Vereadores dizem que a culpa é dos eleitores e do "sistema"

    Autor Mensagem
    snowwhite
    Veterano
    # ago/12


    E não é que eles têm mesmo razão?

    Vereadores atribuem ao eleitor e ao "sistema" problemas da Câmara

    Os 55 vereadores paulistanos iniciaram na quarta-feira passada os últimos cinco meses de trabalho na Câmara Municipal. Após quase quatro anos de mandato, eles chegaram até aqui com o saldo de 672 homenagens a personagens ilustres, como Neymar, batismos de ruas e novas datas no calendário, como o Dia do Profissional de Dança.

    Essa massa corresponde a mais de 80% das ideias dos atuais vereadores que se tornaram lei de 2009 para cá. Já as criações de normas, como a restrição ao uso de celular em agências bancárias, representam apenas 11% da produção. Essa disparidade, na avaliação de cientistas políticos e dos próprios vereadores, é resultado do misto de antigos vícios da Casa e da falta de cobrança dos eleitores.

    Ao todo, com o atual quadro de vereadores, a Câmara aprovou 950 projetos, sendo que 85% deles partiram dos parlamentares que hoje ocupam o Palácio Anchieta, segundo levantamento feito pela sãopaulo. As demais propostas nasceram na prefeitura.

    Coletivamente, parlamentares redigiram 38 novos textos, como o fim das sacolinhas nos supermercados --hoje questionada na Justiça--, a instituição da Ficha Limpa para servidores do governo e a entrega da medalha Anchieta ao candidato petista à prefeitura, Fernando Haddad.

    Sozinhos, criaram outros 771. É aí que se sobressaem os batismos de praças e escolas, a entrega de títulos a famosos e anônimos e a instituição de dias em memória de fatos históricos ou em reconhecimento a profissionais.

    São esses mesmos vereadores que agora tentam se reeleger para mais um mandato --52 dos 55 são candidatos.

    "O povo cobra o que não podemos dar", diz presidente da Câmara

    Em entrevista à sãopaulo, Police afirmou que a Casa fez trabalhos importantes neste mandato, como a criação da Ficha Limpa para funcionários da administração municipal. E minimizou o fato de a maioria dos projetos de autoria dos parlamentares ser homenagens, batismo de vias e criação de datas no calendário oficial.

    A seu ver, a divulgação de salários dos servidores neste ano provocou resistências dentro da Câmara, mas mostra que ela está mudando. "Toda mudança tem resistência [no início]. Mas o resultado disso na escala de tempo será melhor."

    sãopaulo - Por que mais de 80% dos projetos aprovados de autoria dos vereadores ainda são de títulos de homenagem, nome de rua, data oficial?[b]

    [b]Police Neto
    - A sociedade cobra isso do parlamentar. Aquele que tem mandado muito vinculado ao território acaba por ter essa demanda [da população]. Ninguém quer morar na rua A. É uma questão de cidadania.

    Mas o volume de projetos desse tipo não é alto?
    A cidade tem 1,5 mil km quadrados. Há loteamentos em processo de licenciamento que ainda vão ser denominados. Tem material para denominar nos próximos 15 anos. É a importância maior do Legislativo? Não. Por isso que o regime de tramitação é simplificado.

    E as homenagens?
    Isso é uma tradição. O que importa mais é compreender o mandato e verificar se tem ligação direta das homenagens com o mandato. Quando o [Gabriel] Chalita passou por aqui ele deu homenagens a padres, porque ele militava nesse setor. E as homenagens ocupam mais a Casa, servem para trazer a população.

    Como avalia os trabalhos da Câmara nesta legislatura?
    Houve projetos importantes e que dão exemplo para o país, como a concessão urbanística, a Ficha Limpa. Muitas vezes, a população cobra o que não podemos dar. O vereador não dá praça, asfaltamento. Quando não consegue internar alguém [na rede de saúde], é um desaforo.

    O trabalho não é prejudicado quando se tem uma Câmara tão ligada ao governo?
    Todo Parlamento será ligado ao governo. Não é saudável que [o governo] tenha minoria.

    É saudável não ter praticamente nenhuma oposição?
    É necessária [a oposição]. Teve a do PT, a do PC do B durante um período. Não temos cultura política ainda. Tem grande oposição em
    Brasília? Não.

    A Câmara hoje é pobre de ideias?
    O Parlamento clássico era a reunião dos sábios. O contemporâneo é por mandato popular. Ninguém exige conhecimento, experiência. Ele tem a capacidade de interpretar o povo.

    Qual imagem a população tem dos vereadores hoje?
    Quem vem aqui fica maravilhado.

    E em geral?
    Em geral é ruim como a de qualquer político. O problema é: você tem ódio do político que roubou em Brasília e bate no vereador na sua padaria.

    Todos eles trabalham bem?
    Não acredito que alguém se apresente aqui para nada. Ele pode não ter vocação e acabou caindo aqui. Agora, não tem maldade. Ele não vem para fazer sacanagem. Aí você fala: não rendeu. Tem gente que não rende, como acontece na vida.

    http://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/1131362-o-povo-cobra-o-que-nao-p odemos-dar-diz-presidente-da-camara.shtml

    snowwhite
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Post para os jovens eleitores. E velhos também.

    Menson_irmão
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    snowwhite
    finalmente concordei ctg... pena q não vou votar esse ano hn

    snowwhite
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Menson_irmão

    Quem és tu?

    Menson_irmão
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    snowwhite
    Um cara q tinha discutido uma vez sobre os investimentos da copa... Acho que você não se lembra...

    snowwhite
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Menson_irmão

    É, não lembro.

