Qual é a cor da Turma da Mônica?

    Autor Mensagem
    Lìív
    Veterano
    # mar/12


    De uma gota, extrapolamos o mar

    De repente, aparece o Simonal e ela diz, empolgada:

    – Meus deus, que negão lindo.

    Daqui a pouco, de novo:

    – Olha o charme desse negão, ele é o dono da plateia!

    Eu não digo nada, mas abro os ouvidos. Ela também é fã do Roberto:

    – Caramba, Alex, olha como esse homem era lindo. O que o tempo faz com as pessoas, meu deus?

    Era batata. Quase todas suas referências (sempre elogiosas) ao Simonal destacavam sua raça – não chamando-o de "negro" (claro que não, aí pega mal) mas de "negão", uma palavra que, dependendo do tom, virou apelido carinhoso.

    Já em suas referências elogiosas ao Roberto, ele nunca foi chamado de "branco", "brancão" ou mesmo "capixaba" ou "perneta". Não: Roberto era sempre "ele", "esse homem", "esse cara", "o rei".



    ^ Vídeo que aparece no texto.

    -

    É impossível falar de racismo sem falar de normalidade. O racismo nada mais é do que uma implementação radical da normalidade. Só existe um "outro" que pode ser excluído porque existe uma normalidade intolerante que o define fora dela.

    Vamos ver como isso funciona na prática.

    - A cor do faxineiro

    Estava lendo um romance americano. Um dos personagens é faxineiro de escola [...]

    Quinhentas páginas depois, sou pego de surpresa pela descrição dos cabelos ruivos de sua irmã. Percebo, de repente, para minha imensa surpresa, que passei esse tempo todo visualizando-o... negro.

    Racismo é isso. É isso milhões de vezes, todos os dias, das mais repetidas maneiras, até que se transforma em um sistema de motor contínuo.


    -

    Bom, eu estava lendo um blog e, após clicar em várias coisas, acabei chegando a esses textos. Então, parei para pensar: eu, quando imagino uma pessoa, nem sempre a imagino branca. Mas se o fizesse, seria por imaginar uma pessoa mais próxima a mim[??] ou por racismo (como o autor dos textos sugere...)?


    O que você acha da ideia do autor? Esse "imaginar pessoas de uma certa cor" é racismo? Você acha que os japoneses desenham os animes como brancos? Você não acha nada?!

    Obs: Apesar de achar que não há nada ofensivo no texto, reforço: tópico para falar sobre essa ideia, sem intuito de ofender ninguém.

    qew
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Onde entra a turma da monica na historia?

    Mary Lennox
    Pitéu OT 2012
    # mar/12
    · votar


    É vermelha.

    Mary Lennox
    Pitéu OT 2012
    # mar/12 · Editado por: Mary Lennox
    · votar


    Bom, mas sério. Sempre que é tratado esse assunto de racismo eu lembro da minha época de criança. Meus amigos sempre foram os mesmo do prezinho ao ensino médio. E eu só "percebi" que tinha diferença de cor depois das aulas sobre racismo, ou de palestras contra.

    Depois disso eu nunca mais consegui olhar uma pessoa negra, e não pensar: É uma pessoa negra. Não que eu seja racista, não sou e jamais serei. Mas só de pensar em racismo em frente a alguém negro já me faz ser subconscientemente racista.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Lembrei da AnaClara quando me adicionou no MSN.

    qew
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: qew
    · votar


    Racismo ou preconceito?

    Mary Lennox
    Pitéu OT 2012
    # mar/12
    · votar


    Die Kunst der Fuge

    Que fofinho. *^^*

    Mary Lennox
    Pitéu OT 2012
    # mar/12
    · votar


    Die Kunst der Fuge

    E não foi assim não. Você tava com esse neném na foto do msn quando eu te add.

    Volunteer
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Bom, mas sério. Sempre que é tratado esse assunto de racismo eu lembro da minha época de criança. Meus amigos sempre foram os mesmo do prezinho ao ensino médio. E eu só "percebi" que tinha diferença de cor depois das aulas sobre racismo, ou de palestras contra.

    Depois disso eu nunca mais consegui olhar uma pessoa negra, e pensar: É uma pessoa negra. Não que eu seja racista, não sou e jamais serei. Mas só de pensar em racismo em frente a alguém negro já me faz ser subconscientemente racista.


    Eu ia entrando aqui pra dizer exatamente isso.

    Lìív
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    qew
    É o nome do segundo texto ;]

    Mary Lennox
    Volunteer
    É... Parece que as crianças são ensinadas a 'verem' as diferenças. ;s

    -Dan
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Lìív
    amos ver como isso funciona na prática.

    - A cor do faxineiro

    Estava lendo um romance americano. Um dos personagens é faxineiro de escola [...]

    Quinhentas páginas depois, sou pego de surpresa pela descrição dos cabelos ruivos de sua irmã. Percebo, de repente, para minha imensa surpresa, que passei esse tempo todo visualizando-o... negro.

    Racismo é isso. É isso milhões de vezes, todos os dias, das mais repetidas maneiras, até que se transforma em um sistema de motor contínuo.


    Deve ser pq a maioria dos faxineiros, garis e etc que essa pessoa viu na vida serem negros. Não vi nada de mais nisso.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual é a cor da Turma da Mônica?