MPPE investiga denúncia contra peça publicitária homofóbica

    Autor Mensagem
    paulinho pc
    Veterano
    # out/12 · Editado por: paulinho pc


    Segundo a matéria, se você biba nervosa, residir ou resolver ceder a sua cauda em Pernambuco, cuidado!!! O estado não te quer lá.
    Segue a matéria:



    ONG Leões do Norte recebeu apoio de diversos segmentos sociais.
    Anúncio compara "homossexualismo" com pedofilia e turismo sexual.

    O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) está investigando o anúncio do Instituto Pró-Vida contra os gays, que foi veiculado no jornal Folha de Pernambuco na última segunda-feira (3) e causou polêmica nas redes sociais. O anúncio pago pelo movimento religioso comparava o "homossexualismo" (sic) com a pedofilia, turismo sexual e exploração de menores.
    A ação foi formalizada pela Organização Não Governamental (ONG) Leões do Norte, que defende os diretos da comunidade LGBT (gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais) no estado, na quarta-feira (5). Na peça publicitária, o Pró-Vida aproveitou o slogan "Recife te quer", utilizado pela Secretaria de Turismo da capital pernambucana, transformando-o em "Pernambuco não te quer".
    De acordo com o grupo Leões do Norte, a atitude causou indignação da comunidade LGBT. “A gente quer que o dano seja reparado, no intuito que eles peçam desculpas publicamente, devido à atitude contra a nossa sexualidade. Esperamos que seja feita alguma coisa. Não aguentamos mais que essa situação se repita, que impere a impunidade e as pessoas sigam disseminando o ódio contra a gente”, contou Valdécio Júnior, vice-presidente da ONG.
    O documento, assinado por 40 entidades — não só defensoras das causas homossexuais, mas também ligadas à comunicação e aos direitos humanos — foi encaminhado à Promotoria de Direitos Humanos do MPPE. “A gente teve conhecimento da situação através da internet. Foi a própria sociedade que viu e disse ‘não’ para a homofobia, reagindo ao ataque. Vários segmentos sociais aderiram à causa”, relatou Valdécio.
    Em entrevista ao G1, a liberdade de expressão foi a justificativa que a organização religiosa Pró-Vida Pernambuco utilizou para veicular o anúncio publicitário. O presidente, Márcio Borba, contou que tinha a intenção de combater o turismo sexual no estado, que seria incentivado pelos homossexuais. Já a Folha de Pernambuco admitiu o erro do veículo e publicou notas se retratando por meio das redes sociais e de sua edição impressa da terça-feira (4).
    De acordo com a ONG Leões do Norte, a denúncia formalizada junto ao MPPE não atinge o jornal pernambucano. “Eles se abriram ao diálogo, nos procuraram e assumiram o erro. A gente acredita que liberdade de expressão tem limite, e as pessoas são responsáveis pelo que dizem”, relatou o vice-presidente da organização. O promotor Maxwell Anderson é o responsável pela investigação.

    Presidência

    A Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República, diante da polêmica que se formou com relação a campanha publicitária, publicou uma nota na terça, mostrando a indignação sobre a situação. Assinado pela ministra Maria do Rosário Nunes, o texto diz que a exploração sexual de crianças e adolescentes em nada se relaciona à diversidade e à livre orientação sexual.

    Confira, abaixo, a nota oficial da presidência em relação ao caso.

    " A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) vem a público manifestar sua indignação com a campanha intitulada “Pernambuco não te quer”, divulgada na mídia local daquele estado, pelos motivos que seguem:

    1 - Tal campanha seria de grande relevância se estivesse de fato voltada a enfrentar crimes abomináveis, como a exploração sexual de crianças e adolescentes, o turismo sexual e a pedofilia;

    2 - No entanto, ao incluir no seu repúdio os homossexuais, a campanha fere os Direitos Humanos e promove o ódio contra a comunidade de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT);

    3 - A exploração sexual de crianças e adolescentes em nada se relaciona à diversidade e à livre orientação sexual;

    4 - Em relatório sobre violências homofóbicas no Brasil, divulgado recentemente por esta SDH/PR, constatamos que o Brasil apresentou 278 homicídios de LGBT no ano de 2011. Um número extremamente preocupante. Neste contexto, o estado de Pernambuco figura em sexto lugar entre os estados brasileiros com maior número de homicídios de caráter homofóbico;

