O paradoxo da intolerância à lactose.

Autor Mensagem
Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/12


A intolerância à lactose é a incapacidade de digerir a lactose, um açúcar presente no leite e seus derivados.

Esta incapacidade ocorre devido à baixa ou nula produção da enzima lactase, que é responsável justamente por 'quebrar' a molécula de lactose e permitir sua absorção.

Dentre os sintomas da ingestão de leite e seus derivados, estão desdes gases até diarréias graves.

A intolerância à lactose é uma condição pré-determinada geneticamente, sendo que o comum é que a produção da lactase comece a cair depois dos 2 anos de idade.

Uma pessoa que apresente intolerância à lactose só pode ingerir leites e seus derivados que possuam baixo teor de lactose, esta necessidade extremamente refinada caracteriza o sujeito como um leite com pera criado com vó...

Epa, o cara é intolerante ao leite e por isso é um leite com pera?

Eis o paradoxo da intolerância à lactose.

Dissertem.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/12
· votar


Post para Zenão.

KaTy
Miss Simpatia 2012
# mai/12
· votar


Pode-se ir até uma farmácia de manipulação e pedir para fazerem a lactase. Eles fazem umas cápsulas que você ingere 30 minutinhos antes de beber leite. Aí pode tomar leite normal.

brunohardrocker
Veterano
# mai/12
· votar


Eu tenho tara por lactose.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/12
· votar


Pode-se ir até uma farmácia de manipulação e pedir para fazerem a lactase. Eles fazem umas cápsulas que você ingere 30 minutinhos antes de beber leite.

Mais leite-com-perice ainda!

KaTy
Miss Simpatia 2012
# mai/12
· votar


Die Kunst der Fuge
Isso ocorre com a maioria da população - a intolerância - só que alguns não se ligam e atribuem o mal-estar que sentem a outras coisas. Geralmente ocorre conforme a idade vai passando, haha

-Dan
Veterano
# mai/12 · Editado por: -Dan
· votar


A intolerância à lactose é uma condição pré-determinada geneticamente, sendo que o comum é que a produção da lactase comece a cair depois dos 2 anos de idade.


Pois é. Todos os outros mamíferos só bebem leito quando filhotes, menos o homem, que inclusive, bebe leite de outros animais. (e os gatos, que o homem dá leite).

Mas não deixe a Itambé saber disso.

brunohardrocker
Veterano
# mai/12
· votar


KaTy

Você tem?

KaTy
Miss Simpatia 2012
# mai/12
· votar


brunohardrocker
Não........ ainda =)

Cavaleiro
Veterano
# mai/12
· votar


Genial.

brunohardrocker
Veterano
# mai/12
· votar


KaTy

Mas por que acha que terá?
Alguem da familia tem?

KaTy
Miss Simpatia 2012
# mai/12
· votar


brunohardrocker
Isso não é genético. É natural do organismo do ser humano. Com o passar dos anos é bem provável acontecer. O corpo vai deixando de produzir a lactase, o que nos torna intolerante á lactose.

KaTy
Miss Simpatia 2012
# mai/12
· votar


Aliás, o leite com baixo teor de lactose mais gostoso é o da Parmalat.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


KaTy
Isso não é genético.

Pã.
É sim.

Com o passar dos anos é bem provável acontecer.

Justamente por ser genético, depende bastante da população. Em povos eslavos é exceção, menos de 1% da população apresenta.
Em certos povos africanos mais de 90% da população apresenta o problema.

Veja um gráfico da distribuição:

Intolerância à lactose (a.k.a. leite com perice hereditária)

É natural do organismo do ser humano.
O corpo vai deixando de produzir a lactase, o que nos torna intolerante á lactose.

Isso é definido e controlado geneticamente.
Existem alelos de produção da lactase que são persistentes, ou seja, que não se silenciam à partir dos 2 anos de idade, quem possui estes, não se torna intolerante. Existem outros alelos que se silenciam.
Estes alelos estão distribuídos pelas populações, de acordo com o nível de seleção que eles sofreram.

brunohardrocker
Veterano
# mai/12
· votar


KaTy

Mas não vejo muitas gentes com isso. Vejo gentes velhas comendo queijo, por exemplo.

