Tribo Mascho - Piro

Autor Mensagem
Comuna CCCP
Veterano
# fev/12


A ONG Survival International divulgou fotos inéditas de uma das cerca de 100 tribos isoladas do mundo. Os Mascho-Piro vivem no Parque Nacional de Manú, no sudeste do Peru.

Ver em tamanho maior
Fotos de índios isolados na Amazônia do Peru

Foto 3 de 3 - A ONG Survival International divulgou fotos inéditas de uma das 100 tribos isoladas do mundo. Os Mascho-Piro vivem no Parque Nacional de Manú, no sudeste do Peru D. Cortijo/www.uncontactedtribes.org

Estas são as fotos mais detalhadas e aproximadas da tribo que tem sido cada vez mais vista no Parque. Muitos acreditam que o desmatamento tem feito com que eles saiam de seu habitat natural.

O contato com estas tribos pode ser perigosa. Recentemente o indígena Nicolás "Shaco" Flores foi morto por uma flechada de uma tribo isolada no Parque Manú. Ele deixava comida e presentes para um pequeno grupo dos Mashco-Piro pelos últimos 20 anos.

Fotos

E ai, vocês acham que devíamos catequizar os índios e transforma-los em pessoas civilizadas, dentro do conceito de moral e ética ocidental??

Die Kunst der Fuge
Veterano
# fev/12
· votar


E ai, vocês acham que devíamos catequizar os índios e transforma-los em pessoas civilizadas, dentro do conceito de moral e ética ocidental??


Isso deve ser discutido, mas uma coisa é certa:

Eles devem ser retirados da zona de conforto e encorajados a produzir e consumir, para fazer a economia girar.

One More Red Nightmare
Veterano
# fev/12 · Editado por: One More Red Nightmare
· votar


Sem querer ser preconceituoso, mas a maioria do que restou da cultura indígena não vale porcaria nenhuma. O que existe hoje é uma pá de comunidade no meio do mato que ganha todo tipo de benefício sob a alegação de preservação cultural, só sabe empatar o triunfo da técnica ao mesmo tempo que usam calção da adidas e têm um pc em sua oca.

Hawklord
Veterano
# fev/12
· votar


E ai, vocês acham que devíamos catequizar os índios e transforma-los em pessoas civilizadas, dentro do conceito de moral e ética ocidental??
Acho que deviam deixar eles em paz.
Assim não perdem sua cultura e não morrem de doenças levados pela civilização.

Mas existe um risco,a tribo deles pode evoluir e se tornar uma civilização avançada que vai subjulgar a sociedade ocidental no futuro.

Volunteer
Veterano
# fev/12 · Editado por: Volunteer
· votar


Sem querer ser preconceituoso, mas a maioria do que restou da cultura indígena não vale porcaria nenhuma. O que existe hoje é uma pá de comunidade no meio do mato que ganha todo tipo de benefício sob a alegação de preservação cultural, só sabe empatar o triunfo da técnica ao mesmo tempo que usam calção da adidas e têm um pc em sua oca.(2)

pronto

Die Kunst der Fuge
Veterano
# fev/12
· votar


One More Red Nightmare
Volunteer

Talvez se vocês postassem isso daí em 90% dos tópicos sobre índios vocês estivessem certos, mas aparentemente vocês postaram em um dos poucos errados.

The Laughing Madcap
Veterano
# fev/12
· votar


vou fundar uma tribo e me isolar thoreau style.

One More Red Nightmare
Veterano
# fev/12
· votar


Die Kunst der Fuge
O que, ta fora do tópico?

eu nem li, na verdade, só li o paragrafo final e desabafei

desculpem a inconveniência

Volunteer
Veterano
# fev/12 · Editado por: Volunteer
· votar


Die Kunst der Fuge
Talvez se vocês postassem isso daí em 90% dos tópicos sobre índios vocês estivessem certos, mas aparentemente vocês postaram em um dos poucos errados.