    5 - Vencer as discriminações é um caminho essencial para acabarmos com a violência homofóbica que diariamente vitima cidadãos e cidadãs brasileiras;

    6 - A Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos está solicitando ao Ministério Público Federal que verifique a situação e tome as providências necessárias para imediata retirada dessa peça de circulação;

    7 - Apelamos aos veículos de comunicação brasileiros que sejam parceiros desse esforço para fazermos do Brasil um território livre da homofobia, não aceitando a publicação de materiais que incitem o ódio e nenhum tipo de discriminação e violação aos Direitos Humanos.

    Brasília, 4 de setembro de 2012."



    Link com a matéria

    Foto da campanha


    E você, qual a sua opinião?
    Dissertem em mí com sétima e nona, o poder está na ponta dos seus dedos.

    \o/
    bjumiliga

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Quero mais é ver o circo pegando fogo.

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # out/12
    · votar


    Nossa, bem sutil.

    Snakepit
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Não vejo a hora dessa moda gay passar.

    Antigamente gays eram os caras felizes, inteligentes, arrumadinhos. Nunca tive nada contra.

    Hoje em dia são um pé no saco, ta quase tão chato como a turma dos defensores dos direitos humanos.

    Wanderer on the Offensive
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Hoje em dia qualquer coisa é homofobia, racismo ou bullying.

    Bizet
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Porra, eu vim aqui pra fazer um comentário clichê e já fizeram todos, como vocês são rápidos.

    brunohardrocker
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Eu acho que teve alguém muito infeliz por trás do anúncio que não queria dizer exatamente isso, mas disse. E agora é responsável.

    Tem que tirar de circulação sim.

    Headstock invertido
    Veterano
    # out/12
    · votar


    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

    Ri meu ânus fora com esta peça.

    The Laughing Madcap
    Veterano
    # out/12 · Editado por: The Laughing Madcap
    · votar


    vou lançar uma campanha aqui em SP no jornal:

    São Paulo não te quer: Nordestinos.

    The Laughing Madcap
    Veterano
    # out/12 · Editado por: The Laughing Madcap
    · votar


    ps: nordestino disseminando preconceito é tipo o poste mijando no cachorro

    luckitto
    Veterano
    # out/12
    · votar


    paulinho pc
    (ONG) Leões do Norte, que defende os diretos da comunidade LGBT (gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais) no estado,

    Leões? É até sugestivo esse nome... mas Leão do Norte não é aquela cachaça pernambucana?

    Mas o como a figura leonina é algo comum em Pernambuco (bandeira, brasão, times de futebol, etc.) realmente faz sentido.

    Digno man!

    maspn
    Veterano
    # out/12
    · votar


    The Laughing Madcap
    vou lançar uma campanha aqui em SP no jornal:

    São Paulo não te quer: Nordestinos.



    Faça isso e coloque a sua família pra abrir buracos para metro, para trabalhar de servente, pedreiro, etc.
    Pelo seu jeito de falar, leva jeito.

    CindyFerrari
    Veterano
    # out/12
    · votar


    The Laughing Madcap
    Eu não queria ir pra São Paulo mesmo...
    =PPP

    Headstock invertido
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Eu não queria ir pra São Paulo mesmo...

    E quem nesse mundo quer ir pra SP?

    The Laughing Madcap
    Veterano
    # out/12
    · votar


    maspn

    acho que voce não entendeu o carater ironico do meu post.

    i mean, queria ver o que aconteceria se eu faço isso e esses preconceituosos desse tal de pro vida de lá veem e o que falariam a respeito.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Faça isso e coloque a sua família pra abrir buracos para metro, para trabalhar de servente, pedreiro, etc.
    Pelo seu jeito de falar, leva jeito.


    Nunca vi pedreiro (brasileiro) metendo um termo francês ou inglês em 86,7% das frases.

    paulinho pc
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Tópicuzinho pra discussões raciais, e de repente, não mais que de repente, pessoas sairem do armário.
    Conhecem o armário?
    Aquele que vós lhes carca atrás do Mário.