KaTy
Miss Simpatia 2012
# mai/12
· votar


Die Kunst der Fuge
O fato apenas PARECE genético. Ninguém da minha família tem, até o presente momento, mas eu posso ter um dia.

brunohardrocker
Exatamente pelo que eu falei. As pessoas atribuem o mal-estar a outras coisas. Dizem que pode ser gastrite, ou que a comida não caiu bem no estômago, ou que foi o café, enfim.

Aliás, muita gente nem sabe da existência dessa "leite com perice", conforme chama nosso companheiro Die Kunst der Fuge

-Dan
Veterano
# mai/12
· votar


Eu bebia leite toda manhã, o que me dava muitos gases. Tenho pegado mais leve, tomando o leite de pera, e me sentido melhor.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/12
· votar


KaTy
O fato apenas PARECE genético. Ninguém da minha família tem, até o presente momento, mas eu posso ter um dia.

Então tá, né.

brunohardrocker
Veterano
# mai/12 · Editado por: brunohardrocker
· votar


Não sei, mas o que eu entendia por intolerância a lactose eram reações fortes mesmo do corpo, a alimentos derivados do leite, tipo vômitos e diarréias. A pessoa que tem, sabe que tem e deve se cuidar pra não ingerir os produtos.
Mas no olhômetro, arrisco dizer que deve ser uma pequena percentagem da população (até onde conheço), e como podem existir tanto pessoas jovens com o problema quanto pessoas velhas, pode não vir com a idade.

KaTy
Miss Simpatia 2012
# mai/12
· votar


brunohardrocker
Mas aí são casos extremamente graves. A intolerância se manifesta com dores de cabeça, dores fortes - ou não - de estômago, enfim.

E, sim, vem com o passar dos anos. Alguns, obviamente, têm esse problema no início da vida, pois pra tudo há exceção. Com isso não seria diferente.

Isso tudo um médico me disse. Não to falando por achismo, hein, haha.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/12
· votar


KaTy
Isso tudo um médico me disse.

Ele disse que inclusive que não era genético, com todas as letras?

KaTy
Miss Simpatia 2012
# mai/12
· votar


Die Kunst der Fuge
Ele disse que não é. Que qualquer um pode ter. Que o corpo vai parando de produzir a lactase, independentemente de alguém da família ter ou não.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/12
· votar


KaTy

É sério mesmo que ele disse isso? Né possível um negócio desses.
Ele devia ser bem velho, né? E parou de se atualizar faz tempo.

Se tiver dúvidas de que o negócio é genético:

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-42302010000200025&script=sci _arttext

François Quesnay
Veterano
# mai/12 · Editado por: François Quesnay
· votar


KaTy
Die Kunst der Fuge

por isso que me consulto por fora com plantonistas recém-formados

as outras opções são ir num médico qualquer que parou de ler em 1985, ou pagar uma nota num médico atualizado, fortalecendo uma classe que deploro: médicos que cobram caro para cuidar da saúde alheia.

ROTTA
Veterano
# mai/12
· votar


Die Kunst der Fuge
O paradoxo da intolerância à lactose.

Para pensar: o ser humano é o único animal que bebe leite depois de adulto.
Abraços.

SODAPOP
Veterano
# mai/12
· votar


ahuahau

aí é um leite de soja com pera, que é um estágio superior de leite com perice (supersayajin nível 4)

brunohardrocker
Veterano
# mai/12
· votar


Proponho uma marcha contra a intolerância a lactose.

SODAPOP
Veterano
# mai/12
· votar


brunohardrocker
HAAUHUAIHAIHAIUAHIUAHUAAIUIAHIUHIUA

CindyFerrari
Veterano
# mai/12
· votar


Tenho uma amiga que descobriu recentemente ser intolerante, a coitada fica toda empolada... Tomara que nunca aconteça comigo, adoro leite e derivados, principalmente queijo e iogurte!

Cavaleiro
Veterano
# mai/12
· votar


Tomara que todos tenham em nível extremo, assim pararão de tomar Yakult.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a O paradoxo da intolerância à lactose.