Sobre o sistema eleitoral majoritário a duas voltas.

    Autor Mensagem
    -Toolbar-
    Veterano
    # out/12 · Editado por: -Toolbar-


    Claro, é um sistema mais democrático que o de uma volta. Porém, vocês acham totalmente democrático?

    Se existisse apenas 1º turno, o candidato com maior quantidade de votos seria eleito, sem a necessidade de obter 50%+1 de votos. Então o 2º turno serviria para "evitar que o eleitorado venha a desistir daquele que considera o melhor candidato para apoiar outro mais forte, que tenha mais chances de ser eleito, evitando assim uma terceira opção, que seria a mais desagradável" (Wikipédia).

    Exemplificando:

    Candidato 1 - Recebe 30% dos votos
    Candidato 2 - Recebe 20% dos votos

    Outros candidatos ficam com os outros 50% dos votos divididos entre eles.

    E se nesses outros 50% que votaram em outros candidatos, a maioria preferisse o candidato 2? Para isso existe o 2º turno, e o Candidato 2 venceria.

    Mas vejamos, essa definição de funcionalidade do 2º turno está certa?

    Desta mesma forma, CONTINUAM SENDO DESCARTADOS OS VOTOS EM CANDIDATOS DE MENOR EXPRESSÃO!

    2ª suposição:

    1º Turno:
    Candidato A - 31%
    Candidato B - 28%
    Candidato C - 26%
    Candidato Inexpressivo D - 5%
    Candidato Inexpressivo E - 5%
    Candidato Inexpressivo F - 5%

    O candidato A e B iriam para o segundo turno. O C como ficou em terceiro não. No entanto, ele teria totais condições de ser eleito, pois se os 15% dos candidatos inexpressivos votassem nele, ele obteria 41% dos votos, desta forma indo para o segundo turno.

    E se a população votasse em seu candidato, aquele que tem a sua preferência, mas daqueles que votaram nos inexpressivos de jeito nenhum votariam no candidato A e B, mas gostam do C, apenas não votando nele por preferência a outros candidatos. É injusto! Imagina o arrependimento da população... "Pô, a gente foi votar no candidato que a gente preferia e nos ferramos, o candidato C não foi pro segundo turno", por mais que entre os 3 a maioria preferisse o candidato C ele não vai pro 2º turno.

    Isso demonstra que a vontade da maioria continua não sendo levado em conta! E que votar em candidatos inexpressivos talvez não valha a pena.

    Pensei isso hoje quando fui votar. Deixei de votar em um candidato inexpressivo mas de propostas que me agradam para votar em alguém mais expressivo.

    Desta forma, mostra-se que a teoria de que o 2º turno serve para "evitar que o eleitorado venha a desistir daquele que considera o melhor candidato para apoiar outro mais forte, que tenha mais chances de ser eleito, evitando assim uma terceira opção, que seria a mais desagradável", NÃO EXISTE.

    E então o sistema eleitoral não é total democrático.

    Discutam!

    Abraços!

    Atom Heart Mother
    Veterano
    # out/12
    · votar


    CONTINUA SENDO DESCARTADOS

    rsrs

    -Toolbar-
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Atom Heart Mother
    Já arrumei. Nem revisei, pode ter outros erros, mas estou sem tempo e preciso estudar.

    SODAPOP
    Veterano
    # out/12
    · votar


    deixa eu tentar falar o que eu entendi disso tudo, pra ver se confere (li pouco, rápido e despreocupado):

    vc tá dizendo que a maioria das pessoas vota num candidato expressivo do que um inexpressivo, mesmo que o inexpressivo seja mais condizente com suas aspirações como eleitor, porque as pessoas já votam com a cabeça no segundo turno?

