Conheça o americano que entrou na universidade aos oito anos

Autor Mensagem
snowwhite
Veterano
# abr/12 · Editado por: snowwhite


14 anos e universitário — Conheça o americano que entrou na universidade aos oito anos

Um colorado de 14 anos que é fã do jogador português Cristiano Ronaldo, ouve Beatles, pratica artes marciais e gosta de filmes de Jackie Chan e Jet Li é, aparentemente, apenas mais um garoto de 14 anos.

À primeira vista, o norte-americano Moshe Kai Cavalin, filho do gaúcho Ubirajara Joseph Cavalin e da chinesa Shu Chen, se limita à descrição acima. Contudo, o diploma obtido em astrofísica no East Los Angeles College (Elac) — onde entrou aos oito anos e só tirou A (a nota máxima nos Estados Unidos) — o distingue da imensa maioria dos jovens nessa faixa etária.

Atualmente, ele se prepara para concluir o bacharelado em matemática pela Universidade da Califórnia, Los Angeles (Ucla) no fim do ano. Em seu passaporte chinês, ele é Kai Hsiao Hu (que significa "tigre obediente"). Porém, a preferência pelo nome do documento americano ("Moshe" é equivalente a "Moisés") mostra o gosto do estudante pela diversidade cultural. É "o leste o oeste se encontrando num rugido harmônico e poderoso", define.

Mais próximo da cultura chinesa do que da gaúcha, as palavras de Moshe Kai — que rejeita o rótulo simplista de "gênio" — refletem essa característica. Com frases repletas de imagens, o garoto gosta de se expressar por meio de metáforas e comparações.

— "Gênio" é uma palavra, assim como QI é um número criado pela elite. A vida é um círculo de conhecimento e o teste de QI é apenas um arco deste círculo, cuja parte mais importante não é testada. As classificações esquecem o resto dos componentes que fazem um indivíduo. Eu me recuso a ser um número e a deixar que uma palavra me classifique. Eu procuro a sabedoria pelo conhecimento — teoriza Moshe Kai.

O excelente desempenho acadêmico transformou Moshe Kai em uma celebridade internacional. A presença de Moshe Kai na mídia é constante. Entre as conversas via e-mail com Zero Hora, ele ainda deu entrevistas para redes de televisão dos Estados Unidos, da Finlândia e de Israel. Ainda assim, ele encara as coisas com alguma serenidade:

— Sou apenas um garoto olhando, atônito, o universo do Todo-Poderoso.
Um percurso particular

Quem vê o currículo acadêmico recheado de prêmios e notas máximas de Moshe Kai pode pensar que sua trajetória estudantil foi imune a frustrações. Porém, seu caminho até a universidade não foi tão simples.

Estudar em casa

Quando tinha seis anos, os pais tentaram colocá-lo numa turma mais avançada em uma escola pública, mas a direção só o aceitaria se fosse matriculado na primeira série. Então, Moshe Kai ficou em casa, estudando com a própria mãe. Um ano depois, foi recusado em uma escola particular, mais flexível com relação ao nivelamento dos estudantes, porque a professora de Matemática da quinta série dominava os números até álgebra, enquanto o garoto já estava em pré-cálculo. Ele não foi admitido numa série ainda mais avançada para não "perturbar" os alunos mais velhos, conforme a justificativa dos diretores.

No mundo acadêmico

Na primeira tentativa, sequer foi testado ou entrevistado. De volta às aulas domésticas com a mãe, teve de esperar por mais um ano, quando finalmente lhe foi permitido fazer um teste para entrar na universidade. Moshe Kai foi o terceiro colocado entre os 44 estudantes avaliados.

— Provei que estavam errados não apenas por meu diploma com honras, mas por também ajudar muitos dos meus colegas. Acabei sendo o tutor de muitos deles. Eu "perturbei" o axioma dos psicólogos e dos educadores — comenta Moshe Kai.

Moshe Kai, que escolheu astrofísica e matemática por "ser jovem e precisar começar pelo básico", garante nunca ter pensado em desistir:

— Precisamos manter o foco e trabalhar duro, com uma mente forte e um coração jovial, porque essa é a poção mágica.

Carreira e futuro

Embora tenha iniciado a carreira acadêmica bastante cedo, o jovem mantém-se tranquilo quanto ao futuro. Sem se preocupar com o que virá nos anos seguintes à formatura, não traça metas para cumprir até os 20 anos. Aos que esperam um conselho sobre como fazer uma escolha tão importante quanto decidir por uma profissão, Moshe Kai esquiva-se de ser definitivo:

— Vou procurar o conhecimento sempre, porque ele será meu irmão mais velho, que vai me reerguer quando eu cair e segurar a minha mão quando eu estiver triste. Vai me proteger quando a neve invadir o topo da minha cabeça, meus ossos se enfraquecerem e minhas pernas não suportarem meu corpo. Só o conhecimento pode nos levar à sabedoria. Somente com ela podemos fazer do mundo um lugar melhor e ajudar a humanidade.

