Por que usamos a lógica como régua para tudo?

Autor Mensagem
Die Kunst der Fuge
Veterano
# mar/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


Dental Floss Tycoon
Acho que isso não é muito relevante pro ponto que ele levanta no texto

Eu não acho.

poderiam ter sido milhares de outros exemplos.

Sim, poderia. Eu sei de vários também. E o problema da indução é conhecido, é um dos motivos que nos fazem saber que nunca será possível provar uma teoria.
Só não concordei exatamente com este exemplo dado. Não acho que eles se aplicam ao caso.

Um resumo interessante:
http://en.wikipedia.org/wiki/Problem_of_induction#Karl_Popper

neologist_
Veterano
# mar/12
· votar


Dental Floss Tycoon
Baita exemplo desonesto...

Dental Floss Tycoon
Veterano
# mar/12
· votar


Die Kunst der Fuge
Ah, cê tava só de implicância com o lance do Sol. Falasse logo que sabe do que se trata. =P

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mar/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


Dental Floss Tycoon

Foi mal, eu me expressei mal:

"Os exemplos do sol e da vida fora péssimos para isso, pois todo dia nós vemos as evidências de que o processo está ocorrendo. Se ainda dissesse o famoso exemplo do cisne negro ainda ia."

Acho que não enfatizei suficientemente =P

Dental Floss Tycoon
Veterano
# mar/12
· votar


Ok Rute, eu entendi que o exemplo do Sol é ruim.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mar/12
· votar


Dental Floss Tycoon

E concordou? \o/

Dental Floss Tycoon
Veterano
# mar/12 · Editado por: Dental Floss Tycoon
· votar


Sim.

Fui dormir. \o

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mar/12
· votar


Dental Floss Tycoon

Banoite!

ps: Eu tô acordando.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mar/12
· votar


@Topic

Falando em réguas, queria era dar uma surra de régua Desetec no autor do tópico, só pelas perguntas que ele fez.

One More Red Nightmare
Veterano
# mar/12
· votar


Oi.

Johnny Favorite
Veterano
# mar/12
· votar


Strato_Master
exemplo

Johnny Favorite
Veterano
# mar/12
· votar


brunohardrocker
Cegos pela lógica, um dia descobrirão a calcamídia.

wtf?

tambourine man
Veterano
# mar/12 · Editado por: tambourine man
· votar


One More Red Nightmare
Por que as verdades devem ser descritas em termos absolutos e gerais?

Quase nada é absoluto ou geral, tem sempre um monte de nota de rodapé

Por que as verdades não podem ser subjetivas e contraditórias?

Fenomenologia e dialética são métodos que admitem isso

Por que tudo deve render-se à razão?

Te dou duas opções:
1) Tentar compreender os limites da lógica e da razão
2) Se ajoelhar perante a elas

Bog
Because it works, bitches.

A arrogância do xkcd é típica daqueles que fogem do debate pela tangente ou que desconhecem as relação entre técnica e ciência. Ou talvez o fato de uma bomba atômica funcionar seja algo a ser aplaudido.

Bog
Veterano
# mar/12 · Editado por: Bog
· votar


tambourine man

Eu não lembro de ter mencionado ciência, técnica, ou bomba atômica.

E também não lembro de ter visto uma lógica formal falhando, seja ela booleana, de primeira ordem, modal, ou difusa. Obviamente, conheço os limites das lógicas formais - se eles não existissem, não existiram também vários sistemas. Mas que funciona, funciona.

tambourine man
Veterano
# mar/12
· votar


Bog
Eu não lembro de ter mencionado ciência, técnica, ou bomba atômica.

Eu deduzi isso pela origem da citação, xkcd é difícil de engolir às vezes

Bog
Veterano
# mar/12
· votar


tambourine man
xkcd é difícil de engolir às vezes

As coisas que você escreve também. ;)

One More Red Nightmare
Veterano
# mar/12
· votar


tambourine man
Quase nada é absoluto ou geral, tem sempre um monte de nota de rodapé

Concordo, eu estava fazendo uma pergunta em forma de suplício, dando a entender a vontade e a inclinação que as pessoas têm por esse tipo de descrição.

Fenomenologia e dialética são métodos que admitem isso

Você vê/viu alguma possibilidade de progresso nesses terrenos ou preferiu por demarcar os limites para uma discussão legítima? Ou você reconhece que todos os sistemas e métodos devem contribuir coletivamente, cada qual em suas possibilidades?

tambourine man
Veterano
# mar/12
· votar


One More Red Nightmare

Você vê/viu alguma possibilidade de progresso nesses terrenos ou preferiu por demarcar os limites para uma discussão legítima?

fenomenologia nunca foi a minha, e em dialética eu ainda sou um n00b, mas ainda vou continuar por essas paragens. A demarcação é interessante para evitar debates inúteis.

