Qual a influência dos seus pais no seu desenvolvimento intelectual e cultural?

Autor Mensagem
Die Kunst der Fuge
Veterano
# jan/12


Não estou falando geneticamente, mas sim educacionalmente.

Você acha que eles fizeram o melhor que podiam?

Você acha que o próprio nível intelecto-cultural dos seus pais teve um impacto positivo ou negativo no seu desenvolvimento?

Você pode citar alguma característica sua, nestes aspectos citados do tópico, que tenha sido diretamente influenciada por eles?

Por fim, você está satisfeito com o resultado final de sua criação, do ponto de vista intelecto-cultural, no que tange as escolhas e decisões tomadas pelos seus pais, ou você acha que eles deveriam ter feito alguma coisa diferente do que fizeram?

No mais, digam o que tiverem vontade sobre o assunto.

Frodo Rei do Hobbits da Terra Média
Veterano
# jan/12
· votar


A influência da minha mãe foi positiva nos meus estudos; como eu estudava bastante, acabei por ganhar bolsa no colégio, entrei na faculdade pública, etc.

Relacionado à cultura, a influência foi boa também, uma das características imbuídas em mim é o não-conformismo; mas também houve pontos negativos que resumidamente me deixaram muito "velho" e chato com apenas 18 anos de idade. Hoje, com 22, estou no ápice da minha chatice.

Simonhead
Veterano
# jan/12
· votar


Meu pai só terminou o 1º Grau (Ensino Fundamental). Tentou poucas vezes terminar o Ensino Médio, mas falhou ao não estudar o suficiente (tá certo que o cara já trabalhava (servidor público federal) e tals). Minha mãe foi mais longe, mas sempre se deparava com provas de redação que ela considerava um terror. Ainda assim, correu atrás e terminou vários cursos de Enfermagem e seguiu carreira nessa área.

Dos 02, minha mãe foi quem mais me cobrou bons resultados no colégio. O engraçado é que ambos não fizeram o mesmo com a minha irmã. Estudei em colégio público até o 2º ano do 2º Grau (Ensino Médio), fiz prova para bolsa de estudo para o 3º ano e entrei na UnB por meio de vestibular.

Em termos de cultura, eu creio que eu puxei mais para o lado do meu pai. Ele curtia bandas como The Sabs, Led Zep, Hendrix Experience, Beatles, Stones, The Who. Ele também era grande fã de música italiana, latina e francesa. O que ele ouvia, eu seguia. Só comecei a questionar o gosto dele quando ele passou a curtir Bee Gees mais do que o normal. Não sei se conta, mas foi o meu pai quem também me incentivou a gostar de esportes, em especial de F1 (corridas em geral, diria eu), basquete e futebol.

Cavaleiro
Veterano
# jan/12
· votar


Você acha que eles fizeram o melhor que podiam?

Educacionalmente não tenho a menor dúvida, desde cedo sempre investiram muito na minha educação, tanto tempo quanto dinheiro. E sempre buscaram mostrar o valor que tem o estudo e a busca pelo conhecimento, a importância em investir nisto. Tanto é que juntei uma boa quantia de dinheiro nestes últimos anos com trabalho/investimento e pretendo gastar praticamente tudo em formação neste e no próximo ano.

Você acha que o próprio nível intelecto-cultural dos seus pais teve um impacto positivo ou negativo no seu desenvolvimento?

Com certeza. Lá em casa é bom porque vi um pouco dos meus mundos, minha mãe é bastante intelectual, tem mestrado e doutorado, foi professora universitária da federal e sempre trabalhou e estudou muito. Meu pai começou umas 10 faculdades, praticamente todas em exatas, mas nunca teve saco pra terminar nenhuma, mas sempre teve uma habilidade social invejável, começou vendendo livro enquanto minha mãe estudava, depois trabalhou em uma imobiliária, foi dono de uma imobiliária e hoje é dono de uma construtora, na média ganhou e ainda ganha mais dinheiro que a minha mãe.

Você pode citar alguma característica sua, nestes aspectos citados do tópico, que tenha sido diretamente influenciada por eles?

Todos dizem que eu sou quase uma cópia da minha mãe, o quase se dá pelo lado um pouco empreendedor/empresarial e um ínfimo da habilidade social do meu pai. Mas no geral herdei da minha mãe a vontade de buscar conhecer as coisas e a determinação para estudar horas a fio sem ficar reclamando.

Por fim, você está satisfeito com o resultado final de sua criação, do ponto de vista intelecto-cultural, no que tange as escolhas e decisões tomadas pelos seus pais, ou você acha que eles deveriam ter feito alguma coisa diferente do que fizeram?

