Autor |
Mensagem |
Cavaleiro Veterano |
# jan/12
"Mas porque razão, a ciência parece possuir um consenso maior, a respeito dos sentidos de seus textos? Uma resposta imediata aponta para o conteúdo empírico da ciência, e que nos remete à questão da referência no contexto científico. Os cientistas lidam o tempo inteiro com a referência (presença), com a natureza, é o conteúdo de seu trabalho. E este suposto consenso aponta para uma possível linha crítica à generalidade do pensamento de Derrida: Como seria possível portanto algum consenso na ciência, caso toda representação da realidade fosse tão distante da presença real, ou como seria possível haver algum sentido corrente no meio científico se não houvesse um meio de tratar o empírico pela escrita de uma forma coerente com a presença?
É claro que uma resposta inexorável à questão acima exigiria no mínimo um estudo muito mais específico e aprofundado em relação à atividade científica, mas a simples questão já é suficiente para esclarecer meu ponto de que a desconstrução em certos momentos é apenas uma simples possibilidade irrelevante. O meio científico é um exemplo de como a determinação do contexto, que neste caso é mais especificamente o empírico, é voluntária, que é possível fazer uma interpretação consensual ao meio, e que os signos e elementos textuais conseguem ser lidos com um sentido mais ou menos comum à comunidade científica, porque mesmo como significantes subjetivos, ou incertos devido à différance, se referem à presença, e a determinação da presença parece ser possível uma vez que se entre no sentido corrente.
Assim chego a minha conclusão, nada revolucionária mas razoável, de que a desconstrução, permitida pela différance, na atividade científica, e talvez em outros contextos, não tem relevância, não faz diferença. Pois não só a atividade científica como outros contextos dependem de um consenso, e faz uso deste consenso para poder trabalhar. A possibilidade da desconstrução existe, é possível em qualquer âmbito da linguagem, talvez com ênfase no da escrita, porém sua possibilidade não impede o consenso. As polêmicas que giram em torno a Derrida talvez sejam excessivas neste ponto, e este trabalho talvez seja a argumentação suficiente para que o estudo de Derrida não leve a conclusões exageradas as quais o próprio filósofo não pretendeu. Derrida afirma não ser relativista, e este ensaio também aponta para isto, para uma necessidade de consenso:
"Não sou relativista, e aos que acreditam poder tirar uma lição relativista das leituras de meus textos diria simplesmente que se enganam... Acredito também na verdade das ciências, não sou cético, acredito no saber, acredito no objetivo dos cientistas. Trata-se evidentemente de uma objetividade garantida pela discussão, pela comunidade científica, pelos protocolos de interpretação". (Derrida, em "A solidariedade dos seres vivos", entrevista com Jacques Derrida. Disponível em: http://www.rubedo.psc.br/Entrevis/solivivo.htm)"
"Derrida postula que, se pode ser dito que nenhum significante é capaz de produzir apenas um único efeito de significado ou de referência, o contexto também não poderá ser nunca absolutamente determinável de modo a ser invocado como garantia de um sentido inequívoco para qualquer signo". (CAUDURO, 1996, p. 70)
"Então em que momentos a possibilidade da desconstrução é relevante? Mesmo que a différance seja algo natural no processo da leitura, a desconstrução é obrigatória?
Na opinião do autor: "O meu ponto principal neste trabalho, é que não só a desconstrução não é obrigatória, como também em certas situações descartar a possibilidade de usá-la é o mais razoável a ser feito, situações essas onde o importante são os sentidos correntes de um contexto, como em um contexto científico."
http://www.revistadoinfinito.pro.br/Forum/ForumReplies.aspx?m=2&c=c481 1601-8bad-4c28-8b90-89a9d59700af&t=75ed1455-ad3a-405e-898c-7fc81045c57 6
Dissertem sobre a questão em negrito, ou não.
O poder é de vocês
|
Cavaleiro Veterano |
# jan/12
· votar
Em tempo, significado de différance: Cada conceito e signo que usamos, não possuem significados por si só, mas somente através de um sistema de relações de diferenças, que dão alguma significância aos termos. Desta forma, cada elemento textual, cada signo lingüístico, não é interpretado por si mesmo, mas através de toda cadeia de significantes e signos que compõem um sistema de linguagem. Dessa forma, um texto não possui uma interpretação absoluta e correta, mas permite naturalmente a livre interpretação do texto e de seus componentes pela atividade que ele chama de desconstrução.
|
guizimm Veterano |
# jan/12
· votar
soh de olha pro texto deu preguiça
|
Comuna CCCP Veterano |
# jan/12
· votar
Mesmo que a différance
Precisava disso?
|
Bob Mauley Veterano |
# jan/12
· votar
eu, ao abrir o pótico: Poker face = l
|
tambourine man Veterano |
# jan/12 · Editado por: tambourine man
· votar
a ironia disso tudo é que os cientistas estão pouco se lixando para isso, pois isso não muda em nada as suas práticas
|
Cavaleiro Veterano |
# jan/12
· votar
tambourine man
Bem que eles fazem.
|
Deftones_Rules Veterano |
# jan/12
· votar
Prefiro o tópico dos macacos assassinos =/
|
One More Red Nightmare Veterano |
# jan/12
· votar
To com fome e tonto, não consigo ler mais que 3 linhas.