    SODAPOP
    Veterano
    # out/12 · Editado por: SODAPOP
    · votar


    The Laughing Madcap
    o mesmo que vc acha dos nordestinos, alguns gringos acham dos brasileiros, e assim vai

    Vou falar uma coisa aqui baseada na minha experiência (meu contato real e visceral com várias partes do nordeste), mas posso tá falando merda então alguém mais instruído me corrija:

    O preconceito arraigado na cultura de algumas regiões do nordeste (sertão e agreste especialmente) em relação aos homossexuais é completamente diferente do preconceito dos sudestinos em relação ao nordeste. O primeiro tem a ver com a tradição de ser "cabra macho", vindo há muitos anos como necessidade de defender o que é seu. Até hoje sinto resquícios disso, mas hoje em dia isso é uma coisa obsoleta que precisa ser extinguida, portanto o camarada (que reproduziu esse traço cultural inconscientemente) errou feio na matéria e precisa ser "corrigido".
    Já o preconceito do sudestino tem a ver com seu pouco conhecimento da região, gerado por sua única experiência com o nordeste: o contato com imigrantes, generalizando nove estados com hábitos, condições de vida e culturas muito diferentes em pessoas necessitadas no geral. Somado a isso, o fato dos grandes veículos de comunicação de projeção nacional estarem concentrados no sudeste ajuda a disseminar esse equívoco. Acho ainda que somado a isso, a omissão dos "nordestinos" ajuda muito também. Mas no fundo, quem já foi pra uma Fortaleza, Teresina, Maceió, São Luiz, Recife, sabe que esse negócio de "nordeste", "nordestino" é uma grande piada. Eu nasci no nordeste, mas nunca me importei muito com preconceito contra nordestinos, porque desde criança eu tive na cabeça que é mais burrice dos outros mesmo. É como o Brasil inteiro achar (e acha) que Brasília é só uma coleção de prédios tortos, e não tem mais nada... nunca tomaram contato com Taguatinga, Ceilândia, até mesmo com a asa sul e a asa norte... assim fica difícil construir uma imagem mental da cidade né. É engraçado que todo o Brasil sabe o nome de um monte de praia do Rio, de ruas de São Paulo, e quem é do sudeste não sabe sequer distinguir Ceará de Pernambuco. Pra que diabos eu quero saber o que é marginal tietê?? marginal pinheiros?
    E essa informação vem pra mim involuntariamente.

    Finalizando: um dia o meu cunhado, brasiliense, viajou comigo de Brasília até o Maranhão. No caminho a gente passou por diversos biomas. Começou com o cerrado: galhos retorcidos, tudo seco... quando chegamos no Maranhão, tudo verde. Ele se espantou, achou que só tivesse cactos. Isso ilustra a mentalidade de quem não conhece.
    E fica a dica: visitem o nordeste, é uma delícia! Povo acolhedor, praias deliciosamente estrogonóficas, etc

    brunohardrocker
    Veterano
    # out/12 · Editado por: brunohardrocker
    · votar


    SODAPOP

    Só discordo de você ter colocado como causa do preconceito o traço cultural de ser "cabra-macho". Em toda cultura existe algum tipo de tradição de ser "cabra-macho", não só no nordeste.
    E eu acho essa tradição muito digna a espécie humana. O macho que quer conquistar a fêmea tem que se comportar como macho, como acontece nas mais variadas espécies de animais.
    O que deveria haver seria um bom senso para que mesmo que o cabra queira ser macho, que não interfira na liberdade do "cabra-moça".
    :P

    SODAPOP
    Veterano
    # out/12 · Editado por: SODAPOP
    · votar


    brunohardrocker
    não pô
    não tem a ver com conquistar fêmea, tem a ver com defender seu território e enfrentar as ameaças. Quem já falou com neto de cangaceiro sabe do que eu to falando... essa coisa de macho conquistar fêmea vem na esteira disso... é esse conjunto de fatores que parece levar pra uma homofobia.
    É engraçado que apesar disso, sempre tem historinhas homossexuais

