Autor |
Mensagem |
brunohardrocker Veterano |
# jan/12
Será que é possível simular como a sociedade viveria livre de regras, mas sem precisar testar isso na prática? Pesquisadores americanos, que publicaram seus resultados na revista especializada PLos One, tentaram fazer isso. Através de um "jogo" no qual os participantes poderiam assumir o personagem que quisessem, os pesquisadores analisaram como seria uma sociedade nessas condições. E o resultado, ao contrário do que se poderia imaginar, não foi uma completa anarquia.
Todas as interações sociais entre os participantes – tais como relacionamentos, amizades, comunicação e relações de troca -, que compunham o ponto chave da pesquisa, foram "codificadas". Com isso, os pesquisadores fizeram um mapeamento de como as boas e as más ações são refletidas em um grupo.
Dessa maneira, os cientistas(sic) puderam medir, em menor ou maior escala, como cada comportamento humano apresenta suas consequências. Os níveis de violência e agressão dentro do grupamento, conforme eles apuraram, também podem ser definidos previamente a partir destas interações sociais. E o resultado foi que as pessoas tendem naturalmente a se organizar no coletivo, com cada pessoa assumindo sua função, mesmo que não estivessem predispostos a agir assim.
Transportando estas noções para a realidade, os pesquisadores deram o exemplo da Primavera Árabe, a onda de revoluções que derrubou antigas ditaduras em vários países. Era um ambiente onde havia regras e não havia concordância por parte de quem deveria, em tese, obedecê-las. Essa radicalização (ou seja, a revolução explodindo de forma violenta), conforme eles explicam, é sempre uma tendência quando há discordância entre os criadores das regras e os que são forçados a acatá-las. [Science Daily, Foto]
Créditos: Stephanie D'Ornelas http://hypescience.com/sem-regras-o-mundo-se-tornaria-uma-anarquia/
Vocês.
|
Saul Morello Veterano |
# jan/12
· votar
Sem regras o mundo se tornaria uma anarquia?
certamente,sim. Mas tudo indica que vai depender das consequencias medievais
|
Atom Heart Mother Veterano |
# jan/12
· votar
O OT sem regras seria uma putaria total.
|
Viciado em Guarana Veterano |
# jan/12
· votar
Se não houvesse as regras atuais novas regras seriam impostas naturalmente.
Regras não foram feitas atoa. A necessidade do ser humano de dominar ou ser dominado existe!
|
Black Fire Gato OT 2011 |
# jan/12
· votar
E desde quando anarquia é ausência de regras?
|
# jan/12
· votar
Black Fire
O texto não está dizendo isso. Simplesmente está levantando a questão se sem regras, viveríamos uma anarquia. E conclui exatamente o que você está questionando.
|
Saul Morello Veterano |
# jan/12
· votar
Cara talvez de pra se basiar na guerra de sucessão da inglaterra onde o povo vivia praticamente sem um governante
|
# jan/12
· votar
brunohardrocker Não faz o menor sentido, porque está invertido. O que eles fizeram no estudo, na verdade, foi suprimir a autoridade (ou seja, instaura uma anarquia) e a partir daí saber se a sociedade viveria sem regras, bando de cientista inútil. A menos é claro que eles tenham dito: "cada um faz o que quer agora", a o as pessoas fizeram tenha sido eleger um líder pra mandar nelas.
|
# jan/12
· votar
Black Fire Não faz o menor sentido, porque está invertido. O que eles fizeram no estudo, na verdade, foi suprimir a autoridade (ou seja, instaura uma anarquia) e a partir daí saber se a sociedade viveria sem regras, bando de cientista inútil.
Qual seria o caminho?
A menos é claro que eles tenham dito: "cada um faz o que quer agora", a o as pessoas fizeram tenha sido eleger um líder pra mandar nelas.
Mas as pessoas sendo diferentes uma das outras, com habilidades diferentes, não seria uma tendência natural à formação de líderes?
Sem que as pessoas queiram isso, mas acabam aceitando por não possuírem a habilidade de liderança que pessoa X tem.
|
# jan/12
· votar
brunohardrocker
Qual seria o caminho?