Ou você reconhece que todos os sistemas e métodos devem contribuir coletivamente, cada qual em suas possibilidades?

Esse projeto coletivo é meio complicado quando eles se chocam ou falam "línguas" distintas (muito embora isso só ocorra no limite). Mas infelizmente no final é como diz o velho funk: "cada um no seu quadrado"

Cavaleiro
Veterano
# mar/12
· votar


As coisas que você escreve também. ;)

Post do ano.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mar/12
· votar


Eu parei de bater palma pra doido dançar.

brunohardrocker
Veterano
# mar/12
· votar


Santa Madre lógica, opera até mesmo nos jogos de futebol. Ave lógica. Nós te adoramos.

Cavaleiro
Veterano
# mar/12 · Editado por: Cavaleiro
· votar


brunohardrocker

Opera mesmo.

Na faixa de pontuação para sair da zona de rebaixamento ou no número de vezes que um time de série C ganhou de um time de série A, por exemplo (percentualmente).

Bog
Veterano
# mar/12
· votar


brunohardrocker
Santa Madre lógica, opera até mesmo nos jogos de futebol. Ave lógica. Nós te adoramos.

Pior que opera mesmo. Todo sistema de regras - por mais que seja injusto ou falho - precisa da lógica. Por exemplo, fazer mais gols implica em vencer. A bola passar da linha do gol implica em um gol, exceto em condicões também definidas por implicações lógicas. Até mesmo o componente subjetivo - todas as verdades são em última instância definidas pelos árbitros - é definido por uma regra lógica. Sem lógica, não existiram regras, e o futebol seria um jogo estranhíssimo onde qualquer um pode fazer o que quiser e todo mundo ganha ao mesmo tempo.

Os sistemas lógicos são apenas ferramentas, mas sem elas não se pode fazer nada. Este texto que você está lendo não existiria se as palavras não tivessem sentido definido, se as letras não tivessem sentido definido, se o idioma português não fosse um protocolo (mais ou menos) definido...

Cavaleiro
Veterano
# mar/12
· votar


Bog

Além de muita lógica fuzzy que admitiria a estatística além da lógica booleana.

Bog
Veterano
# mar/12
· votar


Cavaleiro
Além de muita lógica fuzzy que admitiria a estatística além da lógica booleana.

É bom tomar cuidado com uma confusão comum. Lógica fuzzy não é probabilística. Quando eu digo que algo é "0.9 quente", não quero dizer que a probabilidade de ser quente é de 90%, quero dizer que algo realmente é quente, com uma medida de 0.9.

Cavaleiro
Veterano
# mar/12
· votar


Bog

Mas eu digo em relação a inferência, a lógica fuzzy utiliza conceitos estatísticos.

brunohardrocker
Veterano
# mar/12
· votar


Bog

Se ela opera parcialmente em um sistema, ou se opera um mínimo em um relacionamento amoroso por exemplo, onde está o motivo para aplicá-la a tudo como fundamental? Como premissa para qualquer coisa?

Digo isto não para contrariar a lógica ou pessoas normais, mas é que paradoxalmente ela deixa pessoas cegas e usuárias de antolhos.

tambourine man
Veterano
# mar/12 · Editado por: tambourine man
· votar


One More Red Nightmare
Por que usamos a lógica como régua para tudo?

Porque temos muito medo da morte e queremos viver com a vã ilusão de que podemos organizar o mundo antes que voltemos ao pó. Aí os ingênuos alucinados confundem a lógica com o mundo e querem por isso impor a sua visão sobre as demais, como se qualquer hierarquia fosse possível. São somente os estetas do pensamento, com o mesmo narcisismo de sempre e aquela obsessão pelas formas puras

/profeta

Bog
Veterano
# mar/12
· votar


brunohardrocker

Eu acho que você não sabe exatamente o que eu quero dizer com "lógica". Estou falando de sistemas lógicos formais, não de senso comum.

tambourine man
os ingênuos alucinados confundem a lógica com o mundo e querem por isso impor a sua visão sobre as demais

Apesar de eu não levar muito a sério o que você diz, isso é parecido com um erro bem comum, que é confundir o modelo de X com o próprio X. Mas isso não tem a ver apenas com lógica, porque no geral os modelos internos que todos nós trazemos não são totalmente lógicos.

tambourine man
Veterano
# mar/12
· votar


Eu parei de bater palma pra doido dançar.

É bom parar se não consegue manter o ritmo

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Por que usamos a lógica como régua para tudo?