Suecos criam horários especiais para notívagos

Autor Mensagem
Dylan Thomas
Veterano
# set/12


A Suécia começa neste mês uma nova revolução social, com a introdução da chamada "Sociedade B" --uma sociedade que leva em conta os diferentes ritmos biológicos dos indivíduos para introduzir horários alternativos de funcionamento para escolas, locais de trabalho, universidades e organizações.

A primeira instituição sueca a implementar o esquema é uma escola secundária de Gotemburgo, que a partir de setembro vai oferecer turnos opcionais entre 20h e 8h.

"Por que precisamos trabalhar todos no mesmo horário e enfrentar os mesmos engarrafamentos?", pergunta o manifesto do movimento B-Samfundet ("Sociedade B"). "Por que temos de correr ao mesmo tempo para pegar as crianças na escola antes que elas fechem? Por que tudo tem de funcionar nos mesmos ritmos e horários se isso causa problemas gigantescos na infra-estrutura da sociedade?"

O B-Samfundet tem origem na Dinamarca, onde foi criado no ano passado. Ainda neste outono europeu, a Sociedade B será introduzida na Noruega e na Finlândia, e para outubro está previsto o lançamento no Reino Unido.

A Sociedade B se baseia em pesquisas científicas que indicam que cada indivíduo tem seu próprio ritmo biológico, uma espécie de "relógio interno" que é geneticamente determinado.

Segundo essas pesquisas, uma "pessoa B" possui um ritmo interno de 25 a 27 horas, enquanto o de uma "pessoa A" tem um ciclo de 23 horas. As "pessoas B" são mais produtivas no final do dia e têm dificuldades de despertar de manhã cedo, que é quando as "pessoas A" são mais ativas.

Segundo os criadores, esse é um movimento contra a tirania do despertador, que ao mesmo tempo se encaixa no debate sobre a criação de uma sociedade de horários mais flexíveis, com maior equilíbrio entre trabalho e lazer --e melhor qualidade de vida.

"Nosso objetivo é acabar com as rígidas disciplinas de horário da sociedade industrial, em que todos chegam ao mesmo tempo e saem na mesma hora", disse em entrevista à BBC Brasil Erika Augustinsson, vice-presidente do B-Samfundet. "Vivemos em uma nova sociedade e queremos criar um novo jeito de viver, que respeite também os diferentes ritmos internos das pessoas", acrescentou.

Escolas

Erika destaca que esses diferentes ritmos biológicos também são uma realidade nas escolas, onde um grande número de crianças e adolescentes tem dificuldades de concentração pela manhã.

Ou seja, esses alunos não têm exatamente preguiça de levantar para ir à escola --eles são apenas "pessoas B".

Na escola Vasa Lärcentrum, na cidade de Gotemburgo, o turno da tarde/noite está sendo introduzido depois de uma pesquisa realizada com os 150 alunos da instituição.

"A pesquisa mostrou que muitos estudantes consideraram a idéia bastante positiva", contou à BBC Brasil Ingela Welther, gerente de planejamento do Departamento de Educação do governo de Gotemburgo.

Segundo ela, a extensão do horário de funcionamento da Vasa Lärcentrum é uma experiência inicial que poderá ser levada às outras escolas da rede pública. "O objetivo é fornecer alternativas que ajudem os alunos a lidar melhor com seus estudos e a completar sua educação com êxito."

Ingela Welther destacou ainda que a introdução do cronograma alternativo possibilita também o melhor aproveitamento das instalações da escola, que poderá absorver mais alunos.

Em outubro, o movimento "Sociedade B" lançará o primeiro website do mundo direcionado a oferta e busca de empregos para "pessoas B".

http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u324626.shtml

Snakepit
Veterano
# set/12
· votar


Dylan Thomas

Isso não funciona.

Ficar acordado de noite e dormir de dia vai contra a natureza humana, e existem estudos comprovados que quem vive essa rotina tem mais chances de contrair diversas doenças.

Cavaleiro
Veterano
# set/12
· votar


Dylan Thomas

_o_

Dylan Thomas
Veterano
# set/12
· votar


Snakepit

A proposta tb não é tão radical. Trata-se mais de uma flexibilização dos horários, não a troca absoluta do dia pela noite.

Cavaleiro

_o_

brunohardrocker
Veterano
# set/12
· votar


Interessante. Como descubro se sou uma pessoa A ou B?
Só monitorando meus hábitos? Se sou mais produtivo a noite?
Então sim, sou uma pessoa B, que se passa por A.

Dylan Thomas

_o_

Bizet
Veterano
# set/12 · Editado por: Bizet
· votar


Snakepit
Ficar acordado de noite e dormir de dia vai contra a natureza humana, e existem estudos comprovados que quem vive essa rotina tem mais chances de contrair diversas doenças.

