Um triste episódio para os economistas.

    Autor Mensagem
    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge


    "Nesses dias li algo que me deixou perplexo. A saída organizada na forma de protesto de setenta alunos de economia da aula de Introdução à Economia, em Harvard, ministrada por um dos economistas mais respeitados na academia: Greg Mankiw (clique aqui).

    Os alunos saíram da aula do Mankiw com a crítica de que o professor ministrava suas aulas de forma viesada, mostrando apenas as maravilhas do funcionamento do livre mercado e explicando pouco os problemas com o funcionamento do livre mercado que, segundo eles, ocasionou a atual crise financeira. A economista Robin Wells escreveu uma carta aberta sobre o episódio (We Are Greg Mankiw… or Not?), na qual faz uma autocrítica da maneira que a disciplina economia é ensinada nos dias de hoje.

    Não vou entrar nos detalhes, mas acho que nós economistas precisamos ser mais sinceros com o público e colocar para esse público as nossas dúvidas e respeitar opiniões divergentes. Em economia há divergências enormes e, em alguns casos, não há muito como chegar ao consenso. De qualquer forma, é justamente a exposição ao contraditório que nos leva a crescer, coisa que se faz muito pouco no Brasil porque aqui as pessoas tendem a confundir debate de ideias com ataques pessoais.

    O ponto que acho interessante é que a disciplina precisa mostrar mais essas contradições, pois a economia não tem resposta pronta para tudo e o melhor exemplo disso é o crescimento espetacular da China desde os anos 80. Um país no qual os direitos de propriedade não são claros, a burocracia confusa, a justiça não funciona, etc. seria o melhor exemplo de que esse país não poderia crescer sem que fizesse uma série de reformas. As reformas foram feitas, mas de forma gradual e incompleta. No entanto, essas reformas incompletas mostram-se suficientes para disparar o crescimento daquele país e o que era considerado “obstáculo ao crescimento” de fato não se mostrou obstáculo.

    Assim, seria bom para a disciplina “economia” que todos nós fossemos um pouco mais humildes e que debatêssemos mais ideias. Por sinal, nessa linha, um novo site na internet administrado pela Universidade de Chicago é excelente para acompanhar o que os economistas dos melhores departamento de economia dos EUA pensam sobre determinados assuntos.

    O site denominado “IGM Economic Experts Panel” faz uma pergunta para um grupo de 40 economistas, sobre determinado assunto, por exemplo, estudantes de escolas públicas teriam acesso a serviços de educação de melhor qualidade se recebessem o dinheiro do governo e escolhessem em qual escola pública ou privada iriam estudar. Os economistas respondem e muitas vezes indicam leituras para fundamentar suas opiniões. As respostas são também agrupadas e apresentadas na forma de gráfico. Vale conferir para ver que, nem sempre, economistas concordam. Em alguns casos é verdade que há um quase consenso, mas em outros, como o tema acima sobre vouchers, há uma clara divisão."

    Fonte

    --------------------------------------------

    Pô, eu tô lendo o livro desse manolo ae, será que serei (ou já estou sendo) doutrinado? /o\

    Em tempo: Nenhum conceito que vi até agora era subjetivo. Além disso, ele admite a dose de subjetividade presente nas visões dos economistas e em nenhum momento esconde isso.

    Aproveitando o pótico então, está aqui uma tabela maneira que eu vi no livro:

    Tabela Maneira que eu vi no livro

    São os 10 pontos de concordância entre os economistas para algumas propostas. Ele diz que se estas perguntas fossem feitas ao público geral (o leigo: eu e vários de vocês) muitas destas proposições não seriam aceitas. Muitas delas são questões que nós nos perguntamos diariamente.

    Ajuda pra quem não lê inglês:

    http://translate.google.com.br/?hl=pt-BR&tab=wT

    Então leiam ae a tabela e dêem suas opiniões.

    Abraço para o Cavaleiro.

    ps: Pra quem ficou curioso, aqui o Gregory Mankiw fala sobre o acontecimento do tópico:

    http://www.nytimes.com/2011/12/04/business/know-what-youre-protesting- economic-view.html

    Bob Mauley
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    droga, nem sei pq cliquei aqui

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    Você é uma pessoa boa demais.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Bob Mauley

    Porque você me ama.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Viciado em Guarana
    Você é uma pessoa boa demais.

    Não entendi o.o

    Benva
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Juro que li o título como "Um triste episódio para os comunistas".

    Cavaleiro
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Abraços dude.

    Até ia ler e comentar mas tô partindo pra uma onda de reuniões até às 19:00, depois eu tento participar aqui.

    The Laughing Madcap
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Universidade de Chicago

    I have a bad feeling about this

    Pô, eu tô lendo o livro desse manolo ae, será que serei (ou já estou sendo) doutrinado? /o\

    você está sempre sob influência, não tem nada de neutro ou positivo na economia

    cafe_com_leite
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    Juro que ainda vou ler seus tópicos

    tambourine man
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: tambourine man
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    Em tempo: Nenhum conceito que vi até agora era subjetivo

    como assim? A subjetividade humana é o ponto central das teorias de mainstream (escolha racional, utilitarismo etc). Marca a passagem de uma teoria objetiva de valor-trabalho para uma subjetiva de valor-utilidade.

    Tudo isso é bem explicado com um modelo copiado das hard sciences, mas que não tem um laboratório para confirmar suas especulações

    Strato_Master
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    A saída organizada na forma de protesto de setenta alunos de economia da aula de Introdução à Economia, em Harvard, ministrada por um dos economistas mais respeitados na academia...

    tinha que jubilar os vadius...

    @topic: não entendo nada de economia... mas concordo com a maioria dos pontos na tabela...

    só não entendi direito o 9

    JennyBack
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Em tempo: Nenhum conceito que vi até agora era subjetivo

    como assim? A subjetividade humana é o ponto central das teorias de mainstream (escolha racional, utilitarismo etc). Marca a passagem de uma teoria objetiva de valor-trabalho para uma subjetiva de valor-utilidade.

    Tudo isso é bem explicado com um modelo copiado das hard sciences, mas que não tem um laboratório para confirmar suas especulações

    [2]
    Já li o livro do Mankiw já que faço economia, e é um livro fabuloso, mas assim como todos os outros, apresenta os conceitos da forma moldados à visão economicista que ele acha correta. Admitir que a microeconomia é muito generalizada e eficiente, todos os outros autores já o fazem, porque já é verdade conhecida por todos.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    tambourine man
    JennyBack

    Eu ainda não li o livro inteiro, só li 1/7 dele, então estou falando dos conceitos que eu vi até agora.

    -Dan
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Greg Mankiw

    Primeiro livro sobre Economia que li foi dele.

    E sim, até no passo-a-passo inicial ele coloca esse viés.

    Lembro de uma passagem em que ele defendia os cambistas, pois eles apenas regulam o mercado, pois o preço justo de uma coisa é o preço que estão dispostos a pagar.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Um triste episódio para os economistas.