Dica de estudo – SRS – Anki

    Autor Mensagem
    som
    Veterano
    # dez/11


    SRS significa sistema de repetição espaçada (SPACED REPETION SYSTEM). É método de estudo muito eficiente. Mais a respeito:

    http://en.wikipedia.org/wiki/Spaced_repetition_system

    O programa de SRS mais usado atualmente e com mais recursos chama-se Anki. Endereço para baixar:

    http://ankisrs.net/

    Instruções do Anki:

    http://www.youtube.com/watch?v=c0dI2VyLDWw&feature=PlayList&p=4221D2E6 B440D79B&playnext_from=PL&index=0&playnext=1

    Uso desde o começo de 2010 e é realmente útil, sobretudo para estudar grande quantidade de informação – vestibular, concurso, vocabulário estrangeiro etc. Vale a pena testar o Anki alguns dias e se familiarizar com o SRS.

    Foi mudança muito produtiva para mim, pois me lembro de mais matéria com menos esforço. A rotina de estudo se tornou mais simples e agradável de cumprir. Em quinze ou vinte minutos por dia reviso tudo que é preciso para garantir que não vou me esquecer ou confundir os assuntos.

    marcus c. f.
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Usei o Anki Web por um bom tempo e é realmente interessante pra facilitar a decoreba, sem perder tempo com o que já se sabe e repetindo mais vezes aquilo que você marcar como difícil.

    mateussch
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Vou tentar usar isso ae pra teoria musical.

    GuitarHouse
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: GuitarHouse
    · votar


    Anki pelo visto é aquele sistema de cartões resposta. Perguntas a frente e respostas atrás, para revisão.

    Faço algo semelhante mas não sabia que a origem era essa. Não uso os cartões, mas reviso matéria resumida.

    Mas os estudos dizem que após o sono de qualidade, com todos os estágios, é que você realmente consegue guardar as informações. Eis a importância do das noites bem dormidas para a memória.

    E é por isso que se torna indispensável, para fixar, a revisão após o sono...tipo 24h depois. Aumenta em cerca de 60%, segundo os livros, a sua fixação.

    Assim, quando tenho muito o que estudar estudo em ciclos, variando os conhecimentos. Pelas minhas pesquisas, é bom estudar num dia e, após 24 horas, revisar o assunto. Depois, alguns dias revisa novmente....depois, em uma semana...Mas como geralmente preciso estudar muita coisa, tenho de intercalar material novo com revisão...No momento, estou estudando 16 matérias ao mesmo tempo para uma prova de concurso. E páginas, dão umas 6mil.

    Sempre preciso intercalar e revisar periodicamente, em um esquema de "ciclos".

    É MUITO eficiente. Não tem aquela sensação de uma semana depois esquecer tudo...mas tem de ter uma disciplina incrível.

    DrZaius
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Dica de estudo:


    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    DrZaius

    Fofo!

    som
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    marcus c. f.

    Anki Web

    Bem lembrado. O Anki tem versão móvel também, muito útil para quem se desloca muito e quer revisar durante o percurso. Pode ser usado no celular, no tablet etc.

    som
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    mateussch
    Vou tentar usar isso ae pra teoria musical.

    Já havia estudado essa parte quando descobri o Anki, mas é boa ideia para quem ainda aprende ou esqueceu a maior parte por falta de pratica. Atualmente tenho coleção (o termo em inglês é deck) para tentar desenvolver ouvido absoluto. Os cartões são assim, por exemplo:

    pergunta / resposta
    do5.mp3 / dó 5

    O áudio toca automaticamente, se acertei aperto [bom] ou [fácil], caso contrário [difícil] ou [novamente]. Também há intervalos, escalas etc.

    Já vi alguns que usam para aprender nome de música. A pergunta é trecho da música, a resposta é o título, o compositor, o período.

    O Anki não tem apenas campo de pergunta e campo de resposta, mas sim quantos campos o estudante desejar para organizar o conhecimento. Nesse ponto é semelhante à planilha de Excel, a banco de dados etc. Os cartões são estruturados em modelos e as colunas e campos de informação são referidos entre chaves.

    {{Campo 1}}
    {{Campo 2}}
    {{Campo 3}}
    {{Campo 4}}
    ...

    som
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    GuitarHouse

    Sim, estudar sem revisar é quase como não estudar.

