Sobre a usura (pela regra tem que ter 15 caracteres )

    Autor Mensagem
    Comuna CCCP
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: Moderador


    sura é o nome dado a prática de se cobrar juros excessivos pelo empréstimo de uma determinada quantia de dinheiro.
    Até a Idade Média a palavra usura era utilizada como sinônimo de juro. Essa prática era proibida, pois acreditava-se que dinheiro não poderia gerar dinheiro. A cobrança de juros era considerada uma forma de se explorar uma pessoa que estava passando por uma situação difícil, portanto todos os empréstimos financeiros deveriam ser realizados sem cobrança de nenhuma taxa.
    Porém, com a evolução do sistema financeiro os pensadores da época começaram a achar justo que o credor recebesse uma parte dos lucros obtidos com seu empréstimo, sob a forma de juros. No final do século XV surgiram as primeiras tabelas disciplinando e limitando os valores cobrados pelo empréstimo de dinheiro. Passou-se então a distinguir juro de usura.
    Juro era a taxa cobrada dentro dos valores estipulados por uma tabela prevista em lei; Usura passou a ser o termo utilizado para se referir a cobrança de taxas superiores ao limite máximo permitido.
    A igreja acreditava que o usurário que adquirisse lucro sem nenhum trabalho e até dormindo contrariava a Palavra de Deus que diz no livro do Gênesis capítulo 3 versículo 19: "comerás teu pão com o suor do teu rosto" . Assim o usurário não vende a seu devedor nada que lhe pertença, mas apenas o tempo, que pertence a Deus. Disso não deve tirar nenhum proveito. No Islã o Sagrado Alcorão diz: "2:275 Os que praticam a usura serão ressuscitados como aquele que foi perturbado por Satanás..." "2:278 Ó crentes, temei a Allah e abandonai o que ainda vos resta da usura, se sois crentes."

    Bizet
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Os bancos, cara. Os bancos.

    DrZaius
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Espero que você não esteja defendendo práticas da igreja medieval como exemplos a serem copiados.

    Snakepit
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    O juro, infelizmente, é vital para a economia. Juros baixos e credito facil podem arruinar a economia e quebrar bancos facilmente, deixando um rastro de destruição enorme, alem de provocar inflacao no caso do Brasil.

    Sem falar que com juro zero ninguem emprestaria dinheiro.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre a usura (pela regra tem que ter 15 caracteres )