Fim da aposentadoria integral em cargos federais. Acabou a mamata

Autor Mensagem
GuitarHouse
Veterano
# mai/12 · Editado por: GuitarHouse


http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-05-02/dilma-sanciona-lei- que-cria-funpresp

Em regra, funcionário público federal agora aposenta pelo teto do INSS. Se quiser mais, terá de contribuir com mais.

Isso só vale para os novos concursados. Os que já eram servidores continuam na mesma.

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff sancionou a lei que cria a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp) para os servidores públicos da União. A norma está na edição de hoje (2) do Diário Oficial da União. No texto, publicado em três páginas, há detalhes sobre o funcionamento do novo modelo, planos de saúde e a fiscalização da Funpresp. O estudo foi coordenado por um grupo de trabalho multiministerial.
A nova ordem vale a partir desta lei para os servidores que ingressarem no funcionalismo público, que não terão mais a garantia de aposentadoria integral. De acordo com a norma sancionada, os servidores públicos federais que têm salários até o teto da Previdência, hoje R$ 3.916,20, vão contribuir com 11%, e o governo com 22%. Sobre o valor que exceder esse limite, a União pagará até 8,5%.
A contribuição da União é paritária, o que significa que se o servidor pagar um percentual de 5%, a União pagará a mesma porcentagem. Ficam garantidos os valores das aposentadorias até o teto da Previdência. O servidor interessado em receber acima do teto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terá de pagar uma contribuição à parte, aderindo à Funpresp ou a fundo de pensão privado.
A nova regra não vale para os atuais servidores. A mudança só vale para os servidores nomeados a partir da sanção da lei. O texto da nova lei foi votado no Congresso no mês passado. O novo modelo é uma tentativa do governo para diminuir o déficit da Previdência Social.
O trabalhador que aderir à previdência complementar passará a pagar menos Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). Inicialmente, a alíquota é 35%, maior que no regime tradicional, mas o imposto cai 5 pontos percentuais a cada dois anos de contribuição, até chegar a 10% a partir de dez anos de contribuição.
Os atuais servidores também poderão optar pela permanência no regime de aposentadoria integral ou pelo regime de previdência complementar. Para garantir o funcionamento da Funpresp, a União já garantiu aporte financeiro de R$ 100 milhões no Orçamento de 2012.

Viciado em Guarana
Veterano
# mai/12
· votar


Meu futuro já não está mais tão garantido.

Bog
Veterano
# mai/12
· votar


GuitarHouse
Acabou a mamata

Na verdade, as pessoas têm uma idéia ligeiramente errada sobre como a "mamata" vai acabar.

O novo sistema é VANTAJOSO para funcionários públicos federais que vão começar a trabalhar agora e que não recebem salários astronômicos (exemplo: professores universitários ou do ensino tecnológico). Para os que já recebem menos que o teto do INSS, a mudança nem vai ser notada.

O truque está no fato de que a união vai continuar jogando dinheiro (os tais 22% até o teto, e os 8.5% sobre o que passar disso). Os partidos já estão todos babando sobre a carniça (leia-se a administração do novo fundo).

GuitarHouse
Veterano
# mai/12
· votar


Bog
Mas o pensamento que tive foi dos futuros servidores que focam cargos mais elevados, com salários básicos de 5mil, 7mil...ou os de 14mil para cima (AGU, que é meu caso)...

GuitarHouse
Veterano
# mai/12
· votar


Bog
Os partidos já estão todos babando sobre a carniça
E haverá nova Jorgina de Freitas...

Bizet
Veterano
# mai/12 · Editado por: Bizet
· votar


Mas o pensamento que tive foi dos futuros servidores que focam cargos mais elevados, com salários básicos de 5mil, 7mil...

