Hoje - Lançamento mundial do IPv6

    Autor Mensagem
    Cavaleiro
    Veterano
    # jun/12


    O que é IPv6?

    A rede mundial de computadores terá uma atualização importante durante essa semana. A previsão do lançamento do novo IPv6 será as 00h01GMT (21h01 horário de Brasília) desta quarta-feira 06/06. O objetivo é aumentar o número de IP disponíveis.

    O motivo para a mudança é a escassez dos números de IP, pois o atual protocolo possui um limite de 4,3 bilhões de endereços. A transição dos protocolos levará anos, mas aparelhos e redes com IPv4 continuarão funcionando normalmente.

    Um dos administradores da ICANN (Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números), Leo Vegoda, afirma: “A maior parte dos usuários não deverão se dar conta de nada”.

    O IPv6 conta com um protocolo criptografado, onde é possível identificar todo o caminho percorrido por cada IP. Além disso, as mudanças que serão feitas não afetarão os usuários, uma vez que as páginas da web continuarão a aceitar acessos de ambos protocolos.

    Grandes empresas como o Google, Facebook, Microsoft, Yahoo, AT&T, Cisco, D-Link e outras, estão se unindo para permanentemente habilitar o IPv6 em seus produtos e serviços, afirmando a importância da migração para que a comunicação entre diferentes aparelhos de uma rede privada ou profissional se torne mais eficiente.

    O que muda para o usuário?

    A implantação do IPv6 deve ser transparente. Ou seja, se tudo der certo, pouca coisa mudará: seu computador será configurado automaticamente, a Internet continuará a funcionar e a evoluir, e você notará, com o passar do tempo, mais aplicações facilitando a comunicação fim a fim entre as pessoas, como as de video conferência e colaboração, entre outras.

    Algumas coisas serão mais fáceis. Por exemplo, se você tem uma pequena rede na sua casa, com diversos computadores ou ainda com outros dispositivos, cada um deles terá um endereço IP fixo e válido na Internet. Isso significa que você não precisará mais que um computador ou roteador seja responsável pelo compartilhamento da conexão (tecnicamente, chamamos isso de NAT - Network Address Translation).

    Com os IPs válidos, ficará mais simples acessar os dispostivos remotamente, de forma segura. Você poderá, por exemplo, utilizar sua impressora doméstica do computador de seu serviço, se assim o desejar. Alguns outros equipamentos em sua casa poderão também ser ligados à Internet, como fogões, geladeiras, cafeteiras, lâmpadas, câmeras de vigilância, etc; dessa forma você poderá controlá-los ou visualizar seu estado à distância.

    Se a implantação do IPv6 falhar, você notará que a Internet continuará a funcionar... Mas, provavelmente, o ritmo em que novas aplicações interessantes aparecem diminuirá bastante. Talvez o acesso à rede também fique mais caro.

    Como ver se eu uso IPv6?

    Neste sítio Internet (http://ipv6.br) você vê, na parte superior esquerda da página, um logotipo "IPv6 Brasil", com um globo dentro do 6. Se o globo estiver girando, você já está utilizando IPv6... Se o globo estiver parado, você não utiliza IPv6 ainda.

    Na parte superior da página, do lado esquerdo do logotipo "nic.br", aparece também o seu número IP. IPs v4 são compostos por 4 conjuntos de números, separados por pontos, por exemplo: 200.160.7.143. IPs v6 são compostos por até 8 conjuntos de números hexadecimais (números de 0 a 9 e letras de A a F), separados por dois pontos, por exemplo: 2001:12ff:0:7::143 (alguns dos 8 conjuntos de números podem ser omitidos e no seu lugar aparece ::).

    brunohardrocker
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Cavaleiro

    Maldito capitalismo.

    Alexander DeLarge
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Supimpa.

    ZakkWyldeEMG
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    IoT ftw e você aí, gadgetmaníaco, será citado no futuro (+ 40 anos) como cobaia em pesquisa sobre os efeitos das ondas eletromagnéticas no corpo humano

    E será gordo também, obviamente

    GuitarHouse
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Não tá girando aqui. Droga...estou fora das modernidades atuais. Vou cancelar a maldita internet.

    Alexander DeLarge
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Explicação bem melhor: http://www.google.com.br/ipv6/

    TG Aoshi
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Pra quem esperou sair o filme:



    tambourine man
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    gente, o cavaleiro é tão antenado

    GuitarHouse
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Pelo que entendi, parece que agora as máquinas poderão ter IP fixo individual?

    Adeus aos multis?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Hoje - Lançamento mundial do IPv6