Democracia segrega, a ilusão de justiça por maioria

Autor Mensagem
londrer
Veterano
# abr/12


A briga pela democracia foi, e ainda é, uma das mais defendidas quando o assunto é poder coletivo.
Queremos que todos tenham o mesmo poder de escolher seja o quer for, de líderes políticos a para onde viajar no próximo carnaval, por maioria de votos.
Automaticamente, assumimos que a maioria de votos torna a decisão justa. Em muitos casos, como exemplo pífio da viagem, realmente é bem simples se virar com isso. Você sempre tem a alternativa de não ir e ir para onde quiser. Já no seriíssimo primeiro exemplo, não.

Até que ponto, um país com 200 milhões de habitantes, arredondando e usando o nosso de exemplo, pode ter um sistema democrático e considerá-lo justo?

Recentemente me peguei em uma discussão interna sobre isso.

Democraticamente, 50%+1 é o suficiente para ser maioria. O que nos deixaria com 99.999.999 pessoas contrariadas com a escolha, seja ela sobre o assunto que for.
Comecei a imaginar como de fato podemos ser tão complacentes com esse tipo de escolha.

Temos um caso recente de uma estudante de direito que postou no Twiter uma frase discriminando o povo nordestino devido às eleições para presidente, acho que todos se lembram disso. A despeito desse caso, o qual não vou dar ênfase, me veio a seguinte conclusão: a democracia segrega. E é falando sem preconceitos e partindo de um ponto delicado (do qual eu não pretendo ofender ou discriminar), que aponto para a questão.

Nós sabemos, ou julgamos saber, que não são os grandes centros econômicos do país que escolhem o presidente. Não são esses centros ricos, que bancam a economia não deles mesmos mas de todo o país, que escolhem quem deve governar. E não falou disso como uma injustiça, mas como uma segregação. Pensem só, quantos amigos, colegas, conhecidos ou não, vocês já ouviram comentar do ponto de vista elitista que enquanto Sul e Sudeste sustentam o país, o resto só gasta e elege? Não estou falando que está certo, nem que apoio a idéia, o que quero focar aqui é essa segregação social. A maioria é, definitivamente, simpática a esse pensamento. Isso é uma realidade que vejo claramente em época de eleição.

Voltando à democracia, obviamente os centros econômicos não contém a maior parte da população, mas claramente a maior parte da renda. E, por isso, se sentem lesados pela falta de poder decisivo. Isso causa a segregação e a discriminação regional. E tudo isso pela justiça da democracia que, até hoje, é considerado o melhor sistema que temos para decisões em grupo.

Até que ponto essa segregação é saudável para o próprio país? Existe algum modo de tornar a democracia mais coerente? E aqui eu volto para a questão do 50%+1 e não à questão diretamente política que de passou nos últimos 3 parágrafos. Como manter um sistema justo para a maioria real? Qual seria essa maioria? 70% da população? 80% da população?

Espero não ter causado ofensas, meu ponto é a segregação causada pela democracia e não a briga “estado rico/estado pobre”

Espero ouvir alguns pensamentos sobre o assunto do título: “Democracia Segrega, a ilusão de justiça por maioria”

Cavaleiro
Veterano
# abr/12
· votar


A única democracia que funciona é a democracia pelos pés.

Por isto que eu gosto dos EUA, não tá bom em um estado? Muda pra outro sem nenhuma burocracia e é quase um país diferente.

brunohardrocker
Veterano
# abr/12
· votar


Tudo é perfeito e todas as pessoas são felizes.

Roy.Mustang
Veterano
# abr/12
· votar


Pensem só, quantos amigos, colegas, conhecidos ou não, vocês já ouviram comentar do ponto de vista elitista que enquanto Sul e Sudeste sustentam o país, o resto só gasta e elege?

parei por aqui

Cavaleiro
Veterano
# abr/12
· votar


Pensem só, quantos amigos, colegas, conhecidos ou não, vocês já ouviram comentar do ponto de vista elitista que enquanto Sul e Sudeste sustentam o país, o resto só gasta e elege?

http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=682

Mas isto é um fato, não é discutível, é só olhar quais estados estão em vermelho (sustentam o país) e quais estão em azul (são sustentados pelo país).

Viciado em Guarana
Veterano
# abr/12
· votar


Se você estiver falando do Brasil, vá chupar um cubo de gelo.
Pois isso aqui não é uma democracia nem ferrando.

