Cavaleiro Veterano |
# mar/12 · Editado por: Cavaleiro
Crescimento exponencial e a lenda do xadrez:
A lenda diz que um imperador da antiguidade recompensou o inventor do xadrez quando este introduziu o jogo no seu reino deixando-o escolher a sua compensação.
Conta a história que este rei valente e poderoso da Índia se chamava Kaid e havia construído um imenso império, e depois de ter cumprido tudo o que ele queria na vida, viu-se muito aborrecido.
O rei enviou uma proclamação a todos os seus domínios e terras dizendo que seria concedido tudo o que quisesse no seu Reino a quem o pudesse aliviar do seu tédio . A notícia espalhou-se rapidamente e pessoas de todas as terras apareceram tentando aliviar o tédio do rei. Poetas, malabaristas, filósofos, acrobatas, palhaços e dançarinos, todos tentaram alegrar o rei sombrio. Mas sem sucesso, o rei ficou muito aborrecido.
O seu Ministro Sassa lembrou-se então de um jogo raro, a invenção de um antigo sábio grego chamado Hermes, que havia sido recentemente introduzido na Índia por Alexandre e os seus soldados, que costumavam jogá-lo nos momentos de lazer.
Sassa modificou o jogo e o tabuleiro de 112 quadrados e 56 peças para 64 quadrados e 32 peças e explicou-o ao rei que o jogou com satisfação e prazer, encontrara um jogo tão incrível e um substituto perfeito para a guerra, que fez dele um homem feliz novamente. Não tardou para toda a corte o começar a jogar durante horas a fio.
O rei perguntou a Sassa: "Como posso recompensá-lo? Ouro ou jóias? Talvez você queira se casar com uma das minhas filhas? Escolha o que quiser " Sassa respondeu: "Vossa Majestade, tudo que eu peço é o seguinte: Coloque um grão de arroz na primeira casa do tabuleiro, 2 grãos na segunda casa, 4 grãos na terceira casa, e assim sucessivamente, duplicando sempre a casa anterior na casa seguinte, até ter as 64 casas preenchida"
Todos ficaram admirados com a ministro, já que ele não queria mais que alguns grãos de arroz, depois de ganhar tal prémio. O Rei Kaid no início pensou que até lhe tinha saído barato e prontamente concordou.
Os Ministros do rei mandaram vir algumas hastes de grãos, em seguida alguns baldes, depois algumas vasilhas e, em seguida ... perceberam que iam necessitar de alguns campos de arroz! Depois disso, pediram ajuda a um matemático. O matemático disse aos Ministros e ao rei que a quantidade de arroz que Sassa pediu levaria todo o arroz do mundo inteiro!
O rei imediatamente mandou chamar o Ministro Sassa. Quando o rei lhe perguntou por que é que ele tinha feito uma coisa dessas sabendo que o rei não poderia atender a solicitação, Sassa respondeu-lhe com uma história:
"Um dia, enquanto sua alteza voltava para casa das guerras cruzou-se com um homem que sabia que era sábio e pediu-lhe para lhe dizer qual o sentido da vida. Você disse que não tinha muito tempo porque o negócio do Estado havia tomado todo o seu tempo. Ele baixou-se e pegou num grão de arroz, segurou-o e disse: Todos os mistérios da vida, as intrigas e aventuras foram encontrados num grão de arroz. Você estava com muita raiva porque você pensou que o homem sábio o tinha feito perder tempo. Eu era esse homem. Eu não queria o arroz. Eu só lhe queria ensinar uma lição."
O Rei e o Ministro riram juntos e tornaram-se bons amigos e jogaram xadrez juntos quase todas as noites até ao fim dos seus dias.
Esta história não pode ser historicamente confirmada e aparece na literatura com muitas variações.
Este conto, seja factual ou não, é muitas vezes usado pelos matemáticos para explicar o conceito de crescimento exponencial. É difícil imaginar que, usando esta fórmula simples o valor acumulado é 18,446,744,073,709,551,615 grãos de arroz, em apenas 64 passos.
Lei de Moore
Moore certa vez verificou que o número de transistors em um chip de computador dobravam a cada 24 meses, este padrão foi verificado ao longo do tempo em relação a evolução da capacidade de processamento, diminuição dos custos e da capacidade tecnológica como um todo. Há 10 anos atrás não existia o facebook e o google não era 10% o que é hoje.
O MIT conduziu uma pesquisa que gerou a publicação do livro (Race against the Machine (Não rage)) realizando um comparativo entre o tabuleiro de xadrez e a evolução tecnológica, em qual quadrante estaríamos atualmente, a constatação foi de 12 a 18 meses em contraposição aos 24 iniciais e que já estaríamos no começo da segunda metade (32º/33º quadrante).
O que acontece a partir deste ponto é que fica praticamente impossível prever o avanço tecnológico a longo prazo e que com o barateamento do custo de produção de uma nova tecnologia, países com classe média emergente terão uma grande oportunidade (caso do BRIC hoje), não só consolidando mas até ultrapassando as estimativa do Greenspan.
Em cerca de 15 anos, podemos esperar o seguinte (não pelo pessoal do MIT, já que eles dizem não poder prever, mas com base em outros artigos que tentam realizar uma previsão):
Science Policy, Strategy and Funding: Growing prominence and diffusion of science Globalisation of science funding and standards Convergence on a ‗Theory of Everything‘
Medicine, Biology and Biogenetics
Personalised medicine and human enhancement NBIC convergence Synthetic biology, biological machines, systems biology and synthetic chemistry Gene therapy and stem cells Biomechatronics, neuroprosthetics and bionics Electronic health management Virtual reality education Health risks
Energy
Demand, supply and investment forecasts Alternative energy sources Smart Grids and decentralised energy systems New Battery technologies
Environment
Consumption and urbanisation trends Food demand and GM food20 Field Topics Explored Climate change Water scarcity Soil degradation
Nanotechnology
Nano spending and investment forecasts Nano applications Nanosensors Nanohealth Nanomaterials and nanofibres
Manufacturing
Green Manufacturing Manufacturing techniques 3D manufacturing and personal fabricators
Information and Communications Technology
Digital Convergence Greening I.T Software platforms and techniques Hardware components and devices Mobile communications Technology threats
Internet and Virtual World
Usage forecasts Web 2.0 and social media Immersivity, virtual reality and augmented reality Interfaces
Artificial Intelligence
AI applications Self-teaching AI Self-replication
Robotics
Market forecasts Applications
Transportation
Market forecasts Maglev trains Hypersonic jets Hybrid vehicles New fuels
Space
Market forecasts Missions and destinations Space tourism Mining, terraforming and astrobiology
Dissertem, ou não (provavelmente não)
O poder é de vocês
http://sloanreview.mit.edu/the-magazine/2012-winter/53208/winning-the- race-with-ever-smarter-machines/
http://mentesirrequietas.blogspot.com.br/2011/08/lenda-do-arroz-no-tab uleiro-de-xadrez.html
http://fastfuture.com/wp-content/uploads/2010/01/FastFuture_Shapeofjob stocome_FullReport1.pdf
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