Isso inclui professor universitário, o que é uma merda :(

Roy.Mustang
Veterano
# mai/12
· votar


os de 14mil para cima (AGU, que é meu caso)...

vish

Bog
Veterano
# mai/12
· votar


GuitarHouse
salários básicos de 5mil, 7mil...ou os de 14mil para cima

Lembro de ter visto uma simulação que estimava que, para salários de até uns 10 mil e uma contribuição de 35 anos, o sistema novo era mais vantajoso.

Eu sei que alguns professores em início de carreira, que passaram em concurso há menos de 5 anos, estão cogitando mudar para o sistema novo. E eu provavelmente nem vou poder optar (estou esperando ser convocado).

The Laughing Madcap
Veterano
# mai/12 · Editado por: The Laughing Madcap
· votar


tem é que privatizar essa merda toda.



/paulistano

fabricio92
Veterano
# mai/12
· votar


Acabou a mamata tambem na UnB!

Eduardo Guimarães

PHA

PHA

Black Fire
Gato OT 2011
# mai/12
· votar


Achei que iam acabar os salários irreais pra pessoas sem a mínima experiência/noção do que está fazendo simplesmente porque decoraram coisas que caem em um concurso.

Atom Heart Mother
Veterano
# mai/12
· votar


fuck

Atom Heart Mother
Veterano
# mai/12
· votar


Black Fire

vá bater uma laje

Viciado em Guarana
Veterano
# mai/12
· votar


GuitarHouse
ou os de 14mil para cima (AGU, que é meu caso)...

Eita porra! Tu ganha mais de 14 conto por mês?!!!
Conte-me mais sobre o que é esse cargo de AGU! É por concurso? Indicação? Esqueminha?

Embaixador da Etiopia
Veterano
# mai/12
· votar


Viciado em Guarana
acho que ele tá focando nesse cargo, no caso

ZakkWyldeEMG
Veterano
# mai/12
· votar


Viciado em Guarana

http://www.agu.gov.br/sistemas/site/TemplateImagemTextoThumb.aspx?idCo nteudo=181639&id_site=3

Viciado em Guarana
Veterano
# mai/12
· votar


Para concorrer, é preciso ter diploma ou certificado de bacharel em Direito, devidamente registrado, inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e ainda dois anos de prática forense.

OT conta?

amador_ssa
Veterano
# mai/12 · Editado por: amador_ssa
· votar


GuitarHouse

Boa informação, senti a falta do Cavaleiro neste tópico...

Bog

Na verdade, as pessoas têm uma idéia ligeiramente errada sobre como a "mamata" vai acabar.

Muito bem observado. Eu diria mais, a mamata infelizmente jamais acabará. Foi uma reorganização que, considerando situação anterior, "prejudicará" novos servidores concursados do "alto escalão" e poderá beneficiar servidores sem salários astronômicos como você disse. Mas não se esqueça que o teto é = ao do INSS mas a contribuição do serviidor não...

Black Fire

O que você acha de salários irreais pra pessoas sem a mínima experiência/noção do que está fazendo que nem ao menos decoraram coisas?????

Viciado em Guarana

Os pre requisitos para Advogado Geral da União não assusta. O conteúdo pragramático e as diversas etapas da prova assustam.

GuitarHouse
Veterano
# mai/12
· votar


Viciado em Guarana
Roy.Mustang
Não sou....ainda....sou aspirante ao cargo.

Um dos concursos mais fodas do BR.

ROTTA
Veterano
# mai/12
· votar


Fim da aposentadoria integral em cargos federais

Sou a favor da extinção desta regalia. Antes que me critiquem sem fundamento, fui servidor público durante 8 anos, e não considero justo a aposentadoria integral apenas para alguns. Que seja para todos, então!

Abraços.

Cavaleiro
Veterano
# mai/12
· votar


Bog

O único problema é que o pessoal que tá começando agora dificilmente vai receber alguma coisa no futuro do INSS.

Nós temos um grande problema que consiste em despesas maiores que receitas e cansei de colocar aqui. O dinheiro arrecadado pelo aumento da SELIC não é colocado em desenvolvimento e sim na manutenção da máquina do governo, pagamento de funcionários públicos e infraestrutura.