Torcedor do Inter

Apesar de nunca ter estado no Brasil , Moshe Kai mantém um vínculo afetivo com o país, em especial com o Rio Grande do Sul. Colorado por influência do pai, Ubirajara Joseph Cavalin, o garoto recebeu, recentemente, alguns mimos do diretor de marketing do Internacional, Gustavo Barbosa — a quem faz questão de agradecer pelo uniforme.

— Toda a semana eu verifico na internet o resultado dos jogos do Inter — garante.

Em seu site pessoal, escreveu alguns versos em português para os avós brasileiros Luiz e Andradina. Boa parte do que sabe sobre Porto Alegre — cidade que chama de "Portinho" — vem de histórias contadas pelo pai.

O livro

Para explicar como atingiu tanto sucesso nos estudos e tentar rechaçar insinuações sobre uma eventual genialidade, Moshe Kai lançou, no fim do ano passado, a versão em inglês de seu livro originalmente publicado em mandarim, devido à boa aceitação nos mercados editoriais de Taiwan, Singapura e Malásia. Sem tradução para o português, We Can Do (Nós Podemos Fazer), da Bookstand Publishing, é uma espécie de guia para orientar outros jovens estudantes a potencializar seus feitos.

— Se eu encorajar apenas um garoto com meus esforços, ficarei exultante — justifica.

Sua frase mais repetida é "Eu pude alcançar as estrelas, mas outros podem alcançar a Via Láctea". Para isso, segundo ele, basta trabalhar duro e com dedicação verdadeira.

Personagem de seriado


A história de Moshe Kai já serviu, inclusive, de referência para uma série de grande sucesso TV. O episódio 12 da primeira temporada de The Big Bang Theory traz um estudante asiático de 15 anos — idade em que Moshe estará formado — para os laboratórios de pesquisa onde Sheldon Cooper e seus amigos trabalham.

Na trama, a genialidade do jovem — apresentado como coreano — causa inveja aos cientistas geeks, que criam um plano para se livrar do garoto.

— Acho que os americanos não sabem distinguir asiáticos. Somos todos classificados como chineses ou japoneses, como se não houvesse outras cores no arco-íris. Espero não crescer como o Sheldon. É um personagem idiota.

*Matéria publicada no caderno Vestibular de 11 de abril de 2012.


http://wp.clicrbs.com.br/clicvestibular/2012/04/12/14-anos-e-universit ario-%E2%80%94-conheca-o-americano-que-entrou-na-universidade-aos-oito -anos/?topo=77%2C1%2C1%2C%2C%2C77

qew
Veterano
# abr/12
· votar


Bom mesmo é o Leandro, que tem 11 anos e toca pra caraleo!

Bob Mauley
Veterano
# abr/12
· votar


o malandrinho é este aqui?

qew
Veterano
# abr/12
· votar


Bob Mauley

HUAEHUAHEUAHEUHEAE

dava altas risadas com esse guri

snowwhite
Veterano
# abr/12
· votar


Eu "perturbei" o axioma dos psicólogos e dos educadores — comenta Moshe Kai.
...
Moshe Kai, que escolheu astrofísica e matemática por "ser jovem e precisar começar pelo básico", .


¬¬

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# abr/12
· votar


Eu não queria ser assim. Imagina qual referência de infância o guri teve? Não cresceu com os outros da idade dele, não fez o que deveria ter feito até agora, apenas conviveu com pessoas mais velhas e fazendo coisas de mais velhas. Alguma hora ele vai sentir falta de uma infância, entrará em crise existencial, e ai fudeu...

Sam Keat
Veterano
# abr/12
· votar


snowwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww


vc voltou


!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

snowwhite
Veterano
# abr/12
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock
Eu não queria ser assim. Imagina qual referência de infância o guri teve? Não cresceu com os outros da idade dele, não fez o que deveria ter feito até agora, apenas conviveu com pessoas mais velhas e fazendo coisas de mais velhas. Alguma hora ele vai sentir falta de uma infância, entrará em crise existencial, e ai fudeu...

Ele próprio estabeleceu metas para justificar sua sede por conhecimento: ajudar a Humanidade. Conseguindo manter o foco neste objetivo, talvez não sofra crises existenciais. Se não, é mesmo um precipício. Pelo menos ele é colorado e parece que bate uma bolinha. Menos mal. Uma vida levada assim tão à sério é muito triste. Fico me perguntando se ele tem amigos, já que se gaba de ter "perturbado o axioma dos psicólogos e educadores".

Roy.Mustang
Veterano
# abr/12
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock
Eu não queria ser assim. Imagina qual referência de infância o guri teve? Não cresceu com os outros da idade dele, não fez o que deveria ter feito até agora, apenas conviveu com pessoas mais velhas e fazendo coisas de mais velhas. Alguma hora ele vai sentir falta de uma infância, entrará em crise existencial, e ai fudeu...

MJ feelings

snowwhite
Veterano
# abr/12
· votar


Sam Keat
snowwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww


vc voltou


!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1



Quem é voc^^EÊÊÊÊÊEÊÊÊÊEÊÊÊ^??????

