
ainda bem que um dos nicks mudou, eu vivia confundindo (para mim era a mesma pessoa =P)
Que isso, meu nick tem muito mais poesia em forma de prosa.
|
Cavaleiro Veterano |
# jan/13
· votar
Drowned Man
Nem eu :D
|
Drowned Man Veterano |
# jan/13
· votar
Cavaleiro Nem eu :D
Se liga: http://www.hypeness.com.br/2012/01/turma-da-monica-em-graphic-novels/
|
Lìív Veterano |
# jan/13
· votar
Aqui em casa tô com o Blues (Crumb) e o Fun Home (Bechdel). Quero ler logo :)
Já em São Paulo tenho o persépolis e mais alguns que eu não sei o nome, tenho de ler esses também.
|
Cavaleiro Veterano |
# jan/13
· votar
Drowned Man
Sim, foi daí que eu tirei a imagem.
Lìív
Quero ler logo :)
É só...ler (?)
|
Scrutinizer Veterano |
# jan/13
· votar
é necessário apenas que tenha uma boa estrutura e um visível grau filosófico Escrito por um otaku fã de evangelion.
|
Cavaleiro Veterano |
# jan/13
· votar
ou pelo Maurício de Souza
|
brunohardrocker Veterano |
# jan/13
· votar
Ducktales >>>>
|
Scrutinizer Veterano |
# jan/13
· votar
Cavaleiro Não, eu disse que o artigo foi escrito por um otaku fã de evangelion.
|
sallqantay Veterano |
# jan/13 · Editado por: sallqantay
· votar
na real esse negócio de graphic novel já é très last week, o autor de jimmy resolveu radicalizar a proposta (jimmy já é meio fragmentado, cheio de páginas soltas autossuficientes e jogos de armar, mas agora o cara foi além)
http://www.amazon.com/Building-Stories-Chris-Ware/dp/0375424334
|
Cavaleiro Veterano |
# jan/13
· votar
Scrutinizer
ah, ok.
|
The Laughing Madcap Veterano |
# jan/13 · Editado por: The Laughing Madcap
· votar
não suporto isso nem qualquer outro tipo de estória com imagens
a grande diversão de ler um livro e a grande graça em escrever o livro reside em brincar com os sentidos usando apenas palavras.
quando o cara bota imagens -tirando margem para a imaginação do leitor- ele é um cuzão fascista.
|
Drowned Man Veterano |
# jan/13
· votar
sallqantay mas agora o cara foi além)
http://www.amazon.com/Building-Stories-Chris-Ware/dp/0375424334
Caréleo.
|
Drowned Man Veterano |
# jan/13
· votar
The Laughing Madcap não suporto isso nem qualquer outro tipo de estória com imagens
E as histórias (ou estórias, como preferir) audiovisuais?
|
# jan/13 · Editado por: The Laughing Madcap
· votar
Drowned Man
pior ainda.
ex: colocar Tolkien nas telas foi uma desgraça.
pegar todo aquele mundo fantástico e tirar da imaginação do leitor para monopolizar sua interpretação de acordo com a do diretor foi um estupro.
|
Cavaleiro Veterano |
# jan/13 · Editado por: Cavaleiro
· votar
The Laughing Madcap
Isso se você leu os livros depois de assistir os filmes. Acho interessante ter uma base de comparação do que eu imaginei do que com o que o diretor imaginou.
O Legolas foi um que teve uma grande diferença enquanto o Gandalf ficou bastante parecido.
|
# jan/13
· votar
Cavaleiro
fatalmente até o próprio tolkien seria influenciado pelo filme ao reler o livro após ver o filme.
imagens são muito fortes mano.
|
wilvaz Veterano |
# jan/13
· votar
Putz!!!! Que papo cabeça!!!!!
|
kiki Moderador |
# jan/13
· votar
Gosto bastante do Joe Sacco. Palestina é um clássico, mas a que eu mais gostei dele até agora foi Notas sobre Gaza. to com esse pra ler aqui...
Maus, do Spiegelman, é indispensável, clássica também. indispensável!
Aqui em casa tô com o Blues (Crumb) ta na fila tbm
e o Fun Home (Bechdel). Quero ler logo :) já li mas não lembro...
Já em São Paulo tenho o persépolis e mais alguns que eu não sei o nome, tenho de ler esses também. outro indispensável!
|