Gostaria de compartilhar com vocês uma filosofia de vida.

Autor Mensagem
Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/12


"Minha terceira máxima era a de procurar sempre antes vencer a mim próprio do que ao destino, e de antes modificar os meus desejos do que a ordem do mundo; e, em geral, a desabituar-me a acreditar que nada existe que esteja completamente em nosso poder, salvo os nossos pensamentos, de maneira que, após termos feito o melhor possível no que se refere às coisas que nos são exteriores, tudo em que deixamos de nos sair bem é, em relação a nós, absolutamente impossível.

E somente isso me parecia suficiente para impossibilitar-me, no futuro, de desejar algo que eu não pudesse obter, e, assim, viver contente. Com efeito, a nossa vontade, tendendo naturalmente para desejar apenas aquelas coisas que nosso entendimento lhe representa de alguma forma como possíveis, é certo que, se considerarmos igualmente afastados de nosso poder todos os bens que se encontram fora de nós, não deploraremos mais a falta daqueles que parecem dever-se ao nosso nascimento, quando deles formos privados sem termos culpa, do que deploramos não possuir os reinos da China ou do México; e que fazendo, como se diz, da necessidade virtude, não desejaremos mais estar sãos, estando doentes, ou estar livres, estando encarcerados, do que desejamos ter agora corpos de uma matéria tão pouco corruptível quanto os diamantes, ou asas para voar como as aves.

Mas confesso que é preciso um longo adestramento e uma meditação freqüentemente repetida paranos habituarmos a olhar todas as coisas por este ângulo; e acredito que é principalmente nisso que consistia o segredo desses filósofos, que puderam em outros tempos esquivar-se do império do destino e, apesar das dores e da pobreza, rivalizar em felicidade com os deuses. Pois, ocupando-se continuamente em considerar os limites que lhes eram impostos pela natureza, convenceram-se tão perfeitamente de que nada estava em seu poder além dos seus pensamentos, que só isso bastava para impossibilitá-los de sentir qualquer afeição por outras coisas; e os utilizavam tão absolutamente que tinham neste caso especial certa razão de se julgar mais ricos, mais poderosos, mais livres e mais felizes que quaisquer outros homens, os quais, não tendo esta filosofia, por mais favorecidos que sejam pela natureza e pelo destino, nunca são senhores de tudo o que desejam."

O que acharam? Difere muito da maneira como vocês vêem a vida? Fale um pouco sobre.

Eu achei essa daí muito radical, mas tenho uns pontos em comum com ela.

Abraços para tambourine man, François Quesnay, Cavaleiro e snowwhite.

Vick Vaporub
Veterano
# mai/12
· votar


Obrigado por compartilhar.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


Vick Vaporub

Disponha \o\

CindyFerrari
Veterano
# mai/12 · Editado por: CindyFerrari
· votar


Pois, ocupando-se continuamente em considerar os limites que lhes eram impostos pela natureza, convenceram-se tão perfeitamente de que nada estava em seu poder além dos seus pensamentos, que só isso bastava para impossibilitá-los de sentir qualquer afeição por outras coisas; e os utilizavam tão absolutamente que tinham neste caso especial certa razão de se julgar mais ricos, mais poderosos, mais livres e mais felizes que quaisquer outros homens, os quais, não tendo esta filosofia, por mais favorecidos que sejam pela natureza e pelo destino, nunca são senhores de tudo o que desejam.

É por isso que não gosto do filósofos, a maioria deles se acha dona da razão e despreza os outros, pff gentinha nojenta, passam o dia todo pensando na vida e não fazem mais nada, vão bater uma laje que é muito mais produtivo.

brunohardrocker
Veterano
# mai/12
· votar


Parecido.
Diverge mais nas ações, mas mostra o quanto controlamos os pensamentos, mas nem sempre os pensamentos nos controlam.

Cavaleiro
Veterano
# mai/12
· votar


Die Kunst der Fuge

Lembra uma corrente tao de não perseguir os objetivos para alcançar a felicidade.

Faz certo sentido, mas não é minha filosofia de vida. Eu gosto de ser desafiado e correr atrás dos objetivos não pelo fim, mas sim pelos meios.

Acabei unindo o útil ao agradável.

qew
Veterano
# mai/12
· votar


é aquele tipo de texto que o infeliz escreve cinco linhas para dizer o que ele poderia claramente escrever em meia.

Viciado em Guarana
Veterano
# mai/12
· votar


Isso pode ser considerado arte?

ZakkWyldeEMG
Veterano
# mai/12
· votar


"Mais vale a trepada do que a gozada"

[ZWBOK, pág. 33]

-Dan
Veterano
# mai/12
· votar


Eu tenho uma aversão enorme a períodos muito longos.

