O Caso Megaupload - Uma Armadilha de Hollywood?

Autor Mensagem
juninholiveira
Veterano
# jan/12


(Para os impacientes que não querem ler, eu não to nem aí com vcs)

O governo dos EUA diz que o fundador do Megaupload, Kim Dotcom, planejou uma conspiração de compartilhamento vasto de arquivos que fraudou a indústria do entretenimento em milhões, permitindo que usuários fizessem download ilegal de filmes e músicas.

Embora tenham colocado Dotcom atrás das grades, os federais não apenas acabaram com o Megaupload, uma vez que este é um dos sites mais visitados na Internet. Ao terminar a operação, as autoridades também puxou o "plug" de uma tentativa que foi programada para ser lançada ainda neste ano, que poderia ter legitimamente interrompido Hollywood, deixando que os usuários fizessem download de músicas - e recompensando os artistas com uma compensação inédita na indústria.

O projeto já foi lançado no ano passado durante um julgamento e Dotcom, com o nome real de Kim Schmitz, disse em dezembro que foi recebido com grande sucesso. Foi chamado Megabox, e Dotcom tinha a intenção de torná-lo disponível ao público em 2012. O site poderia expandir o compartilhamento de arquivos do serviço Megaupload, mas permitiria aos usuários fazer download de músicas legalmente, algumas de graça, enquanto ainda permitiria que os artistas recebessem compensação. Ia ser uma parceria entre os executivos da Megaupload e outros na indústria online, incluindo Amazon - mas também ia ser um espinho grande no lado das gravadoras.

No assunto de denúncias envolvendo violação de direitos autorais e compartilhamento ilegal de arquivos, o Megaupload já era um adversário da indústria. A Universal Music Group, a maior empresa de música nos Estados Unidos, tinha atacado o Megaupload antes do ataque da semana passada de Nova Zelândia na mansão de Dotcom e outros se opuseram ao site também. Novas revelações sobre Megabox sugerem que poderia ser mais do que apenas uma coincidência que o "magnata de compartilhamento de ficheiros" estaria prestes a desencadear uma séria de concorrências que iria premiar os músicos que são regularmente violados do pagamento por criação.

"A UMG sabe que nós vamos competir com eles através do nosso empreendimento própria de música chamado Megabox.com, um site que permitirá, em breve, que os artistas vendam suas criações diretamente aos consumidores, permitindo que os artistas mantenham 90 por cento dos ganhos", disse ao site Dotcom TorrentFreak em dezembro passado.

Deixando o artista ganhar dinheiro? Parece fazer muito sentido, mas é uma idéia absurda dentro da indústria. De acordo com pesquisa realizada pelo site "Information is Beautiful", uma música vendida na plataforma da Apple iTunes normalmente retorna um cerca de 63 por cento para a gravadora, a partir daí, o músic, em média, apenas recolhe 15 por cento desse valor. Dizer que Megabox seria uma dádiva para os artistas que lutam é um eufemismo então, mas também poderia acabar com a maioria das gravadoras.

Mesmo com cópias de discos compactos, a nata dos artistas raramente coletam até 20 por cento da receita feita. Dotcom queria mais do que quadruplicar isso, oferecendo aos artistas 90 centavos para cada dólar gasto em baixar músicas e até mesmo compensá-los por músicas adquiridas gratuitamente. Em um comunicado à imprensa no ano passado, Dotcom reconheceu que, "sim, está certo, vamos pagar aos artistas, mesmo para os downloads gratuitos."

