Reportagem do jornal O Globo traz Florianópolis como a "Beverly Hills catarinense"

    Autor Mensagem
    Cavaleiro
    Veterano
    # out/12


    Florianópolis ganhou destaque na série de reportagens do jornal O Globo sobre os desafios de um país emergente, como o Brasil, com características de nação rica. A matéria mostra que a capital de Santa Catarina vive situação inusitada: ao mesmo tempo em que cada vez mais moradores querem novas marinas — a frota de 1.700 lanchas e iates poderia dobrar imediatamente se a ilha contasse com estruturas adequadas —, Florianópolis é a única capital que, até agora, não contou com qualquer empreendimento do popular programa "Minha Casa, Minha Vida".

    Esse é o retrato de algo que foi detectado nos números da Fundação Getulio Vargas (FGV). A cidade tem a maior proporção de ricos entre as capitais. Com 27,7% de sua população na classe A (contra 19,5% do Rio e 17,7% de São Paulo) e 41,6% na classe A/B (contra 28,8% no Rio e 27,1% em São Paulo).

    Em entrevista ao jornal, Mané Ferrari, presidente da Associação Catarinense de Marinas, Garagens Náuticas e Afins (Acatmar), diz que "hoje só não temos mais barcos aqui porque não tem marinas, a legislação ambiental proíbe novas estruturas, mas estamos lutando por isso".

    Segundo a reportagem do O Globo, uma série de fatores contribui para que a cidade se transformasse de fato em uma Ilha da Magia: "Além de ser a capital de um dos estados mais ricos do país, Florianópolis concentra as atividades administrativas, de serviços e universidades - a cidade também é a capital com maior número de pessoas que concluiu o terceiro grau no país e a com maior número de conexões de internet.

    A ilha tem mais de 60% de sua área protegida, mantendo a natureza e impedindo a ocupação desordenada. Assim, suas praias atraíram ricos de outros estados, como paulistas e gaúchos, que buscaram a região por qualidade de vida. E a população é pequena: 420 mil habitantes".

    Em depoimento na reportagem, Andrea Druck, diretora da Habitasul, empresa que criou o bairro de Jurerê Internacional, vê uma invasão de novos moradores ricos, muitos de outros estados, nas belas mansões do bairro. Hoje, cerca de 60% das vendas de imóveis de luxo na cidade são para moradores e não para turistas, ao contrário do que ocorria antes no bairro, antes muitos mais de veraneio, justo no local que já foi alvo de muitas ações por seu polêmico licenciamento ambiental.

    — O problema não é ser rico, o problema é ser pobre. Devemos ter isso em mente, a felicidade é para ser vivida agora, e não depois, no céu. Temos que mudar a cultura do brasileiro, mas fico feliz que isso já esteja ocorrendo, quando vejo pesquisas que indicam que Eike Batista é um dos principais ídolos da garotada — disse ela, lembrando que cerca de cinco mil pessoas já moram no bairro, o terceiro mais caro do país, atrás do Leblon e de Ipanema.

    http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/economia/noticia/2012/10/re portagem-do-jornal-o-globo-traz-florianopolis-como-a-beverly-hills-cat arinense-3918458.html

    Classe média sofre level: extreme.

    Cavaleiro
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Post pro print do Coltrane

    -Dan
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Gostaria de conhecer essa cidade. Me parece um bom lugar para se morar.

    McBonalds
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Tudo graças aos impostos que cidades como Joinville e Jaraguá do Sul mandam pra lá sem receber um centavo em investimento de volta.

    Cavaleiro
    Veterano
    # out/12 · Editado por: Cavaleiro
    · votar


    McBonalds

    Fonte?

    O atual governador é de Lages e não investe em Florianópolis, toda a arrecadação estadual tem sido colocada em outros municípios seguindo a política de descentralização do governador passado.

    O negócio aqui é a quantidade de pessoas de alta renda e o imposto sobre produtos, também tem um grande setor de tecnologia, com dois pólos e um foco em ensino superior. É mais focado em serviços, sendo as indústrias preponderantes a de software e construção civil.

    brunohardrocker
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Cavaleiro

    Sem esquecer do turismo.

    Cavaleiro
    Veterano
    # out/12
    · votar


    brunohardrocker

    Ainda é pouco explorado apesar da quantidade absurda de pessoas e é totalmente sazonal.

    Os atendimentos em quase qualquer serviço é péssimo e a infraestrutura urbana não dá conta do aumento populacional em 300% dentro de uma ilha durante 3 meses.

    Dava pra render muito mais.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # out/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge
    · votar


    Eike Batista é um dos principais ídolos da garotada



    (cliquem em cc se quiserem as legendas)

    tambourine man
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Cavaleiro
    Post pro print do Coltrane

    nhé, mandei uns da titia snow e eles não publicaram até hoje. Malditos PTralhas

    @topic

    sul da ilha > norte yuppie miami beach style

    The Laughing Madcap
    Veterano
    # out/12
    · votar


    surfar na praia da joaquina após brincar de cruzar o deserto do saara com uma prancha na cabeça > resto de floripa

    tambourine man
    Veterano
    # out/12
    · votar


    lagoa do peri + fim de tarde no matadeiro tomando um chimas > coxinhas do norte

    Cavaleiro
    Veterano
    # out/12
    · votar


    The Laughing Madcap

    Esses haoles que ficam invadindo e superpopulando as praias :D

    Cavaleiro
    Veterano
    # out/12
    · votar


    tambourine man

    Tenho preferido ir pro sul que pro norte também. Moro no Santa Mônica, bairro central que fica junto com Itacorubi e Trindade e tenho pousada em Canasvieiras (condado argentino no Brasil) no norte.

    Mas os melhores lugares pra mim ainda são o Campeche pra fazer nada na praia, Lagoa da Conceição pra sair e Joaquina/Mole/Barra da Lagoa pra surfar, coisa que não tenho feito há uns bons anos.

    A rota rica é Praia Brava - Jurerê Internacional - Costão do Santinho - Beira mar norte

    Cavaleiro
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Se bem que mulheres do P12>>>>

    Day party com mulheres gostosas de biquini na piscina :O

    tambourine man
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Cavaleiro

    sou da vanguarda hipster sem concessões ao mainstream, nunca passei um centímetro para o norte da lagoa da conceição, e nem quero.

    tambourine man
    Veterano
    # out/12
    · votar


    P12

    e lá se vai o meu último coxinhômetro

    Hawklord
    Veterano
    # out/12
    · votar


    o trânsito de lá é um inferno

    Kensei
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Olhaí, essa é demais hein.
    Nessa semana mesmo estava brincando com os dudes do trampo com a seguinte possibilidade: trampo garantido (pelo menos no mesmo nível que o atual) em qualquer capital do Brasil, qual escolheria? Florianópolis foi a escolha da maioria.

    Atom Heart Mother
    Veterano
    # out/12
    · votar


    vitória >

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # out/12 · Editado por: Black Fire
    · votar


    Cidade boa pra quem tem helicóptero. Uma vez passei 4 horas num ônibus pra chegar do terminal ali perto da rodoviária ao campeche.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Não deve ser melhor que qualquer cidade alemã.

    ROTTA
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Jurerê pode ser o lar dos ricos em Floripa, mas não está nem nos meus top 10 lugares da ilha. Só gente esnobe e uma praia que nem é grandes coisas. Se for visitar Floripa, passe longe desse canto que você não perde nada...

    Abraços.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Reportagem do jornal O Globo traz Florianópolis como a "Beverly Hills catarinense"