Questão em física - eletricidade

    Autor Mensagem
    Red Papper
    Veterano
    # fev/12


    Bem pessoal, estava pensando sobre isto e me surgiu uma duvida. É a seguinte:

    Sendo a diferença de potencial entre dois pontos, o trabalho da força elétrica sobre unidade de carga (U=T/q), por que em um curto circuito, a ddp entre os dois pontos e nula ja que a força eletrica realizou trabalho sobre a carga ?


    Obs: Qualquer erro em meu pensameneto, por favor denunciem !

    A imagem abaixo ilustra o que quis dizer.

    http://imageshack.us/photo/my-images/546/ddpemcurtocircuito.png/

    jimmy vandrake
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Red Papper

    Xi amigão, acho que um dos membros que mais entendem deste assunto é o Carlos Adolphs, mas acho que ele não costuma acompanhar os tópicos do OT.

    guizimm
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    vo aprende isso esse ano

    rodsom
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: rodsom
    · votar


    Red Papper
    por exemplo, se vc empurra uma caixa pesada num chao de cimento grosso durante uma certa distancia, vc vai fazer muita força e vai realizar um trabalho maior.
    se vc empurra a mesma caixa num chao liso recem encerado na mesma distancia, vc vai fazer uma força bem menor e vai realizar um trabalho bem menor tambem.
    agora, supondo que exista o atrito zero, vc vai fazer força zero pra empurrar a mesma caixa.
    acho que é isso, sei la.

    neologist_
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    rodsom
    Que porra é essa, totó?

    rodsom
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    neologist_
    a caixa seria a carga, a força do "empurrador" seria a ddp e o atrito seria a resistencia. ah, esquece, só serviu pra complicar.

    Xons Argi
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    velho, um curto circuito ideal não existe, pq a corrente seria infinito, e vc precisaria de um material com resistencia igual a zero. admitindo as tendencias de infinito e zero fica com ddp igual a zero pq vc ta em 2 pontos numa malha onde não existe nenhuma resistencia entre eles, assim, eh como se fosse o mesmo ponto na questão de potencial, logo a diferença entre um e ele mesmo eh igual a 0. se não entender pede de novo

    russian_
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    porque o trabalho sobre uma carga numa trajetoria fechada é zero

    como num curto circuito vai de um ponto ao mesmo ponto...

    meu amigo que falou isso no face, acredito nele.

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # fev/12
    · votar


    Red Papper
    qd ocorre o curto circuito a corrente é infinita!

    -Dan
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: -Dan
    · votar


    Red Papper
    Sendo a diferença de potencial entre dois pontos, o trabalho da força elétrica sobre unidade de carga (U=T/q), por que em um curto circuito, a ddp entre os dois pontos e nula ja que a força eletrica realizou trabalho sobre a carga ?

    Porque em um curto circuito não existem mais os 2 pontos (pois a resistência entre eles tende a zero), logo não há ddp.

    Roy.Mustang
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Xons Argi
    velho, um curto circuito ideal não existe, pq a corrente seria infinito, e vc precisaria de um material com resistencia igual a zero. admitindo as tendencias de infinito e zero fica com ddp igual a zero pq vc ta em 2 pontos numa malha onde não existe nenhuma resistencia entre eles, assim, eh como se fosse o mesmo ponto na questão de potencial, logo a diferença entre um e ele mesmo eh igual a 0. se não entender pede de novo

    eu penso que, no curto circuito, a corrente tende ao infinito. Por isso algo sempre elimina o curto, seja uma proteção por relé de sobrecorrente ou um simplés relé diferencial e/ou residual. O aumento gigantesco na corrente sempre vai abrir o circuito em algum ponto da fiação ou queimando o componente mais frágil eletricamente.

    -Dan
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Roy.Mustang
    eu penso que, no curto circuito, a corrente tende ao infinito. Por isso algo sempre elimina o curto, seja uma proteção por relé de sobrecorrente ou um simplés relé diferencial e/ou residual. O aumento gigantesco na corrente sempre vai abrir o circuito em algum ponto da fiação ou queimando o componente mais frágil eletricamente.

    não esqueça da impedância gerada por fios e ligações que também limita a corrente.

    Roy.Mustang
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    -Dan
    não esqueça da impedância gerada por fios e ligações que também limita a corrente.

    Sim, mas eu ressaltei bem que a corrente tende ao infinito, já que a única impedância existente é a dos cabos que causaram o curto, a qual é irrisória (pelo menos se comparada à impedância de qualquer carga que limitava a corrente no circuito antes do curto).

    -Dan
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Roy.Mustang
    Sim, mas eu ressaltei bem que a corrente tende ao infinito, já que a única impedância existente é a dos cabos que causaram o curto, a qual é irrisória (pelo menos se comparada à impedância de qualquer carga que limitava a corrente no circuito antes do curto).
    Roy.Mustang

    Tá. E onde mesmo vc quer chegar?