Sam Keat
Veterano
# abr/12
· votar


snowwhite
Margutti

snowwhite
Veterano
# abr/12
· votar


Sam Keat

Margutti

Oiiiiii!!!! Vim cair por aqui de novo por tédio absoluto.
Tudo bem?

Sam Keat
Veterano
# abr/12
· votar


snowwhite
Oiiiiii!!!! Vim cair por aqui de novo por tédio absoluto.
Tudo bem?




blza, e ai como anda a vida???

talvez ainda ocupe o primeiro lugar nerd, veio pra não deixar cair foi?

snowwhite
Veterano
# abr/12
· votar


Sam Keat

blza, e ai como anda a vida???

Beleza tb.


talvez ainda ocupe o primeiro lugar nerd, veio pra não deixar cair foi?

Ah nem. tava atrás de papo furado. Nenhum lugar como este ;P

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# abr/12
· votar


Roy.Mustang
MJ feelings

hahahaha boa!

Sam Keat
Veterano
# abr/12
· votar


snowwhite

seja bem vinda de volta
=D


eu que to quase saindo, sem tempo pra nada, faz meses que não posto
rsrsrs

até
:*

Cavaleiro
Veterano
# abr/12
· votar


Axioma != psicologia

Lucas Borlini
Veterano
# abr/12
· votar


Isso é verdade mesmo???

Diz que o moleque ta na mídia, mas eu nunca ouvi falar dele. É meio difícil de acreditar....

brunohardrocker
Veterano
# abr/12
· votar


Espero não crescer como o Sheldon. É um personagem idiota.

hahahaha

Gostei do moleque.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# abr/12
· votar


é fã do jogador português Cristiano Ronaldo

Ponto positivo!

ouve Beatles, pratica artes marciais e gosta de filmes de Jackie Chan e Jet Li

Pontos negativos!

Headstock invertido
Veterano
# abr/12
· votar


é fã do jogador português Cristiano Ronaldo, ouve Beatles, pratica artes marciais e gosta de filmes de Jackie Chan e Jet Li

Não merecia nem ter nascido.

tambourine man
Veterano
# abr/12
· votar


filho do gaúcho Ubirajara Joseph Cavalin

filho do devil boy?

Atom Heart Mother
Veterano
# abr/12
· votar


E eu aqui me matando pra passar numa federal...


No mais, não gostaria de estar na pela do garoto, perdeu toda a infância e tá perdendo a adolescência. Se tornará um adulto chato pa carai.

megazord
Veterano
# abr/12
· votar


Acho engraçado vocês julgando o muleque com base no que VOCÊS desejaram pras vossas vidas e infâncias. Talvez justamente por ele preferir uma vida adulta, ele vai passar a vida sendo mais feliz que vocês todos.

snowwhite
Veterano
# abr/12
· votar


megazord
Acho engraçado vocês julgando o muleque com base no que VOCÊS desejaram pras vossas vidas e infâncias. Talvez justamente por ele preferir uma vida adulta, ele vai passar a vida sendo mais feliz que vocês todos.

Ele não está fazendo isto isto porque "prefere' uma vida adulta. Ele caiu nesta vida porque a capacidade intelectual dele o obrigou a seguir por este caminho e não fazer o percurso que seria natural dentro do que é o padrão humano. Mas é bem provável que outras facetas de seu desenvolvimento não estejam ainda desenvolvidas, o que só aconetece mesmo com determinado tempo de vida. Esta discrepância entre as capacidades e suas fases respectivas pode ser bastante marginalizante. Passar por cima da infância sem ser criança, sem conviver com crianças, sem elaborar tudo o que se transformará depois num adolescente e num adulto não é lá muito saudável.

Black Fire
Gato OT 2011
# abr/12
· votar


Com frases repletas de imagens, o garoto gosta de se expressar por meio de metáforas e comparações.


— Sou apenas um garoto olhando, atônito, o universo do Todo-Poderoso.


Caralho, esse maluco deve ser um pé no saco.

megazord
Veterano
# abr/12
· votar


Black Fire

Falô o cara mais irritante do fórum.

snowwhite
Veterano
# abr/12
· votar


Black Fire

Caralho, esse maluco deve ser um pé no saco.

Um dia nem ele mesmo vai se aguentar. Tadinho.

Black Fire
Gato OT 2011
# abr/12
· votar


Mais próximo da cultura chinesa do que da gaúcha

Claro, se tivesse mais próximo da cultura gaúcha, ao invés de ter diploma universitário, tava instalando chupa-cabra nos caixas eletrônicos dos EUA, ou inventando um esquema pra tirar a galera da PASC.

snowwhite
Veterano
# abr/12
· votar


Black Fire

Claro, se tivesse mais próximo da cultura gaúcha, ao invés de ter diploma universitário, tava instalando chupa-cabra nos caixas eletrônicos dos EUA, ou inventando um esquema pra tirar a galera da PASC.

Leia-se cultura brasilera. Mas que isto, o moleque é até colorado!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Conheça o americano que entrou na universidade aos oito anos