Esses aí são isoladões mesmo, vivem como selvagense mimimi, mas a observação não deixa de ser válida no geral.

Essa parte funciona nesse caso em específico: só sabe empatar o triunfo da técnica, especialmente quando um cara que vai lá botar comida leva flechada na bunda, imagina o que aconteceria com um nerdzão que entra lá pra fazer pesquisa.(foi uma desculpa meio esfarrapada, eu sei)

Random_Rampager
Veterano
# fev/12
· votar


Puta programa de índio ficar discutindo essas coisas. ;)

Comuna CCCP
Veterano
# fev/12
· votar


Volunteer
mas a observação não deixa de ser válida

Está totalmente inválida... Esse é o problema da maioria das pessoas pedantes aqui. Por mais "inteligentes" que pareçam ser, generalizam qualquer coisa que toca em algum ponto que detestam.

Nesse caso, a tribo está isolada.
Não tem nenhum índio com camisa do flamengo e andando de caminhonete. Mas como vocês são generalistas, nem leram o texto e já saíram falando merda preconceituosa.

Systematic Chaos
Veterano
# fev/12
· votar


E ai, vocês acham que devíamos catequizar os índios e transforma-los em pessoas civilizadas, dentro do conceito de moral e ética ocidental??


Não.

McBonalds
Veterano
# fev/12
· votar


Eu acho que esses índios vivem como todos aqueles que se dizem índios deveriam viver: isolados no meio do mato, sem qualquer contato com a civilização.

É fácil viver na aldeia exigindo os mesmos direitos que os cidadãos comuns, sem ter os mesmos deveres.

Volunteer
Veterano
# fev/12 · Editado por: Volunteer
· votar


Comuna CCCP
Está totalmente inválida... Esse é o problema da maioria das pessoas pedantes aqui. Por mais "inteligentes" que pareçam ser, generalizam qualquer coisa que toca em algum ponto que detestam.

Nesse caso, a tribo está isolada.
Não tem nenhum índio com camisa do flamengo e andando de caminhonete. Mas como vocês são generalistas, nem leram o texto e já saíram falando merda preconceituosa


Eu disse válida no geral. Como entrar num tópico de alguém que tá pedindo tablatura do Fareri e dizer que feeling > fritação, não agrega em nada, mas é válida do mesmo jeito(pra quem não entende de música e não conhece o Malmsteen, é claro).

Joseph de Maistre
Veterano
# fev/12
· votar


Comuna CCCP
Recentemente o indígena Nicolás "Shaco" Flores foi morto por uma flechada de uma tribo isolada no Parque Manú. Ele deixava comida e presentes para um pequeno grupo dos Mashco-Piro pelos últimos 20 anos.

E ai, vocês acham que devíamos catequizar os índios e transforma-los em pessoas civilizadas, dentro do conceito de moral e ética ocidental??


E você ainda pergunta? É incrível o desvalor que os relativistas dão à vida humana quando lhes convêm.

Será que você faria essa pergunta e relativizaria o "conceito de moral e ética ocidental" se tivesse sido um filho seu morto por esses índios?

Comuna CCCP
Veterano
# fev/12
· votar


Joseph de Maistre
É incrível o desvalor que os relativistas dão à vida humana quando lhes convêm

Eu acho incrível sua incoerência, quando em outro momento você disse que todo homem deveria saber manejar um rifle...

Joseph de Maistre
Veterano
# fev/12 · Editado por: Joseph de Maistre
· votar


Comuna CCCP

Sim, e em que isso invalida o que eu disse? Você por acaso já ouviu falar em algo chamado "legítima defesa"?

Pelo amor de Deus.

Party Boy
Veterano
# fev/12
· votar


Joseph de Maistre
se tivesse sido um filho seu morto por esses índios?

Esse argumento é ridiculo pq envolve emoção, e a análise q estamos fazendo é racional.