    Menson_irmão
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    snowwhite
    hum...

    brunohardrocker
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Tem culpa todo mundo.

    snowwhite
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Eu não voto neles. Não venham dividir a culpa comigo.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Cada canetada de um político é uma agressão à nossa liberdade.

    Roy.Mustang
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    brunohardrocker

    tem culpa eu nisso tudo?

    snowwhite
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Como eles dizem, a culpa é dos ELEITORES e do SISTEMA. E eu concordo 100%. Quem provoca isto são os que votam em quem decide como funciona o sistema. E quem decide como funciona o sistema são os eleitos. Assim, o jogo é entre quem vota em quem se elege. Eu, fora.

    Electric Eye
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Em geral é ruim como a de qualquer político. O problema é: você tem ódio do político que roubou em Brasília e bate no vereador na sua padaria.

    Isso que eu acho ruim, brasileiro achar que todo político é ladrão.

    Kensei
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Generalismos são complicados.
    Mas é isso, via de regra a casa legislativa dos municípios servem apenas para deixar ou não o executivo tocar os projetos. Quase nada sai do legislativo...

    Kensei
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Mas fica a dica, se vc escolheu o prefeito do partido X escolha tb o vereador, pq se o prefeito for eleito e não tiver maioria na câmara dificilmente vai conseguir colocar em prática os projetos dele.

    snowwhite
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: snowwhite
    · votar


    Electric Eye
    Isso que eu acho ruim, brasileiro achar que todo político é ladrão.

    Ruim é ver maiorias de brasileiros acreditando neles. Numa pesquisa foi perguntado a brasileiros de várias regiões do Brasil se eles eram tolerantes a um certo nível de corrupção. Mais de 80% responderam que sim. Que políticos vocês acham que este povo elege?
    O que eu acho é o seguinte: todo mundo sabe que o meio político funciona como funciona. Candidatos à eleição sabem que não tem nada muito sério neste meio pois são evidentes as falcatruas cometidas governos após em todos os partidos. Sabem também que as mamatas são inúmeras. Conhecem igualmente o povo ignorante e carente que vota neles num país onde o voto é obrigatório. Neste contexto, quem é que se candidata? Não sobra muita gente decente com estômago pra ficar no meio disto.

    Cavaleiro
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    snowwhite

    Maldito statu quo

    snowwhite
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Cavaleiro
    Maldito statu quo

    Maldito! Mas é.

    Electric Eye
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    snowwhite

    Sim, eu concordo com você. Mas achar que todo político que entra no governo só pra roubar é ignorância demais também. Tenho certeza que deve haver pelo menos uma pessoas de boa índole nesse meio. Nem que seja no Acre.

    snowwhite
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Electric Eye
    Nem que seja no Acre.

    Lamento dizer que escolheu um péssimo exemplo.

    Douglas Richard
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    snowwhite

    Olá, tudo bem?
    =)

    Lembra de mim?

    snowwhite
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Douglas Richard

    Oi! Lembro sim! Tudo bem?

    Douglas Richard
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    snowwhite

    Quanto tempo, né? Raramente dou as caras por aqui. Nos meus tempos de auge por aqui, cheguei até a abrir um tópico caçando você, rsrsrs. Estava muito sumida.
    Novidades? Eu tenho: digo que já me divorciei, rsrsrs. E meu filhote foi junto com a mãe. snif, snif...

    snowwhite
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Douglas Richard
    Quanto tempo, né? Raramente dou as caras por aqui. Nos meus tempos de auge por aqui, cheguei até a abrir um tópico caçando você, rsrsrs. Estava muito sumida.

    Eu andei anos fora daqui. Voltei este ano.

    Novidades? Eu tenho: digo que já me divorciei, rsrsrs. E meu filhote foi junto com a mãe. snif, snif...


    Sério? O que houve? Eu completei 22 anos de casório! A filha tá com 20 anos! E eu tô velha! hauhauhauah

    snowwhite
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Douglas Richard

    Acabo de ver o tópico e lembrei dele! hahahah Apareci lá até. É de 2007 =O

    Douglas Richard
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    snowwhite
    Sério? O que houve? Eu completei 22 anos de casório! A filha tá com 20 anos! E eu tô velha! hauhauhauah

    É sério. Tem coisa de 4 meses, ainda é recente. Começamos a brigar feio, por bobagens. Casamos novos demais, malmente aproveitamos a adolescencia (principalmente eu), e embora não me arrependa de nada, simplesmente não dá mais certo. Depois te conto mais anjo. E fico feliz por vc, viu! =)
    Como sou advogado, minha ex-mulher ficou muito preocupada em eu obter a guarda do Douglinhas. Mas como eu sei que é muito duro pra uma mãe perder um filho, usei o bom senso. Eu apenas o vejo em fins de semana.

    snowwhite
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Douglas Richard
    Como sou advogado, minha ex-mulher ficou muito preocupada em eu obter a guarda do Douglinhas. Mas como eu sei que é muito duro pra uma mãe perder um filho, usei o bom senso. Eu apenas o vejo em fins de semana.

    Fez bem. Não tem jeito, a criança depende da mãe. Mas o melhor acho que seja a guarda compartilhada. E poder ver o filho mais vezes e com mais liberdade.
    Bom, espero que fique tudo bem. A gente estranha no início, mas depois acostuma.

    paulinho pc
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    como o fim das sacolinhas nos supermercados --hoje questionada na Justiça

    Isso todos sabemos o real motivo, ou seja, o real interesse por trás.

    a instituição da Ficha Limpa para servidores do governo

    Isso foi bom.

    ==========================================================

    Ademais, nada a declarar.
    Votarei na eleição, mas sem muita esperança.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Vereadores dizem que a culpa é dos eleitores e do "sistema"