Os verbos defectivos.

    Autor Mensagem
    Black Fire
    Gato OT 2011
    # mai/12


    "Verbos defectivos são aqueles que possuem conjugação incompleta, ou seja, não se conjugam em todos os modos, tempos e pessoas. Podem ser conjugados apenas nas formas arrizotônicas, ou melhor, nas formas cuja vogal tônica permanece fora do radical.

    Os motivos pelos quais esse fato ocorre são variados: alguns verbos se fossem conjugados iriam se confundir com outros, como é o caso de “falar” e “falir”, os quais na 1ª pessoa do indicativo ficariam do mesmo modo “falo”. Assim, somente o verbo “falar” tem conjugação na primeira pessoa do singular do presente do indicativo.

    Além do problema de equívoco que os verbos defectivos poderiam causar, como exposto anteriormente, há ainda outras causas: algumas formas são repudiadas por questão de provocarem sons desagradáveis, ou por não serem usuais, ou por desenvolverem conotações pejorativas.

    São exemplos de alguns verbos defectivos: adequar, falir, doer, reaver, abolir, banir, brandir, carpir, colorir, delir, explodir, ruir, exaurir, demolir, puir, delinqüir, fulgir (resplandecer), feder, aturdir, bramir, esculpir, extorquir, retorquir, soer (costumar: ter costume de), etc.

    Estes verbos, em sua maioria, são conjugados apenas na primeira e segunda pessoa do plural do modo indicativo, na segunda pessoa do plural do modo imperativo e não possuem flexões no presente do subjuntivo."

    http://www.mundoeducacao.com.br/gramatica/verbos-defectivos.htm

    Pronto, da próxima vez que alguém perguntar pra você se você sabe conjugar o verbo polir, mande a pessoa a ponte que partiu.

    Podem me agradecer agora por essa edificante dica de português.

    Bizet
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Li o post inteiro e não consegui achar um palavrão, fiquei decepcionado.

    Atom Heart Mother
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    já sabia

    Gustoau
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Pronto, da próxima vez que alguém perguntar pra você se você sabe conjugar o verbo polir, mande a pessoa a ponte que partiu.

    É só cunjugar no pretérito imperfeiro do indicativo.

    Gustoau
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Ou noutro tempo que o aceite.

    François Quesnay
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    é só conjugar em outra língua

    i.e.: I polish gold, you polish my cock, he polishes my cock as well.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge
    · votar


    São exemplos de alguns verbos defectivos: adequar, falir, doer, reaver, abolir, banir, brandir, carpir, colorir, delir, explodir, ruir, exaurir, demolir, puir, delinqüir, fulgir (resplandecer), feder, aturdir, bramir, esculpir, extorquir, retorquir, soer (costumar: ter costume de), etc.

    Eu fiquei sabendo que os moderadores do FCC tão fechando uma petição para que este verbo deixe de ser defectivo e passe a possuir conjugação na primeira pessoa do singular no presente do indicativo no português brasileiro, assim como já ocorre no português da Portugal.

    elyts
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Isso vai cair na minha prova, o OT salvou meu dia novamente

    Pedro_Borges
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Eu quero um dicionário de gauchês completo

    tambourine man
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    valeu, teru

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # mai/12
    · votar


    é só conjugar em outra língua
    I polish gold.

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # mai/12
    · votar


    tambourine man
    de nada

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Os verbos defectivos.