"Payola" oficial na net - e nos USA - só faltava essa!

    Autor Mensagem
    luckitto
    Veterano
    # abr/12


    É vivendo e aprendendo...

    "Payola", "Pay-to-Play" ou simplesmente o tão conhecido "Jabá" agora pode ser pago com cartão de crédito ou Paypal. Dá pra acreditar?

    Quando será que essa "epidemia" que penaliza tanto os talentosos e só beneficia quem tem grana vai acabar? Putz...

    Nos Estados Unidos tem um monte de gravadoras sendo processadas pela prática "ilícita". E o entendimento dos magistrados americanos é que uma emissora de rádio ou TV - por ser uma "concessão pública" - não pode atender os interesses de alguns poucos.

    O que me deixa mais intrigado é que o "jabá" surge justamente numa rádio online que tem parceiros respeitados nos Estados Unidos, como Wall Street Journal, USA Today, etc.

    Até reconheço que se uma rádio FM cobrasse R$ 20,00 por um pacote de 250 execuções confirmadas, com relatório e tudo realmente poderia inserir muitos músicos/artistas de baixo poder aquisitivo na chamada "grande mídia", mas deveria haver uma legislação específica para regular o sistema. Além do mais, TODO MUNDO sabe que não se entra na Globo ou Jovem Pan sem ter "bala na agulha".

    Mas taí o assunto pra ser discutido ou comentado se alguém assim desejar...

    FONTE

    LeandroP
    Moderador
    # abr/12
    · votar


    luckitto

    Realmente é preocupante. Espero que no Brasil este tipo de prática seja impedida. Senão eu vou xingar muito no twiter. Que falta de sacanagem!

    luckitto
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    LeandroP
    Realmente é preocupante. Espero que no Brasil este tipo de prática seja impedida. Senão eu vou xingar muito no twiter. Que falta de sacanagem!

    É aí que mora o perigo meu amigo... se já foi instituído lá, não se assuste ao acessar uma dessas rádios online brasileiras e se deparar com o símbolo do PagSeguro ou MP dizendo: "Compre seu pacote e toque sua música aqui".

    E não se surpreenda - dependendo da audiência do canal - se milhares de artistas (principalmente os "sem rádio") não aderirem ao sistema PAY-TO-PLAY...

    Parece uma ideia absurda, mas já pode estar em projeto enquanto a gente fala desse assunto aqui...

    Valeu pelo comentário manolo!

    LeandroP
    Moderador
    # abr/12
    · votar


    luckitto

    Já abriu precedente em outro país. Não é difícil copiarem a ideia. O lance é combater, porque jabá na net é desanimador.

    GuitarHouse
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: GuitarHouse
    · votar


    luckitto
    Mas no EUA há uma liberdade sem igual.

    Por exemplo, o Lobby que o Cachoeira faz aqui no Congresso, que é "crime", é permitido e regulamentado nos EUA...


    P ex., o Google contrata escritórios e gasta milhões por mês com lobby....

    luckitto
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    LeandroP
    Já abriu precedente em outro país. Não é difícil copiarem a ideia. O lance é combater, porque jabá na net é desanimador.

    Eu concordo contigo e digo mais: se as emissoras de rádio e televisão são uma concessão pública ("em tese", concedido pelo povo e não "doado para sempre"), imagine a net que é regida pela legislação da mídia impressa?

    Ora, jornal TEM DONO e ele publica lá o quer (mesmo que seja processado se caluniar, mentir, etc.). Na internet será igual, só que com mais PODER.

    Tente imaginar uma JOVEM PAN online fazendo "jabá" oficial, aceitando Master, Visa e até Mercado Pago?

    Vai ser uma zona!

    luckitto
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    GuitarHouse
    o Lobby que o Cachoeira faz aqui no Congresso, que é "crime", é permitido nos EUA.

    É verdade que nos Estados Unidos os candidatos até compram comerciais em rádio e TV. Eu sei que eles têm mais liberdade e existem até escritórios especializados em Lobby no Congresso americano (se eu não me engano isso foi até mostrado certa vez num filme, tipo "Meu caro Presidente" ou algo assim...)

    Mas eis o grande problema desse país: "as leis precisam pegar["... parece brincadeira...

    Mas, você há de concordar que, mesmo sendo crime no Brasil, a imprensa fala o tempo todo com a maior "naturalidade" que o lobista fulano, cicrano, etc. e nada se faz? Pô...onde é que está o crime? Não prender o lobista ou fazer de conta que é normal?

    O Cachoeira está ferrado porque se envolveu com um cara do DEM em ano de eleições... o mensalão só não foi em frente porque os caras do PSDB e do PT entram em acordo e quem manda no STF é o Presidente (na prática).

    Veja o caso do Ayres Britto. Ele declarou que vai priorizar o julgamento do caso do mensalão, mas como assim? Ele foi indicado pelo Dirceu, Déda, José Eduardo Dutra e Lula... então? Ele completa 70 anos daqui a seis meses e cai fora e só quis passar pra população uma "boa impressão".

    Só isso!

    Valeu também pela opinião mano!

    GuitarHouse
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    luckitto
    O que eu quis dizer é que não acho que essa moda pega aqui no BR, em razão de isso, por lá, ser natural...aqui que é "chocante".

    Bob do recife
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    estao oficializando e colocando a amostra o que ja acontecia a decadas. Mas que nao deixa de ser uma vergonha

    DrZaius
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Não vejo problema.

    luckitto
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    GuitarHouse
    O que eu quis dizer é que não acho que essa moda pega aqui no BR, em razão de isso, por lá, ser natural...aqui que é "chocante".

    Ah! Entendido. Perfeito!

    Bob do recife
    estao oficializando e colocando a amostra o que ja acontecia a decadas

    É lamentável meu caro Bob. Realmente!

    DrZaius
    Não vejo problema.

    Questão de ponto de vista. Respeito.

    Valeu pela opinião galera!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a "Payola" oficial na net - e nos USA - só faltava essa!