Cliff notes, please.
|
# jan/12
· votar
Cavaleiro As vezes suas ideias são boas e até fazem sentido mas poderia ter feito um resumo...
|
Scrutinizer Veterano |
# jan/12
· votar
Primeiro tópico que leio dele, achei digno. u.u Mas não tenho conhecimento para discutir. Parem de poluir o tópico. obg
|
# jan/12
· votar
ScrutinizerSim mas concorda que o povo brasileiro é um povo preguiçoso que ao ver um texto imenso desse fica até com sono? Não sei se daria mas um resumo disso tudo cairia bem! Minha opinião hehe
|
Cavaleiro Veterano |
# jan/12
· votar
Deftones_Rules
O texto não é meu, como coloquei abaixo. O que eu coloquei já é um bom resumo dele.
|
Cavaleiro Veterano |
# jan/12 · Editado por: Cavaleiro
· votar
One More Red Nightmare
Discorra em relação as perguntas em negrito e na forma de ensaio.
|
Anderson Eslie Veterano |
# jan/12
· votar
Porra, se o povo num consegue discutir Economia, acham que vão conseguir compreender Linguística?! tsc, tsc...
|
# jan/12
· votar
Anderson Eslie
Don't be so sure
|
Cavaleiro Veterano |
# jan/12
· votar
tambourine man
Tu leu Derrida?
|
Anderson Eslie Veterano |
# jan/12 · Editado por: Anderson Eslie
· votar
tambourine man Vc prefere Saussure, Chomsky, Giddens ou Derrida?!
Eu prefiro o Chomsky. [hum]
|
Cavaleiro Veterano |
# jan/12
· votar
Saussure, Chomsky, Giddens ou Derrida
Eu juro que normalmente tento ler para criticar algumas coisas, como fiz com Marx, Keynes e Hegel, mas a leitura é tão mais chata do que o que estou acostumado com os autores iluministas que desanima.
Farei uma nova empreitada.
|
# jan/12
· votar
Cavaleiro
eu li a introdução de um livro dele e vi que não ia dar
Anderson Eslie
Prefiro Chomsky pelas alunas de letras
|
brunohardrocker Veterano |
# jan/12
· votar
O tamanho do texto não é problema. São os jargões e a não familiaridade com o tema.
|
Die Kunst der Fuge Veterano |
# jan/12
· votar
Esse Chomsky vive aparecendo em documentários que eu assisto, criticando o governo, propaganda, corporações, essas coisas que todo mundo sabe que não prestam. Sempre com muito embasamento e coerência.
Baixei um pacote com uns livros dele, lerei alguns em breve.
|
Volunteer Veterano |
# jan/12
· votar
Die Kunst der Fuge Não vá para o lado negro da força!
|
Cavaleiro Veterano |
# jan/12
· votar
, essas coisas que todo mundo sabe que não prestam
Silogismo do senso comum.
|
Die Kunst der Fuge Veterano |
# jan/12
· votar
Volunteer Não vá para o lado negro da força!
Eu só leio pra saber quem são as pessoas que eu tenho que matar.
Cavaleiro
Que silogismo?
|
The Laughing Madcap Veterano |
# jan/12 · Editado por: The Laughing Madcap
· votar
fechem a porta do pós-modernismo antes q...
flor cor via Sociedade palavra
gem etra
poesia cinema
|
brunohardrocker Veterano |
# jan/12
· votar
http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1368290-5598,00-SOFA+E+COLOC ADO+SOBRE+ORELHAO+NO+RS.html
|
Random_Rampager Veterano |
# jan/12
· votar
Vcs escrevem muito.
|
The Laughing Madcap Veterano |
# jan/12 · Editado por: The Laughing Madcap
· votar
^ arte contemporânea no post do bruno
Dá pra expor uma foto dessas no MoMA que vai ter gringo analisando a profundidade e a grande expressão de conflitos socioeconômicos num exótico pais tropical chamado Brasil
E aí, esse cara vai fazer um review da exposição
e tem brasileiro no calendário de arte da Big Apple
|
guizimm Veterano |
# jan/12
· votar
n sei pq eu continuo clicando nesse topico no ultimas respostas do meu perfil se eu n leio nada do q ta escrito aki
|