ROo
Veterano
# mai/12
· votar


Descartes é radical. Embora não me interesse muito por sua filosofia, principalmente na ordem epistemológica, este trecho é bem interessante, concordo com muitas coisas.

Scrutinizer
Veterano
# mai/12
· votar


É por isso que não gosto do filósofos, a maioria deles se acha dona da razão e despreza os outros, pff gentinha nojenta, passam o dia todo pensando na vida e não fazem mais nada, vão bater uma laje que é muito mais produtivo.

Por isso não gosto de mulher.
Só fala merda enquanto deveria estar fazendo um saduíche.

Scrutinizer
Veterano
# mai/12
· votar


Taoísmo >>>>

tambourine man
Veterano
# mai/12
· votar


tenho feito esse exercício de olhar a partir de dentro, procurando dentro de mim. Mas é difícil, sou muito ligado ao externo, isso me causa um sofrimento desnecessário

CindyFerrari
Veterano
# mai/12
· votar


Scrutinizer
Por isso não gosto de mulher.
Suspeitei desde o princípio...

Aproveite a oportunidade e saia do armário.

Scrutinizer
Veterano
# mai/12
· votar


CindyFerrari
Já saí, lerdinha.

CindyFerrari
Veterano
# mai/12
· votar


Scrutinizer
lerdinha não, sou Membro Novato não percebeu?
Minha obrigação de saber das preferências sexuais dos integrantes dessa budega aqui é nula.

Scrutinizer
Veterano
# mai/12
· votar


CindyFerrari
Dizer que não gosto de mulher não foi o suficiente pra você se tocar?

CindyFerrari
Veterano
# mai/12
· votar


Scrutinizer
Again: sou Membro Novato, como é que eu ia saber se vc já tinha saído do armário ou não?

Por isso falei pra vc aproveitar a oportunidade agora.

Bizet
Veterano
# mai/12
· votar


Scrutinizer
Por isso não gosto de mulher.

Não confunda as coisas, a CindyFerrari só é um péssimo exemplo de mulher.

qew
Veterano
# mai/12
· votar


é sério que o Scrutinizer é gay ou é trollagem mesmo?

ele já falou tantas vezes que eu to acreditando já hahaha

Bizet
Veterano
# mai/12
· votar


qew
Ele é gay mesmo.

Scrutinizer
Veterano
# mai/12
· votar


qew
Vamo pro cantinho alí, aí eu te conto. rs

CindyFerrari
Veterano
# mai/12
· votar


Bizet
Não confunda as coisas, a CindyFerrari só é um péssimo exemplo de mulher.
Hein?
o_O

Clara Schumann
Veterano
# mai/12
· votar


Qual o autor?

ZakkWyldeEMG
Veterano
# mai/12
· votar


Clara Schumann

Um russo, tal de Miro

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/12
· votar


CindyFerrari
É por isso que não gosto do filósofos, a maioria deles se acha dona da razão e despreza os outros, pff

É curioso você dizer logo isso sobre ele. Na verdade, lendo apenas este trecho que eu postei pode-se até pensar isso que você falou, mas é interessante que durante a obra inteira o autor fica se justificando várias vezes, até insistentemente, dizendo que está expondo apenas a maneira dele de pensar e a maneira como ele encara as coisas, e que não pretendia impor a ninguém, nem dizer que os outros estão errados e tudo mais.

Cavaleiro
Eu gosto de ser desafiado e correr atrás dos objetivos não pelo fim, mas sim pelos meios.

Eu até gosto disso, até, mas só das coisas que de fato me interessam. Não me sinto desafiado por algo que não é do meu interesse.

ROo
Descartes é radical. Embora não me interesse muito por sua filosofia, principalmente na ordem epistemológica, este trecho é bem interessante, concordo com muitas coisas.

Bacana! Na verdade eu acho que esse foi o trecho que eu mais gostei o discurso do método. O restante, pra mim, só teve valor histórico.

Clara Schumann
Qual o autor?

René Descartes.

Bob Mauley
Veterano
# mai/12
· votar


tem um resuminho nao? =/

François Quesnay
Veterano
# mai/12
· votar


tenho feito esse exercício de olhar a partir de dentro, procurando dentro de mim. Mas é difícil, sou muito ligado ao externo, isso me causa um sofrimento desnecessário

mimimi de mulézinha lexotan

Atom Heart Mother
Veterano
# mai/12
· votar


Resumo?

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Gostaria de compartilhar com vocês uma filosofia de vida.