Relatório final AF-447 (Sim, o airbus da airfrance que caiu no atlântico 3 anos atrás)

    Autor Mensagem
    2Humbucker
    Veterano
    # jun/12


    Galera, saiu o relatório final sobre o acidente com o Airbus da Arifrance, voo AF-447. Segue o link:

    http://g1.globo.com/Acidente-do-Voo-AF-447/noticia/2012/06/brasil-rece be-relatorio-final-sobre-queda-do-af-447-saiba-detalhes.html

    Pra quem não lembra, o acidente aconteceu com Airbus A-330 que ia do RJ à Paris, o avião pertencia à Airfrance, e matou todos a bordo (228 pessoas). O acidente completou 3 anos neste dia 1°.

    ---------------------------------------------------------------------- -------------------------------

    Minha opinião, os pilotos são os culpados, foram mal treinados, o comandante não dividiu as tarefas quando saiu da cabine pra dormir, e eles não perceberam que estavam perdendo sustentação. Fora que ninguém sabe até hoje porque o copiloto elevou o bico do avião quando assumiu o controle da aeronave.

    Deem seus pareceres sobre o fato.

    Spect
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Fora que ninguém sabe até hoje porque o copiloto elevou o bico do avião quando assumiu o controle da aeronave.

    Isso é o mais bizarro de tudo. Vai contra tudo que qualquer um que já jogou qualquer simulador de vôo sabe, ainda mais vindo de um piloto profissional.

    2Humbucker
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Spect
    Exatamente! Porque diabos o cara eleva o bico do avião no meio de uma tempestade? Será que o "gênio" achou que ia conseguir subir e voar por cima dela? O.o

    qew
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: qew
    · votar


    Não li a reportagem toda, me irritei tendo que ler que a aeronave tinha bico.

    Bico tem o tucano, avião tem nariz.

    Mas isso foi com certeza um problema de CRM.

    http://en.wikipedia.org/wiki/Crew_resource_management

    Nenhum dos pilotos havia recebido treinamento em caso de perda de sustentação de Airbus em alta altitude e sem informações confiáveis de velocidade. O copiloto mais experiente chega a dar, em alguns momentos, a ordem para que o colega tome a atitude correta, mas não se dá conta da ação equivocada de seu companheiro, e isso foi dificultado pela falta de informações sobre a real situação de estol no painel do Airbus.

    é a mesma coisa de falar que o cara errou o cruzamento pq o técnico não explicou isso no coletivo, isso é fundamento.

    Se realmente o tinha um piloto que reconhecia o procedimento correto, isso aponta mais uma vez pra o problema de CRM, o cara tinha o dever de ter pegado os comandos, na hora que viu que o outro estava fazendo merda.

    comandante repete os números (a ação é chamada de cotejamento), mas troca 1 dos 12 dígitos. O controlador no Recife não percebe o erro.

    Mais um erro de CRM

    Os pilotos não entendem o que está acontecendo, mesmo com o alarme de estol tocando 75 vezes

    Mal contado isso hein...

    Eles também não entendem quais informações eram corretas. Nenhum dos pilotos identificou formalmanente a situação de estol e nenhum dos pilotos faz referência em voz alta ao estol, o que é um procedimento padrão. Os passageiros não receberam nenhum aviso.

    Mais uma vez repito, ninguém é habilitado para um equipamento deste tamanho sem saber o básico.

    Ainda tenho a esperança de que haja uma explicação obvia para o cara ter levantado o nariz.

    André Perucci
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    2Humbucker
    Será que o "gênio" achou que ia conseguir subir e voar por cima dela? O.o

    acho que é a única explicação plausível pra isso

    2Humbucker
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    qew
    Não entendo de aviação, nem sei nada sobre o treinamento dos pilotos, Carlos Adolphs poderia comentar melhor o assunto. Mas eu indago uma coisa, em: Nenhum dos pilotos havia recebido treinamento em caso de perda de sustentação de Airbus em alta altitude e sem informações confiáveis de velocidade. - Será que o treinamento para uma situação de estol em alta altitude e/ou sem informações não seria diferente do treinamento para estol em outras situações?


    Os pilotos não entendem o que está acontecendo, mesmo com o alarme de estol tocando 75 vezes

    Mal contado isso hein...


    Aqui eu concordo plenamento com você.


    Mais uma vez repito, ninguém é habilitado para um equipamento deste tamanho sem saber o básico.

    E o que exatamente você quis dizer aqui?

    ROTTA
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Gosto muito de aviação (especialmente civil) e, por tudo que li sobre o AF447, penso que ocorreu, sim, uma falha mecânica menor, mas que dadas as condições adversas do tempo e a inexperiência/imperícia dos dois copilotos atuando, somaram-se para causar o acidente.

    Abraços.

    Snakepit
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Gosto muito de aviação, porem pouco entendo do assunto.

    Achei que tem algo errado nessa historia. O que fica claro é que o acidente foi provocado por erro do copiloto. Porem o fato do stall ter tocado 75 vezes e nada ter sido feito, é no minimo intrigante.

    A caixa preta não grava o que apareceu no painel, mas sim o que o computador de bordo percebe. Tenho minhas duvidas de que o stall realmente apareceu no painel, já que os pilotos não falaram nada sobre stall.

    Outra coisa, o stall alem do sinal no painel, que eu me lembre também possue um alarme sonoro, não? Acho dificil de acreditar que o copiloto levantaria o nariz do aviao sabendo da situação de stall. Muito amadorismo. Acho que outros dados no painel, além da velocidade, estavam errados.

    ROTTA
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: ROTTA
    · votar


    Snakepit
    Tenho minhas duvidas de que o stall realmente apareceu no painel, já que os pilotos não falaram nada sobre stall.
    Outra coisa, o stall alem do sinal no painel, que eu me lembre também possue um alarme sonoro, não? Acho dificil de acreditar que o copiloto levantaria o nariz do aviao sabendo da situação de stall. Muito amadorismo.

    Concordo contigo, e parece claro que este é o ponto mais polêmico de todos. E as caixas-pretas pouco ajudam.
    Abraços.

    tambourine man
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    isso é falta de feeling

    Spect
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    tambourine man
    isso é falta de feeling

    Sim. Com feeling, a queda teria sido com gritos, orações e pavor, não só dos pilotos, como dos passageiros.

    2Humbucker
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Spect
    Mas o avião improvisou, deu um monte de rodopios no ar e o caramba!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Relatório final AF-447 (Sim, o airbus da airfrance que caiu no atlântico 3 anos atrás)