    Headstock invertido
    Veterano
    # out/12
    · votar


    O preconceito arraigado na cultura de algumas regiões do nordeste (sertão e agreste especialmente) em relação aos homossexuais é completamente diferente do preconceito dos sudestinos em relação ao nordeste. O primeiro tem a ver com a tradição de ser "cabra macho", vindo há muitos anos como necessidade de defender o que é seu. Até hoje sinto resquícios disso, mas hoje em dia isso é uma coisa obsoleta que precisa ser extinguida, portanto o camarada (que reproduziu esse traço cultural inconscientemente) errou feio na matéria e precisa ser "corrigido".
    Já o preconceito do sudestino tem a ver com seu pouco conhecimento da região, gerado por sua única experiência com o nordeste: o contato com imigrantes, generalizando nove estados com hábitos, condições de vida e culturas muito diferentes em pessoas necessitadas no geral. Somado a isso, o fato dos grandes veículos de comunicação de projeção nacional estarem concentrados no sudeste ajuda a disseminar esse equívoco. Acho ainda que somado a isso, a omissão dos "nordestinos" ajuda muito também. Mas no fundo, quem já foi pra uma Fortaleza, Teresina, Maceió, São Luiz, Recife, sabe que esse negócio de "nordeste", "nordestino" é uma grande piada. Eu nasci no nordeste, mas nunca me importei muito com preconceito contra nordestinos, porque desde criança eu tive na cabeça que é mais burrice dos outros mesmo. É como o Brasil inteiro achar (e acha) que Brasília é só uma coleção de prédios tortos, e não tem mais nada... nunca tomaram contato com Taguatinga, Ceilândia, até mesmo com a asa sul e a asa norte... assim fica difícil construir uma imagem mental da cidade né. É engraçado que todo o Brasil sabe o nome de um monte de praia do Rio, de ruas de São Paulo, e quem é do sudeste não sabe sequer distinguir Ceará de Pernambuco. Pra que diabos eu quero saber o que é marginal tietê?? marginal pinheiros?
    E essa informação vem pra mim involuntariamente.


    Só não foi um fatality digno porque não passou de um rebatimento a uma trollagem barata. Mas mesmo assim foi bonito.

    CindyFerrari
    Veterano
    # out/12
    · votar


    SODAPOP
    Eu nasci no nordeste, mas nunca me importei muito com preconceito contra nordestinos, porque desde criança eu tive na cabeça que é mais burrice dos outros mesmo.
    Também sou assim e ignoro 98% dos comentários descriminatórios em relação aos nordestinos. Talvez porque nunca senti na pele a discriminação - nunca saí do meu estado..

    Além da falta de conhecimento que vc mencionou, tem gente que usa o preconceito pra se sentir superior mesmo.. Enfim, acho isso uma bobagem. Adoro o lugar onde moro, pq vou me importar com a ignorância alheia??

    SODAPOP
    Veterano
    # out/12 · Editado por: SODAPOP
    · votar


    CindyFerrari
    aqui em Brasília a discriminação é de morrer de rir
    um monte de filhinho de papai que reprova em escola particular achando que tão por cima hauhuahua

    Isso que me incomoda no preconceito: a pessoa tá nadando confortavelmente no maravilhoso mundo a ignorância, mas tem uma convicção... é igual crente

    CindyFerrari
    Veterano
    # out/12 · Editado por: CindyFerrari
    · votar


    SODAPOP
    Putz... Deve ser ridículo mesmo..
    Bonito é ver essa galera sendo chefiada por um nordestino que eles tanto abominam.

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # out/12
    · votar


    Os nordestinos tem dinheiro pra fazer metrô no Cariri, acho que nenhum país no mundo tem esse nível de luxo.

    SODAPOP
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Black Fire
    hUAHUHAUHAUHu

    CindyFerrari
    Veterano
    # out/12
    · votar


    SODAPOP
    Isso que me incomoda no preconceito: a pessoa tá nadando confortavelmente no maravilhoso mundo a ignorância, mas tem uma convicção... é igual crente
    Exato. E essa ignorância faz com que o indivíduo se ache o senhor da razão. É phodan.

    DrZaius
    Veterano
    # out/12
    · votar


    A gente acredita que liberdade de expressão tem limite

    Brasil.

    tambourine man
    Veterano
    # out/12
    · votar


    praias deliciosamente estrogonóficas

    print para a eternidade

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a MPPE investiga denúncia contra peça publicitária homofóbica