E o cara q morreu assumiu o risco disso quando tentou contactar uma tribo q optou por ficar isolada muito provavelmente pq nao confia na boa vontade dos "civilizados", com certeza pq tiveram motivos pra isso...

Se eles querem viver sozinhos, deixa eles em paz oras

Die Kunst der Fuge
Veterano
# fev/12
· votar


É incrível o desvalor que os relativistas dão à vida humana quando lhes convêm.

Pois é, fico bolado com essas grandes corporações na hora de maximizar os lucros. Normalmente é um dos primeiros valores que rodam.

Não no sentido extremo de matar, mas o respeito e as condições a que submetem os outros.

Systematic Chaos
Veterano
# fev/12
· votar


Joseph de Maistre
Será que você faria essa pergunta e relativizaria o "conceito de moral e ética ocidental" se tivesse sido um filho seu morto por esses índios?

Sinceramente, se fosse o meu filho obviamente eu ficaria triste, mas consideraria uma consequência normal das atitudes dele. Qualquer um sabe que o comportamente desses índios é imprevisível, não dá pra jogar a culpa neles por algo que foi causado por terceiros.

Joseph de Maistre
Veterano
# fev/12 · Editado por: Joseph de Maistre
· votar


Party Boy
Esse argumento é ridiculo pq envolve emoção, e a análise q estamos fazendo é racional.

Ao contrário. Esse argumento é perfeito porque a análise que vocês estão fazendo é irresponsável e baseada em critérioa irracionais e emocionais como "direito à diversidade", como se os maus hábitos desses índios fossem mais importantes do que o direito à vida de um ser humano que não lhes fez nada de mal.

E o cara q morreu assumiu o risco disso quando tentou contactar uma tribo q optou por ficar isolada muito

Certo, coloque no seu testamento uma cláusula dizendo que se for morto por uma bala perdida enquanto estiver no Rio de Janeiro, ninguém poderá ser responsabilizado por isso a não ser você próprio, já que assumiu todos os riscos ao viajar para uma cidade famosa por sua violência.

DarkMakerX
Veterano
# fev/12
· votar


Imagina 90% do país habitado por índios vivendo no mato, e somente o resto vivendo como hoje (tecnologia, internet, empregos, etc).

Os índios se reúnem e questionam: "Será que que devemos retirar toda a tecnologia deles e fazer eles viverem no nosso estilo?".

Comuna CCCP
Veterano
# fev/12
· votar


Joseph de Maistre

Gostaria de entender como funciona o "valor" a vida humana, para quem pensa em se armar contra possíveis ameaças. Até porque este "valor" parece ser bem flutuante...

Joseph de Maistre
Veterano
# fev/12
· votar


Comuna CCCP

Vou colar aqui o que respondi sobre a pena de morte em um tópico do Coltrane:

eu prezo tanto o respeito aos direitos humanos que acredito que quem comete (ou tenta cometer) a maior violação de todas contra tais direitos perde automaticamente sua dignidade e desce à condição de animal, podendo ser imediatamente abatido como um, se for conveniente.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/260292/p3

Party Boy
Veterano
# fev/12
· votar


Joseph de Maistre
Entao vc acha irresponsável respeitar o direito de um grupo de pessoas q vive há séculos em um território e de um modo q eles acham correto, e q não implica em nenhuma consequencia pro resto do mundo se eles forem deixados quietos na dele? ISSO é irresponsável, e nao ir lá importunar um dos unicos grupos indigenas q nao foram corrompidos ou exterminados pela "civilização" ocidental?

Certo, coloque no seu testamento uma cláusula dizendo que se for morto por uma bala perdida enquanto estiver no Rio de Janeiro, ninguém poderá ser responsabilizado por isso a não ser você próprio, já que assumiu todos os riscos ao viajar para uma cidade famosa por sua violência.

