Culpa, Honra e Justiça

Autor Mensagem
One More Red Nightmare
Veterano
# mai/12


Por que há de haver um culpado? Por que mesmo em casos de extrema fatalidade é necessário um culpado? Por que essa noção de culpabilidade existe no sistema judiciário? Seria uma má tradução "daquilo que é humano" ou só um axioma para manter as coisas no lugar?

Paralelamente à culpa: Fazer justiça. Que diabos é isso? Por que achar um culpado ou puni-lo faria com que eu me sentisse justiçado? Por que tudo tem que ser tão reto e esclarecido e posto no papel?

Por que esses conceitos me soam tão amorfos e distantes?

Wanderer on the Offensive
Veterano
# mai/12
· votar


Por que há de haver um culpado?
Pra saber quem terá de pagar a conta ou assumir o prejuízo. Acredite, amigo, é simples assim.

guizimm
Veterano
# mai/12
· votar


Por que achar um culpado ou puni-lo faria com que eu me sentisse justiçado?
por isso as vezes eu penso em justiça como uma forma de vingança

Wanderer on the Offensive
Veterano
# mai/12
· votar


guizimm
por isso as vezes eu penso em justiça como uma forma de vingança
A criminal, talvez seja por aí. Vingança, e manter aquele elemento longe da rua por um período x de tempo. Esta é a utilidade da justiça criminal, na prática. As pessoas falam em reabilitação, ressocialização, mas na minha opinião acreditar nisso é tolice. E acreditar que isso será conseguido com nosso sistema prisional é estupidez.

Isso na justiça criminal. Em qualquer outra, it's all about the money, fi.

GuitarHouse
Veterano
# mai/12
· votar


Na justica patrimonial, tem a ver com equilíbrio, retorno ao estado anterior ao fato ocorrido( reparação)

Na criminal a justica é em sentido diferente. Punição, tentativa de impedir outros fatos e tentar a reparação do indivíduo (em tese).

Dai depende do que quis dizer no seu tópico.

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


Criminalmente falando, o problema é o ser humano.

O Caos, O instinto x A Ordem, A Razão

snowwhite
Veterano
# mai/12 · Editado por: snowwhite
· votar


GuitarHouse
Na justica patrimonial, tem a ver com equilíbrio, retorno ao estado anterior ao fato ocorrido( reparação)

Na criminal a justica é em sentido diferente. Punição, tentativa de impedir outros fatos e tentar a reparação do indivíduo (em tese).


Às vezes estas duas se misturam. Resolve uma reparação moral arrancando um pedaço do patrimônio do outro.

brunohardrocker
Veterano
# mai/12
· votar


One More Red Nightmare

O melhor da vida e estar fora de si

One More Red Nightmare
Veterano
# mai/12
· votar


brunohardrocker
Só pra quem assiste.

brunohardrocker
Veterano
# mai/12
· votar


One More Red Nightmare

Não misture as coisas no mesmo balaio. Há quem fique fora de si invonuntaria mente e quem fique fora de si voluntariamente

guizimm
Veterano
# mai/12
· votar


Wanderer on the Offensive
Em qualquer outra, it's all about the money, fi.
é, quando não é pra descontar em alguem a nossa raiva

GuitarHouse
Veterano
# mai/12 · Editado por: GuitarHouse
· votar


snowwhite
Às vezes estas duas se misturam. Resolve uma reparação moral arrancando um pedaço do patrimônio do outro.

Na verdade, o dano moral é considerado patrimonial e civil, em sentido amplo, pois não é criminal. Funciona da mesma forma que o material, com regras quase idênticas. Mas não há a ideia de punição, como no penal. Zero.

Uma coisa que defendo e há pouco debate é a implantação da teoria do "punitive damages" aqui no Br. Explico (talvez fique técnico demais).

Em regra, "a indenização mede-se pela extensão do dano". Ou seja, se vc bate no meu carro e meu prejuizo é de R$528,12 para arrumar, vc vai me ter de me pagar exatamente R$528,12. Não há dano moral nem nada, em regra. Dano material.

Se vc sofre um dano moral (ex. clássico: inclusão indevida de nome no SPC), da mesma forma a indenização é na mesma extensão do dano (nem tudo é reparável por $, claro, mas é a única solução às vezes). É meio que convencionado nos fóruns que a indenização é de R$5.000,00 nesses casos.

Daí o problema: a lei, seja no dano moral, seja no material, não permite que a indenização seja adicionada de uma PUNIÇÃO, um valor a mais, pois seria "enriquecimento sem causa",

Os chamados "punitive damages" fazem parte dessa ideia inglesa/americana de punir além de indenizar...mas aqui não tem muita validade (às vezes os juizes aumentam na marra a indenização por danos morais mas sob o argumento do elevado dano...bulshit, tão querendo punir de forma velada).