    Se vc quis dizer isso, concordo. É algo realmente complicado... não é o ideal. Mas por outro lado, imagina essa situação que vc expôs:


    Candidato A - 31%
    Candidato B - 28%
    Candidato C - 26%
    Candidato Inexpressivo D - 5%
    Candidato Inexpressivo E - 5%
    Candidato Inexpressivo F - 5%


    Supondo que não houvesse o segundo turno o candidato A seria eleito com apenas 31% dos votos. E se esse candidato A obtivesse, no todo, apenas esses 31% de aprovação geral, e 69% da população o odiasse? Que merda seria né

    SODAPOP
    Veterano
    # out/12 · Editado por: SODAPOP
    · votar


    reli agora seu texto

    nada a ver com o que eu argumentei AEHUAEHUHAEu


    ééé broder, faz sentido isso ae

    será que deveria rolar uma votação pra quem seria o candidato a ir pro segundo turno (exceto o líder)?

    -Toolbar-
    Veterano
    # out/12
    · votar


    SODAPOP
    Supondo que não houvesse o segundo turno o candidato A seria eleito com apenas 31% dos votos. E se esse candidato A obtivesse, no todo, apenas esses 31% de aprovação geral, e 69% da população o odiasse? Que merda seria né

    Isso que eu disse. Mas e se os candidatos A e B fossem os odiados?

    O correto é a população votar Nulo no segundo turno, caso algo ocorresse. Mas dificilmente a população faria isso e votariam no menos pior.

    Em segundo turno, se ocorresse:

    Candidato A - 40%
    Candidato B - 35%
    Nulos - 25%

    O candidato A seria eleito? Os nulos deveriam pensar em votar no candidato menos pior se fosse assim.

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/12
    · votar


    O C como ficou em terceiro não. No entanto, ele teria totais condições de ser eleito, pois se os 15% dos candidatos inexpressivos votassem nele, ele obteria 41% dos votos, desta forma indo para o segundo turno.

    então faz um segundo turno com todo mundo
    :D

    ----------------------------------------------------

    mas falando sério nesse seu exemplo
    se não existisse esses candidatos Inexpressivo os 15% deles seriam diluídos aos outros 3 e não a um só, o que vai ficar na mesma coisa da formula atual

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # out/12
    · votar


    -Toolbar-
    E então o sistema eleitoral não é total democrático.

    Fala aê Colombo! o/

    -Toolbar-
    Veterano
    # out/12
    · votar


    fernando tecladista
    se não existisse esses candidatos Inexpressivo os 15% deles seriam diluídos aos outros 3 e não a um só, o que vai ficar na mesma coisa da formula atual

    Será? E se quem votou nos inexpressivos, não votasse de jeito nenhum nos dois primeiros? Os votos foram dispersos em outros, justamente por isso?

    DrZaius
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Além das opções braco e nulo, deveria existir a opção "nenhum".

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Além das opções braco e nulo, deveria existir a opção "nenhum".

    E tinha que ter um horário reservado no programa eleitoral explicando as vantagens. Com o prof. Ubiratan Iorio.

    brunohardrocker
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Sangue no zóio:

    http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/apuracao/monte-alegre-rn.ht ml

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/12
    · votar


    -Toolbar-
    Será? E se quem votou nos inexpressivos, não votasse de jeito nenhum nos dois primeiros?

    acho que só em algo assim:

    1-PSDB
    2-DEM
    3 -PSOL

    4-PSTU
    5-PCO
    6-PCB

    mas nesse meu exemplo uma parte do 4 5 e 6 votaria no 3, mas nem eles se entendem muito o causa uma boa leva de votos no 2
    esse exemplo meu também não é a cara do panorama politico do brasil, pra ter 4 de esquerda com canditatos teriam uns 10 de direita no minimo

    -------------------------------------------------

    outro fato que que acaba acontecendo no primeiro turno
    muitos acompanham pesquisa e não gostam do candidato 1
    o 2 e 3 são toleraveis
    muitos que já deixam de votar do 4, 5 e 6 pra votar no 2 e 3 pra não ter o segundo turno com o 1 (ou pelo menos equilibrar)
    que na pratica deve ser o que aconteceu em São Paulo

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre o sistema eleitoral majoritário a duas voltas.