    Roy.Mustang
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    -Dan
    Tá. E onde mesmo vc quer chegar?

    que vc falou o certo. Num curto não há diferença de potencial. Por isso a corrente tende a ir toda de uma vez para o terra (ou o negativo/neutro), por isso a corrente tende a fluir toda de uma vez para equilibrar, já que esse é o objetivo que faz os elétrons fluírem pelo condutor para chegarem ao ponto onde o equilíbrio pode ser estabelecido.

    Enfim, tá certo o que vc ressaltou acima, só tentei contribuir.

    -Dan
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Roy.Mustang

    Ok! Resolvemos a questão então? =]

    Roy.Mustang
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    -Dan
    Ok! Resolvemos a questão então? =]

    Issaê man!

    Xons Argi
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Roy.Mustang
    eu falei que estava admitindo tendencias de infinito e zero, certo?
    mas mesmo assim galera, como eu disse, só terá ddp igual a zero nos pontos se vc admitir que não exista resistencia entre os pontos, isso nunca é o que acontece, a quetão eh que se vc considerar que a resistencia do fio condutor é da ordem de 10^-3, sabe que a corrente estará na ordem de 10^3. mas o amigo lá em cima tava falando em questão de trabalho em casos ideais, e se a resistencia no meio é zero, não existe realização de trabalho da força elétrica pra movê-la por esse meio.

    Roy.Mustang
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Xons Argi
    Ok, tá certo.
    Na segunda parte, sobre o posto do cara lá, eu acho que um curto não se sustenta por tanto tempo. Ele não atinge o limite teórico, apenas o limite onde o condutor suporta. Acho que o fato de a impedância do condutor ser 10^-3 não significa que a corrente de curto será de, propriamente, de 10^3. Se imaginarmos uma linha de transmissão em EHV (Extra-alta tensão) em que, geralmente, as tensões variam entre 138k e 750k e a corrente supera os 3kA, uma suposta corrente de curto, seja ele franco ou entre fases, gerará uma corrente de curto de dezenas de milhares de Ampéres, enquanto a impedância do cabo não será sequer irrisória, já que o cabo de uma linha de EHV tem um diâmetro milhares de vezes maior que um cabo 2,5mm (que é a bitola de um condutor comum em instalações de baixa potência.

    Vish, falei demais. Nem sei se dá pra entender meu ponto de vista. É a minha opinião, o que não quer dizer que estou falando q a sua tá errada.

    Paz!

    victorleon
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Eu vou aprender isso esse ano, mas então, num curto circuito ideal, em que a resistência é zero, a corrente seria virtualmente infinita e não existiria ddp certo?

    É como se eu empurrasse uma caixa no meio do espaço, depois que eu parasse de empurrar não haveria força (ddp) mas a caixa continuaria se movendo a mesma velocidade infinitamente?

    guizimm
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    é simples,E=mc²

    Xons Argi
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Roy.Mustang
    então roy, o que to dizendo, eh que no realmente, não existe curto circuito, existe soh fechar o circuito com uma resistencia mais baixa que a orignal... e sim uma linha evh carrega uma corrente absurda, mas quem dsse que vc pode considerar curto pratico nisso se não tem uma malha, soh uma linha de condução??? não faz sentido essa assimilação, entende?

    Xons Argi
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    victorleon
    basicamente isso...

    Red Papper
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Obrigado ai galera ,
    me ajudou muito.

    ;D

    Roy.Mustang
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Xons Argi
    então roy, o que to dizendo, eh que no realmente, não existe curto circuito, existe soh fechar o circuito com uma resistencia mais baixa que a orignal... e sim uma linha evh carrega uma corrente absurda, mas quem dsse que vc pode considerar curto pratico nisso se não tem uma malha, soh uma linha de condução??? não faz sentido essa assimilação, entende?

    Fazer sentido faz pois é um curto. Não precisa haver uma malha para existir um curto circuito.
    Então, o curto circuito é isso. É uma resistência ínfima e mínima entre os dois pontos da ddp. O curto existe. É um circuito curto - haha - entre os pontos, assim como falei anteriormente =)

    Xons Argi
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Roy.Mustang
    mas eu to dizendo que a idealidade do curto circuito não existe, got it?

    mvrasseli
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Xons Argi

    O curto-circuito ideal realmente não existe na pratica, assim como todas as definições que vem acompanhadas da palavra "ideal" :-)
    O tópico poderia acabar no seu primeiro post, já que o Red Papper deve estar estudando o EM onde só se estudam os casos ideais.

    Roy.Mustang

    O curto-circuito nada mais é do que um bypass na carga, nada além disso.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Questão em física - eletricidade