Intelecto-cultural estou sim, com certeza. Na adolescência tive alguns problemas porque sempre fui muito cobrado, então se fosse fazer alguma coisa diferente, acho que podiam ter ensinado também a relaxar nos momentos de descanso, minha mãe é daquelas que se você estiver de férias e for jogar videogame um único dia até tarde é porque não quer nada com a vida.

brunohardrocker
Veterano
# jan/12
· votar


Me ajudaram muito em questão de apoio ao que eu quisesse fazer e em investimento. Mas a nível intelectual eles não tinham como me ajudar em nada. Pois não passaram do ensino medio.
Herdei a paciência do meu pai e a ambição da familia da minha mãe.

Simonhead
Veterano
# jan/12
· votar


Cavaleiro

Fera. Legal ler toda a sua perspectiva ai. Boa sorte, mermão!

brunohardrocker
Herdei a paciência do meu pai e a ambição da familia da minha mãe.

Creio que comigo a coisa foi diferente. Minha mãe sempre foi mais paciente e sem muita ambição. Já o meu pai era totalmente impaciente (meio po**a louca mesmo) e ambicioso, embora sem ter a didática para por a boa ambição em prática.

André Perucci
Veterano
# jan/12
· votar


no geral, pra resumir, meu lado cultural é por maioria constituido pelo lado paterno e meu lado educacional é por maioria constituido pelo lado materno

tambourine man
Veterano
# jan/12
· votar


Sou tão leite com pera quanto o Cavaleiro. Acho que o lado negativo disso tudo é um desenvolvimento emocional meio falho

Benva
Veterano
# jan/12 · Editado por: Benva
· votar


Meus pais não concluiram o ensino médio, por isso, fizeram tudo para que eu estudasse, e ainda fazem.



Você acha que eles fizeram o melhor que podiam?



Com certeza, fizeram o que podiam e o que não podiam.


Você acha que o próprio nível intelecto-cultural dos seus pais teve um impacto positivo ou negativo no seu desenvolvimento?


Não prejudicou, mas também não contribuiu na fase mais recente. Somente quando mais criança. Aprendi, principalmente, ser educado com as outras pessoas. Serve? =p


Você pode citar alguma característica sua, nestes aspectos citados do tópico, que tenha sido diretamente influenciada por eles?


A vontade de meus pais sempre foi de que eu tivesse melhor educação. Eu estudo, mas meu nível intelectual não é tão grande, e nem tenho tanta capacidade de raciocínio assim. Sou só um burrinho que estuda um pouco mais que a maioria. rs


Por fim, você está satisfeito com o resultado final de sua criação, do ponto de vista intelecto-cultural, no que tange as escolhas e decisões tomadas pelos seus pais, ou você acha que eles deveriam ter feito alguma coisa diferente do que fizeram?




Novamente, fizeram o que podiam e o que não podiam. Quem tem que fazer mais do que faz sou eu.



=)

Comuna CCCP
Veterano
# jan/12
· votar


Nunca estudei muito e sempre fui vagabundão, não por falta de educação em casa.
Nem por isso deixei te entrar em uma boa faculdade e trabalhar.
Culpo o sistema pedagógico escroto que impede o desenvolvimento de crianças e jovens.


Podem começar a criticar, nerds!

Volunteer
Veterano
# jan/12
· votar


Você acha que eles fizeram o melhor que podiam?

Yup, eu que sou ingrato mesmo :p

Você acha que o próprio nível intelecto-cultural dos seus pais teve um impacto positivo ou negativo no seu desenvolvimento?

Só na parte de ler bastante quando era mais novo. Falando mais especificamente, minha ajudou com inglês.

Eles até tentaram me influenciar pra estudar bastante através de exemplo, me incentivavam pra ser médico, tirar notas boas, etc. Mas não tinha jeito, é carne de vagabundo mesmo, a partir da sétima série tudo começou a sair do trilho. Sorte que eu consigo as coisas na base do improviso, senão eu tava fudido e nem faria faculdade.

Você pode citar alguma característica sua, nestes aspectos citados do tópico, que tenha sido diretamente influenciada por eles?

Nope...

Por fim, você está satisfeito com o resultado final de sua criação, do ponto de vista intelecto-cultural, no que tange as escolhas e decisões tomadas pelos seus pais

Porra, sei lá, acho que sim.

Atom Heart Mother
Veterano
# jan/12
· votar


Aprendi a ler antes de entrar na escola e minha mãe me apoiou à estudar violão.

Scrutinizer
Veterano
# jan/12
· votar


Eles fizeram o máximo, mas o máximo deles não foi o suficiente. =/
Meus pais me deixam depressivo.

Cavaleiro
Veterano
# jan/12 · Editado por: Cavaleiro
· votar


tambourine man

É só ler autoajuda empresarial.

Simonhead

Valeu, pra ti também.