    Como você disse que tem tantas mil páginas para estudar, o SRS é interessante, pois o sistema é justamente sobre isso: a revisão no tempo ideal. Baseado em como você classifica as perguntas - bom, fácil, muito fácil - o algoritmo calcula quando é preciso revê-las. Esse mecanismo serve de agenda, de secretária que lhe diz o que estudar e quando estudar.

    A desvantagem é que você teria o trabalho de transformar o texto do livro, da apostila etc. em cartões de Anki, porém esse esforço é semelhante aos resumos que você disse elaborar, por isso acho que lhe seria muito vantajoso o Anki.

    som
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: som
    · votar


    "As 20 regras para formular o conhecimento no aprendizado "

    Em português:
    http://www.super-memory.com/portug/20rulesport.htm

    Em inglês:
    http://www.supermemo.com/articles/20rules.htm

    Esse texto é bastante útil aos que começam a usar SRS.

    GuitarHouse
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    som
    Já baixei e criei uns "decks".

    Tem muito conteúdo que tem resposta direta e que gera confusão...muito bom o aplicativo!

    som
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    GuitarHouse

    Também há decks prontos para baixar em File>Download>Shared Deck...

    Eles são bons para testar o programa. No primeiro dia de uso baixei um de capitais, bandeiras e mapas que reviso até hoje. Graças a isso consigo sempre mais de 90 nesse jogo:

    http://www.gamedesign.jp/flash/worldmap/worldmap.html

    Mas até aí era só curiosidade, o Anki se tornou vital mesmo quando comecei a estudar kanji.

    Gansinho
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Curti a ideia. Vou ver se testo isso pra concursos..
    Funcionaria apenas pra teoria né?

    som
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Gansinho

    Funcionaria apenas pra teoria né?

    Você pode fazer cartões de exercício também.

    Pergunta / Resposta
    x + 2 = 4 / x = 2

    Sempre que esse cartão aparecer, você resolve o exercício novamente, verifica se acertou e diz ao Anki se foi difícil, bom, fácil, muito fácil. Baseado nisso, o programa agenda outra revisão para o dia seguinte, 3 dias, 1 semana, 1 mês etc.

    O Anki é compatível com LATEX. Também é possível usar imagem, som, vídeo, HTML etc. Pessoalmente uso trechos de vídeos didáticos do YOUTUBE (aparecem como link no cartão). Para marcar o trecho que me interessa uso http://www.infinitelooper.com/ .

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Não entendi direito isso... sou ruim pra caramba em inglês, alguém poderia resumir como isto funciona?

    som
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    [M]@a.[K]!ller

    Creio que estudar idioma estrangeiro seja o principal uso de SRS atualmente.

    O problema desse tipo de estudo é esquecer a maior parte do que se aprendeu. Por exemplo, hoje você estuda 100 palavras de chinês. No dia seguinte lembra-se de 50, na semana seguinte lembra-se de 10 e assim até não se lembrar de quase nada.

    Para diminuir a perda é preciso revisar, porém a probabilidade de negligenciar a revisão ou fazê-la incorretamente é grande. SRS (repetição espaçada) é sistema que ajuda a administrar as revisões, serve como agenda de estudo.

    Teoricamente é possível usar SRS sem computador. Bastam cartões de papel e então agendá-los e classificá-los manualmente, guardando-os em caixas, divisórias etc., mas isso também é muito trabalhoso e cansativo. A vantagem é usar programa de computador. Há vários programas assim, o Anki é um deles.

    Exemplo: você aprendeu que a palavra inglesa BABBLE significa balbuciar. Você acrescenta essa palavra ao Anki, no deck de inglês (os temas de estudo são separados por deck, tag, modelo etc.).

    Pergunta / Resposta
    balbuciar / babble

    Agora esse cartão entrou na rotina de estudo. Você vai revisá-la tão frequentemente quanto necessário. Sempre após revisá-lo vai dizer ao Anki se conseguiu responder de modo "fácil", "não tão fácil" ou mesmo se errou ou não se lembrou. Então o Anki vai calcular quando é a próxima revisão – no dia seguinte, em três dias, na semana seguinte, em dez dias, no mês seguinte.

    Se você usar SRS diariamente ou quase diariamente é possível manter a maior parte do que foi estudado. Dizem cerca de 90% de retenção. Em poucos minutos de revisão é possível responder dezenas e dezenas de cartões, ou seja, não vai custar muito tempo ou esforço cumprir a rotina, pois tudo já está organizado e agendado.

