Quem aqui leu a matéria da Carta Capital sobre a “nova direita”?

Autor Mensagem
Joseph de Maistre
Veterano
# dez/12 · Editado por: Joseph de Maistre


Nesse final de semana, a caixa de entrada do meu e-mail bombou que só vendo com mensagens de três listas diferentes (inclusive a dos meus amigos do Exército) fazendo troça do desespero de Mino Carta e sua turma.

Aqui os trechinhos mais divertidos da reportagem:

“Mas o que está em jogo, além da diversão midiática, é a consolidação às claras de um neoconservadorismo no molde americanos, em boa medida revigorado pela juventude. Uma pesquisa do Datafolha de 2008 sustenta que 37% dos jovens se declaram de direita (contra 35% da população em geral), enquanto 28% se dizem de esquerda. Tal parcela, não representada pelo DEM e companhia, permite à nova direita se organizar eleitoralmente, com cartilha regida por valores político-econômicos e morais. No primeiro caso se enquadram os partidos que tentam se formalizar nos últimos anos, como o Federalista, o Libertários e o Novo, cuja maioria dos integrantes é de jovens interessados em livrar suas vidas da interferência estatal. Os federalistas defendem a descentralização adminitrativa; o Novo, o lema ‘gestão eficiente’ de centro-direita europeu; e os anarcocapitalistas ‘libertários’, a privatização geral da existência”.

“Os valores morais são a bandeira de agremiações menores, que demandam a regulação dos ‘bons costumes’ e colocam a nova Arena no chinelo. ‘Não conheço ninguém que leve a sério essa menina ((a ruiva maluquinha de Caxias do Sul que refundou a Arena)), diz Arthur Quiados, ex-aluno de Ciências Sociais da USP e um dos fundadores da União Conservadora Cristã (UCC), criada in loco para se contrapor à ‘hegemonia da esquerda’ no ensino de humanidades. Pensadores conservadores como Edmund Burke e Russel Kirk forneceram as bases teóricas. Jesus completou a doutrina."

"É em sites, fórums e redes sociais que essa nova direita de cristaliza. Caso do ‘Cons’, cujo estatuto demanda o ‘exercício da defesa do conservadorismo’. Para se associar, é preciso ‘assumir-se conservador(a), defender o direito à vida ‘desde a sua concepção’, ‘os valores e costumes da família tradicional’ e o cristianismo”.

"Para Márcia Carneiro, estudiosa do integralismo brasileiro, ser de direita passou a ser atrativo ao jovem no momento em que a divulgação de tais mensagens nas redes sociais ganhou aspectos modernos. ‘Estar incluído em um grupo que acolha suas raivas, recalques e intolerâncias faz-lhes(sic) sentir confortáveis em um mundo que(sic) a abertura de oportunidades fere as suas arrogâncias’. Filhos de uma 'velha classe média que se recusa a compartilhar os ganhos econômicos e sociais com a nova classe média', esses jovens não teriam mais receio de se assumir como de direita. Antes, diante da negação do PT no governo, orgulham-se disso".

“Meio empresa, meio quartel, o Instituto Millenium funciona sob uma impressionante estrutura hierárquica comandada e financiada por medalhões da indústria. Baseia-se na disseminação massiva de uma ideia central, o liberalismo econômico ortodoxo, e os conceitos de livre-mercado e propriedade privada. Tudo bem se fosse só isso. No fundo, o discurso liberal esconde um frequente flerte com o moralismo udenista, o discurso golpista e a desqualificação do debate público”

Pô, eu realmente não fazia idéia de que esses movimentos estavam tão avançados assim no Brasil, a ponto de começarem a incomodar o establishment petralha. Legal saber que até mesmo em uma Sodoma & Gomorra acadêmica como a USP ainda existem alguns Lós lutando por aquilo que é decente e correto.

Drowned Man
Veterano
# dez/12
· votar


Queria saber porque consideram a Veja parcial e nenhum esquerdinha fala da Carrrrrta Capital.

Drowned Man
Veterano
# dez/12
· votar


^
Aliás, as duas são parciais. Só queria saber porque incomoda tanto.

Scrutinizer
Veterano
# dez/12 · Editado por: Scrutinizer
· votar


lutando por aquilo que é decente e correto.
Se não fosse isso eu estaria rindo contigo, e não de ti. Quem luta pelo cristianismo na política não é decente nem correto.