Voltando à ideia de inclusão da punição e o que penso: causou um dano, material ou moral, além da reparação, deveria haver uma cláusula geral de punição, tipo 10%.

Bateu no meu carro, conserto + 10%...e por aí vai.

Ps: minha digitação aqui é sempre via tablet, ou seja, sucks.

One More Red Nightmare
Veterano
# mai/12
· votar


às vezes me pergunto o que vou fazer em Direito. Só as vezes.

GuitarHouse
Veterano
# mai/12
· votar


One More Red Nightmare
isso aí é a parte técnica da coisa. A teoria é bonita..a prática, horrorosa.

Atom Heart Mother
Veterano
# mai/12
· votar


em pleno sábado

laerte_a7x
Veterano
# mai/12
· votar


One More Red Nightmare
Por que mesmo em casos de extrema fatalidade é necessário ter um culpado?

Você se refere à um homicídio culposo? Sempre há um responsável, nesses casos.

Iago_guitar2
Veterano
# mai/12
· votar


One More Red Nightmare

cara o negocio da culpa ta certo, as vezes ngm tem a culpa, se em um acidente de carro tem um burraco, o carro perde a direção do carro e bate no outro, a culpa nao foi dele, nao tinha oque fazer, no maximo a culpa seria do estado, mas o estado nao fez o burraco, ele nao concertou eh diferente.

sobre a justiça, esse termo se associa bem melhor com vigança na minha opiniao, nao eh pq o cara que matou meu pai ta preso que a justiça foi feita, ele tenque sofrer, tenque pagar de verdade pra justiça ser feita, nada traz um morto de volta, a justiça muitas vezes eh soh um termo leigo, ela nunca existe de verdade, eu ainda sou do olho por olho dente por dente.

Iago_guitar2
Veterano
# mai/12
· votar


laerte_a7x

Você se refere à um homicídio culposo? Sempre há um responsável, nesses casos.

acho que com fatalidade ele quis falar de morte.

qew
Veterano
# mai/12
· votar


Grande mestre humoristico Dogs2 [sodapop] já havia dito algo parecido:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/242758/

é bem por aí mesmo...

laerte_a7x
Veterano
# mai/12
· votar


Iago_guitar2

Eu achei que ele tava falando de um atropelamento, uma bala perdida, por aí...

Iago_guitar2
Veterano
# mai/12
· votar


laerte_a7x

qualquer coisa que ah uma fatalidade(fatal=fatal(Obvio neh?))

ainds, diabetes, um galho pontudo no peito, morrer afogado no aquario que tem peixe, ser mordido por um pit bull, levar um choque numa tomada que tenha energia eletrica.

qew
Veterano
# mai/12
· votar


Iago_guitar2
levar um choque numa tomada que tenha energia eletrica.

até pq se a tomada não tiver energizada, não tem como tomar choque nela =P

François Quesnay
Veterano
# mai/12 · Editado por: François Quesnay
· votar


se for traçar a culpa de qualquer coisa passível de ter um culpado humano (contemporânea), chegará em um banqueiro ou um figurão X do mercado financeiro.


desafio encontrar um problema que não possa ser traçado a esses canalhas.

tambourine man
Veterano
# mai/12
· votar


Por que esses conceitos me soam tão amorfos e distantes?

porque você é um niilistinha fofo

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/12
· votar


François Quesnay
se for traçar a culpa de qualquer coisa passível de ter um culpado humano (contemporânea), chegará em um banqueiro ou um figurão X do mercado financeiro.


Melhor post do Fórum até hoje.
Sério.

Iago_guitar2
Veterano
# mai/12
· votar


qew

até pq se a tomada não tiver energizada, não tem como tomar choque nela =P

poiseh.

Iago_guitar2
Veterano
# mai/12
· votar


François Quesnay

putz dai vou ter que questionar.

acho que eles tem culpa de muita coisa, mas nao de tudo.

se um marido matar a mulher por ciumes?

laerte_a7x
Veterano
# mai/12
· votar


François Quesnay

desafio encontrar um problema que não possa ser traçado a esses canalhas.

Um afogamento. =P

Gustoau
Veterano
# mai/12
· votar


tambourine man
porque você é um niilistinha fofo





Tentei achar aquela cena da piscina mas não rolou.

qew
Veterano
# mai/12
· votar


Iago_guitar2
se um marido matar a mulher por ciumes?
laerte_a7x
Um afogamento. =P

Vcs tão de brincadeira né?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Culpa, Honra e Justiça