Que eu saiba, os problemas não são com a falta da noite em si, mas de algumas qualidades da noite (silêncio, menos luz, etc), coisas que podem ser adaptadas pra dormir durante o dia mesmo. Mas óbvio que tomar luz do sol também é importante, "viver" só durante a noite não pode, mas não conheço nenhum problema em dormir só durante o dia.

Joseph de Maistre
Veterano
# set/12
· votar


A Sociedade B se baseia em pesquisas científicas que indicam que cada indivíduo tem seu próprio ritmo biológico, uma espécie de "relógio interno" que é geneticamente determinado.

"A pesquisa mostrou que muitos estudantes consideraram a idéia bastante positiva", contou à BBC Brasil Ingela Welther, gerente de planejamento do Departamento de Educação do governo de Gotemburgo.

Não que isso realmente me interesse, mas: que pesquisas são essas? Qual a credibilidade delas? É algo no estilo aquecimento global?

Da última vez que perguntei ao pediatra da minha filha pequena sobre horários de sono, ele citou uns estudos sobre pessoas que viviam em cavernas e disse que a exposição matinal ao sol ajudar a manter um nível ótimo de cortisol no organismo e que, ceteris paribus, pessoas com hábitos noturnos têm um sistema imunológico menos eficiente e maior propensão a distúrbios neurológicos.

Não consigo evitar ficar com a pulga atrás da orelha quando vejo “pesquisas científicas” que sequer chegaram ao conhecimento dos profissionais que pagamos para cuidar da nossa saúde sendo usadas por burocratas, partidos políticos e grupos de pressão como retórica de sustentação para suas agendas revolucionárias (ainda mais na Suécia, um dos maiores antros de parasitismo e politicamentecorretice institucionalizados da Europa).

Eric Clapton
Veterano
# set/12 · Editado por: Eric Clapton
· votar


Dylan Thomas

*.+

(jogador Amaral)

tambourine man
Veterano
# set/12
· votar


Da última vez que perguntei ao pediatra da minha filha pequena sobre horários de sono, ele citou uns estudos sobre pessoas que viviam em cavernas e disse que a exposição matinal ao sol ajudar a manter um nível ótimo de cortisol no organismo e que, ceteris paribus, pessoas com hábitos noturnos têm um sistema imunológico menos eficiente e maior propensão a distúrbios neurológicos.

Acredito nessa parada aí, inclusive vou dormir 21-22 hs todos os dias, e depois das 19hs eu não presto para mais nada. Acredito que as outras pessoas são focaultianas promíscuas propagadores de HIV

ainda mais na Suécia, um dos maiores antros de parasitismo e politicamentecorretice institucionalizados da Europa

like a hurricane

Atom Heart Mother
Veterano
# set/12
· votar


Dylan Thomas

pensei que você havia morrido.

Cavaleiro
Veterano
# set/12 · Editado por: Cavaleiro
· votar


Os posts que eu mais fico impressionado atualmente são os do
Joseph de Maistre, antes eram os do tambourine man.

Mas é que o comportamento do coltrane já é mais previsível, agora com o Devil Boy eu não compreendo como eu consigo concordar e discordar tanto de alguém de uma forma tão abrupta.

Imagino que seja a influência dos americanos conservadoristas castratofistas aka Nouriel Roubini

Cavaleiro
Veterano
# set/12
· votar


^

Na verdade o Roubini é um keynesiano, mas eu esqueci o nome do cara que eu queria referenciar, a ideia fica no catastrofista.

Cavaleiro
Veterano
# set/12
· votar


Lembrei: Mark Steyn

GuitarHouse
Veterano
# set/12 · Editado por: GuitarHouse
· votar


Desde pequeno percebi que sou notívago....Meu ápice de concentração ocorre após às 22h...

Minhas monografias e trabalhos profissionais aos quais preciso concetração extrema rolam de 00h às 8h.

Mas também já percebi que isso funciona pra mim porque o mundo "pára", em antigo português. Há muita distração em horário comercial. Nessas madrugadas concilio a concentração à diminuição extrema de distrações possíveis.

De resto, como dito acima, sou uma pessoa B fingindo viver bem em A.

Ps: exemplo de notívago é o Ministro Celso de Mello, do STF. Ele trabalha apenas de madrugada. Chega à noite e sai por volta das 5 da manhã. Dorme pela manhã e, quando tem sessão de julgamento, vai à tarde.

One More Red Nightmare
Veterano
# set/12
· votar


isso ai é legitimação da promiscuidade e vagabundagem. "Lado B" meu ovo, levanta cedo e não enche o saco.

Snakepit
Veterano
# set/12 · Editado por: Snakepit
· votar


GuitarHouse
Voce não é o único. Eu tenho exatamente o mesmo "problema".