Pra reforçar a sua conclusão, muito do salário de grande parte dos funcionários públicos atualmente provém de horas extras. Esta conclusão é pessoal pelo que acompanho de hospitais e empresas de energia.


@topic

A mamata jamais consistiu na aposentadoria do funcionário público e sim na sua estabilidade.

Os salários também são bem deslocados do aplicado no mercado para a mesma função (tirando alguns exemplos, como professores de colégio particular), o que é uma vergonha e sustena o cenário que eu coloquei acima.

Black Fire
Gato OT 2011
# mai/12
· votar



Os salários também são bem deslocados do aplicado no mercado para a mesma função (tirando alguns exemplos, como professores de colégio particular), o que é uma vergonha e sustena o cenário que eu coloquei acima.


Nunca vou entender qual o critério pra pagar 2500 reais pra um profissional com nível médio.

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


Black Fire
Nunca vou entender qual o critério pra pagar 2500 reais pra um profissional com nível médio.

Eu já acho que 2500 reais é um salario minimamente decente pra quem termina o nível médio. O que não entendo é como um médico recém formado ( depois de estudar como umcão durante mais de 6 anos) possa ganhar menos do que isto.

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


ROTTA
Sou a favor da extinção desta regalia. Antes que me critiquem sem fundamento, fui servidor público durante 8 anos, e não considero justo a aposentadoria integral apenas para alguns. Que seja para todos, então!

Abraços.


É o que eu acho.

Black Fire
Gato OT 2011
# mai/12
· votar


snowwhite

Eu já acho que 2500 reais é um salario minimamente decente pra quem termina o nível médio.


Não tem nenhum realismo entre esse valor e o valor de mercado.

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


Black Fire
Não tem nenhum realismo entre esse valor e o valor de mercado.

Óbvio que não, especialmente num país em que classe média é considerado como uma família com renda superior a 2 mil reais. E ainda é chamado de burguês. humpf

Cavaleiro
Veterano
# mai/12
· votar


Black Fire
Não tem nenhum realismo entre esse valor e o valor de mercado.

De fato, este é o salário médio de um desenvolvedor pleno aqui. Um cara que formou-se em um dos cursos mais difíceis (computação) e tem pelo menos uns 3 anos de experiência na área

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


Cavaleiro
De fato, este é o salário médio de um desenvolvedor pleno aqui. Um cara que formou-se em um dos cursos mais difíceis (computação) e tem pelo menos uns 3 anos de experiência na área

Ou seja, nosso mercado é cruel. A gente enche o saco pras crianças estudarem, neche o saco pros jovens entrarem pra universidade e depois eles saem e passam fome sabe-se lá até quando. Deve ser pra não pagar mais e não provocar aumento nos índices inflacionários blablabla

François Quesnay
Veterano
# mai/12 · Editado por: François Quesnay
· votar


Óbvio que não, especialmente num país em que classe média é considerado como uma família com renda superior a 2 mil reais. E ainda é chamado de burguês. humpf

mas isso é classe média.


é aquele cara que vive de financiamento em financiamento porque passou a ganhar mais de 4 S.M.

e se sente na situação. defende bancos, medidas neoliberais et al.

Cavaleiro
Veterano
# mai/12 · Editado por: Cavaleiro
· votar


François Quesnay
e se sente na situação. defende bancos, família et al.

Que pena que seja necessário ganhar mais de 5 SM para defender a família, por exemplo.

Bancos eu não vejo ninguém defendendo, pelo contrário.

E como você editou para medidas neoliberais, elas são para a eficiência da utilização dos recursos, ajuda qualquer classe, também é uma pena que tenha que se estudar o suficiente para ganhar ao menos 5 SM para descobrir isto.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fim da aposentadoria integral em cargos federais. Acabou a mamata