Queria saber porque consideram a Veja parcial e nenhum esquerdinha fala da Carrrrrta Capital.
Sério? Posso te dar exemplos, se você quiser.

Drowned Man
Veterano
# dez/12
· votar


Scrutinizer

Você considera Carta Capital uma revista sem viés nenhum? Isso mesmo, produção?

sallqantay
Veterano
# dez/12
· votar


libertários querendo tomar o estado? Só no brazil mesmo. LOL

sallqantay
Veterano
# dez/12
· votar


quem lê veja ou carta capital tem que marcar urgentemente uma lobotomia para remover a massa cinzenta sobrando

brunohardrocker
Veterano
# dez/12
· votar


É, eu ia dizer o mesmo.

Se eu percebesse algum dia o crescimento e significância dessas correntes eu realmente ficaria surpreso.

Mas eu acho que o que explica melhor a nossa juventude é isso aqui:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/297729/

E aquela parada lá do Olavo de dizer que somos um hímem complacente onde até a piroca de rinonceronte entra.

Viciado em Guarana
Veterano
# dez/12
· votar


Aff! Vai pastar, vai!
Tem tanto tempo livre e fica lendo essas porcarias.

landlord
Veterano
# dez/12
· votar


Acho que o problema maior ai são as razões que os jovens se interessam pela direita no Brasil. Se verdade é no minimo engraçado.

Agora grupos religiosos entrando em politica sempre foi algo boçal.

brunohardrocker
Veterano
# dez/12
· votar


http://i.imgur.com/VfaPJ.png

sallqantay
Veterano
# dez/12
· votar


divulgação de tais mensagens nas redes sociais ganhou aspectos modernos. ‘Estar incluído em um grupo que acolha suas raivas, recalques e intolerâncias faz-lhes(sic) sentir confortáveis em um mundo que(sic) a abertura de oportunidades fere as suas arrogâncias’

aka OT

The Laughing Madcap
Veterano
# dez/12 · Editado por: The Laughing Madcap
· votar


historicamente, nada proposto encaixa no Brasil. e ainda tem umas pérolas como libertários jacobinos, fundamentalismo protestante (no Brasil, lol) e a fé no EB

e bla bla bla esses caras que falaram por grupo X, lideranças são todas farinhas do mesmo saco de narcisismo

The Laughing Madcap
Veterano
# dez/12
· votar


limpo meu cu com a CC

Scrutinizer
Veterano
# dez/12
· votar


Drowned Man
Não, eu disse que conhecia esquerdistas que também acham Carta Capital uma bosta.
De onde você tirou essa merda de interpretação?

DrZaius
Veterano
# dez/12
· votar


hierárquica comandada e financiada por medalhões da indústria. Baseia-se na disseminação massiva de uma ideia central, o liberalismo econômico ortodoxo, e os conceitos de livre-mercado e propriedade privada. Tudo bem se fosse só isso. No fundo, o discurso liberal esconde um frequente flerte com o moralismo udenista, o discurso golpista e a desqualificação do debate público”

Claro! Como não? Só uma anta direitista pra negar tamanha obviedade. Inclusive, no fundo no fundo,sabemos que são nazistas.

Joseph de Maistre
Veterano
# dez/12 · Editado por: Joseph de Maistre
· votar


Scrutinizer
Quem luta pelo cristianismo na política não é decente nem correto.

Ficou com medinho de ser excomungado?



DrZaius
No fundo, o discurso liberal esconde um frequente flerte com o moralismo udenista, o discurso golpista e a desqualificação do debate público”

Só uma anta direitista pra negar tamanha obviedade. Inclusive, no fundo no fundo,sabemos que são nazistas.


Cara, eu sou udenista (em espírito, ao menos), golpista e desqualifico o debate público, e até agora não entendi essas insinuações sobre o pessoal do Instituto Millenium. Quase nunca escuto falar deles e, pelo que me parece, são apenas liberais pragmáticos (isto é, que defendem apenas bandeiras light, como "estado de direito", "governo limitado", "transparência na política", etc.).

Tem que ser muito doente para enxergar nisso alguma conspiração radical velada.

Snakepit
Veterano
# dez/12 · Editado por: Snakepit
· votar


Acho a Carta Capital patética, mas defendo a existencia dela assim como defendo a existentencia da tão patética quanto Veja.