Lembrando que:

Demo = Povo
Cracia = Governo


Né?!

snowwhite
Veterano
# abr/12
· votar


Cavaleiro
http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=682

Mas isto é um fato, não é discutível, é só olhar quais estados estão em vermelho (sustentam o país) e quais estão em azul (são sustentados pelo país).


Sempre procuro esta porcaria e nunca acho.

Roy.Mustang
Veterano
# abr/12
· votar


Cavaleiro

Não estou discutindo isto. No entanto, eu acho mto bom isso. Porque quanto mais a "elite" subestima os outros, mais eles pagam (literalmente) por isso.

Snakepit
Veterano
# abr/12 · Editado por: Snakepit
· votar


Cavaleiro
Porra, a arrecadação de SP é 10 vezes a do RS e PR??? Não pode ser...

Essa tabela é uma vergonha. E quem ta em azul é que manda no país.

Se isso mais amplamente divulgado o Brasil estaria umo a guerra civil e ao separatismo. Depois reclamam dos gauchos que tem fama de separatista, se o paulista se quer imagina como seria um país separado voces tem algum problema...

DrZaius
Veterano
# abr/12
· votar


Ditadura da maioria é tão opressiva como qualiqer outra. Aliás, a maioria das ditaduras têm apoio da maior parte da população.

Acontece que o conceito moderno de democracia não se limita à vontade da maioria. A Democracia Liberal moderna, prevê uma série de direitos básicos do indivíduo, invioláveis independentemente da vontade da massa. Esses são geralmente dispostos em uma constituição. Só em vigência da garantia dessas liberdades, é que a maioria passa tomar decisões.

Não é um sistema perfeito à prova de Opressões, como bem demostra o petralhismo em geral. Mas, como já diz o clichê...

brunohardrocker
Veterano
# abr/12
· votar


Teoricamente, enviar mais valores aos estados menos desenvolvidos poderia fazer com que eles se desenvolvessem também e o país se desenvolvesse como um todo, até nivelar as situações.
E se somos livres pra transitar de estado para estado, por que os paulistas não vão lá na amazônia buscar o dinheiro que está sendo investido lá, e larguem mão dessa concentração populacional que só resulta em favelas? "Ui, tenho medo de onça! Não vou."

Cavaleiro
Veterano
# abr/12
· votar


Snakepit

Bom, dizem que seria aproximadamente uma Bélgica.

snowwhite
Veterano
# abr/12 · Editado por: snowwhite
· votar


Snakepit
Porra, a arrecadação de SP é 10 vezes a do RS e PR??? Não pode ser...

Creio que sim, pois só a capital de SP tem 10 vezes a população de Porto Alegre. Imagina toda a demanda que isto causa.

E quem ta em azul é que manda no país.

Certamente que sim. mas como Nação ( e para não entrarmos em guerra) temos que aguentar a famigerada distribuição de renda ( mas não de responsabilidades).

Cavaleiro
Veterano
# abr/12
· votar


Distribuição de renda é tão ridiculo conceitualmente.

É só imaginar num colégio, seria o mesmo que distribuirmos a nota pra todos passarem ao invés de bonificar aquele que estudou mais e reprovar o que não quis.

Cavaleiro
Veterano
# abr/12
· votar


A diferença é que com a comparação ao invés de todos passarem, todos reprovariam, como já coloquei nos tópicos aqui.

g.wilhelms
Veterano
# abr/12 · Editado por: g.wilhelms
· votar


Pois isso aqui não é uma democracia nem ferrando.

Lembrando que:

Demo = Povo
Cracia = Governo


Lembrei desse vídeo do Hugo Chávez, em que ele argumenta que Cuba é uma "democracia":




Se eu concordo com ele? É evidente que não, pois ele está defendendo um sistema que teoricamente deveria por o poder na mão do povo, mas que na prática só aumenta o domínio do estado.

g.wilhelms
Veterano
# abr/12
· votar


Ia escrever um extenso post sobre o assunto, mas tem uma frase do Winston Churchill que resume bem o que penso sobre o assunto: A democracia é a pior forma de governo, salvo todas as demais formas que têm sido experimentadas de tempos em tempos

snowwhite
Veterano
# abr/12
· votar


Cavaleiro
A diferença é que com a comparação ao invés de todos passarem, todos reprovariam, como já coloquei nos tópicos aqui.

= Comunismo

Roy.Mustang
Veterano
# abr/12
· votar


alguém sugere algo plausível que seja mais eficaz que a democracia? E mais eficaz que o capitalismo?