Deftones_Rules
Veterano
# jan/12
· votar


Da parte de minha mãe não posso reclamar! (sei que aqui piso e muito na bola com o que falo) mas ela soube me educar, sou um cara extremamente educado, tenho um jeito único de ver as coisas e analisa-las....Ela sempre me orientou, sempre me incentivou à ler e estudar. Graças a ela tenho bom gosto em vários sentidos então devo sim tudo a ela!

Não posso dizer o mesmo do meu pai, já que é completamente ausente e "disturbiado"

Konrad
Veterano
# jan/12
· votar


Die Kunst der Fuge

Difícil responder. Eu diria que sou o que sou apesar da presença da minha mãe, mais do que por causa dela.

Meu grande exemplo é meu pai, mas nem tanto no sentido educacional, e sim no de correção e postura como ser humano, assim como na paciência e bondade. Já fiz vários questionamentos acerca disso,s e talvez estivesse platonizando a imagem dele, mas no fim das contas percebo que não.

Sem contar que só o fato de ele estar casado com minha mãe há 26 anos já é sinal de quase santidade.

tambourine man
Veterano
# jan/12
· votar


Cavaleiro
É só ler autoajuda empresarial.

Não consigo passar da pág 1, o riso me domina

=/

One More Red Nightmare
Veterano
# jan/12 · Editado por: One More Red Nightmare
· votar


Não, eu gostaria de ter sido obrigado a tomar aulas de piano e francês.

Meus pais são dois provincianos médios, eu os amo, naturalmente, mas é como o scrut falou:

Eles fizeram o máximo, mas o máximo deles não foi o suficiente

Konrad
Veterano
# jan/12
· votar


Vocês atribuem valor demais à criação.

Vocês são o que são, nasçam em Maputo ou em Vienne.

A diferença é o que o meio pode proporcionar ao desenvolvimento das aptidões.

Atom Heart Mother
Veterano
# jan/12
· votar


One More Red Nightmare

Se mata entonces.

One More Red Nightmare
Veterano
# jan/12
· votar


Meus pais não mal terminaram o Ensino Médio, ambos são espertos, não muito inteligentes; espertezas diferentes, meu pai é empreendedor, minha mãe tem uma habilidade social incrível. Quanto ao lado pedante obcecado pelo conhecimento não sei, não encontro na família alguém assim. Talvez eu seja uma mutação.

One More Red Nightmare
Veterano
# jan/12
· votar


Atom Heart Mother
I'll work on it.

Konrad
Veterano
# jan/12
· votar


One More Red Nightmare
Não, eu gostaria de ter sido obrigado a tomar aulas de piano e francês.

Essa é uma análise deficiente, retrospectiva, em que você olha para o passado e atribui causas e consequências baseadas em conclusões tiradas hoje. é um absurdo lógico. (99% dos historiadores são assim) .

Você gostaria disso hoje, o Douglas de hoje quer isso, da mesma forma que o Douglas de 10 anos atrás não gostaria de ter de aprender a escrever da forma que escreve hoje ou de fazer as mesmas leituras.

Viciado em Guarana
Veterano
# jan/12
· votar


Eles me deram apenas base, o resto eu aprendi no OT!

Konrad
Veterano
# jan/12
· votar


One More Red Nightmare
meu pai é empreendedor, minha mãe tem uma habilidade social incrível.

Duas habilidades complementares e que juntas foram capazes de te dar muito mais do qualquer uma isoladamente. Ou, francês e piano não fazem falta alguma.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jan/12
· votar


Konrad

Eu peguei o livro do Pinker, "The Blank Slate", o cara que você postou a palestra aqui outro dia.
Mas antes estou lendo sobre vírus e neurologia, então vai demorar =P

One More Red Nightmare
Veterano
# jan/12
· votar


Konrad
Sim, eu usei exemplos atuais incondizentes com o passado, apenas quis demonstrar que eu gostaria de ter sido impelido a fazer atividades mais ''intelectuais'', algo que hoje seria útil para mim.

Frodo Rei do Hobbits da Terra Média
Veterano
# jan/12
· votar


Die Kunst der Fuge
Eu peguei o livro do Pinker, "The Blank Slate", o cara que você postou a palestra aqui outro dia.
Mas antes estou lendo sobre vírus e neurologia, então vai demorar


Faz medicina?

One More Red Nightmare
Veterano
# jan/12
· votar


incondizentes

tenho dúvidas a respeito dessa palavra.

Konrad
Veterano
# jan/12
· votar


Die Kunst der Fuge
Eu peguei o livro do Pinker, "The Blank Slate"

Umas das leituras mais interessantes que fiz na vida. Simplesmente genialíssimo.

One More Red Nightmare

Entendi. Mas ainda há tempo.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Qual a influência dos seus pais no seu desenvolvimento intelectual e cultural?