Não tem problema com o estudo, só erraram na hora de divulgar os resultados, é um problema com a redação do texto.
Mas as pessoas sendo diferentes uma das outras, com habilidades diferentes, não seria uma tendência natural à formação de líderes?
Aí já não sei, maso relatório completo do resultado deve dar alguma pista.
|
TWT ICE Veterano |
# jan/12
· votar
faça o que tu queres pois é tudo da lei
|
Tmusic Veterano |
# jan/12
· votar
brunohardrocker Não. Anarquia = ser contra as regras. Como vamos ser contra algo que não existe?
É tipo os ateus que são contra seres que não existem(para eles)? D:
|
One More Red Nightmare Veterano |
# jan/12
· votar
Anarquia = ser contra as regras.
Sugiro que edite e vá ler a respeito antes de falar bobagem.
|
# jan/12
· votar
Tmusic
Não. Anarquia = ser contra as regras.
Aham, Cláudia.
|
# jan/12
· votar
Movimento Punk - Distorcendo anarquismo na cabeça das pessoas, since 70's.
|
Tmusic Veterano |
# jan/12
· votar
One More Red Nightmare Black Fire Sintetizando é isso mesmo. Não de uma forma radical. Mas sintetizando é isso mesmo.
|
The Laughing Madcap Veterano |
# jan/12
· votar
meus antepassados choram com esse pótico
|
# jan/12
· votar
Tmusic Não, não é.
|
Die Kunst der Fuge Veterano |
# jan/12
· votar
Criticar pesquisadores e resultados de pesquisas com base em matérias de divulgação.
ROFL
|
# jan/12
· votar
Die Kunst der Fuge
Não tem problema com o estudo, só erraram na hora de divulgar os resultados, é um problema com a redação do texto.
pegaue.
|
# jan/12
· votar
Tmusic Você tem preguiça até de pesquisar na Wikipédia! Como você vai querer ser um true pedante assim?
Leia aqui a definição de Anarquismo!
|
# jan/12
· votar
Mas eu acho que seria interessante tentar o Anarquismo.
Acho que isso nunca foi tentado na prática. Seria, no mínimo, interessante.
|
# jan/12
· votar
Acho que isso nunca foi tentado na prática.
Colônia Cecília.
|
One More Red Nightmare Veterano |
# jan/12
· votar
Black Fire Conhece algum teórico anarquista contemporâneo que valha a pena?
|
# jan/12
· votar
One More Red Nightmare Contemporâneo não, o mais jovem é o Malatesta. Depois dos anos 60 virou tudo palhaçada. Mas eu gosto do professor Silvio Gallo, ele não chega a ser um teórico importante, mas é bem didático.
|
# jan/12
· votar
Black Fire Afe véi! Mas isso foi pra 250 pessoas. Nem dá pra considerar como um teste. Eu to falando como os grandes movimentos como o despotismo, o comunismo e o capitalismo.
Ao meu ver, o anarquismo para dar certo tem que ser feito por muitas pessoas.
Seria igual a ser capitalista na Russia de 1950, não dá! Ou é tudo ou nada.
|
The Laughing Madcap Veterano |
# jan/12 · Editado por: The Laughing Madcap
· votar
Black Fire One More Red Nightmare
http://ca.wikipedia.org/wiki/Francesc_Ferrer_i_Gu%C3%A0rdia
longe de contemporâneo, mas devem ler a respeito.
Black Fire
PS: como vai o filhote?
|
Rafael Walkabout Veterano |
# jan/12
· votar
Com regras já é bastante bagunçado em função da falta de educação e de bom senso de algumas pessoas.
|
Tmusic Veterano |
# jan/12
· votar
Black Fire Então me desculpe... ='(
Viciado em Guarana Tmusic Você tem preguiça até de pesquisar na Wikipédia! Como você vai querer ser um true pedante assim? Mas quem disse que eu quero ser um true pedante? D:
Mas enfim, obrigado pelo link. u.u
|
# jan/12
· votar
The Laughing Madcap Aí, onde eu arranjo ebook em catalão?
|