A diversidade de opinioes fazem a democracia, então critiquem as ideias, mas não a revista.

Sobre o assunto, isso se deve a 10 anos fracasados de governo esquerdista do PT no governo. Fracasso? Sim, fracasso. A esquerda provou ser tão incompetente, se não mais, do que a "direita" brasileira.

Então é natural que venha uma onda direitista, isso é cíclico. Desde que democrático, acho saudável. O fato de aparecer na Carta Capital me deixa feliz, pois é o reconhecimento disso, para desespero dos esquerdistas.

sallqantay
Veterano
# dez/12
· votar


prima do jones > papa > devil boy

Scrutinizer
Veterano
# dez/12 · Editado por: Scrutinizer
· votar


mdk

TimRiddley
Veterano
# dez/12
· votar


Joseph de Maistre

Joseph, uma perguntinha pelas coisas que você posta aqui: Você acredita em Deus, acha conveniente acreditar ou nenhuma das duas?

Strato_Master
Veterano
# dez/12
· votar


poww isso é verdade mesmo? Que legal que estão começando esses movimentos... ro cansado de viver sem perspectiva nessa merda governada por pilantras incompetentes... e também sou passivo demais para tentar a sorte e sair daqui... a única esperança é que isso vá para frente...

brunohardrocker
Veterano
# dez/12
· votar


Snakepit
Então é natural que venha uma onda direitista,

São só marolinhas.

Snakepit
Veterano
# dez/12 · Editado por: Snakepit
· votar


brunohardrocker
Tambem acho. Mas ja foi o suficiente pra deixar algumns petistas de cabelo em pé. Pelo menos essa é a unica conclusao depois de ler a materia...

brunohardrocker
Veterano
# dez/12
· votar


Snakepit

No momento, eu não consigo visualizar o PT saindo de lá tão cedo.

Snakepit
Veterano
# dez/12
· votar


brunohardrocker
Acho que 12 anos no poder esta de bom tamanho. Tudo depende do que vai acontecer nos proximos 2 anos. Tem muita coisa mudando. A economia esta em recessão e em forte desindustrialização. Não sei quanto tempo vai da pra levar numa boa. A grande sorte do PT é não existir oposição organizada. Não existe um partido com capacidade de assumir.

Acho que o período do PT no poder será lembrado como a grande chance perdida do Brasil, em que teve grande projeção internacional, crescimento relativamente bom e acima de tudo, que não soube aproveitar as oportunidades.

The Laughing Madcap
Veterano
# dez/12 · Editado por: The Laughing Madcap
· votar


Acho que 12 anos no poder esta de bom tamanho. Tudo depende do que vai acontecer nos proximos 2 anos. Tem muita coisa mudando. A economia esta em recessão e em forte desindustrialização. Não sei quanto tempo vai da pra levar numa boa. A grande sorte do PT é não existir oposição organizada. Não existe um partido com capacidade de assumir.

Acho que o período do PT no poder será lembrado como a grande chance perdida do Brasil, em que teve grande projeção internacional, crescimento relativamente bom e acima de tudo, que não soube aproveitar as oportunidades.


esses PTralhas safados brincando de economistas mataram a indústria bananense!!1!

Black Fire
Gato OT 2011
# dez/12
· votar


Bem porca essa matéria.
Pelo que eu observo (fonte muito pouco confiável), o brasileiro médio é um cara conservador, mas que adora uma intervenção do Estado na economia. Qualquer um que pegasse a Populorum Progressio do Papa Paulo VI e transforma-se em programa de governo se elegeria.

TimRiddley
Veterano
# dez/12
· votar


Black Fire

O brasileiro gosta da intervenção do estado porque no governo do PT, essa intervenção muitas vezes é esmola (bem estar social), e isso sim o brasileiro adora.

Snakepit
Veterano
# dez/12
· votar


TimRiddley
Na verdade o brasileiro que ganhar vantagem em tudo, sempre. É a sindrome do jeitinho brasileiro.

O Governo não faz nada mais do que alimentar isso, vende a ilusão de que cada um ta se "dando bem" mamando nas tetas do governo, enquanto por tras mete a mão...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quem aqui leu a matéria da Carta Capital sobre a “nova direita”?