Só que eu estou parando com isso pois me faz mau, mais precisamente gera enxaquecas por ter um sono de péssima qualidade, e principalmente por dormir poucas horas, as vezes de 4 ou 5 horas.

Na madrugada eu faço em 3 horas o que eu levaria 8 durante o dia.

Acabei descobrindo que eu posso fazer o contrario, dormir cedo e acordar cedo. Durmo as 10 e acordo as 5 da manha. Até as 9 horas da manha parece de madugada. Mas lógico que é dificil isso, parece que vai contra a natureza, ficar acordado na madrugada acaba sendo muito mais atrativo, é só ver a quantidade de posts que eu tenho nas madrugadas aqui.

Black Fire
Gato OT 2011
# set/12
· votar


Eu tenho esse problema também, desde que comecei a trabalhar de manhã é um sacrifício. Eu começo a ficar acordado memso depois da uma da manhã. Se eu pudesse adaptar minha rotinha 00:00 - 16:00 seria muito bom.

The Laughing Madcap
Veterano
# set/12
· votar


cada vez mais me apaixono pela suécia

elyts
Veterano
# set/12
· votar


Curti, so resta saber se os individuos "B" terão alguma dificuldade biologica (doenças etc...)

One More Red Nightmare
Veterano
# set/12
· votar


pra mim não tem nada melhor do que acordar cedão, sol torrando geral e tal

foda quando ta chovendo/frio

Scrutinizer
Veterano
# set/12
· votar


One More Red Nightmare
Normalfag, go away.

One More Red Nightmare
Veterano
# set/12
· votar


Scrutinizer
vocês que são jovens viadinhos que gostam de apavorar na madruga. Noite é tempo pra putaria, caso contrario, dormir.

Atom Heart Mother
Veterano
# set/12
· votar


One More Red Nightmare

o problema é conseguir dormir cedo.

One More Red Nightmare
Veterano
# set/12
· votar


Atom Heart Mother
arruma um emprego.

Bizet
Veterano
# set/12
· votar


One More Red Nightmare
Prefiro prender o pau na porta.

One More Red Nightmare
Veterano
# set/12
· votar


Bizet
sou indiferente as suas preferências.

Bizet
Veterano
# set/12 · Editado por: Bizet
· votar


One More Red Nightmare
Uma vez eu tava numa fazenda isolada, aproveitando um delicioso pós-banho na janela, nu, observando a paisagem, até a imaginação me levar a pensamentos safados que me deixaram de mastro estendido, no que fui fechar a janela por causa do frio e não percebi que o boneco, em riste, tava pra fora, fato que transformou a janela numa dolorosa prensa, num impacto que instantaneamente amoleceu o bizetinho e provocou urros de dor (e, admito, talvez um pouco de prazer) que duraram até o resgate chegar, 3 dias depois, quando parte de minha vara, já putrefata por culpa do sangue preso, havia caído no chão e agora dançava pelos cantos da boca de um cachorro magro, doente e faminto que mastigava relutantemente aquele pedaço de mim enquanto me olhava com uma inocência forçada, quase sádica, como se, por trás daquele olhar de quem não compreende nada, ele se divertisse assistindo a miséria de um homem que se tornou um eunuco.

E esse momento, por mais terrível que tenha sido, ainda foi melhor que trabalhar.

One More Red Nightmare
Veterano
# set/12
· votar


Bizet
só acredito com fotos do seu pau num vidro em conserva.

Atom Heart Mother
Veterano
# set/12
· votar


Bizet
Uma vez eu tava numa fazenda isolada, aproveitando um delicioso pós-banho na janela, nu, observando a paisagem, até a imaginação me levar a pensamentos safados que me deixaram de mastro estendido, no que fui fechar a janela por causa do frio e não percebi que o boneco, em riste, tava pra fora, fato que transformou a janela numa dolorosa prensa, num impacto que instantaneamente amoleceu o bizetinho e provocou urros de dor (e, admito, talvez um pouco de prazer) que duraram até o resgate chegar, 3 dias depois, quando parte de minha vara, já putrefata por culpa do sangue preso, havia caído no chão e agora dançava pelos cantos da boca de um cachorro magro, doente e faminto que mastigava relutantemente aquele pedaço de mim enquanto me olhava com uma inocência forçada, quase sádica, como se, por trás daquele olhar de quem não compreende nada, ele se divertisse assistindo a miséria de um homem que se tornou um eunuco.

parece com as histórias daquele cara retardado aqui do OT, mas bem escritas.

Bizet
Veterano
# set/12
· votar


One More Red Nightmare
Você se tranca muito a esse negócio de prova, vai na fé, cara.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Suecos criam horários especiais para notívagos