Tal atitude é muitas vezes ausente nos de dentro da indústria da música, no entanto. Como resultado, muitas esperanças de uma carreira nos negócios foram quebrados depois de perceber que o estilo de vida "rock n' roll" não é assim facilmente obtido. "Para chegar até as porcas e parafusos das coisas, a menos que você Rihanna ou algo assim, você realmente não ganha dinheiro com vendas de discos mais", Mickey Melchiondo do Ween contou ao USA Today no verão passado. Ao longo de mais de duas décadas, Ween lançou mais de uma dúzia de álbuns e excursionou internacionalmente várias vezes, mas o guitarrista diz que pagamentos pelas criações são raros. ''Eu não tenho compaixão para com as gravadoras,''Melchiondo disse ao New York Times em 2003. ''Eles não têm me pagado pelas criações de jeito nenhum.'' Depois de uma série de lançamentos nas grandes gravadoras, a banda começou a gravar e lançar discos por conta própria. Agora, quando ele não está se apresentando, Melchiondo, 41, subsidia sua renda através da oferta de viagens de pesca a bordo de seu próprio barco. Se você não comprar um disco do Ween, você pode apoiar a banda gastando algumas centenas de dólares para a pesca de Robalo com o capitão Melchiondo no Atlântico.

Antes de serem fechados, Dotcom disse: "Você pode esperar vários anúncios Megabox no próximo ano, incluindo acordos exclusivos com os artistas que estão ansiosos para sair de modelos de negócio ultrapassados. Em vez disso, porém, a única notícia que os fãs de Megaupload e seu fundador agora famoso recebeu foi que um dos maiores sites da Web foi varrido do mapa.

As autoridades invadiram a casa de Dotcom na quinta-feira e ele foi negado duas vezes o direito a fiança. Autoridades americanas prenderam várias pessoas que dizem que estavam envolvidas na conspiração para o desespero dos fãs do Megaupload. Horas após a notícia estourar na semana passada, uma campanha online travada por hacktivistas, como os Anônimos e outros, direcionaram ataques a Universal e outros. Em poucas horas, os sites da UMG e a Recording Industry Association of America (RIAA), foram tirados do ar. Os sites do FBI, o do US Copyright Office e do Departamento de Justiça dos EUA também foram derrubados no ataque.

Advogados escreveram sobre crime no site Suites sobre a acusação do FBI a Dotcom que é "cheio de incoerências", e outros sugeriram que foi um meio de o governo federal usar o caso para torná-lo um exemplo. Outros sites que usam o compartilhamento de arquivos voluntariamente desligaram-se após o caso com medo de que eles seriam os próximos a ser alvo de aplicação da lei.

Em 2002, o então Presidente da Universal Edgar Bronfman Jr. doou 10.000 dólares para a campanha de reeleição para o democrata Gray Davis, governador da Califórnia, e contribuições semelhantes por meio da indústria têm continuado nos dez anos desde então. O ex-senador Chris Dodd deixou seu cargo no Congresso para pegar um trabalho 1,2 milhão dólares por ano como lobista para a Motion Picture Association of America, que também foi alvo de ataque dos Anonymous. Em 2009, a MPAA pressionou o Congresso pela quantia de 1,66 milhões dólares. Hollywood também entregou ao Presidente Obama 3,5 milhões de dólares durante a sua campanha de 2008. A General Electric, que lista a Universal Music e outras entidades Hollywood entre suas subsidiárias, gastou 84,35 milhões dólares em persuasão aos políticos, entre 2008 e 2010.

Kim Dotcom quebrou a lei operando o Megaupload? Talvez sim e talvez não. Mas quando essas leis são feitas e executadas por pessoas nos bolsos de Hollywood, você pode imaginar que Washington não está exatamente interessado em ouvir o que Megaupload tem a dizer em sua defesa. Ainda menos provável, no entanto, seria deixar Dotcom, finalmente, colocar algum dinheiro nos bolsos dos músicos.

FONTE

Dissertem!!!!!!

Scrutinizer
Veterano
# jan/12
· votar


Eu acho que a lei está sempre certa, mesmo que esteja contra a divulgação de cultura.

Scrutinizer
Veterano
# jan/12
· votar


Ou você queria o centro do assunto nas conspirações?

Filhada
Veterano
# jan/12
· votar


Dizer o que?
Que as gravadoras sao dumal?

E tao ridiculo que nao acho que se tenha nada a dizer...

Viciado em Guarana
Veterano
# jan/12
· votar


Na verdade mano, só estamos um pouco bolados com os arquivos que perdemos ao perder o megaupload.