Cavaleiro
Veterano
# abr/12
· votar


snowwhite

Exato.

snowwhite
Veterano
# abr/12
· votar


Roy.Mustang
alguém sugere algo plausível que seja mais eficaz que a democracia? E mais eficaz que o capitalismo?

e mais moral que a meritocracia?

g.wilhelms
Veterano
# abr/12
· votar


Distribuição de renda é tão ridiculo conceitualmente.

É só imaginar num colégio, seria o mesmo que distribuirmos a nota pra todos passarem ao invés de bonificar aquele que estudou mais e reprovar o que não quis.


Sou a favor da distribuição de renda sob determinadas ressalvas. Não se trata de dar esmola, ou sustentar ociosos, mas dar uma ajuda financeira, como medida provisória, exigindo determinadas condições. O pessoal que recebe o bolsa-família por exemplo, com exceção das possíveis fraudes (gente recebendo sem precisar), que tem em tudo o que acontece nesse país, é obrigado a manter seus filhos na escola, e vacinados periodicamente.

Cavaleiro
Veterano
# abr/12
· votar


é obrigado a manter seus filhos na escola, e vacinados periodicamente.

Não deveria precisar dar incentivo financeiro para os pais fazerem isto.

Os pais não tem condições de empregabilidade? Entendo, e até compreendo a medida como um paleativo para algumas destas pessoas viverem enquanto há estes problemas, agora não pode ser definitiva, e este é o grande problema destas soluções, ela fica para a posteridade porque é eleitoreira e interfere no bolso das pessoas, o que tem que mudar é a escolaridade e a formação profissional.

snowwhite
Veterano
# abr/12
· votar


g.wilhelms

como medida provisória, exigindo determinadas condições

sine qua non


é obrigado a manter seus filhos na escola, e vacinados periodicamente.

Não tem muita fiscalização pra isto também e nada garante que as crianças estão indo às aulas. Siginifica apenas que um dia foram matriculadas. Além das péssimas condições das escolas e do alto nível de reprovação .
Quanto à vacinação não sei como é feito o controle, se é que é feito...

snowwhite
Veterano
# abr/12
· votar


Cavaleiro
Não deveria precisar dar incentivo financeiro para os pais fazerem isto.

Os pais não tem condições de empregabilidade? Entendo, e até compreendo a medida como um paleativo para algumas destas pessoas viverem enquanto há estes problemas, agora não pode ser definitiva, e este é o grande problema destas soluções, ela fica para a posteridade porque é eleitoreira e interfere no bolso das pessoas, o que tem que mudar é a escolaridade e a formação profissional.


Tem tudo isto também. Vira moeda de troca por votos. Ninguém tá realmente preocupado se aquelas crianças estão tendo estudo de qualidade ou saúde garantida.

g.wilhelms
Veterano
# abr/12
· votar


Os pais não tem condições de empregabilidade? Entendo, e até compreendo a medida como um paleativo para algumas destas pessoas viverem enquanto há estes problemas, agora não pode ser definitiva, e este é o grande problema destas soluções, ela fica para a posteridade porque é eleitoreira e interfere no bolso das pessoas, o que tem que mudar é a escolaridade e a formação profissional.

Sim, eu falo para ajudar em casos em que realmente há necessidade, como famílias que tem uma renda mensal muito baixa, e realmente passam necessidades, mas acho que o ideal é entra num consenso, ou seja, paralelo a isso, investir em educação, e em condições para que essas pessoas possam melhorar de vida, sem ter que ficar a vida inteira recebendo ajuda do governo, por isso que tratei da coisa como uma "medida provisória.

Roy.Mustang
Veterano
# abr/12
· votar


e do alto nível de reprovação .

bullshit

Snakepit
Veterano
# abr/12
· votar


O unico dinheiro que deve ser dado é seguro desemprego, mais nada.

Promover igualdade só com educação, o resto é populismo.

snowwhite
Veterano
# abr/12
· votar


Roy.Mustang
e do alto nível de reprovação .

bullshit


http://www.fatimanews.com.br/noticias/mais-de-um-milhao-de-alunos-term inam-ensino-fundamental-com-atraso_132572/

Roy.Mustang
Veterano
# abr/12
· votar


snowwhite

Isso vai totalmente na contra-mão (?) de tudo que eu já vi até hoje. Tanto em escolas particulares quanto em escolas públicas, o aluno só reprova por faltas ou se realmente quiser. Isso não seria surpresa alguma se vermos a situação dos alunos que conseguem concluir o EM sem sequer saber fazer uma regra de 3 simples, quem dirá composta.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Democracia segrega, a ilusão de justiça por maioria