Ok, pra começar, qual é o motivo da violencia em ambos os casos? Os indios tem comportamento violento pq assistiram ao longo dos séculos todos os grupos similares a eles serem dizimados pelos brancos. Pq existe violencia no rio? Auto-defesa? Ou seria causada pela criminalidade, q anseia em fazer riqueza às custas da desgraça dos outros?

Die Kunst der Fuge
Veterano
# fev/12
· votar


Joseph de Maistre

Mas cara, você não sabe direito como foi que aconteceu o incidente da flecha que resultou na morte do cara. Eu também não sei. A única coisa que nós sabemos é que um cara morreu vítima de uma flechada. Não podemos julgar baseado nisso.

Dependendo de como ocorreu, pode ser possível justificar este ato utilizando os mesmo argumentos que você utiliza para justificar a legítima defesa e o manuseio de rifle, como invasão de território ou ameaça (novamente, dependendo de como ocorreu pode ter sido interpretado desta maneira).

O mais sensato a se fazer seria não utilizar o argumento da morte do cara para coisa alguma, visto que sabemos pouco sobre o caso.

Party Boy
Veterano
# fev/12
· votar


eu prezo tanto o respeito aos direitos humanos que acredito que quem comete (ou tenta cometer) a maior violação de todas contra tais direitos perde automaticamente sua dignidade e desce à condição de animal, podendo ser imediatamente abatido como um, se for conveniente.

Pois é. Isso pode ser exatamente oq esses indios pensam, visto q a civilização chegou ao território deles e acabou com quase todos as tribos q existiam lá antes...

Comuna CCCP
Veterano
# fev/12
· votar


Joseph de Maistre

O problema são pessoas transtornadas, que acham que os outros estão agredindo sua honra e querem fazer o que eles consideram "justiça" com as próprias mãos.
No seu caso alguém ter uma cultura diferente de você, já seria motivo para tal, e ai você esquece do "valor" a vida humana.

Acredito que você se daria melhor nas cruzadas ou em algum regime fascista.

Joseph de Maistre
Veterano
# fev/12 · Editado por: Joseph de Maistre
· votar


Party Boy
Entao vc acha irresponsável respeitar o direito de um grupo de pessoas q vive há séculos em um território e de um modo q eles acham correto

Por mim, que vivam como quiserem. Desde que não sejam suficientemente ingratos e safados para matarem o meu filho só por ele lhes ter feito a gentileza de deixar "comida e presentes pelos últimos 20 anos".

Ok, pra começar, qual é o motivo da violencia em ambos os casos?

A polícia ser incompetente para cumprir a função que se espera dela.

Die Kunst der Fuge
Mas cara, você não sabe direito como foi que aconteceu o incidente da flecha que resultou na morte do cara. Eu também não sei. A única coisa que nós sabemos é que um cara morreu vítima de uma flechada. Não podemos julgar baseado nisso.

Sim, nós não sabemos o que aconteceu. Só que a discussão não está centrada nisso, e sim na premissa de que é legítimo os índios matarem quem eles quiserem apenas porque vivem à margem da sociedade. Enquanto algumas pessoas aqui concordam e defendem apaixonadamente essa premissa, eu a abomino.

Comuna CCCP
No seu caso alguém ter uma cultura diferente de você, já seria motivo para tal, e ai você esquece do "valor" a vida humana.

Não, deixe de ser mentiroso. Eu nunca falei isso em lugar nenhum, até porque não é o que eu penso. Vide o que eu disse ao Party Boy

Acredito que você se daria melhor nas cruzadas ou em algum regime fascista.

Não consigo pensar em asneira política maior do que chamar de fascista alguém com o nível de aversão que eu tenho à palavra "Estado".

Party Boy
Veterano
# fev/12
· votar


Joseph de Maistre
Não consigo pensar em asneira política maior do que chamar de fascista alguém com o nível de aversão que eu tenho à palavra "Estado".

Tambem seria "asneira política" chamar de fascista alguém q chama o Geert Wilders de herói?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tribo Mascho - Piro