Estou pouco me fodendo pra esse Kim Dotcom! E ainda acho que o Megaupload era o pior compartilhador de arquivos com aquela putaria toda de conta premium.

Quem não tinha conta premium naquela merda sabe como era difícil baixar algo!

Por um lado eu comemoro o fechamento do Megaupload e a prisão desse safado mafioso que é pra ele largar a mão de ser besta!

E migrem pro Mediafire que sempre foi muito mais compartilhador que o Megaupload!

Strato_Master
Veterano
# jan/12
· votar


Mediafire

esse sim é tr00!!!

Scrutinizer
Veterano
# jan/12 · Editado por: Scrutinizer
· votar


Quem não tinha conta premium naquela merda sabe como era difícil baixar algo!
Tinha que ser muito incompetente pra não conseguir baixar algo do megaupload nos últimos tempos. Você é muito incompetente.

E pelo jeito você nem leu o negócio.

mateussch
Veterano
# jan/12
· votar


Depois da morte do megaupload eu só uso mediafire.

Rafael Walkabout
Veterano
# jan/12
· votar


Tinha que ser muito incompetente pra não conseguir baixar algo do megaupload nos últimos tempos. Você é muito incompetente.
ahhahahahaha verdade!

Guilherme Nau
Veterano
# jan/12
· votar


mateussch
Depois da morte do megaupload eu só uso mediafire.

Shhhhhhhhhhhhhhhhhh!!!!

É lá que se acha o único crack do Sony Vegas Pro 10. Não espalha

vitor_antunes
Veterano
# jan/12
· votar


eu usava o megaupload mais do que o mediafire, mas era pq a maioria dos sites mandava pro megaupload, se tinha opção de mediafire ai eu clicava, ou não tanto faz curto os dois sites. Mas realmente foi um soco na cara esse fechamento

The Laughing Madcap
Veterano
# jan/12
· votar


i don't give an ape shit for all this sopa/pipa banter

Viciado em Guarana
Veterano
# jan/12 · Editado por: Viciado em Guarana
· votar


Scrutinizer
Tinha que ser muito incompetente pra não conseguir baixar algo do megaupload nos últimos tempos. Você é muito incompetente.
Ta bom!
Tenta algo naquela merda com uma internet via rádio que compartilha mesmo endereço IP pra todos os usuários (metade da cidade)!

Não fale daquilo que não conhece, seu playboyzinho que tinha conta premium vitalícia.

Eu só conseguia baixar naquela merda usando o Tor Browser, e olhe lá!

Scrutinizer
Veterano
# jan/12
· votar


Não fale daquilo que não, seu conhece playboyzinho que tinha conta premium vitalícia.
Que?

Bom, o problema então é que você mora no cu do mundo, ainda não é problema do site.

Viciado em Guarana
Veterano
# jan/12
· votar


Scrutinizer
Essa merda nunca me aconteceu com o Mediafire.
E não com tanta frequência com outros compartilhadores.

Gustoau
Veterano
# jan/12
· votar


Viciado em Guarana
Acontece que o mediafire não tem limite de downloads, definitivamente é melhor, mas o fechamento do megaupload foi uma merda, ponto.

Systematic Chaos
Veterano
# jan/12
· votar


Qualquer site de filesharing é bom. Vocês que não conhecem o JDownloader.

Nickname_SCUM
Veterano
# jan/12
· votar


Existem Fanboys até pra sites de compartilhamento...

G-Zuis volta logo...

Viciado em Guarana
Veterano
# jan/12
· votar


Gustoau
O problema é que isso foi um marco e está afetando outros sites.
O Filesonic (se eu não me engano) tá com o serviço limitado, e os outros já estão mais apreensivos com pirataria.