    Não somente vocabulário, também é possível usar áudio de pronúncia, frases, regras gramaticais etc. Você pode organizar a informação que lhe interessa aprender da forma que achar mais interessante.

    Ilustração:

    https://lh5.googleusercontent.com/-qKe8cq52N6w/TvNfnSuEA-I/AAAAAAAAACs /HKwoE7IXPdM/s720/Untitled-1.jpg

    som
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Há dois conselhos que todos ouvimos desde o primeiro ano de escola:

    "Estude um pouco todo dia"

    "Dedique mais tempo ao que for mais difícil"

    Pois o Anki torna isso extremamente simples e agradável de praticar.

    Tamehiro
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    som
    ou cara, valeu


    não sabia disso. Um método que foi bastante útil para mim foi fazer fluxogramas e mapas conceituais coloridos, brainstorm


    não decoro muito fácil lendo e escrevendo

    Gansinho
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Tamehiro
    não decoro muito fácil lendo e escrevendo

    Eu também não.. Na faculdade eu gostava de estudar discutindo com o grupo.. Um pergunta uma coisa, o outro responde, outro complementa.. E todo mundo sai falando e discutindo o assunto. Não sou muito bom em ficar lendo e escrevendo também não.

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Que massa som. Você tem algum deck de vocabulário de inglês? To pensando em justamente treinar isso, cara. Se puder postar um deck ai...

    mateussch
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    [M]@a.[K]!ller
    Tem muito material para download no próprio Anki.
    Deve ter algum de inglês lá.

    QUARESMA
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Quando vo pro download as vezes trava aqui por isso to fazendo meu deck com musicas aleatórias(uma frase por vez) mais facil pra copiar e colar do que fazer palavra por palavra...é uma boa isso que to fazendo?

    Tamehiro
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    QUARESMA
    só cuida com a gramática, dai


    as vezes tem um hipérbato, ou ta meio errado, sei lá


    só toma cuidado

    som
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Tamehiro

    ou cara, valeu

    Não tem por onde. Fiz o tópico, pois sei que no OT há muitos estudantes. Outro motivo é para haver algum texto em português descrevendo esse sistema, já que quase tudo está em inglês.

    som
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: som
    · votar


    Gansinho

    gostava de estudar discutindo com o grupo

    Já pensei em algo assim, estudar em grupo com o Anki. Cada membro do grupo fica responsável de criar 10 ou 15 cartões ou tantas páginas para cada um. Então exportando/importando juntavam todos os cartões numa coleção só. Nunca testei para saber se é bom método, mas imagino que deva ser interessante.

    som
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: som
    · votar


    [M]@a.[K]!ller

    Que massa som. Você tem algum deck de vocabulário de inglês? To pensando em justamente treinar isso, cara. Se puder postar um deck ai...

    Há vários prontos para baixar em File>Download>Shared Deck..., porém o melhor é fazer o próprio deck. Escolha música ou texto em inglês e pegue algumas palavras desconhecidas, traduza no Google e adicione ao deck. Dessa forma você vai perceber melhor a eficiência do sistema e vai se habituar gradualmente ao SRS. O ideal é começar com poucos minutos por dia, 5 ou menos, e jamais ficar mais de meia hora seguida, para evitar desgaste, o que prejudica o aprendizado.

    som
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: som
    · votar


    QUARESMA
    Quando vo pro download as vezes trava aqui por isso to fazendo meu deck com musicas aleatórias(uma frase por vez) mais facil pra copiar e colar do que fazer palavra por palavra...é uma boa isso que to fazendo?

    É normal o programa ficar um pouco lento na parte de Shared Deck e de Shared Plugin.

    Para fazer o deck você pode usar planilha para alinhar a informação e salvar como txt uft-8 e importar para o Anki.

    red / vermelho
    blue / azul
    yellow / amarelo

    O Anki aceita imagem, vídeo, som, html, colar, copiar, arrastar etc.

    som
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Manual de instrução, faq etc.

    http://ankisrs.net/docs

    som
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Pensei que haviam apagado o tópico, percorri a página 1, 2 3..., nem na busca aparecia. Tive de logar e ir a "Meus últimos tópicos" para encontrá-lo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dica de estudo – SRS – Anki