Nickname_SCUM
Sou hater assumido do Megaupload e Rapidshare!
A raiva que eu passei com esses site não é brincadeira não.

carlos mercenario metaleiro
Veterano
# jan/12
· votar


Eu não estou nem ai pra isso tudo, só não vou poder mais baixar jogos de ps2 como antes, mas olhando pela ótica capitalista; o que aconteceu foi o uso do governo para derrubar um negócio que estava quebrando o monopólio das gravadoras e produtoras de mídia, essa tedência imperialista e neoliberalista do governo norte americano já derrubou o mundo uma vez, e parece que hoje as coisas voltam á se repetir, triste é ver alguém que não ganha nada desse sistema de fraude e extorsão "legalizada", correr atrás de ofender e oprimir o pensamento das pessoas que conseguem enxergar acima desse controle mental do capital em cima do homem.

Guilherme Nau
Veterano
# jan/12
· votar


Não fale daquilo que não, seu conhece playboyzinho que tinha conta premium vitalícia.

Ai meu deus.

Nao acredito que tem alguem aqui tao burro a ponto de comprar uma conta premium --`.

Tinha milhares de emuladores de conta premium na internet.

Foucault
Veterano
# jan/12
· votar


Viciado em Guarana
Moro no cu do mundo, tenho internet a rádio, e baixava tranquilamente pelo megaupload.

Systematic Chaos
Veterano
# jan/12
· votar


Guilherme Nau
Nao acredito que tem alguem aqui tao burro a ponto de comprar uma conta premium --`.

Qual o problema em ter conta premium? Se o serviço é bom e você o utiliza, por que não apoiá-lo?

É por conta de espertalhões como você que os artistas vêem com mal olhos a distribuição de músicas pela internet, afinal "se dá pra conseguir tudo de graça, pra que pagar?".

Guilherme Nau
Veterano
# jan/12 · Editado por: Guilherme Nau
· votar


Systematic Chaos
É por conta de espertalhões como você que os artistas vêem com mal olhos a distribuição de músicas pela internet, afinal "se dá pra conseguir tudo de graça, pra que pagar?".


Não amigo. "O espertalhão" não sou eu, e sim quem disponibiliza o conteúdo protegido por direitos autorais no site e ganha views (que se monetizada a página, ganha $) com isso.

O que eu fazia era apenas um macete.

Acontece, que mesmo sem esse emulador, a pirataria rolava. Não sou o culpado pelo fechamento do site, saiba você disso :)

EDIT: Aliás, eu nunca postei absolutamente nada no megaupload, apenas baixava.

Gustoau
Veterano
# jan/12
· votar


Systematic Chaos
Pagar por conteúdo ilegal eu não pagaria mesmo.

Systematic Chaos
Veterano
# jan/12
· votar


Guilherme Nau
Gustoau

Não estou comentando sobre o conteúdo do site em si, apenas sobre o uso do serviço.

Gustoau
Veterano
# jan/12
· votar


Systematic Chaos
Aí eu compro, sempre que possível, mas acho que ele quis dizer como eu disse, só que é meio não muito bem articulado.

Guilherme Nau
Veterano
# jan/12
· votar


Systematic Chaos
Não estou comentando sobre o conteúdo do site em si, apenas sobre o uso do serviço.

Mas cara, uma coisa ta relacionada com a outra.

SEMPRE, vai existir alguém fazendo tal feito.

Porque você acha que demorava tanto para tirar um filme do ar?

Quando você abre o Megaupload, aparecia váááários anúncios. Agora, vamos ao fato:

O que da mais views?Uma foto do seu cachorro ou o filme do Avatar?

O MU gerava receita não só apenas do dinheiro das contas, mas com a monetização das páginas. Ou seja, os caras tiravam o filme do ar depois de meses para esperar dar bastante views, quando o fluxo diminuiu, os caras boicotam o arquivo.

Ou seja, o filme do avatar, mesmo boicotado, deu mais views do que a foto do seu cachorro que está lá até hoje.

(as propagandas parecem por causa das pessoas que pagam para elas aparecerem e por causa da monetização.)

André Perucci
Veterano
# jan/12
· votar


eu to realmente espantado como tem gente que ainda usava esses sites de compartilhamento

torrent tá ai gente

Viciado em Guarana
Veterano
# jan/12
· votar


André Perucci
torrent tá ai gente

Pirate Bay é o poder! \o/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O Caso Megaupload - Uma Armadilha de Hollywood?